Minha lista de blogs

sábado, 30 de novembro de 2013

TCE HOMENAGEIA PERSONALIDADES


Este ano, além do advogado e ex-deputado Ney Lopes, foram homenageadas as seguintes personalidades: jornalista Agnelo Alves; reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz; publicitário Arturo Silveira Dias de Arruda Câmara; advogado Carlos Roberto de Miranda Gomes; reitor da UNI/RN, Daladier Pessoa Cunha Lima; médico Leide Morais (em memória); ex-deputado Manoel Mário de Oliveira; delegada (Polícia Civil), Sheyla Mara Freitas de Souza Fernandes e Melo e o presidente da Associação Nacional dos Tribunais de Contas (Atricon) Antônio Joaquim Morais Rodrigues Neto.

A solenidade foi presidida pelo conselheiro presidente, Paulo Roberto Alves. Entre as autoridades que prestigiaram o evento, foram registradas a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves; do ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho; do Controlador Geral do Estado (representando a governadora Rosalba Ciarlini), José Anselmo de Carvalho e do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, entre outras.

Conselheiro Poti Júnior
Fazendo a saudação aos agraciados, em nome do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Poti Júnior remeteu-se ao tempo pretérito para passar a sua mensagem. “Os níveis de progresso de uma região ou de um povo, ainda que estejam associados a um ou outro fator da atualidade, têm suas raízes fincadas no passado, ou seja, foram implantadas por gerações antecedentes”, disse.

Poti acrescentou que, com base nesse entendimento, duas conclusões se apresentam: a primeira de que a qualidade de vida de uma sociedade é determinada pelos efeitos das realizações promovidas pelas gerações anteriores e a segunda, de que a todos se impõe o dever de preservar os valores atualmente cultivados, fortalecidos e ampliados pelas novas e futuras gerações. Dito isso, o Conselheiro relembrou um pouco a trajetória de Dinarte Mariz, que dá nome à Comenda e, na sua gestão como governador, criou o Tribunal de Contas.

“Dinarte Mariz foi aquele cidadão que dedicou a maior parte de sua vida à atividade política, transformando os cargos que exerceu em instrumentos de defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo que representou”, disse, ressaltando que, de forma análoga, a outorga da Medalha do Mérito foi instituída com objetivo de reconhecer a atuação de pessoas que, ao longo de sua existência e atuação profissional, ofereceram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico.

Ex  deputado federal Ney Lopes
“Há razões para que a fé nas mudanças inadiáveis não se petrifique. Um povo cuja fé se petrifica, é um povo cuja liberdade foi perdida”. A frase faz parte do discurso proferido pelo ex-deputado Ney Lopes de Souza, um dos agraciados com a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, falando em nome dos homenageados na solenidade realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
“Muito se fala sobre o primeiro passo das reformas que o país necessita. O ponto de partida para que se restabeleça a confiança no futuro comum será a aprovação de uma reforma política, eleitoral e partidária, o alicerce para todas as demais reformas. Sem ela, a nossa democracia correrá riscos permanentes”, enfatizou.
 
Ainda no seu discurso, Ney Lopes lembrou que “o processo eleitoral, os partidos políticos e a governabilidade dependem de legitimidade dos representantes do povo e de regras estáveis no jogo democrático. Mudar a legislação vigente é inadiável e não se pode esperar mais. Já se foram vários anos e não foi dado o primeiro passo responsável para votar o que precisa ser votado. Apenas tentativas e “remendos”, preservando o satus quo” criticou.
 
Fonte: Blog do Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário