Minha lista de blogs

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ABERTURA DA FESTA DO BOI É MARCADA POR PEDIDOS DE AJUDA PARA OS PRODUTORES RURAIS

Nesta quinta-feira 11, foi aberta oficialmente pela governadora Rosalba Ciarlini e pelo presidente da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), Júnior Teixeira, a 50ª edição da Festa do Boi, no Parque de exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
 
Na noite de abertura, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, e os presidentes das Federações da Agricultura do Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira, e da Paraíba, Mário Borba, o tom dos discursos foi sobre uma maior participação governamental na questão da seca que se alastra pelo interior potiguar e sobre a falta de incentivos para os produtores rurais do estado.
 
De acordo com o presidente da Anorc, a realidade nas pequenas cidades e nos campos é dramática e mortal. “O gado magro já está bebendo a lama dos riachos, tentando escapar do sol inclemente. A produção na pecuária cai a cada dia e verdadeiros cemitérios de ossadas é o que observo quando viajo para certas localidades. Temos que fazer algo imediatamente ou observaremos o nosso rebanho desaparecer e a economia dos pequenos municípios minguar”, ressaltou Júnior Teixeira.
 
O presidente da Federação da Agricultura do RN (Faern) José Vieira, disse que o Governo precisa agir com maior rapidez para garantir a segurança do rebanho potiguar. “Acredito na governadora e tenho ciência do empenho dos seus secretários em tentar solucionar os problemas relacionados com a seca. Mas temos que fazer algo com urgência. Ou fazemos isso ou perderemos o nosso rebanho”, comentou Vieira.
 
Festa do Boi
 
A Festa do Boi é um dos eventos mais antigos do estado e, agora em outubro, completa 50 anos de criação. Durante esse tempo, a festa cresceu e virou uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. Em 2012, os seus números positivos serão mais uma vez a marca do sucesso.
 
Nas estimativas dos organizadores, de 11 a 20 de outubro, o evento movimentará mais de 500 mil visitantes e poderá atingir a impressionante marca de R$ 100 milhões em negócios fechados.
 
O evento conta hoje com centenas de expositores e empresas que se instalam no Parque durante os dias de festa, além de comerciantes informais que ganham uma importante verba extra nos oito dias de feira. “É por tudo isso que o Sistema Faern/Senar apóia o mais importante evento de nosso calendário rural. E durante os dias de festa, ofereceremos cursos dos mais variados temas para os nossos produtores rurais e seus familiares”, concluiu o presidente da instituição, José Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário