Minha lista de blogs

sábado, 22 de fevereiro de 2014

EMPARN PREVÊ CHUVAS NORMAIS ENTRE MARÇO E MAIO NO RN

A equipe de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apresentou à imprensa, na manhã desta sexta-feira (21), no auditório da Governadoria, o relatório da análise e previsão climática para o Rio Grande do Norte no período de março a maio de 2014. A perspectiva é que as chuvas no Estado atinjam os níveis de normalidade, entre 301 e 401 milímetros.
 
“A notícia é boa, e vamos torcer para que essa expectativa se confirme. Todavia, vamos ter que continuar com algumas medidas para repor os reservatórios de água de alguns municípios”, disse a Governadora Rosalba Ciarlini, que esteve presente na apresentação.
 
A Chefe do Executivo Estadual garantiu que vai dar continuidade aos programas de combate à seca, uma vez que muitos municípios ainda estão em situação de emergência devido à estiagem ocasionada em 2012 e 2013. A Governadora também afirmou que vai se empenhar em ações como a perfuração de poços e a construção de adutoras e barragens para manter a distribuição regular de recursos hídricos à população potiguar. Ações como a implantação da Barragem de Umarizeira beneficiará os municípios da microrregião de Umarizal.
 
De acordo com Gilmar Bistrot, meteorologista da Emparn, a previsão é de que os índices pluviométricos atingirão níveis normais no Rio Grande do Norte. A chance de que os índices fiquem abaixo do normal é de 30% e acima do normal, 25%.
 
  O especialista explica que a possibilidade de normalidade das chuvas acontece devido às temperaturas do Oceano Atlântico e Pacífico, as quais apresentaram um comportamento próximo do normal. Mas pode acontecer uma mudança desse cenário, caso ocorra alterações no Oceano Atlântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário