Minha lista de blogs

sábado, 28 de dezembro de 2013

ATIVISTA DESEMBARCA NO BRASIL


A ativista brasileira Ana Paula Maciel, uma das 30 pessoas do Greenpeace que foram presas na Rússia durante um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico em setembro, desembarcou neste sábado 28 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 7h30. Depois da conexão, ela segue rumo a Porto Alegre, onde deve passar o Ano Novo com a família.
 
"Minha vida mudou. Foi uma tremenda injustiça, uma tentativa frustrada de calar um protesto pacífico e a liberdade de expressão", afirmou, logo após o desembarque. "Eu espero que o mundo tenha aprendido com isso, porque nem os russos esperavam a reação do mundo para nos libertar, para nos proteger." Ela ainda acrescentou que as muitas horas de voo desde São Petersburgo, com conexão em Frankfurt, não foram nada perto das horas que passou na solitária, durante a prisão. "Foram 12 horas de viagem no avião da minha liberdade".
 
Para Ana Paula, o sacrifício foi válido. "Valeu à pena porque agora muito mais pessoas sabem o que está acontecendo no Ártico. E a gente vai continuar denunciando e mostrando, porque a gente faz isso há 40 anos." Segundo a ativista, a missão no Ártico ainda não terminou. "A gente não vai parar até que eles devolvam nosso navio e a gente tenha um santuário no Ártico."
 
Ana Paula recebeu o visto de saída da Rússia nesta sexta-feira 27. Na quarta, ela havia recebido do governo russo o documento que garantia a interrupção das investigações do crime de vandalismo, pelo qual ela e seus companheiros haviam sido acusados.
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário