Minha lista de blogs

sábado, 16 de junho de 2012

TODO MUNDO SONHA

Artigo do jornalista Paulo Tarcisio Cavalcanti publicado no Jornal Metropolitano, edição desta sexta feira 15 de Junho


Não conheço uma única pessoa que não deseje um mundo melhor. Mais justo, mais solidário; mais saudável, mais fraterno; mais igual. Um mundo seguro e pacífico.

O problema é que são tantos os problemas que o mundo tem, que não está sendo fácil a construção desse mundo melhor tão sonhado.

Aqui e acolá me vejo refletindo sobre a realidade do mundo em que vivemos e as propostas que cada um de nós elenca como contribuição à concretização do sonho.

De repente, me perguntei: E se todos os que se dizem cristãos lessem mais o "Sermão da Montanha"? Refletissem mais sobre as lições que através dele Jesus nos deixou? E, ao menos, houvesse um esforço de cada um para colocá-lo em prática?

Vivê-lo integralmente as 24 horas do dia, julgo quase impensável para o ser humano. Não que seja impossível. Mas, porque, como o próprio Jesus avisou, pra consolo dos seus próprios primeiros apóstolos, "A carne é fraca".

Tal advertência, porém, assim o entendo, ele não colocou como um impeditivo, como desestímulo: "Você não pode".

Pelo contrário foi uma maneira de estimular: "Você pode!"

Por mais difícil que seja, quem se declara cristão deveria enfrentar, todos os dias - em casa, no trabalho, no lazer, em toda parte - a desafiadora experiência de começar a tentar, recomeçando sempre a cada necessidade, a cada falha, a cada erro.

Seria ou não seria um bom começo? Agora: Não nos iludamos. Falando assim parece até fácil, cômodo até. Mas, se fosse na realidade, o número dos que já começaram a tentar e continuam tentando seria muito maior, hoje em dia. Inclusive, o número dos que recuaram, desistiram de tentar e, depois, voltaram a recomeçar.

Eu sei que não tenho currículo nem bagagem pra ficar tratando do "Sermão da Montanha".

nge de mim tal pretensão. Mas, também, não tenho como segurar as reflexões que sou levado a fazer e que me chegam sem bater. Preciso compartilhá-las, submetê-las à apreciação de outros, sem outro propósito, a não ser o de buscar uma fórmula que me permita fazer a minha parte, por mais insignificante que seja.

Voltando ao "Sermão da Montanha". Quem se declara cristão, não pode deixar de lê-lo sempre que necessário, até como forma de procurar ter coragem pra começar a tentar (e recomeçar sempre) a desafiadora experiência de vivenciá-lo. Está em Mateus, Capítulo 5, a partir do versículo terceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário