Minha lista de blogs

segunda-feira, 2 de julho de 2012

MICARLA EM 2008 E 2012

Artigo do jornalista Paulo Tarcisio Cavalcanti publicado no " Jornal Metropolitano " edição do dia 29 de Junho.


Há quatro anos, a então deputada Micarla de Sousa vivia momentos de glória.

Era a favorita na lista de pretendentes à Prefeitura de Natal.

Durante a fase de pré-campanha, todas as pesquisas a indicavam como a preferida do povo para desencanto do então prefeito Carlos Eduardo Alves.

Numa jogada que, na época, muitos consideraram "de mestre", Carlos ainda tentou dar a volta por cima atraindo para a campanha de Natal ninguém menos do que o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Com isso, numa única tacada, ele pensou estar matando dois coelhos. O primeiro, inviabilizando dentro do seu partido na época, o PSB, a pretensa candidatura do deputado Rogério Marinho; o segundo, criando condições para dar um breque na candidatura de sua ex-vice-prefeita e, agora, desafeta Micarla de Sousa que, como já disse, nesse período de convenções, em 2008, era dada como imbatível por todas as pesquisas.

Efetivamente, há exatos quatro anos, Micarla era o xodó do povo e foi consagrada nas urnas. Ganhou logo no primeiro turno, derrotando as mais poderosas lideranças do Estado e do país.

Tão grande foi a consagração da vitória que a própria Micarla perdeu o rumo. Seus adversários, inclusive o próprio presidente da República, tinham sido, literalmente, humilhados pelas urnas.

Não só o presidente Lula: A governadora Wilma, o senador Garibaldi, o deputado Henrique, o prefeito Carlos Eduardo... quem estivesse contra ela.

O "cara"... - se existia, era ela: Micarla.

Imaginávamos - todos - na época que, não poderia existir dali a quatro anos - agora em 2012, reeleição mais tranquila.

Que nada... Micarla está ai. Doente, desgastada e sem condições de disputar a reeleição, embora orgulhosa por dirigir Natal como disse que está.

São as voltas que o mundo dá. O mundo e a vida, que funcionam como uma verdadeira roda gigante, talvez até para confirmar a advertência bíblica contida no Eclesiastes e que a própria Micarla tanto gosta de citar.

Nesta vida - é assim que traduzo para o português de hoje o que diz o texto citado - tem hora pra tudo e nada é definitivo. Tem a hora da glória; tem a hora da decepção.

Para Micarla, 2008, foi sua hora da glória; 2012 é sua hora de decepção. Mas, o certo mesmo é que a vida continua - e o gira-gira de sua roda não vai parar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário