Minha lista de blogs

segunda-feira, 26 de março de 2012

E O RESTO DA VERDADE?

Artigo do jornalista Paulo Tarcisio Cavalcanti, publicado no Jorna Metropolitano edição do dia 23 de Março.


Desculpem, mas não me espantei nem um pouco com os vergonhosos e repugnantes casos de corrupção apontados pelo "Fantástico" de domingo e pelo "Jornal Nacional" de segunda-feira.
Achei foi pouco. Num Estado corrupto como o Rio de Janeiro, um funcionário da Globo se travestir de chefe de compras de uma repartição pública durante dois meses e só "flagrar" quatro empresas corruptas, é pouco demais pra ser verdade.
Será que é verdade? Ou melhor: Será que foi mostrada toda verdade? Pra mim, ali não tem 10% da verdade.
Me pareceu, muito mais, que dando pra fazer espetáculo, a Globo não tá nem aí pra verdade. Muito menos pra verdade total. Pra ela, o importante é o show.
Não cabe nem discutir, neste espaço, de onde partiu a proposta de propina na maracutaia exposta na reportagem da Globo: Se do "chefe de compras" do hospital, ou das empresas chamadas para acertar o esquema da carta-convite.
O certo é que, por maior que fosse a soma supostamente em vias de ser desviada na negociata apresentada na reportagem, não passaria de uma gota dágua no verdadeiro oceano de corrupção que está enchendo de lama a burocracia brasileira.
Não me conformo com o fato da Globo ter se satisfeito com a "gota dágua", omitindo-se com relação ao "Oceano", representado pelas outras formas de licitação - tomada de preços e concorrência pública, que dizem respeito a contratos envolvendo recursos muito mais volumosos. Pra mim, a Globo ficou devendo uma reportagem com a verdade total sobre essa história da corrupção enraizada na administração pública brasileira. E não apenas no Estado do Rio de Janeiro.
Aliás, desde aquela reportagem denunciando fraude em bombas de gasolina, que eu estava esperando o resto da história.
Cadê o resto da história?
A fraude era só aquela que foi mostrada em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Curitiba?
Acabou? Não existe mais? Ficou tudo por isso mesmo?
Eu sei que a maioria da sociedade brasileira está aí, espantada e indignada com o que viu. Mas, é difícil imaginar que a Globo não saiba que sua reportagem ficou devendo, e muito, sobre a corrupção real que é praticada no dia-a-dia da vida pública brasileira.
Ou seja: a história da Globo foi bem armada e bem contada. Mas, sem dúvida, está incompleta. Mostrou reles bois de piranha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário