Minha lista de blogs

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CEARÁ MIRIM TEM DOIS PARTIMONIOS VIVOS DO ESTADO

O Município de Ceará-Mirim foi contemplado duplamente, através do Grupo Folclórico Caboclinhos e do Sr. Tião Oleiro Mestre dos Congos de Guerra do distrito de Tabuão, ambos foram inseridos no primeiro elenco formado por dez representantes da cultura popular norte-riograndense.
A Comissão Estadual de Folclore também escolheu para receber o benefício os mestres Xexéu - Cordelista, Luiz Campos - Poeta, António do Tapará - mamulengueiro e mestre do Boi do Reis (Macaíba), Gregório Santeiro - Escultor, Antônio da Ladeira - Boi do Reis (Santo Antônio), João Viana - mamulengueiro, e os Grupos Chegança de Barra do Cunhaú e Fandangos do município de Canguaretama.
Eles foram agraciados com uma bolsa mensal e vitalícia patrocinada pelo Governo do Estado por intermédio da Lei do Património Vivo, nº 9.032/2007, de autoria do deputado estadual Fernando Mineiro.
O diploma concederá aos contemplados uma bolsa mensal e vitalícia no valor de R$ 1,5 mil (aos grupos) e R$ 750 (aos mestres), além de outros privilégios ligados a projetos culturais.
Na abertura da solenidade de entrega dos certificados dos Registros do Património Vivo/RN, a Fundação José Augusto exibiu documentário sobre a cultura potiguar e sua rica diversidade de talentos.
Segundo o diretor-presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto foram consideradas como avaliação de escolha a capacidade, a tradição, vivência e situação atual de cada grupo e mestre.
O secretário municipal da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer da Prefeitura de Ceará-Mirim, Luiz Oliveira, e o presidente da Fundação Nilo Pereira, Waldeck Moura, acompanharam a solenidade na condição de representantes do município. Ambos destacaram, em nome do prefeito António Peixoto, a satisfação com o reconhecimento da tradição do folclore ceará-mirinense que destaca dois Patrimónios Vivos de grande representatividade para cultura local.
Para o professor e pesquisador Gibson Machado, responsável pela inscrição do Sr. Tião e colaborador do processo de inscrição do Grupo Caboclinhos, o benefício significa a afirmação de uma cultura que é referência no estado.
Emocionado, o Sr. Sebastião João da Rocha, mais conhecido como Tião Oleiro, agradeceu ao autor da lei por valorizar a tradição da cultura potiguar e também aos membros integrantes do Grupo Congos de Guerra, liderado por ele desde a morte de seu pai o mestre João José da Rocha ocorrida em 1934.
Vamos valorizar a cultura do Rio Grande do Norte, não podemos deixá-la morrer, precisamos transferir os nossos conhecimentos para as futuras gerações e este apoio é muito importante” frisou o mestre.
Para Severino Roberto, do Grupo Caboclinhos, o momento significa o reconhecimento de longos anos de dedicação e amor ao folclore.
Este é o trabalho de uma família inteira, a começar pela composição do grupo que tem mais de 80 anos de fundação e conseguiu manter as tradições com muita dificuldade, a ajuda do poder público é bem vinda e importante” destacou Severino.
O Grupo Caboclinhos encerrou a solenidade dançando e encantando os presentes que festejaram o momento que marca um novo momento na cultura do Estado, como forma de incentivo aos artistas do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário