Minha lista de blogs

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO FAZ A DIFERENÇA EM SÃO GONÇALO


O Programa Segundo Tempo de São Gonçalo do Amarante, desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com o Ministério do Esporte, completou 14 meses de atuação no município e o balanço é mais que positivo. Formado por oito núcleos nas comunidades do Centro, Santo Antônio, Amarante, Golandim, Jardim Lola, Guanduba, Uruaçu e Poço de Pedra, o projeto de complementação escolar com atividades esportivas e de lazer, beneficia 700 alunos e 400 famílias em vulnerabilidade social.
 
Os Núcleos de Esporte Educacional visam ocupar o tempo ocioso de crianças, adolescentes e jovens e oferecem, no contraturno escolar, (no mínimo três vezes por semana, duas horas por dia em seu modelo padrão), atividades esportivas sob orientação de coordenadores e monitores, reforço alimentar e atividades complementares.
 
Os professores que atuam no PST de São Gonçalo são qualificados na área de Educação Física e Pedagogia e, ainda, passaram por duas capacitações do Ministério do Esporte voltadas à qualificação específica desses profissionais. Some-se a essa qualificação, o fato de que todos os professores residirem em São Gonçalo do Amarante, portanto, conhecem a realidade e as necessidades dos estudantes.
 
Além do envolvimento da Semjel, o programa abrange as ações de outras secretarias e departamentos da Prefeitura Municipal que são parceiros como a Saúde, Educação, Comunicação e Eventos, Setor de Transportes, Meio Ambiente e Urbanismo, Defesa Social, e Fundação Cultural Dona Militana. Entre as ações realizadas em conjunto estão a sensibilização no combate à violência, preservação ao Meio Ambiente, cuidados com a higiene e saúde, e valorização da cultura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário