Minha lista de blogs

quarta-feira, 13 de junho de 2012

LÍDER DO PMDB E CONFEDERAÇÕES DE TRABALHADORES DISCUTEM FIM DA UNICIDADE SINDICAL

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique  Alves, voltou a discutir com sindicalistas, em Brasília, a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com a unicidade sindical e muda a fórmula da contribuição obrigatória dos trabalhadores para manter os sindicatos.

O encontro reuniu representantes de 18 confederações de trabalhadores, contrárias à PEC, e o relator da matéria na Câmara dos deputados, Moreira Mendes (PSD-RO). O presidente do PMDB, senador Waldir Raupp (RO) coordenou a reunião solicitada pelos dirigentes sindicais.

A PEC 369 tramita na Câmara dos Deputados desde 2005 e aguarda parecer pela admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça. Para o deputado Henrique Alves o assunto é polêmico e requer muita discussão. “Vocês estão buscando o caminho certo, do diálogo e sem radicalismo”, disse o líder ao ouvir os apelos dos sindicalistas contra às mudanças propostas para a atual estrutura dos sindicatos. Pelas modificações previstas na PEC, uma mesma categoria de trabalhadores poderá ser representada por mais de um sindicato no estado ou município, a chamada base sindical.

O presidente do Sindicato dos Securitários de Brasília, o potiguar Isaú Chacon, considera a manutenção da unicidade sindical – um sindicato por categoria profissional para a mesma base sindical - fundamental para fortalecer o movimento dos trabalhadores. Ele argumenta que mais de um sindicato por categoria vai gerar concorrência e enfraquecer as negociações salariais e os acordos coletivos de trabalho com os patrões.

Isaú também preside a Central Geral dos Trabalhadores do Distrito Federal (UGT-DF). O sindicalista argumenta que a PEC, se não for alterada, irá aumentar o valor da contribuição sindical. Atualmente a cobrança é obrigatória e corresponde a um dia de trabalho do empregado por ano. Uma das possibilidades de cobrança da anuidade, previstas na PEC, diz que os trabalhadores poderão definir os valores, em assembléia, por categoria.











Nenhum comentário:

Postar um comentário