Minha lista de blogs

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SÃO GONÇALO: DIÁRIO DE NATAL DENUNCIA FOCO DE DENGUE NO MUNICIPIO

Veja matéria publicada pelo jornal Diário de Natal



O terreno de uma Unidade Simplificada de Zoonoses, instalada no loteamento Canaã, em São Gonçalo do Amarante, está sendo usado pela administração local como depósito de pneus usados pelos veículos da prefeitura. A situação persiste há mais de um ano e, apenas agora, tem a perspectiva de mudança. Segundo informações da própria prefeitura, dentro dos próximos 30 dias as centenas de pneus acumulados à céu aberto no terreno serão levadas para um galpão.
De acordo com Vivaldo Dantas, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (Sindsaude-RN), o acúmulo dos pneus no terreno vem causando enormes transtornos à população, que apesar de pequena tem sofrido bastante. "Há mais de um ano e meio que o povo daquela área sofre. Os pneus só estão servindo para criadouro de mosquito", afirma ele. Várias pessoas da região já teriam contraído dengue, devido os mosquitos vindos do "criadouro"no terreno da prefeitura, que usa como "cobertura" para os pneus apenas coqueiros, mangueiras e cajueiros. No mês de julho deste ano, o Sindsaude-RN denunciou a situação irregular ao Ministério Público (MP), por meio da Promotoria de São Gonçalo do Amarante.
O MP recebeu a denúncia e já instaurou um procedimento para a investigação da situação, que será feita pela 3ª Promotoria de São Gonçalo, sob a responsabilidade da promotora Rosane Cristina Moreno. A secretaria de saúde do município foi questionada sobre o acúmulo dos pneus e, por meio de resposta encaminhada à promotoria, no dia 16 deste mês afirmou que a situação no loteamento Canaã é controlada por agentes de saúde da própria secretaria, com revisões semanais e bimestrais. De acordo com a promotoria, a resposta ainda será apreciada pela promotora Rosane Cristina.
A expectativa da prefeitura é de que até, no máximo, o próximo mês os pneus sejam removidos do terreno para um galpão, para serem acondicionados corretamente. "O que realmente houve foi um mal entendido, pois o controle epidemiológico está sendo feito na área. E dentro de pouco tempo iremos retirar todos aqueles pneus e levá-los para um prédio adequado", explicou Flávio Tinôco, coordenador de vigilância das endemias da secretaria municipal de saúde. Segundo Flávio, rotineiramente os pneus são borrifados com produtos para impedir a criação de mosquitos. "A demanda de material é muito grande, por isso fazemos um sistema rotativo. Nunca se acumulam muitos pneus por muito tempo", explica ele. De acordo com o coordenador, nenhum caso de dengue foi registrado na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário