Minha lista de blogs

domingo, 22 de dezembro de 2013

JOSÉ AGRIPINO: " NENHUM PAÍS VAI PARA FRENTE SE NÃO INVESTIR NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS "


O Brasil nunca será uma grande potência se não investir pesado e tratar como prioridade a educação de seus jovens, afirmou o líder do Democratas no Senado, José Agripino. Dados recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que apenas 44% das escolas públicas do país possuem infraestrutura básica, 0,6% têm laboratório de ciências e 15% contam com biblioteca e sala de informática. “Esses dados são desesperadores. Estamos falando do básico que se deve ter em uma escola: água e luz. Não podemos aceitar isso. Ou se investe pesado na educação do país ou nunca avançaremos como nação”, destacou o parlamentar.
 
Hoje o Brasil possui 63 milhões de alunos e 2,3 milhões de professores na educação básica. De acordo com a pesquisa do IBGE, a carreira de professor aparece como a mais desvalorizada no Brasil, se comparada com outras profissões, como a de engenheiro. Um dos principais motivos dessa desvalorização deve-se, também, à remuneração mínima da carreira: R$ 1.567, com jornada de 40 horas semanais.“Não se fala em investir na educação sem se falar da importância de se valorizar o professor, dando a ele escolas equipadas, condições de trabalho dignas, salários atrativos, para que ele se sinta estimulado a ensinar”, ressaltou o senador.
 
Os números relacionados à exclusão e evasão escolar revelados pela pesquisa também são assustadores: 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 a 17 estão fora da escola no Brasil; 8,8 milhões de alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental estão em risco de exclusão escolar por estarem com idade superior à recomendada para a série que frequentam.
 
De acordo com o Banco Mundial, os conhecimentos de ciências e matemática de um brasileiro de 15 anos são iguais ao de um chinês de Xangai de 10 anos e de um coreano de 11 anos. “Nenhum país vai para frente se não tratar o jovem como prioridade, investindo em sua educação, incentivando e valorizando o estudo”, disse Agripino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário