Minha lista de blogs

terça-feira, 13 de março de 2012

ASSALTANTES USAM CHICOTES DURANTE ASSALTO

Os constantes assaltos a ônibus em Natal (RN) levaram as empresas a investirem na tecnologia para conter a onda de violência. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) informou nesta segunda-feira (12) que os 800 coletivos da capital potiguar vão contar com um kit segurança, composto por GPS, câmeras filmadoras e botão de pânico. O custo do kit -- que será interligado com a PM (Polícia Militar) -- será de R$ 100 por mês por veículo.
Somente nos três primeiros meses deste ano foram registrados 48 assaltos. No penúltimo deles, ocorrido na madrugada da última terça-feira (6), o motorista levou uma chicotada na mão porque os assaltantes, que estavam a cavalo, ficaram insatisfeitos com o valor roubado do caixa: R$ 25.
Atualmente, 70% da frota já conta com GPS e câmeras filmadoras, que começaram a ser instaladas no mês passado. Este mês, um botão de pânico vai passar a completar o kit segurança. Todos devem contar com o kit instalado nos próximos meses.
O botão funcionará como um alarme interligado diretamente com o painel de ocorrências da Polícia Militar, que acionará o socorro sem que seja preciso telefonar para o “190”. A empresa Reunidas será a primeira a contar com o aparato, o que corresponde a 18% da frota.
“Com a localização do ônibus pelo GPS, o carro da polícia que estiver mais próximo ao local será deslocado imediatamente para tentar prender o assaltante”, afirmou o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão.
“A tendência é de que o número de assaltos diminua com a instalação do botão de pânico, que vai estar interligado com a PM. Sabemos que os assaltos ocorrem para financiar a compra de drogas, como o crack. Infelizmente, a medida só vai acabar com os assaltos dentro dos ônibus”, disse Maranhão.

O diretor destacou ainda que a medida foi pensada não apenas para beneficiar as empresas, mas também os funcionários e passageiros, que ficam traumatizados depois de um assalto. “Motorista e cobrador não trabalham mais no dia da ocorrência e a linha deixa de funcionar. Os transtornos psicológicos são grandes e atingem também os usuários de transporte coletivo.”
Segundo Maranhão, serão instalados kits em todos os ônibus porque “não existem mais em Natal os locais mais vulneráveis para ocorrência de assaltos.” “Os assaltantes agem em qualquer linha, dia e horário. Não existe mais aquela ideia de que somente em determinados bairros ocorriam assaltos, agora é generalizado”, disse.


Fonte: Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário