Minha lista de blogs

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O PAU CANTOU NO SENADO

O Senado descambou de vez para a baixaria. Na tumultuada sessão não deliberativa desta quinta-feira (6), os senadores Renan Calheiros-PMDB ( AL ) e Tasso Jereissati -PSDB ( CE ), só não partiram para a agressão física porque algumas poltronas os separavam. Logo após o senador peemedebista ter lido a representação protocolada no Conselho de Ética contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), este se preparava para responder da tribuna quando Jereissati solicitou ao presidente da Casa, José Sarney-PMDB ( AP ) que desse ao tucano o mesmo tempo reservado ao discurso de Renan. Além disso, Jereissati pediu que a polícia legislativa retirasse da tribuna de honra para convidados um senhor que, supostamente, estaria se manifestando a favor de Sarney.
Renan interveio e, impedindo a expulsão do homem, alegou que ele estava ali apenas exercendo seu direito de cidadão. Foi quando a discussão entre Renan e Jereissati tomou corpo, diante de uma sessão desordenada e senadores sem ação.
“Senador Renan, não aponte seu dedo sujo para mim”, gritou Jereissati. Renan não deixou barato: “O dedo sujo, infelizmente, é o de vossa excelência. Dedo sujo é o dos jatinhos que você anda com dinheiro público, que o Senado pagou”, devolveu.
“Pelo menos era com meu dinheiro, o jato é meu, sou eu quem paga. Não ando em jatinho pago por empreiteiros, seu cangaceiro de terceira categoria!”, emendou Jereissati.
Em seguida, a frase proferida por Renan foi algo quase impublicável, o que levou ao clímax dos insultos em plenário e a Jereissati apontar quebra de decoro parlamentar. “Seu merda. Coronel de merda”, exclamou Renan, sem que os microfones da Casa tenham registrado o xingamento. Mas, alguns senadores, assessores e até um segurança garantiram que o palavrão foi dito. (Depois dos pedidos de registro por senadores oposicionistas, o xingamento chegou a ser registrado inclusive na página do Senado, mas foi novamente censurado ). Diante da injúria, Jereissati recorreu ao regimento interno. "Seu o quê? Repita, repita o que você disse aí! O senhor Renan Calheiros quebrou o decoro. Exijo que seja apresentada representação contra ele."Diante do descontrole absoluto, Sarney, que assistia a tudo da cadeira de presidente, interrompeu a sessão por dois minutos. Mas a decisão não acalmou os ânimos. Tão logo subiu à tribuna, Virgílio voltou à carga contra Renan, instigado por pedidos de aparte de seus pares."O senhor vai se arrepender pelo fato de ter avançado tanto como fez nesta quinta-feira. E não é por lhe querer mal que eu faço essa advertência", disse o tucano, relembrando um dos casos que quase renderam o mandato de Renan, no ano passado, quando este foi alvo de processo por quebra de decoro no Conselho de Ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário