Minha lista de blogs

domingo, 29 de dezembro de 2013


CONCURSOS PÚBLICOS OFERECEM 13 MIL VAGAS NO ESTADO

O início do ano de 2014 traz boas notícias para aqueles que pretendem ingressar no serviço público no estado do Rio Grande do Norte. Quase 13 mil novas vagas serão abertas para aqueles que almejam o funcionalismo público, destaque para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que terá quase 8.000 novos concursados.
 
 De acordo com dados de portais especializados em concursos públicos, sete concursos devem movimentar o Estado no início do ano. Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Correios, IBGE, Transpetro, Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são as principais opções.
 
A Caern oferece seis vagas para os níveis médio e superior; os Correios disponibilizam 2.529 vagas para jovens aprendizes; o IBGE vem com 7.825 vagas para nível superior e médio; a Transpetro oferece 602 vagas para todos os níveis de escolaridade; a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) disponibiliza 35 vagas para todos os níveis de escolaridade; a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) vem com 1.971 vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior; e a UFRN vem com 28 vagas, sendo 6 para professor e 22 para nível médio e técnico.

ADENUBIO MELO ANUNCIA CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL

O ex vereador de Natal, suplente de deputado federal Adenúbio Melo, anunciou que vai disputar uma cadeira na assembleia legislativa nas eleições do próximo ano. Adenubio deixou e PSB e hoje preside o PSC no estado.

GESTORES ESTÃO PROIBIDOS DE DISTRIBUIR BENS A PARTIR DE 1° JANEIRO

Com a proximidade das eleições para escolha de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais, marcadas para o próximo dia 5 de outubro, pessoas que ocupam cargos públicos passam a ter que seguir regras estipuladas pela Lei das Eleições. Pelas regras , a partir do dia 1º de janeiro fica proibida, por exemplo, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pelos gestores de órgãos da administração pública.
 
Os repasses só podem ocorrer nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais que já estão autorizados em lei e em execução orçamentária no exercício anterior. Nestas situações, representantes do Ministério Público Eleitoral poderão acompanhar os gastos e distribuições.

sábado, 28 de dezembro de 2013

SÃO GONÇALO: PREFEITO JAIME CALADO INAUGURA A PAVIMENTAÇÃO DA RUA DE ACESSO AO CANÃA

Foto: Isaias Carlos
As comunidades do Canaã e Trigueiros, onde estão localizados os loteamentos Nebraska e Novo Milênio, foram beneficiadas na noite desta sexta-feira 27 com a inauguração da pavimentação da Rua Elson Benévolo Xavier. Jaime Calado, prefeito municipal, compareceu ao evento acompanhado do vice-prefeito Poti Neto, secretários municipais, os vereadores: Geraldo Veríssimo, Valda Siqueira, Gerson Bezerra, Edson Valban, Edmilson Gomes, Chanxe Dantas, participação da Banda Municipal e dos moradores que prestigiaram o evento.
 
A pavimentação do acesso beneficiará as comunidades próximas, pois serve como via estratégica para o acesso das localidades. A obra foi realizada através de recursos próprios. São cerca de 3.700 m² de pavimentação de método convencional e o valor investido foi de R$ 112 mil. A inauguração contou com os shows de Cyro Robson (Papinha) e a Banda Paredão de Elite.
 
“Estamos fazendo a pavimentação dessa rua com recursos próprios e trará um progresso enorme para a comunidade. Temos mais de 300 ruas que precisam ser calçadas, mas precisamos priorizar as que beneficiem um maior número de pessoas. Antes de terminar o meu mandato faremos um anel viário para que tenha um maior acesso as demais comunidades e facilitem ainda mais a vida dos moradores. Estou muito feliz em inaugurar essa rua” finalizou Jaime Calado que ainda vai inaugurar na noite deste sábado 28 a pavimentação das ruas Padre Cícero e João Paulo II, no Golandim, e na segunda-feira 30 vai entregar a quadra de esportes da comunidade de Ladeira Grande.

JOÃO MAIA CONCEDE ENTREVISTA A TV METROPOLITANA


O deputado federal João Maia concedeu entrevista, na tarde desta sexta-feira 27, para o jornalista Rodrigues Neto, no programa RN em Revista na TV Metropolitano, afiliada da Rede Brasil de televisão, canal 30 da Cabo Telecom.
 
Em quase uma hora de entrevista, o deputado falou sobre os diferenciais econômicos do Rio Grande do Norte, as dificuldades que as prefeituras estão enfrentando, o seu trabalho como coordenador da bancada federal potiguar, o Partido da República – PR e os projetos para o Estado, além de questões políticas.
 
 Questionado pelo Jornalista Rodrigues Neto sobre o que acha da questão do afastamento da governadora Rosalba Ciarlini, o deputado foi elegante: “Eu penso que ela deve cumprir o mandato dela. Quem colocou Rosalba foi o povo. Se o povo quiser ela fica, se não quiser, ela sai. Político tem o prazo de validade. Ninguém chega ao cargo político por concurso. Essa questão é que deve ser discutida com seriedade”, disse João Maia.
 
 O deputado, como coordenador da bancada potiguar, foi questionado sobre o que muitos avaliam que a situação é de um Estado que está “quebrado”. “Os municípios estão em dificuldade, mas a questão da gestão administrativa ainda é o grande problema. O que tenho mais pena é que os municípios estão sem capacidade de investir e muitos apenas pagam o salário. O prefeito pagar o salário é algo básico. É preciso ter verba para priorizar”.
 
Rodrigues Neto falou sobre as andanças do deputado no interior do Estado, sempre presente e sabedor das dificuldades de cada região: “Diante disso tudo, o senhor é candidato ao Governo do Estado em 2014?”, questionou o entrevistador. João Maia respondeu: “Eu sou um homem de grupo, meu partido é de grupo. Nós vamos fazer nosso dever de casa. Conversar com as pessoas, saber das suas necessidades. Temos um Estado com uma diversidade rica economicamente. Nada se define nesse RN até abril de 2014. Eu vou fazer o meu dever de casa, repito. Dia 2 de janeiro estarei fazendo um dia de filiação em Lagoa Nova, na serra. Ando com prazer porque sou um homem do interior. Sou o único representante desse Estado que nasceu no interior. O sertão pra mim é minha praia”, desconversa o deputado sobre a insistente pergunta se será candidato.

TJ RECEBE DENÚNCIA CONTRA AGNELO E MAURICIO MARQUES

Ação criminal movida pelo Ministério Público Estadual contra o deputado Agnelo Alves e o prefeito Maurício Marques, ambos do PDT de Parnamirim, e outras oito pessoas, por desvios de recursos publicos e falsidade ideológica, foi aceita pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
 
O deputado e o  prefeito de Parnamirim são acusados de apropriação indébita, desvios de recursos públicos. Os outros oito vão responder pelo mesmo crime e também pelo crime de falsidade ideológica.
 
O relator da ação é o desembargador Saraiva Sobrinho. Quem assina a denúncia é o procurador geral de justiça em substituição Jovino Pereira da Costa Sobrinho.

ESTÁ VIRANDO FARRA

Deu no blog de Thiago Cavalcanti

Com a conquista do privilégio de receber o auxílio-alimentação por parte do poder judiciário e ministério público, outras categorias já se movimentam para também garantir o seu.
 
Notícias originadas nos meios jurídicos dão conta de que a governadora Rosalba Ciarline terá mais dor de cabeça em 2014 com o servidor estadual.
 
Agora é a vez dos defensores públicos e procuradores do estado que também querem o auxílio-alimentação retroativo aos últimos 5 anos, nos mesmos moldes do que foi concedido ao poder judiciário e ao ministério público.
 
Pelo que se apresenta, o mais prudente seria a suspensão dessa benesse, pois a aprovação da resolução que estabeleceu o pagamento do CNJ está sendo questionado no Supremo Tribunal Federal pela OAB e AGU, que alegam que só através de lei esse privilégio poderia ter sido aprovado.

ATIVISTA DESEMBARCA NO BRASIL


A ativista brasileira Ana Paula Maciel, uma das 30 pessoas do Greenpeace que foram presas na Rússia durante um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico em setembro, desembarcou neste sábado 28 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 7h30. Depois da conexão, ela segue rumo a Porto Alegre, onde deve passar o Ano Novo com a família.
 
"Minha vida mudou. Foi uma tremenda injustiça, uma tentativa frustrada de calar um protesto pacífico e a liberdade de expressão", afirmou, logo após o desembarque. "Eu espero que o mundo tenha aprendido com isso, porque nem os russos esperavam a reação do mundo para nos libertar, para nos proteger." Ela ainda acrescentou que as muitas horas de voo desde São Petersburgo, com conexão em Frankfurt, não foram nada perto das horas que passou na solitária, durante a prisão. "Foram 12 horas de viagem no avião da minha liberdade".
 
Para Ana Paula, o sacrifício foi válido. "Valeu à pena porque agora muito mais pessoas sabem o que está acontecendo no Ártico. E a gente vai continuar denunciando e mostrando, porque a gente faz isso há 40 anos." Segundo a ativista, a missão no Ártico ainda não terminou. "A gente não vai parar até que eles devolvam nosso navio e a gente tenha um santuário no Ártico."
 
Ana Paula recebeu o visto de saída da Rússia nesta sexta-feira 27. Na quarta, ela havia recebido do governo russo o documento que garantia a interrupção das investigações do crime de vandalismo, pelo qual ela e seus companheiros haviam sido acusados.
 
O Globo

FERNANDINHO DA CASA DAS PADARIAS VAI DISPUTAR A PREFEITURA DE MOSSORÓ

Empresários David Júnior e Fernandinho
O Partido Humanista da Solidariedade-PHS, anunciou que vai ter candidato a prefeitura de Mossoró na eleição suplementar que acontece dia 2 de Fevereiro, o partido marcou a convenção para o dia 5 de Janeiro para homologar a candidatura do empresário Fernando Melo, o Fernandinho da casa das padarias.

LIDERANÇA DE WILMA SOB SUSPEITA

Que a vice prefeita de Natal, Wilma de Faria-PSB, é forte candidata a qualquer cargo que disputar todo mundo sabe, agora os números da pesquisa divulgados pelo instituto noar, que apontam vitória de Wilma seja para o governo ou senado, é suspeita, o "dono" do instituto é o empresário Flávio Azevedo que trocou o PSB pelo PMDB e que tem como maior sonho ser suplente de senador na chapa a guerreira.

GOVERNO DO ESTADO AMPLIA SANEAMENTO E SISTEMA HÍDRICO DE CAICÓ


A Governadora Rosalba Ciarlini esteve na manhã desta sexta-feira 27 na cidade de Caicó, na Câmara Municipal, onde assinou duas importantes ordens de serviços para realização de obras de água e esgotamento na cidade. A chefe do Executivo Potiguar esteve acompanhada do Diretor-Presidente da Caern, Yuri Tasso, do prefeito do município, Roberto Germano, e do presidente da Câmara Municipal, Raimundo Inácio Filho (Lobão). Os investimentos realizados em Caicó somam mais de R$ 115 milhões e trarão melhorias na qualidade de vida dos habitantes.
 
Antes da assinatura oficial, o diretor de projetos da Caern, Josildo Lorenzo, realizou uma apresentação explicativa sobre que será executado. Segundo ele, o projeto de abastecimento inclui a ampliação em 32 km da adutora Manoel Torres, com construção de quatro reservatórios de água, implantação de dez mil metros de subadutoras, totalizando um fornecimento de 2.600 m³/hora. “Essa ampliação, além de atender Timbaúba dos Batistas e São Fernando, vai ainda conseguir fornecer 91m³ de água para Serra Negra, que é um município que sofre com o problema de desabastecimento”, pontuou Josildo Lorenzo.
 
O investimento nesse projeto é da ordem de R$ 60 milhões, e com essa obra Caicó será independente do Itans e do rio Seridó. Ao final da execução, vão estar garantidos abastecimento de qualidade e segurança hídrica pelos próximos 20 anos.
 
Na solenidade, a Governadora assinou os dois documentos e declarou que essa será uma data histórica para o povo caicoense. “Para uma cidade crescer é preciso ter água, o investimento que estamos fazendo aqui vai durar até 2030. Eu vejo que aqui nós temos um potencial muito grande para crescer e que agora isso vai ser possível, com o abastecimento, saneamento, e o melhor, com uma nova adutora. A governadora está olhando com os olhos do coração para essa região, por que eu quero ver vocês fortes e com a cidade estruturada, para fazer a diferença e contar uma nova história”.

PT VAI TER CANDIDATURA PRÓPRIA A PREFEITURA DE MOSSORÓ

O presidente estadual do PT, Eraldo Paiva e o deputado estadual Fernando Mineiro, decidiram ontem após reunião que o partido vai ter candidatura própria na eleição suplementar em Mossoró, o candidato deve ser o vereador Luiz Carlos.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

PREFEITURA DO NATAL DIVULGA NOTA SOBRE SUSPENSÃO DA QUEIMA DE FOGOS EM PONTA NEGRA

A Prefeitura de Natal comunica que a queima de fogos prevista para ocorrer na praia de Ponta Negra durante o Reveillon foi suspensa para garantir a segurança da população na área.
 
Em compensação, a Prefeitura reforçou a estrutura de fogos para a festa na ponte Newton Navarro, passando de cinco para sete núcleos de instalação de fogos de artifício.
 
A medida foi necessária em virtude de as obras de enrocamento na praia de Ponta Negra ainda não estarem completas, faltando a instalação de alguns pontos de acesso à praia e também em função das obras de urbanização da praia que estão em plena execução, inclusive com a troca de postes de iluminação.
 
A programação cultural, já anunciada, está confirmada para acontecer no Ponto 7 na avenida Roberto Freire. Com as apresentações de Antonio de Pádua, Banda de Frevo, Lane Cardoso, Camila Masiso, e Khrystal.
 
A Prefeitura lamenta não poder fazer a queima de fogos na praia de Ponta Negra, local tradicional de encontro dos natalenses e turistas para a festa da passagem de ano, mas entende que é mais prudente em função da segurança de todos, se comprometendo a retomar a programação na praia no réveillon do próximo ano, quando as obras já estarão concluídas.

TSE PODE SUSPENDER ELEIÇÃO EM MOSSORÓ AINDA HOJE

Pode sair ainda hoje a decisão do TSE, se acata ou não o mandado de segurança impetrado pelos advogados da prefeita afastada de Mossoró Claudia Regina, suspendendo a eleição suplementar marcada para 2 de fevereiro, o processo está na mesa do presidente da corte ministro Marco Aurélio de Mello.
 
Se o pedido for acatado a eleição será suspensa até o julgamento do mérito. A suspensão da eleição não implica no retorno da prefeita ao cargo. As ações cautelares que devolve o cargo a prefeita serão julgadas apenas em Fevereiro, após o recesso do judiciário.

DOIS MENSALEIROS FORAM TRANSFERIDOS

Dois mensaleiros que cumpriam pena no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, foram transferidos para Recife e Cuiabá. Os ex-deputados Pedro Corrêa/PE e Pedro Henry/MT vão cumprir pena próximos dos familiares. Ambos foram condenados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a sete anos e dois meses de prisão, em regime semiaberto.

RN FICA FORA DA COMPLEMENTAÇÃO DO FUNDEB

O Rio Grande do Norte não irá receber a complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
 
Enquanto nove estados do Norte-Nordeste irão dividir um investimento de R$10,2 bilhões em janeiro de 2014, o Rio Grande do Norte ficará de fora.
 
A secretária de educação do RN, Betânia Ramalho, justificou a exclusão do Estado afirmando que é grande o histórico de perdas de matrículas do Estado. Para se ter direito ao recurso, é necessário que os estados e os respectivos municípios não alcancem com o valor mínimo nacional por aluno matriculado, que é de R$ 2.221,73.

GOVERNADORA PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DOS ANEXOS DO TERMINAL DE PASSAGEIROS


A Governadora Rosalba Ciarlini participou hoje  da solenidade de entrega de dois anexos do Terminal de Marítimo de Passageiros de Natal, que serão utilizados para abrigar restaurante, espaço cultural e os boxes dos artesãos que trabalham no porto. A expectativa é que estes últimos já estejam devidamente instalados na primeira semana de janeiro.
 
Na ocasião, a Chefe do Executivo potiguar fez uma visita às instalações do navio MS Delphin, que atracou esta manhã na capital, trazendo 332 passageiros de diversas nacionalidades. A embarcação partiu de Cabo Verde, na África, passa pelo Brasil e vai encerrar o cruzeiro em Barcelona, na Espanha.

VIDEOMONITORAMENTO PODE SER UTILIZADO NA FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou através da Resolução 471 a fiscalização de tráfego pelo uso de equipamento de videomonitoramento em estradas e rodovias nacionais. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa segunda-feira 23 e já pode ser implantada pelos órgãos de fiscalização de trânsito de todo o país.
 
A iniciativa tem respaldo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mais especificamente no § 2º do artigo 280, e vem como mais uma ação voltada para intensificar a fiscalização nas vias públicas. O Contran visa inibir a prática de condutas infratoras, que muitas vezes são responsáveis pelo aumento do índice de mortalidade em acidentes de trânsito.
 
A Resolução 471 possibilita aos gestores públicos ampliar a utilização dos equipamentos de câmeras já empregados para policiar vias públicas e operar o trânsito, passando agora também a serem aproveitados como uma importante ferramenta para a fiscalização dos condutores de veículos automotores.
 
Para que a medida seja empregada se faz necessário que quando ocorrer a autuação por parte da autoridade ou pelo agente da autoridade de trânsito, seja especificado na lavratura do auto de infração qual foi o instrumento que permitiu a observação da transgressão de trânsito.
 
Outro ponto importante para validar as ocorrências de desrespeito ao CTB é que a fiscalização de trânsito mediante sistema de videomonitoramento somente poderá ser realizada nas vias que estejam devidamente sinalizadas para esse fim.

PREFEITURA DE EXTREMOZ INSTALA POSTOS DE AUTOATENDIMENTO PARA IPTU

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Tributação, instalou dois postos de autoatendimento para entre entrega de carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Um deles está localizado na Praia de Jenipabu, na Rua Vereador Ricardo Afonso de Lima, S/N (Centro Comunitário) e o outro na sede da Secretaria de Tributação, que fica na Rua Capitão José da Penha, S/N, anexo a prefeitura.
 
De acordo com informações do secretário de Tributação, Valério França, os postos funcionam das 08h às 13h, de segunda a sexta-feira para emissão de carnês, que também podem ser gerados pela Internet. “A entrega do carnê é normalmente feita pelo Correio, mas caso haja algum casa de não recebimento o contribuinte pode pegar uma 2ª via na Secretaria de Tributação, nos postos de autoatendimento e pela Internet”, reforçou o secretário.
 
“O pagamento do imposto pode ser efetuado na Caixa Econômica Federal e em lotéricas e os postos de autoatendimento irão funcionar de 02 a 31 de janeiro”, concluiu Valério França.

DEPUTADO JOÃO MAIA É DESTAQUE NO JORNAL DA CDEIC


O jornal da Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, o ‘CEDEIC em Destaque’, noticiou com chamada de capa na edição deste mês uma matéria sobre o Projeto de Lei complementar nº 278/2013 relatado e aprovado, por unanimidade, pelo deputado federal João Maia, que permite que o microempreendedor individual possa utilizar sua residência como sede do estabelecimento, quando não for indispensável à existência de local próprio para o exercício da atividade.
 
 A matéria destaca que o microempreendedor individual (MEI) ao utilizar a residência para o exercício de uma atividade empresarial pode ter substancial economia nos custos operacionais. O Projeto de Lei foi defendido pelo relator e deputado João Maia no último mês de setembro.
 
Sensível ao drama vivido por milhares de microempreendedores individuais, o deputado João Maia concluiu o seu voto argumentando que o projeto meritório do ponto de vista econômico, na medida em que aumenta o leque de opções do empresário individual enquadrado nas exigências da lei, na direção de redução nos seus custos operacionais e de aumento de sua eficiência.

NOVA DIRETORIA DO CONSELHO DE CONTABILIDADE ASSUME DIA 2 DE JANEIRO


A nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte assume o mandato no próximo dia 02 de janeiro. A solenidade acontece no auditório da sede do CRCRN, a partir das 14 horas, momento em que os 18 conselheiros eleitos tomam posse e, dentre eles, já elegem o próximo presidente da Instituição para o biênio 2014/2015.
 
A Chapa 1, que teve como candidato João gregório Júnior, venceu a eleição 2013 para o CRCRN com 2.134 votos o que representa 55.63% .
Para o representante da chapa 1 o momento é de pensar em capacitação. "Realizaremos neste primeiro momento cursos práticos, preparando também a classe contábil para as mudanças digitais que estão ocorrendo. Através destes momentos, vamos interiorizar as ações do Conselho no nosso estado", disse João Gregório Júnior.

GOVERNO FEDERAL LIBERA RECURSOS PARA OBRAS DE ACESSO AO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO

O Diário Oficial da União publicou o extrato do contrato entre a união, governo do estado e a caixa econômica para liberação de 60 milhões para conclusão das obras de acesso do aeroporto Aluízio Alves em São Gonçalo.
 
O projeto de acesso ao Aeroporto prevê a construção de 33,7km de estrada duplicada, ligando o aeroporto à BR-406 pelo acesso norte e às BRs 304 e 226 pelo acesso sul. O trecho norte deve ser concluído em março e o do trecho sul, em maio de 2014.

SÃO GONÇALO: PREFEITO JAIME CALADO ENCERRA 2013 INAUGURANDO OBRAS


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, chega ao final de seu quinto ano de gestão a frente do município inaugurando três grandes obras que beneficiarão as famílias, jovens e adolescentes das comunidades. A Secretaria Municipal de Infraestrutura divulgou as informações e locais das obras, todas contarão com atrações musicais.

Nesta sexta-feira 27 acontecerá a inauguração de pavimentação da rua de acesso ao Canaã/Trigueiros terá como atrações Cyro Robson, “Papinha”, e a Banda Paredão de Elite.

No sábado 28 a festa é para comemorar a pavimentação das ruas João Paulo II e Padre Cícero, localizadas no Golandim, e contará com a atração musical de Canindé Moreno e a revelação do programa The Voice Brasil da Rede Globo, Swellen Pimentel.

Por fim, na segunda-feira 30 será inaugurada a quadra poliesportiva de Ladeira Grande, obra orçada no valor R$ 74 mil e contará com o Serestão de Luiz Almir e Riva Junior, a Raposa do Nordeste. Todas as inaugurações começam a partir das 19h.

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM MOSSORÓ NÃO ESTÁ DEFINIDA, MESMO ASSIM PCdoB LANÇA CANDIDATO

A justiça eleitoral marcou para o período de 2 a 5 de Janeiro as convenções para os partidos ou coligações definirem seus candidatos a prefeitura de Mossoró, na eleição suplementar, nesse mesmo período o TSE poderá desmanchar a decisão da corte estadual, encontra-se em Brasília o mandado de segurança impetrado pela prefeita cassada Claudia Regina, caso o TSE acate o pedido Claudia, Volta a prefeitura e nada feito, tudo volta a ser como era antes.
 
Pior vai ser para o deputado estadual Fábio Dantas-PCdoB, que nas pressas de se fortalecer na disputa da reeleição anunciou  o camarada Gutemberg Dias, como candidato da legenda para disputar a prefeitura da segunda maior cidade do estado.
 
Fabio sabe que seu candidato não vulnera mais fica pelo menos conhecido para angariar alguns votos para deputado estadual, e assim ajudar o deputado de São José de Mipibu no seu projeto de reeleição, que a cada dia fica mais difícil, principalmente sem coligação.

ZONA NORTE DE NATAL E PARTE DE SÃO GONÇALO TERÁ ABASTECIMETO TEMPORARIAMENTE SUSPENSO NESTA SEXTA

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa aos usuários da Zona Norte de Natal que nesta sexta-feira 27, das 7h30 às 19h30 o abastecimento de água será suspenso nos conjuntos habitacionais e nos bairros Parque dos Coqueiros, Nossa Senhora da Apresentação, Jardim Progresso, Vale Dourado, Paraíso, Panatis I, II, III, Potengi, Beira-Rio, além de Jardim Lola, Amarante e Golandim em São Gonçalo do Amarante entre outros.
 
O objetivo é a realização de manutenção preventiva nos barriletes dos Conjuntos Motor Bomba e Limpeza e Desinfecção do Reservatório R14, que alimenta estes locais. Esta limpeza é realizada anualmente e segue um cronograma da Caern, tendo em vista que o outro reservatório da Zona Norte foi limpo no início do mês.
 
“A limpeza dos reservatórios é essencial para manter a qualidade da água tratada distribuída pela Companhia, como também, é de fundamental importância que os consumidores realizem a limpeza dos reservatórios domésticos regulamente”, alerta o Chefe da Unidade de Água da Zona Norte, Man Cheng. O abastecimento será normalizado gradativamente em todas as regiões afetadas em até 72 horas após o término do serviço, principalmente nos locais mais elevados.

GOVERNO DO ESTADO CONFIRMA QUE 93.13% DO FUNCIONALISMO PÚBLICO RECEBEM SEUS SALÁRIOS DIA 30

As Secretarias de Planejamento e Finanças e Administração informam que o pagamento do mês de dezembro do funcionalismo estadual seguirá o seguinte escalonamento:
 
Servidores das pastas da Educação, Saúde, Segurança, UERN e demais instituições com receita própria, independente do valor do contra-cheque, e demais funcionários de outras pastas que recebem salário líquido de até R$ 3.000,00 (três mil reais) terão seus vencimentos depositados em conta a partir do meio dia da próxima segunda-feira (30). Isso corresponde a 93,13% (99.162) do total dos servidores estaduais e perfaz uma soma líquida de R$ 174.540.777,76.
 
Os demais 6,87% (7.317 servidores) receberão seus salários no dia 10 de janeiro (sexta-feira). Isso corresponde a um montante de R$ 67.025.326,92.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A PARTIR DO DIA 1° PESQUISAS DEVEM SER REGISTRADAS NA JUSTIÇA ELEITORAL

De acordo com o calendário eleitoral de 2014,  a partir da próxima quarta-feira 1º o registro das pesquisas eleitorais serão obrigatórias. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem ser registradas apenas as pesquisas de candidatos a presidente da República. Os levantamentos referentes aos cargos de governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital são registrados nos tribunais regionais eleitorais.
 
Para o registro de pesquisas, é obrigatório o uso do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). As informações e os dados registrados no sistema ficarão à disposição de qualquer interessado por 30 dias nos sites dos tribunais eleitorais. A finalidade do registro é dar publicidade às informações prestadas e permitir a fiscalização pelos partidos e pelo Ministério Público Eleitoral.
 
Para a divulgação dos resultados de pesquisas no horário eleitoral gratuito, devem ser informados o período em que a pesquisa ocorreu e a margem de erro. Não é obrigatória menção aos candidatos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor a equívoco quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais.
 
O veículo de comunicação social que publicar pesquisa não registrada deve arcar com as consequências da veiculação, mesmo que esteja reproduzindo matéria divulgada em outro órgão de imprensa. A divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações exigidas sujeita os responsáveis à multa no valor de cerca de R$ 53 mil a R$ 106 mil.
 
Agência Brasil

ADIADA AS PROVAS DO VESTIBULAR 2014 DA UERN

O reitor da UERN, Pedro Almeida anunciou hoje que vai alterar o calendário das provas do Programa Seletivo Vocacionado-PSV/2014.
 
A mudança foi definida com a resposta oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), à consulta sobre as eleições suplementares municipais em Mossoró que coincidem com o vestibular da UERN, dia 2 de fevereiro de 2014.
 
O presidente do TRE, desembargador Amilcar Maia, informa que muito embora a Presidência e a Corte se mostrem sensíveis às razões indicadas na solicitação da UERN, o pedido foi indeferido por razões de ordem jurídica, oriundas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que exige a realização do novo pleito no primeiro domingo de cada mês.

INCENTIVO DE 24.9 MILHÕES DO PROGÁS ENTRA EM VIGOR NA PRÓXIMA SEMANA

O ano de 2014 chega com mais incentivo para 14 empresas do Rio Grande do Norte. Entra em vigor na próxima semana, o decreto assinado pela governadora Rosalba Ciarlini. A publicação autoriza a prorrogação do Progás (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial pelo Incentivo do Gás Natural) para 2014, concedendo incentivo de R$ 24.910.150,05, beneficiando 14 empresas. De 2011 a 2014, estão sendo garantidos R$ 89,8 milhões para desenvolver o setor, correspondente a 41,29% de todo programa, iniciado em 2002.
 
As beneficiadas são: Vicunha, Guararapes, Três Corações Natal, Sterbom, Rarus, Nortex, Três Corações Mossoró, Multdia, Coteminas SGA, Coteminas MAC, Fortcola, Refimosal, Porcelanatti (Itagrês) e Vittra.
 
 
Para o Diretor Presidente da Potigás, Isaltino Guedes, o decreto vai gerar mais emprego, renda e divisas para o Estado. “A prorrogação é uma conquista do Estado e que precisava ser realizada para garantir o desenvolvimento econômico para o setor da indústria que utiliza uma fonte de energia limpa, segura, menos poluente e muito mais econômica. É a notícia que o setor precisava para 2014 ser mais atrativo para o mercado e gerar empregabilidade. O incentivo chega a até 90%, um número muito representativo”, comentou.

QUEIMA DE FOGOS E SHOWS COM ARTISTAS LOCAIS VÃO ANIMAR O REVEILLON EM NATAL

Antônio de Pádua uma das atrações de Ponta Negra

O réveillon 2013 terá shows na praia da Redinha, Centro Histórico e Ponto Sete em Ponta Negra e queima de fogos na Ponte Newton Navarro e na praia de Ponta Negra. O evento organizado pela Prefeitura do Natal por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), terá atrações como Balalaika, Simone Talma, Isaac Galvão, Khystal, Antonio de Padua, Lane Cardoso, Camila Masiso, entre outras.
 
Na Praça do Cruzeiro na Praia da Redinha, as atrações serão Kelly Wange, Banda de Frevo, Leão Neto e Isaque Galvão. No Beco da Lama no Centro Histórico na Cidade Alta, as atrações serão Romildo Soares e Banda, DJ de música eletrônica, Coisa de Samba, Balalaika Brega Band, Música Eletrônica DJ, Simona Talma e Banda de Frevo.
 
No Ponto Sete em Ponta Negra (avenida Roberto Freire), a animação ficará por conta de Antônio de Pádua, Banda de Frevo, Lane Cardoso, Camila Masiso, Banda de Frevo e Khrystal.
 
A queima de fogos vai acontecer em dois pontos; na Ponte Newton Navarro e em uma balsa em alto-mar na Praia de Ponta Negra. Este ano, serão instalados sete núcleos de fogos de artifício na ponte, ampliando a visualização do show pirotécnico para os moradores dos bairros Nordeste, Quintas, Bom Pastor e adjacências.
 
Confira a programação:
 
Ponta Negra
 
Antônio de Pádua – 22h00 às 23h30
Banda de Frevo – 23h30 às 23h50
Lane Cardoso -23h45 às 01h00
Camila Masiso – 01h20 às 02h30
Banda de Frevo – 02h30 às 02h50
Khrystal – 02h45 às 04h00
 
Centro Histórico
 
Romildo Soares e Banda – 23h00 às 23h50
DJ de música eletrônica – 23h50 às 00h15
Coisa de Samba – 00h15 às 01h10
Música Eletrônica DJ – 01h10 às 02h20
Balalaika Brega Band – 01h20 às 02h30
Música Eletrônica DJ – 02h30 às 02h50
Simona Talma – 02h50 às 04h30
Banda de Frevo – 04h30 às 05h30
 
Redinha
 
Kelly Wange – 23h00 às 00h30
Banda de Frevo – 00h30 às 00h50
Leão Neto – 00h50 às 02h20
Banda de Frevo – 02h00 às 02h20
Isaque Galvão – 02h20 às 4h00

ROSALBA E JÁCOME JUNTOS NA VISITA AS OBRAS DA ARENA

 
Na última visita que fez as obras do estádio Arena das Dunas a governadora Rosalba CIarlini não desgrudou do deputado estadual Antônio Jácome-PMN, aliás foi o único deputado a acompanhar a governadora na visita, eles conversaram sobre tudo, inclusive sobre eleições, depois dessa não resta dúvida, Jácome será o representante do segmento evangélico na chapa encabeçada por Rosalba.

FUNCIONALISMO PÚBLICO SEM O E$PUMANTE

Faltando cinco dias para acabar Dezembro e o ano, e até agora o governo do estado não anunciou o dia que vai iniciar o pagamento do funcionalismo público, pelo visto os servidores vão ficar sem o e$pumante para brindar o ano novo.

PROS QUER INDICAR O VICE

O PROS  controlado no estado pelo presidente da assembleia legislativa deputado Ricardo Motta, tem dito que o partido não vai entrar na campanha do próximo ano como coadjuvante, com 5 deputados estaduais, prefeitos e vereadores, ele quer o partido como um dos protagonistas desta novela repleta de incertezas, nem o nome para disputa do governo a oposição encontrou.
 
Um lembrete ao presidente da AL, quem pleiteia ser vice, acaba não sendo nada, o partido vai acabar ganhando o papel de mero figurante.

CONSULTA PÚBLICA DO MPF;RN VAI ATÉ O DIA 30

Segue até o próximo dia 30 a consulta pública aberta pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) para receber sugestões de melhorias na atuação da instituição. Qualquer cidadão pode participar, e o formulário está disponível no endereço eletrônico http://www.prrn.mpf.mp.br/transparencia/consulta-publica.
 
Durante o mês de janeiro, as sugestões serão compiladas, e em fevereiro, o MPF/RN irá divulgar em seu site quais encaminhamentos irá adotar em decorrência das iniciativas sugeridas pelos participantes.
 
A consulta é o momento ideal para o cidadão apontar mudanças, sugerir ações, destacar medidas que considere relevantes para a melhoria da atuação dos membros e da própria instituição no estado.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

HENRIQUE ALVES FAZ HOJE EM REDE NACIONAL DE RÁDIO E TV BALANÇO DOS TRABALHOS DA CÂMARA EM 2013

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, faz nesta quarta-feira 25 um balanço dos trabalhos legislativos e parlamentares em 2013 em rede nacional de rádio e televisão. No pronunciamento de cinco minutos, que vai ao ar às 20:25h, Henrique Alves vai falar sobre as principais propostas aprovadas pela Câmara durante o ano.
 
Entre as aprovações importantes de 2013, ele vai citar o fim do voto secreto nas cassações de mandatos e votação de vetos, o orçamento impositivo, o fim dos 14º e 15º salários para parlamentares e uma economia de R$ 320 milhões no Orçamento da Câmara.
 
Henrique Alves também vai lembrar a rejeição da PEC 37, preservando o poder de investigação do Ministério Público; e a aprovação de propostas na área social como a desoneração do transporte público e sua inclusão entre os direitos sociais da Constituição, a redução do tempo de contribuição para pessoas com deficiência se aposentarem e o programa Mais Médicos.
 
No pronunciamento, ele ainda vai abordar as prioridades para 2014. Entre elas, a votação da reforma política, a criação do Fundo Nacional do Semiárido, a ampliação da jornada escolar e o aperfeiçoamento da legislação do SUS e dos planos de saúde.
Íntegra do pronunciamento que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, fará hoje em rede nacional de rádio e TV.


Boa noite.

2013 foi um ano de afirmação do legislativo como o legítimo poder dos brasileiros. Trabalhamos para concretizar a pauta que os brasileiros escrevem nas ruas, nas redes sociais, no próprio espaço democrático da Câmara dos Deputados. Porque a Câmara é a casa do povo e está sempre pronta a fazer o que o Brasil deseja, como bem definiu o grande presidente Ulysses Guimarães.

O poder da transparência

Fizemos a vontade das ruas e acabamos com o voto secreto na Câmara, inclusive nas cassações de mandatos. Com o apoio de todos os deputados, acabamos com os chamados 14º e 15º salários. E para o próximo ano já reduzimos o Orçamento da Câmara em R$ 320 milhões.

O poder da independência

Aprovamos o Orçamento impositivo, para fazer o governo investir de fato os recursos do Orçamento que os parlamentares destinam aos municípios. Sem barganha, sem discriminação partidária. Resgatamos a votação dos vetos do executivo às decisões do legislativo e acabamos com o uso inconstitucional das medidas provisórias.. E o mais importante: derrotamos a PEC 37, preservando o poder de investigação do Ministério Público.

O poder do desenvolvimento

A Câmara trabalha pelo crescimento dos estados e municípios, que sofrem com a redução de repasses federais. Por isso, aprovamos o projeto de lei que reduz as dívidas dos estados e municípios com a União.

Aprovamos em primeiro turno a emenda constitucional que prorroga por 15 anos a prioridade das regiões Nordeste e Centro-Oeste na destinação de recursos para irrigação.

A agenda econômica do Brasil avançou na Câmara, com a aprovação da MP dos Portos, que moderniza a gestão e vai melhorar o setor.

Fizemos o que o país queria, destinando os royalties do petróleo do pré-sal para investimentos em saúde e educação.

O poder dos direitos sociais

Desoneramos o transporte e aprovamos o Estatuto da Juventude, com meia passagem interestadual para estudantes.

Fizemos mais: incluímos o transporte entre os direitos sociais estabelecidos na Constituição. Fizemos justiça às pessoas com deficiência, reduzindo o tempo de serviço e de contribuição para aposentadoria.

Aprovamos a lei do programa Mais Médicos, que está reforçando o atendimento na rede de saúde em muitas comunidades Brasil afora.

Resgatamos uma grande e antiga dívida social do país, garantindo direitos trabalhistas aos empregados domésticos. No próximo ano, vamos regulamentar o que ainda está pendente.

O poder dos brasileiros

Vamos avançar na trilha das mudanças, fazendo reformas, votando medidas corajosas, que melhoram a vida dos brasileiros e fortalecem nossa democracia. São temas urgentes.

Um deles é a emenda constitucional da reforma política, para discutir o fim do voto obrigatório, o financiamento das campanhas e a reeleição no executivo.

No desenvolvimento regional, o foco será na criação do Fundo Nacional do Semiárido.

Na educação, a ampliação da jornada escolar para, no mínimo, sete horas diárias.

Na saúde, aperfeiçoar e consolidar a legislação do SUS e a dos planos de saúde.

O Legislativo, assim como a própria democracia, não é uma obra acabada, mas em constante aperfeiçoamento. Somos humanos, portanto, sujeitos a cometer erros. Mas estamos sempre prontos a corrigir o rumo e a manter a sintonia com o verdadeiro senhor da casa: o povo brasileiro.

Muito obrigado pela atenção e boa noite.

VESTIÁRIOS DO ARENA VIRA POLÊMICA

O jornalista Thiago Cavalcanti questionou em seu blog a rodada dupla para oficializar a estreia com jogos no estádio Arena das Dinas, segundo Thiago, apesar de sobrar espaços e  seguir o padrão FIFA a nova arena possui apenas dois vestiários. Como será feita a divisão dos vestiários? É Thiago vamos esperar uma resposta das autoridades.
 
Uma coisa é certa o arena não é estádio de várzea e não ver receber jogos de campeonatos de bairros, é uma vitrine, vai receber jogos da copa do mundo.

SAMU AMPLIA SERVIÇOS NAS ROTAS DO LITORAL DURANTE O VERANEIO

Durante o verão e o carnaval, os frequentadores das praias do Litoral Norte e Sul do Estado contarão com uma proteção extra do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/RN). A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou, no último sábado 21, a Operação de Verão 2013/2014 que se estenderá até o dia 06 de março, quinta-feira após o carnaval.
 
Segundo a coordenadora do Samu/RN, Cecília Picinin, o atendimento intensificado na rota do litoral está relacionado ao número de acidentes nesse período do ano. ‘‘Durante o verão aumenta a população flutuante e há uma elevação nos casos de emergência. Em virtude dessa demanda, o Samu 192/RN dará essa assistência diferenciada à Região Metropolitana’’, declarou.
 
“Os veículos extras possuem tração 4x4 e podem atender a ocorrências em dunas, beira mar e em outros lugares de difícil acesso. Somente para a operação verão estaremos reforçando o nosso efetivo com mais 15 condutores de veículos de urgência e 15 técnicos de enfermagem”, disse Picinin.
 
Ao todo, a Região Metropolitana contará com 19 ambulâncias (sendo 15 de suporte básico e 04 de suporte avançando, incluindo uma para atendimento neonatal e pediátrico) e duas motolâncias.

EXTREMOZ: PREFEITO REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA NO RESTAURANTE POPULAR

Foto: Denis Cleber
O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, acompanhado da primeira dama e secretária de Ação Social, Renata Rêgo e diversos secretários do município visitou nesta terça 24, o Restaurante Popular para realizar uma ação natalina marcada pela entrega e sorteio de brindes.
 
A reunião foi marcada pela descontração e alegria das pessoas que estavam no restaurante, principalmente pela surpresa da presença do prefeito, que juntamente com a sua equipe almoçou entre os populares.
 
Klauss aproveitou a ocasião para fazer um breve balanço dos seus cinco anos de administração, voltados para o crescimento do município nas áreas mais essenciais, como educação, saúde, assistência social e programas de desenvolvimento humano, entre outras.

PRIMEIRA PARTIDA NO ARENA DAS DUNAS ESTÁ MARCADA PARA 26 DE JANEIRO

O governo do estado, anunciou ontem 24 que o estádio " Arena das Dunas " ´recebe sua primeira partida de futebol no dia 26 de Janeiro, duas partidas vão marcar a inauguração do novo estádio, na preliminar jogam ABC e Alecrim jogo válido pelo campeonato estadual, e na principal  América e Confiança-SE, disputam partida pela copa do Nordeste.
 
Antes, a presidente Dilma vem a Natal na primeira quinzena de Janeiro fazer a inauguração da obra, ao lado dos trabalhadores que construíram a nova arena.

GOVERNO CONFIRMA ALTA DE IPI PARA CARROS A PARTIR DE JANEIRO DE 2014

O Diário Oficial da União publica hoje decreto que estabelece o aumento das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia antecipado que o IPI para os veículos voltaria a subir em 2014, apesar dos pedidos das montadoras e do impacto sobre os preços.
 
A alíquota de 3%, no caso dos carros populares, vai valer até 30 de junho de 2014, quando o governo então vai avaliar se haverá novo aumento, para 7% – alíquota que vigorava antes de o governo determinar a redução do IPI para incentivar o consumo e evitar demissões no país, no início de 2012.
 
Para os carros com motor entre 1.0 e 2.0 flex (que rodam tanto com etanol quanto com gasolina), a alíquota de IPI, que hoje é de 7%, sobe para 9% em 1º de janeiro de 2014. E pode retornar ao patamar de 11% em julho, dependendo da análise do governo. Já para os veículos com mesmo motores mas movidos apenas a gasolina, a alíquota sobe de 8% para 10% em 1º de janeiro e pode ir a 13% em julho.
 
Veículos utilitários terão alta do IPI dos atuais 2% para 3% em 1º de janeiro – a partir de julho, o imposto pode ir a 8%. Para os utilitários usados para transporte de carga, a variação será a mesma agora. Em julho, porém, se houver alta ela será para 4%.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013


JUIZ NEGA ANTECIPAÇÃO DE AUXILIO MORADIA A PROMOTORES

Dez promotores do ministério público do RN, entraram com uma ação ordinária contra o estado, visando garantir o auxilia moradia, inclusive com efeito retroativo o juiz Luiz Alberto Dantas Filho, indeferiu o pedido de tutela antecipada o mérito da ação ainda vai ser julgado.

O bom seria se a justiça divulgasse os nomes desses representantes do ministério publico, para que a sociedade possa saber se eles moram nas respectivas comarcas  que atuam ou estão apenas dando um mau exemplo de como não deve se comportar um servidor publico que tem como missão  promover a justiça, servindo à sociedade na defesa de seus direitos fundamentais, fiscalizando o cumprimento da Constituição e das Leis e defendendo a manutenção da democracia.

CARLOS AUGUSTO E ROSALBA PROCURAM UM CANDIDATO PARA DSPUTA DA PREFEITURA DE MOSSORÓ

Não vai ser fácil o casal, Carlos Augusto e a governadora Rosalba Cirlini encontrarem o candidato dos "sonhos" para a disputa da eleição suplementar em Mossoró, os nomes até agora analisados não podem concorrer, estão fora dos critérios estabelecidos pela legislação eleitoral.
 
Katia Pinto, atual secretaria de infra estrutura teria que ter renunciado o cargo seis meses antes do pleito, continua no cargo, portanto não pode concorrer, a mesma situação é a do deputado federal Betinho Rosado, trocou de partido em Setembro, e precisaria de pelo menos um ano de filiação para disputar uma nova eleição.
 
Leonardo Nogueira Deputado estadual seria uma alternativa, resta saber se ele topa a parada, caso dispute a eleição e perca, voltaria a disputar uma nova eleição em Outubro, desta vez na tentativa de renovar o mandato e continuar na assembleia legislativa.
 
A saída do casal deve ser a poiar Chico da Prefeitura ou apostar as fichas em Silveira Júnior, presidente da câmara e prefeito em exercício, o problema é que ele é filiado ao PSD partido do vice governador Robinson Faria que rompeu com a Rosa logo no inicio do governo.
 
Nesses dias, as conversas vão ser longas, nos alpendres das casas de veraneio em Tibau.

SEGUNDO REVISTA ISTOÉ INVESTIGAÇÃO SOBRE CAIXA 2 DO DEM POTIGUAR SERÃO REABERTAS


A revista IstoÉ do último final de semana trouxe reportagem em que relata a reabertura das investigações sobre o suposto esquema de caixa 2 do DEM, flagrado por escutas telefônicas do Ministério Público referentes à campanha de 2006.
 
A reportagem cita trechos de uma gravação em que o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, cobra ao hoje secretário-adjunto do Gabinete Civil Galbi Saldanha o pagamento de parcela de R$ 20 mil (de um total de R$ 60 mil) a um aliado. O nome não é citado, mas trata-se do ex-vereador de Natal Salatiel de Souza que tempos depois deixou o DEM rasgando a ficha de filiação da sigla para anos depois voltar ao partido.
 
A IstoÉ lembra que as escutas são fruto de uma investigação a respeito de um crime de homicídio cujo Galbi era um dos suspeitos. O envolvimento dele nunca foi comprovado, mas as escutas serviram para a desconfiança de um susposto caixa 2.
 
A matéria traz trecho de gravação em que o hoje chefe do Gabinete Civil Carlos, Augusto Rosado, liga para informar a Galbi que um dinheiro da campanha de Rosalba Ciarlini ao Senado vai passar pela conta do auxiliar. "Esse dinheiro é apenas para passar na conta dele. Quando entrar, aí a gente vê como é que sai para voltar para Rosalba", disse Carlos Augusto.
 
Na reportagem, o advogado de Rosalba, Felipe Cortez, questiona as gravações. "Os grampos por si só não provam nada. O caixa 2 não existiu. As conversas tratavam de assuntos financeiros, não necessariamente de caixa 2", argumentou.
 
Já José Agripino afirma que os grampos não apontam qualquer ilegalidade. Ele disse que se trata de doações legais a candidatos a deputado pelo partido.
 
Na sequência, a IstoÉ traça um perfil de José Agripino: "No Rio Grande do Norte, José Agripino é admirado e temido por seu talento em captar recursos eleitorais. Até mesmo os adversários pensam duas vezes antes de enfrentar o senador com palavras".
 
A reportagem ainda traça paralelo entre as doações à Empresa Industrial Técnica (EIT) com as principais lideranças do DEM no Estado. A revista lembra que até 2008 José Agripino era sócio da empreiteira e que nas eleições de 2010 ele recebeu uma doação de R$ 550 mil para a campanha.
 
Segundo a IstoÉ, a EIT "é o terceiro maior destino de recursos do Estado nas mãos de Rosalba. Perde apenas para a folha de pagamento e para crédito consignado. Só este ano foram R$ 153,7 milhões em empenhos do governo, das secretarias de Infraestrutura, Estradas e Rodagem e Meio Ambiente".
 
Doador de campanha é chamado de “Marcos Valério potiguar”
 
A reportagem da IstoÉ dedica um capítulo especial a Mossoró com ênfase nas eleições do ano passado e na figura de um dos seus maiores protagonistas: o empresário Edvaldo Fagundes.
 
Classificando-o como o "Marcos Valério potiguar", numa associação com o articulador do mensalão, a revista informa que Edvaldo saiu da condição de dono de sucata para bilionário.
 
A matéria diz que Edvaldo é dono de 32 empresas de fachada que servem de elo entre o Governo do Estado e o DEM. Em seguida, lembra que no dia 17 ele fora alvo de uma investigação que o aponta como líder de um esquema de mais de R$ 400 milhões em fraudes.
 
A reportagem lembra do papel de Fagundes na campanha eleitoral de Mossoró no ano passado: "O empresário é acusado de não pagar tributos, mas investe pesado na campanha do partido. Nas eleições de 2012, Edvaldo Fagundes não só vestiu a camisa do partido como pintou um de seus helicópteros com o número da sigla. A aeronave ficou à disposição da candidata Cláudia Regina (DEM), pupila do senador José Agripino. Empresas de Edvaldo, que a Polícia Federal descobriu serem de fachada, doaram oficialmente mais de R$ 400 mil à campanha da candidata do DEM. Mas, investigação do Ministério Público apontaram que pelo menos outros R$ 2 milhões deixaram as contas de Edvaldo rumo ao comitê financeiro da legenda por meio de caixa 2".
 
O texto só omitiu a informação que a prefeita Cláudia Regina foi alvo de 11 cassações de mandato e está afastada do cargo pela terceira vez em dois meses. Em um dos processos o assunto é justamente caixa 2.
 
Fonte: Jornal o Mossoroense

MENSAGEM DE FINAL DE ANO DE POTI NETO VICE PREFEITO DE SÃO GONÇALO

                                                                             Às famílias são-gonçalenses
 
Transmito a todas as famílias de São Gonçalo do Amarante os meus votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo que possa ser marcado pela realização da maior parte dos nossos sonhos.
 
Ao mesmo tempo, convido a todos – trabalhadores de uma maneira geral, servidores públicos, profissionais liberais, pais e mães de família, bem como os seus filhos – para uma reflexão sobre a mensagem cristã.
 
Com toda a sua força, com todo o seu poder, Jesus Cristo nunca se proclamou maior do que ninguém.
 
Nunca usou a sua força e o seu poder em benefício próprio, nem para fazer o mal, nem para perseguir, inclusive aos que o perseguiam, aos que trabalhavam por sua derrota e até mesmo aqueles que o pregaram na cruz.
 
Quem não se lembra de uma de suas últimas orações, apenas alguns segundos antes do último suspiro? “Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem”
 
Ou seja: Toda a força e todo poder de Jesus só foram usados para fazer o bem – ressuscitar os mortos, curar os doentes, perdoar pecados, ofensas e erros e para ensinar que devemos amar até os nossos detratores.
 
Nesta hora em que celebramos o nascimento de Cristo é importante relembrar esse legado. E não apenas relembrar: Também pedir-lhe que nunca deixe nos faltar a coragem e a disposição de procurar segui-lo e de fazer de nossas vidas um permanente testemunho de fé.
 
Não apenas nos momentos de alegria, de vitória e de comemoração, mas, especialmente, nas horas de dificuldade e de sufoco, inclusive naquelas em que a nossa própria cruz parece pesar acima do que podemos, efetivamente, carregar.
 
Assim, implorando a bênção, a graça e a proteção de Deus, desejo a todos um FELIZ NATAL.

                                                                        Poti Neto
                                                          Vice-prefeito de São Gonçalo

MATRICULAS PARA REDE ESTADUAL SÃO PRORROGADAS ATÉ SEXTA 27

O Governo do Estado prorrogou até a próxima sexta-feira 27, o período de solicitação de matrículas para os estudantes que pretendem ingressar na rede estadual de ensino. Os interessados devem acessar o www.sigeduc.rn.gov.br, selecionar duas opções de escolas e solicitar a matrícula. Até o momento, 149 mil estudantes solicitaram suas matrículas por meio do SIGEduc. Do total, 41 mil é o número de novos alunos, que irão ingressar na rede. Os demais correspondem a renovações.
 
A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, destaca que todas as escolas estaduais estão abertas para auxiliar os pais e alunos que não tem computador em casa e precisam acessar a internet para solicitar a matrícula. “Para isso, realizamos um treinamento com os técnicos dessas unidades, em todas as regiões, no período que antecedeu a matrícula. Por ser o primeiro ano que o sistema está sendo utilizado em todo o Estado, estamos vivendo um período de experiência e adaptação.”
 
O coordenador das diretorias regionais de Educação, Eduardo Colin, lembra aos pais e alunos que o cadastramento do CPF, uma das exigências para solicitar a matrícula, continuará sendo realizado nos dias 26 e 27, em qualquer uma das 16 Diretorias Regionais de Educação. O cadastro do documento também pode ser feito nas Centrais do Cidadão.

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DICULGA HORÁRIO DE ATENDIMENTO DE FINAL DE ANO

O Gabinete Civil da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante divulgou nesta segunda-feira 23 os horários de funcionamento nas repartições públicas do município durante as festividades de final de ano. O decreto nº 521 assinado pelo prefeito Jaime Calado estabelece que nesta terça-feira 24, véspera de Natal, o expediente será corrido até ás 13h, retornando apenas na quinta-feira 26.
 
O mesmo decreto fixa orientações para o atendimento nos órgãos municipais que funcionarão normalmente no dia 30 e terá ponto facultativo no dia 31, véspera de Ano Novo. Os serviços retornam ao expediente normal no dia 2 de janeiro de 2014.  

GUSTAVO CARVALHO PRESTIGIA FESTA NATALINA EM ALEXANDRIA

O deputado estadual Gustavo Carvalho-PROS participou do “Natal dos Sonhos” em Alexandria. Organizado pela médica Jânia Fernandes, o evento foi realizado nesse domingo 22 e lotou a praça eventos do município.
 
Na manhã do domingo, o deputado Gustavo Carvalho visitou o município de Fernando Pedroza, onde foi recebido por Galego da Padaria e se encontrou com os vereadores João de Chota, Francimário, Carlos Magno e Magnos Paulo.
 
Gustavo, que foi aclamado presidente do América F.C. e será empossado neste mês de janeiro, ainda concedeu entrevista à FM Cidade 104,9 sobre política e futebol.
 
Nesta segunda-feira 23, Gustavo Carvalho foi recebido pelo líder Babau em Marcelino Vieira para um café da manhã com lideranças do município.
 
À tarde, o deputado participou da confraternização natalina organizada pela prefeita Mazé de Tenente Ananias.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

JOÃO MAIA E JAIME CALADO RECEBEM TITULO DE CIDADÃO DE SÃO FERNANDO


O  deputado federal João Maia-PR recebeu na noite deste domingo 22, o Título de Cidadão de São Fernando. A proposição foi de autoria da vereadora Maria da Guia de Medeiros, aprovada por todos os demais da Casa. Além de João Maia, outras personalidades também foram agraciadas com a mesma honraria, dentre elas o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado.
 
Falando em nome dos homenageados, João Maia reafirmou o compromisso de continuar ajudando no desenvolvimento de São Fernando. “Esta cidade ganhou o respeito de todo o Rio Grande do Norte, e dá orgulho de ser sãofernandense. E é só o começo, porque São Fernando vai poder continuar nessa linha de desenvolvimento, iniciada pelo ex-prefeito Paulinho e continuada agora por Genilson. Isso nos honra e como filhos de São Fernando, legalmente a partir de agora, nossa responsabilidade aumenta mais ainda”, finalizou João Maia.

FATIMA PRESTIGIA CONFRATERNIZAÇÃO DO SINTE-RN


Noite memorável para os trabalhadores em educação do Rio Grande do Norte. No domingo 22, quase três mil pessoas lotaram o Boulevard na confraternização natalina do Sinte-RN. A professora e deputada federal Fátima Bezerra (PT), como faz todos os anos, esteve no evento prestigiando amigos de longas datas e saudando os novos companheiros(as) que a cada ano vem somar a luta em defesa da educação pública de qualidade.
 
“É muito prazeroso esse encontro, reencontro com meus colegas professores, seus familiares e convidados, para celebrar a vida e desejar um ano de muitas lutas e conquistas", ressaltou Fátima Bezerra.
 
No sábado 21, a deputada participou da confraternização da Regional do Sinte/Assú.

PREVISÃO INDICA CHUVAS DENTRO DA NORMALIDADE EM 2014

Os meteorologistas de todo o país estiveram reunidos esta semana na Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), em Campina Grande/PB, para elaborar a primeira previsão climática oficial para o primeiro trimestre de 2014 para o setor norte da região Nordeste. Os primeiros indicativos apontam um período chuvoso normal. Apesar do indicativo, essa primeira previsão oficial não tem um índice de confiabilidade alto.
 
"Até fevereiro, temos sistemas de baixa previsibilidade atuando. Um exemplo é o Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que está mudando o tempo da região até o Natal. Vários municípios do Estado estão registrando pancadas de chuvas nesses últimos dias", esclarece. Gilmar Bristot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

SANDRA ROSADO CONFIRMA CANDIDATURA A PREFEITURA DE MOSSORÓ

A deputada federal Sandra Rosado-PSB, confirmou que é candidata a prefeita de Mossoró na eleição suplementar que vai ser realizada em 2 de Fevereiro, o primeiro suplente do PSB Adenúbio Melo que representa o segmento evangélico, vai ser peça importante na campanha, Sandra sendo vitoriosa ele herda pelo menos 1 ano de mandato na câmara federal.

"UM PRESENTE DE NATAL" ESTRÉIA HOJE

Começa hoje e vai até a próxima quinta feira 26, o espetáculo "Um presente de Natal", as apresentações acontecem na árvore de Natal localizada no bairro Mirassol, às 20h.

Com trilha sonora de Danilo Guanais e direção de Diana Fontes, 30 atores sobem ao palco para encenar uma história singular para levar brilho e significados da sabedoria habitada no universo infantil contada através da história dos três reis.

PRESIDENTE DO TSE DIZ QUE PT É IGUAL AOS DEMAIS PARTIDOS

Presidente do TSE diz que não há diferença ideológica entre partidos, teme que comportamento mais brando do tribunal nas eleições estimule a ilegalidade e afirma que o Judiciário deve fazer o que o Legislativo não faz,
 
No comando da Justiça Eleitoral pela terceira vez, o ministro do STF Marco Aurélio Mello sempre defendeu que o Judiciário ocupe as brechas deixadas pelo Legislativo. É o que costuma chamar de “protagonismo do Judiciário”. No próximo ano, o ministro promete lutar para que o TSE desempenhe esse papel nas eleições de outubro. Como terá de deixar o tribunal antes do pleito, iniciou uma campanha aberta pela atuação ativa do TSE nas ações eleitorais.
 
Em entrevista à ISTOÉ, Marco Aurélio mostrou-se preocupado com a possibilidade de os ministros do TSE aliviarem as punições a políticos. Segundo ele, a partir de maio, o tribunal será formado majoritariamente por juízes favoráveis ao mínimo de atuação judicial. “Há um risco real de que isso aconteça e não será nada bom no combate à impunidade.” Sobre o uso da urna eletrônica nas eleições, o ministro diz que foi um grande avanço e tem evitado dúvidas e impugnações, apesar dos temores em relação à segurança.
 
“Ainda há um ranço sobre a segurança da urna, mas a máquina é algo objetivo e ficou claro que é a melhor opção.” Ele defende que o TSE tenha um quadro fixo de integrantes. Hoje, os ministros da corte servem a dois tribunais. Marco Aurélio também falou a respeito do financiamento de campanhas, tema que está na pauta do STF. Para ele, “as doações de empresas saem muito caro para a sociedade”. “A pessoa jurídica abre o leque de financiamentos para depois cobrar do eleito seus interesses.”

SÃO GONÇALO: ESCOLA DE COQUEIROS MOSTRA EXEMPLO DE QUALIDADE NO ENSINO

Formanda Sara Silva com a madrinha Mada Calado Maia
O que era pra ser apenas mais uma formatura de alunos do quinto ano e ensino fundamental, na Escola Municipal Maria Judite, localizada na comunidade de Coqueiros, foi transformada numa solenidade de formatura digna de escolas privadas. Na tarde deste sábado 21 o prefeito Jaime Calado, acompanhado dos secretários Abel Neto (Educação), Mada Maia Calado (Extraordinária), Janecleide Oliveira (Assistência Social), Newton Albuquerque (Ouvidoria) e o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Veríssimo, acompanharam a cerimônia.
 
O diferencial da solenidade começou pelo figurino dos formandos, no estilo passeio completo. A decoração em harmonia com os tons dos vestidos e gravatas foi outro detalhe observado. O cerimonial seguiu um ritual típico de grandes formaturas, com direito a valsa dos alunos e a entrega do anel pelos padrinhos. A secretária Mada Maia Calado foi escolhida com madrinha da estudante Sara Silva, do quinto ano.
 
Ao final, alunos das duas turmas de formandos homenagearam as professoras com buquês de flores e as autoridades fizeram a entrega dos certificados de formatura. “Aqui está a prova de que educação não é apenas ensino, é exemplo também. A equipe da Escola Maria Judite está de parabéns pela organização e respeito aos alunos e pais de alunos. Essa formatura não deixa nada a desejar a um evento de escola particular. É dessa forma que queremos a educação de São Gonçalo”, afirmou Jaime Calado.

BRASIL BATE RECORD DE ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS

Duas importantes ferramentas da cidadania ganharam as manchetes nos noticiários. Criadas por organizações da sociedade, elas medem o quanto desperdiçamos de dinheiro e oportunidades.
 
Por um lado, temos o painel do Impostômetro, uma criação da Associação Comercial de São Paulo. O Impostômetro foi desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação e mostra aos cidadãos toda a chamada “fúria arrecadatória” dos governantes nos três níveis: municipal, estadual e a União.
 
Pelo sexto ano consecutivo, o Impostômetro acusa um recorde de “mordida” dos governos sobre os cidadãos pagadores de impostos. Do início do ano até o fim de dezembro agora, o Impostômetro marca a impressionante quantia de um pouco mais de R$ 1,6 trilhão arrecadados.
 
Na outra ponta, o Sonegômetro, criação do Sinprofaz, o sindicato dos procuradores da Fazenda Nacional, também bateu recorde este ano. Pelos cálculos do Sonegômetro, este ano o país perdeu nada menos que R$ 415 bilhões em sonegação de impostos.

CAMPO REDONDO: PREFEITURA ANTECIPA PARA HOJE PAGAMENTO DO MÊS DE DEZEMBRO

O funcionalismo público de Campo Redondo está comemorando a notícia anunciada pelo prefeito, Alessandru Alves-PROS, no programa institucional do município. Alessandru surpreendeu a todos quando disse que já havia autorizado e nesta segunda-feira 23 estará sendo feito o pagamento de todos os servidores e professores da rede municipal e demais secretarias.
 
O presente de Natal antecipado agradou a todos. “Fico muito feliz em saber que apesar de muitas dificuldades iremos findar o ano com o sentimento de dever cumprido. Rogo a Deus e as orações do povo de Campo Redondo para que no próximo ano possamos continuar cumprindo o nosso dever de fazer o pagamento dentro do mês e poder honrar cada voto que foi depositado nessa gestão. Enfrentamos desafios, alcançamos vitórias e, às vezes, experimentamos infortúnios. É com o destemor das nossas consciências que haveremos de construir, juntos, um grande futuro para nossa Campo Redondo, na certeza de que a esperança continua viva nos nossos corações. Desejo um Feliz Natal e que o Ano Novo seja repleto de realizações para todos os camporedondenses”, destacou o prefeito.
 
Ainda neste mês de dezembro o prefeito Alessandru, também  antecipou o pagamento do décimo terceiro, que foi realizado no dia 13.

PAULO EMIDIO RECEBE TITULO DE CIDADÃO SÃOGONÇALENSE

Paulinho ao lado do ex vereador Joselito Dantas (foto: Idelfonso Farias)
 
A câmara municipal de São Gonçalo realizou na última sexta feira 20, sessão solene para entrega de titulo de cidadania a 11 personalidades do estado que prestaram ou prestam serviços ao município, o ex prefeito de São Fernando, ex secretário de estado e hoje secretário municipal de habitação Paulo Emídio de Medeiros foi um dos  homenageados.
 
Paulinho agradeceu ao ex vereador Joselito Dantas, autor da concessão do titulo e lembrou que sempre manteve uma boa convivência com os comerciantes do município uma vez que atuou no ramo do comercio, o homenageado encerrou sua fala falando da amizade com ex prefeito, ex deputado e hoje conselheiro do TCE, Poti Júnior.

domingo, 22 de dezembro de 2013

GRUPO SATURNINO SE APRESENTA HOJE NO PROJETO SOM DA MATA

Neste domingo, 22, acontece mais uma tarde musical no Parque das Dunas. O grupo Saturnino sobe ao palco do Som da Mata para mostrar um repertório baseado em seu CD de estreia, “Saturnino e o DiscoAvuadô”, assim como releituras de clássicos da MPB e do Jazz.
 
O Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do Programa Unimed Cultural, além do apoio do Governo do Estado através do Idema que cede o Anfiteatro Pau-brasil no Parque das Dunas, onde acontece o evento.
 
Serviço:
 
Show:Saturnino Dia: 22 de dezembro
Hora: 16:30h
Local: Anfiteatro Pau-brasil; Parque das Dunas
End: Av. Alexandrino de Alencar, s/n, Tirol.

JOSÉ AGRIPINO: " NENHUM PAÍS VAI PARA FRENTE SE NÃO INVESTIR NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS "


O Brasil nunca será uma grande potência se não investir pesado e tratar como prioridade a educação de seus jovens, afirmou o líder do Democratas no Senado, José Agripino. Dados recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que apenas 44% das escolas públicas do país possuem infraestrutura básica, 0,6% têm laboratório de ciências e 15% contam com biblioteca e sala de informática. “Esses dados são desesperadores. Estamos falando do básico que se deve ter em uma escola: água e luz. Não podemos aceitar isso. Ou se investe pesado na educação do país ou nunca avançaremos como nação”, destacou o parlamentar.
 
Hoje o Brasil possui 63 milhões de alunos e 2,3 milhões de professores na educação básica. De acordo com a pesquisa do IBGE, a carreira de professor aparece como a mais desvalorizada no Brasil, se comparada com outras profissões, como a de engenheiro. Um dos principais motivos dessa desvalorização deve-se, também, à remuneração mínima da carreira: R$ 1.567, com jornada de 40 horas semanais.“Não se fala em investir na educação sem se falar da importância de se valorizar o professor, dando a ele escolas equipadas, condições de trabalho dignas, salários atrativos, para que ele se sinta estimulado a ensinar”, ressaltou o senador.
 
Os números relacionados à exclusão e evasão escolar revelados pela pesquisa também são assustadores: 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 a 17 estão fora da escola no Brasil; 8,8 milhões de alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental estão em risco de exclusão escolar por estarem com idade superior à recomendada para a série que frequentam.
 
De acordo com o Banco Mundial, os conhecimentos de ciências e matemática de um brasileiro de 15 anos são iguais ao de um chinês de Xangai de 10 anos e de um coreano de 11 anos. “Nenhum país vai para frente se não tratar o jovem como prioridade, investindo em sua educação, incentivando e valorizando o estudo”, disse Agripino.