Minha lista de blogs

sábado, 10 de março de 2012

EIKE, O INSACIÁVEL

Artigo do jornalista Paulo Tarcisio Cavalcanti, publicado no Jornal Metropolitano edição desta sexta feira 9 de Março.



Contava minha avó, que ouvira dos seus avós, a história de um sãogonçalense ateu - que se vangloriava de advinhar o futuro.
Uma de suas especialidades era a previsão de que haveria chuva ou seca, logo ao início de cada ano.
Estamos falando de uns dois séculos passados, quase três.
Minha avó nascera nos anos 1800, seus avós ouviram a história que lhes contava, no mínimo, por volta de 1700 ou até mesmo 1600. Época em que não podia haver tragédia maior do que um ano de seca.
Certo ano, todos os sinais naturais enviados ao sertão eram de que se teria um ano de grande inverno. O tal profeta, contudo, preconizava o contrário. O ano seria de seca.
Em meio a uma das acirradas discussões que travou, o profeta não suportou a admoestação de um compadre:
- Compadre, esses sinais vêm do céu. É Deus que nos manda pra que a gente se prepare...
- Que Deus que nada, compadre. Este ano é de seca... Se Deus puder mudar essa minha previsão e mandar um ano de chuva, que me transforme num sapo... Estou pronto pra aproveitar a primeira lagoa que se formar na estrada daqui pra Macaíba...
Mal o profeta acabou de falar, já tinha se transformado num sapo... Ficou aproveitando a lagoa até o fim do inverno. Só quando as chuvas pararam, a lagoa secou, ele desencantou e depois da necessária "quarentena" pra fugir da gozoção da vizinhança, voltou a profetizar.
- Este ano vai ser de bom inverno, vou plantar algodão (que saudade dos áureos tempos do algodão...), ganharei muito dinheiro e darei uma volta ao mundo... Vou bater no Japão, nos Estados Unidos, na Europa...
O mesmo compadre de antigamente atalhou:
- Compaaadre.... fala ao menos "Se Deus Quiseer" , compadre...
E ele, de bate-pronto, respondeu:
- Eu vou compadre... Se ele não quiser, a lagoa taí.
Pois bem: Lembrei-me dessa história neste início da semana, lendo, no portal do Estadão, uma notícia sobre a lista dos 20 homens mais ricos do mundo, segundo a agência Bloomberg, de Nova Iorque.
O brasileiro Eike Batista ficou em 10º lugar. Procurado pela agência, achou pouco e foi logo assegurando: "Em 2014 não serei o décimo. Serei o primeiro. Estarei no topo dessa lista. Serei o homem mais rico do mundo".
E nem falou "se Deus quiser".

Nenhum comentário:

Postar um comentário