Minha lista de blogs

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

BRASIL BATE RECORD DE ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS

Duas importantes ferramentas da cidadania ganharam as manchetes nos noticiários. Criadas por organizações da sociedade, elas medem o quanto desperdiçamos de dinheiro e oportunidades.
 
Por um lado, temos o painel do Impostômetro, uma criação da Associação Comercial de São Paulo. O Impostômetro foi desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação e mostra aos cidadãos toda a chamada “fúria arrecadatória” dos governantes nos três níveis: municipal, estadual e a União.
 
Pelo sexto ano consecutivo, o Impostômetro acusa um recorde de “mordida” dos governos sobre os cidadãos pagadores de impostos. Do início do ano até o fim de dezembro agora, o Impostômetro marca a impressionante quantia de um pouco mais de R$ 1,6 trilhão arrecadados.
 
Na outra ponta, o Sonegômetro, criação do Sinprofaz, o sindicato dos procuradores da Fazenda Nacional, também bateu recorde este ano. Pelos cálculos do Sonegômetro, este ano o país perdeu nada menos que R$ 415 bilhões em sonegação de impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário