Minha lista de blogs

sábado, 11 de junho de 2011

LIDER DO PT DEFENDE O FIM DO FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira em Natal, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Teixeira-SP, disse que a reforma política é necessária para aperfeiçoar o sistema político brasileiro. Para o deputado um dos pontos mais importantes nessa discussão é o financiamento público de campanha em substituição ao misto, existente hoje. Segundo o deputado, seria a maneira de corrigir distorções como o abuso do poder econômico nas eleições, que impede o cidadão comum de concorrer por falta de recursos para financiar sua campanha e disputar igualitariamente com os demais candidatos.
“É um sistema virtuoso, mas tem problemas. O financiamento privado acaba quebrando o centro da democracia. O preço das campanhas é altíssimo e afasta o cidadão comum, que não se sente animado para fazer campanha”, afirmou.
Segundo Paulo Teixeira, além do financiamento público de campanha, o PT fechou questão também a favor do voto em lista pré-ordenada e do fim das coligações proporcionais. Outro ponto abordado pelo líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara foi a participação das mulheres na política. “No Brasil, as mulheres são apenas 8% no Congresso”, disse.
Paulo Teixeira está em Natal a convite do PT Estadual e dos mandatos dos deputados Fátima Bezerra e Fernando Mineiro. Na noite desta sexta-feira, ele debateu a reforma política na Assembléia Legislativa com todos os partidos aliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário