Minha lista de blogs

terça-feira, 24 de abril de 2012

EXTREMOZ COMEMORA ANIVERSÁRIO NESTA SEGUNDA FEIRA 30

O prefeito Klauss Rêgo antecipou o feriado municipal de aniversário da cidade por meio do decreto nº148/2012, para o dia 30 de abril.

Fundada em 03 de maio de 1760, Extremoz foi considerada a primeira vila do Estado do Rio Grande do Norte. Ela faz parte da Região Metropolitana de Natal e a data tornou-se feriado municipal através do decreto legislativo n⁰ 04 de 16 de agosto de 1984, pelo Presidente da Câmara de Vereadores da época, Adilson José de Melo.

As terras que hoje pertencem ao município de Extremoz foram inicialmente habitadas pelos índios Tupis e Paiacus, que viviam às margens da Lagoa de Guajiru. Em 1607 uma parte de terra foi concedida a jesuítas pelo Capitão-Mor do Rio Grande do Norte, Jerônimo de Albuquerque, tendo como principal objetivo catequizar os indígenas. Os jesuítas também foram os principais responsável pela construção da Igreja de São Miguel Arcanjo e pelo estabelecimento da Missão do Guajiru. Tais iniciativas fizeram com que a sociedade tribal fosse sendo influenciada pela doutrina cristã.

Em 1757, durante a invasão holandesas no RN, os jesuítas foram expulsos e a povoação tornou-se a primeira da Capitania do Rio Grande do Norte com a categoria de vila (segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo). Em 03 de maio de 1760 passa a se chamar "Vila Nova de Extremoz do Norte". Nesse tempo a vila tinha 1.429 habitantes e era um importante centro econômico, voltado para a pecuária.

Lendas

Até aos dias de hoje, moradores nativos preservam várias lendas a respeito da História de Extremoz, como a do tesouro, cujo desfecho foi a destruição da capela de São Miguel, que teria sido demolida na tentativa de os moradores encontrarem a tal fortuna. Atualmente a capela se encontra em ruínas e foi tombada em 1990.

Em 18 de agosto de 1855, a Vila de Nova Extremoz foi incorporada ao povoado de Boca da Mata, com a denominação de "Vila de Ceará Mirim". Em 1892, foi criado o distrito de "Extremoz" e anexado ao município de Ceará - Mirim. Em 04 de abril de 1963, Extremoz foi desmembrado de Ceará - Mirim e tornou-se novo município do estado do Rio Grande do Norte, atualmente com 49 anos de emancipação política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário