Minha lista de blogs

quarta-feira, 16 de julho de 2014

LIGA CONTRA O CÂNCER COMPLETA 65 ANOS NESTA QUINTA FEIRA

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, referência em tratamento do câncer no Rio Grande do Norte e no Nordeste, completa 65 anos nesta quinta-feira. Fundada em 17 de julho de 1949, passou de uma simples casa de recolhimento de cancerosos para se tornar um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), de acordo com a classificação do Ministério da Saúde. A instituição hoje é formada por cinco unidades, sendo uma de apoio humanitário: o Centro Avançado de Oncologia (CECAN), Hospital Dr. Luiz Antônio, Policlínica, Hospital de Oncologia do Seridó (em Caicó) e a Casa de Apoio Irmã Gabriela.

Reconhecida pela democratização do acesso à oncologia de ponta, atingindo mais de 80% de volume de serviços destinados a pacientes do SUS, a Liga Contra o Câncer administra as dificuldades dessa vocação para conjugar excelência com filantropia. A principal delas é, como se poderia imaginar, financeira.

Para o superintendente, Ricardo Curioso, o que mais dificulta hoje é a incerteza do recebimento dos valores a que faz jus pelos serviços que presta ao seu maior cliente, o SUS. O serviço é prestado, a fatura é apresentada, mas o pagamento não segue qualquer regra ou calendário, o que provoca sérias dificuldades de fluxo de caixa: “Vem sendo muito comum chegarmos no dia de pagarmos os funcionários e não termos os recursos, tendo de recorrer a instituições financeiras a um custo elevado de juros; isso tendo o dinheiro a receber”, afirma Curioso.

NOVO HOSPITAL
 
Mesmo em meio às dificuldades, a Liga Contra o Câncer elegeu como prioridade a viabilização da construção do seu novo campus ambulatório e hospitalar. Com sua capacidade de atendimento perigosamente perto do limite e preocupada em atender o vertiginoso aumento da demanda, a instituição está em sinal de alerta: “a construção do novo Hospital da Liga é imprescindível para se evitar que em poucos anos a atenção oncológica entre em colapso no nosso estado. O câncer é uma doença de idoso e nossa população está envelhecendo a passos largos. Precisamos avançar na mesma medida. Já possuímos a área física, o projeto está pronto, o que necessitamos agora é do apoio financeiro dos dirigentes de nosso estado e da classe empresarial”, alerta Dr. Ricardo Curioso.
 
Mesmo sendo uma instituição de direito privado, o trabalho da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer é um bem público e segue com a missão de oferecer atenção oncológica de alto nível a todas as camadas da população. “O compromisso social é o emblema que a instituição carrega desde sua fundação, e mesmo diante de todas as dificuldades, chegamos aos 65 anos com motivos para comemorar. Acredito que estamos conseguindo manter nosso compromisso com a qualidade dos serviços que oferecemos e somos a prova de que filantropia não é sinônimo de precariedade”, afirma Curioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário