Minha lista de blogs

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SEMANA DECISIVA

Esta semana é decisiva, de acordo com o calendário  eleitoral o prazo para troca de partidos para quem pretende disputar as eleições de 2014, acaba no próximo sábado dia 5, na assembleia legislativa pelo menos seis parlamentares ainda vão fazer suas escolhas, é esperado que o PP receba pelo menos cinco senhores deputados que são: Kelps Lima, Ricardo Motta, Raimundo Fernandes, Gilson Moura e Vivaldo Costa. Ezequiel Ferreira deverá deixar o PTB e ingressar no PMDB.

domingo, 29 de setembro de 2013

SÃO GONÇALO: PREFEITO JAIME CALADO BENEFICIA FAMILIAS COM CASAS POPULARES

“Estou muito feliz em saber que terei minha própria casa. É um alívio ter a certeza que vou sair do aluguel. A pessoa trabalhar todos os dias para pagar aluguel não é fácil. O dinheiro que eu pagava o aluguel vou investir na educação do meu filho e na minha casa”. Esta declaração foi de Maria Auxiliadora, moradora de Jardim Lola e uma das 45 pessoas beneficiadas com a entrega dos termos e chaves de casas populares na comunidade de Barreiros.
 
A solenidade aconteceu na Secretaria de Habitação, Regularização Fundiária e Saneamento com a presença do prefeito, Jaime Calado, o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Veríssimo e o vereador Adelson Martins. Os secretários Magnus Kébyo (Serviços Urbanos), Mada Maia Calado (Extraordinária), Canindé de França (Regularização Fundiária), Gilmar Cardoso (adjunto Gabinete Civil), Carlos Felipi (Habitação), João Eider (Gabinete Civil) e Jane Oliveira (Assistência Social), prestigiaram o evento.
 
“Entramos em mais um etapa desse processo. Algumas casas estão mais adiantadas do que outras. O fato lamentável é que novamente sofremos com as invasões das casas, mas dessa vez, os construtores e trabalhadores da obra conseguiram retirar a tempo. Nossa dificuldade maior são essas invasões. Após esse encontro, vocês irão conhecer o novo local de moradia” finalizou Paulo Emídio, secretário de Habitação. As moradias entregues fazem parte do Programa de Subsídio Habitacional (PSH), parceria do governo federal, Governo do Estado e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.
 
Jaime Calado reforçou a informação de que não se pode alugar ou vender as casas recebidas sob o risco de perdê-las, mas enfatizou a felicidade de poder entregar mais casas e realizar mais sonhos. “Agora que vocês já tem o termo, são os donos dos imóveis. No momento em que invadiram sua propriedade vocês podem procurar um advogado aqui na casa da cidadania e pedi reintegração de posse. Já fizemos uma quadra poliesportiva, ampliamos algumas ruas e até o fim do meu mandato espero calçar as ruas e construir uma escola modelo no conjunto”. finalizou.

PP DEVE FICAR COM BETINHO

O destino do PP no estado será selado amanhã, na reunião do deputado federal Betinho Rosado  com os deputados estaduais que querem se filiar ao partido e membros do Diretório Estadual. Betinho já recebeu o aval da Executiva Nacional para assumir o comando do PP potiguar, porém, encontra resistência do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, que hoje controla a legenda através do seu filho, vereador natalense e provável candidato a deputado federal Rafael Motta. A possibilidade de entendimento não é das mais favoráveis.

HENRIQUE AVALIA DISPUTAR O GOVERNO

Durante jantar recente com políticos conterrâneos, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves-PMDB, tentou “tomar o pulso” dos possíveis candidatos ao governo do Rio Grande do Norte. Ouviu seu nome, é claro. Pressionado pelo primo, ministro Garibaldi Alves (Previdência), Henrique considera sair candidato a governador, mas para isso quer costurar aliança com PT e partidos da oposição.

sábado, 28 de setembro de 2013

AÉCIO ACERTA PARA SERRA DISPUTAR O SENADO PELO PSDB

Deu na coluna de Claudio Humberto
 
 
Aspirante a disputar a Presidência da República, o senador e presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), saiu otimista de conversa com seu desafeto José Serra, que ameaçava se filiar ao PPS ou PSD para concorrer ao Planalto. Durante encontro em São Paulo, Aécio acertou a permanência do ex-governador no PSDB, pelo qual ele disputará vaga no Senado na chapa de reeleição do governador Geraldo Alckmin.

FATIMA FOI A ÚNICA POTIGUAR HOMENAGEADA COM O PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Tapete vermelho para os parlamentares que, na avaliação da sociedade, melhor representam a população no Legislativo. Em noite de festa realizada nesta quinta feira 26, no Unique Palace, em Brasília, a premiação da oitava edição do Prêmio Congresso em Foco. A deputada federal Fátima Bezerra-PT foi a única Potiguar homenageada na solenidade. Votação que elegeu os melhores parlamentares foi realizada pela internet entre 9 de julho e 9 de setembro de 2013.
 
Na votação, a deputada Fátima concorreu ao prêmio na categoria “Destaque na Defesa da Educação”. Além disso, dos 513 deputados que compõem a Câmara Federal, Fátima ficou na lista dos 40 mais bem avaliados.

EMPRESÁRIO AECIO DINIZ RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO NORTERIOGRANDENSE


Ao homenagear o empresário Aécio Diniz com o título de cidadão norte-rio-grandense, em sessão solene realizada esta manhã na Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira, propositor da honraria, destacou a vitória empresarial do homenageado e a sua ação social.
 
“Quero falar do homem do coração bom, de alma lavada e pura que constatou, faz alguns anos, um grande déficit de aprendizado nas escolas públicas por causa da incapacidade dos alunos de enxergarem bem, e criou o programa Visão de Futuro. Já distribuiu gratuitamente óculos de grau às crianças do Ensino Fundamental. Já doou quase 10 mil óculos para alunos de instituições de ensino público em parceria com as secretarias municipais de Educação’, destacou.
 
Ezequiel frisou, também que “o projeto Enxerga Brasil, em parceria com o governo federal é uma nova vitória de Aécio Diniz, um poli campeão de vitórias”. Ele disse ainda que o homenageado é um homem inovador, empreendedor e precursor de um modelo novo de franquias, na qual apenas ex-funcionários são incentivados a se tornarem franqueadores da rede.
 
Ao agradecer a homenagem, Aécio Diniz, nascido em Catolé do Rocha, na Paraíba disse que se sentia mais cidadão e “com esse prêmio vou fazer mais por Natal e pelo Rio Grande do Norte. A partir de hoje estarei mais forte”, afirmou.

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO ANTECIPA SALÁRIOS DE SETEMBRO

A Secretaria de Finanças de São Gonçalo do Amarante confirmou a antecipação da folha de pagamento do mês de setembro do funcionalismo público do município. De acordo com Luiz Henrique houve um esforço conjunto das Secretarias de Administração, Saúde, Educação e Finanças para cumprir a determinação do prefeito Jaime Calado para depositar os salários nas contas dos servidores neste sábado 28.
 
Além das festividades dos Mártires de Uruaçu, que acontecem no próximo dia 3 de outubro, quando São Gonçalo terá um grande evento religioso, a Prefeitura Municipal resolveu antecipar os salários em função da greve da rede bancária para que o funcionário público municipal possa ter mais tempo para encontrar formas de vencer as dificuldades de efetuar saques, pagamentos e não atrasar os compromissos

DETRAN: NATAL RECEBE MUTIRÃO DE TESTES DE DIREÇÃO VEICULAR

A Controladoria Regional de Trânsito do Detran/RN vem realizando desde meados do mês de agosto, na sede administrativa do Órgão, um mutirão sistemático de teste de direção veicular buscando equalizar a demanda reprimida das avaliações existentes na capital potiguar. A medida acontece após o horário normal de expediente, durante as tardes de três dias da semana (terça, quarta e quinta-feira), onde semanalmente estão sendo avaliados 300 candidatos à habilitação de veículo automotor.
 
Até está semana o mutirão era direcionado tanto para os candidatos que estavam realizando o exame pela primeira vez, como para os que foram reprovados e necessitam fazer o reteste, porém a partir da próxima segunda-feira (30) as avaliações desenvolvidas dentro do programa de mutirão só poderão ser realizadas por pessoas que ainda não passaram pelo teste. As demais continuarão sendo examinadas no horário normal do expediente administrativo desenvolvido pelo Detran/RN.
 
De acordo com o presidente da Comissão de Peritos Examinadores do Detran/RN, Arnaldo Castro, a direção da Instituição vem empreendendo esforços para atender a demanda reprimida de teste de volante em todo o estado. “No interior do RN a pendência já foi equalizada, nossa meta agora é diminuir os números de espera na capital, que por vezes se agrava devido ao índice de candidatos reprovados, que voltam para a fila de espera para refazer o exame”, informou.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

GUSTAVO FERNANDES SOLICITA SEMAFOROS NA BR 406

foto  Assis Silva
O deputado estadual, Gustavo Fernandes-PMDB intermediou nesta quinta-feira 26 a reunião entre o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN), Willy Saldanha com o prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino (Vavá) e os vereadores do município, Aldo Torquato, Gilberto Onorato (presidente da Câmara), Maurício Caetano, Daniel Enfermeiro e a liderança comunitária, José Araújo.

O prefeito e os vereadores solicitaram ao diretor geral do Detran/RN, Willy Saldanha através do deputado Gustavo Fernandes a instalação de dois semáforos na BR - 406 em João Câmara, no cruzamento com as avenidas Antônio Proença e Jerônimo Câmara, pontos críticos de acidentes.

SÃO GONÇALO: PREFEITO JAIME CALADO VISITA OFICINAS DO PROJETO " A GENTE CONTRA A DENGUE " DO SUPERMERCADO NORDESTÃO


Dezenas de crianças assistidas pelo projeto “A Gente Contra Dengue”, desenvolvido em parceria pela rede de supermercados Nordestão e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, receberam a visita do prefeito Jaime Calado e o diretor-presidente do grupo, Manoel Etelvino, além dos secretários Abel Neto (Educação), Ledson França (Comunicação), coordenadores do projeto, técnicos da Coordenação de Vigilância em Saúde, servidores da educação, colaboradores e parceiros.
 
A parceria acontece desde 2009, onde alunos das escolas públicas municipais criam ações que concorreram com as demais escolas do Estado e já teve êxito com a melhor história em quadrinhos. Esta é a última oficina das turmas das escolas Francisco Potiguar Cavalcanti e Poti Cavalcanti, reunindo crianças do 6º ao 9º ano. Ao todo, são 16 instituições municipais de ensino participantes do projeto. Os estudantes acompanharam as oficinas e receberam um kit contendo: Cd de controle e combate a dengue, cd sobre alimentação segura, camisa, cartilha de informações, boné e lápis. No final, as escolas e alunos vão competir para fazer a melhor história em quadrinhos e a premiação para o vencedor será um Netbook e a escola vencedora terá um ano de internet grátis.
 
O objetivo desse trabalho é combater a dengue fazendo com que os alunos se tornem agentes multiplicadores, nas comunidades onde residem, incentivando a família, amigos e população a combater o mosquito Aedes Aegypti. O projeto “A Gente Contra a Dengue” ainda oferece orientações sobre nutrição, higiene e qualidade vida, a partir do Programa “Alimento Seguro”, desenvolvido nas lojas do Nordestão espalhadas pelo Estado.
 
“Estou aqui mais para aplaudir e parabenizar vocês. Temos orgulho de ser parceiro de uma empresa bem gerenciada e que possui a preocupação, competência e sensibilidade social. Os alunos são nossas apostas para um futuro. Vocês têm que aprender e praticar o que está sendo ensinado aqui”, declarou Jaime.

PESQUISA IBOPE: DILMA SOBE, MARINA CAI

O Estado de São Paulo divulgou resultado de pesquisa realizada pelo Ibope, a presidente Dilma abriu 22 pontos sobre a segunda colocada, Marina Silva. Em julho, a diferença era de 8 pontos. Enquanto a presidente sobe, a segunda colocada  Marina cai, ela perdeu seis pontos, ficando mais distante de Dilma e ameaçada pelo tucano Aécio Neves
 
Dilma cresceu de 30% para 38%, Marina caiu de 22% para 16%. Aécio oscila entre de 13% e 11%, enquanto Eduardo Campos caiu de 5% para 4%. O número de indecisos ainda é alto 31%.

JOAQUIM BARBOSA QUER AUMENTO PARA MINISTROS DO STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, não está nem ai para quem protesta por saúde, educação, segurança, modalidade urbana e por moralidade no serviço público, ele avisou ao presidente da Câmara, Henrique Alves, que enviará novo projeto ao Congresso aumentado R$ 40 mil o salário dos ministros do STF.

GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA ATRASO NO PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO

O governo do estado anunciou no final da tarde desta quinta feira 26 que vai atrasar o pagamento de parte funcionalismo estadual, quem ganha  acima de 3 mil reais vai receber seu vencimentos no dia 10 de outubro.

O servidores que trabalham nas Secretarias de Educação, Saúde e Segurança, além dos lotados em órgãos da administração indireta, como Uern, Defensoria Pública, Detran, Ipern ( Previdência), Idema  e Jucern, recebem seus vencimentos nesta segunda 30.

FÁTIMA CUMPRE AGENDÃO NO ESTADO

Nesta sexta-feira 27, a deputada federal Fátima Bezerra PT vai participar dos lançamentos, em Natal, das candidaturas de Olavo Ataíde e José Gilderlei, a presidentes dos diretórios Estadual e municipal de Natal, respectivamente. No mesmo evento também serão lançadas as candidaturas de Ferreirinha a presidente do Zonal Norte, e do primeiro-suplente de vereador, Rodrigo Bico, à presidência do Zonal Sul.
 
Para o Diretório Nacional a deputada apoia a reeleição de Rui Falcão, além de ser membro da chapa “Partido Para Todos, na Luta”, do Movimento PT, corrente da qual Fátima faz parte e que a indicou para ocupar uma das vice-presidências nacional do PT, na atual gestão.
 
Fátima tem participado ativamente do Processo de Eleições Diretas – PED para as novas direções (municipais, estaduais e nacional) do PT, único partido brasileiro que elege seus dirigentes pelo voto direto dos seus filiados. Eleição será realizada dia 10 de novembro.
 
No sábado, Fátima pega estrada para participar, em São Miguel do Gostoso, de reunião do Polo do PT e de reunião dos prefeitos da região do Mato Grande. Já em Mossoró, a deputada vai prestigiar os eventos em comemoração aos 45 anos da UERN, e a posse do novo reitor da instituição, Pedro Fernandes e do vice-reitor, professor Aldo Gondim, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

CPI DO TREABALHO INFANTIL ABRE TRABALHOS NA PRÓXIMA QUARTA FEIRA

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a exploração do trabalho infantil no Brasil vai abrir oficialmente os trabalhos na próxima quarta-feira, 2 com o prazo de 120 dias para apresentação do relatório oficial. O ato de instalação foi assinado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves que convocou 21 deputados federais para fazer parte do grupo na condição de titular e 11 como suplentes.
 
A CPI foi requisitada pela deputada federal Sandra Rosado-PSB desde 2006 e só agora foi instituída através do Requerimento de Instituição. “Por mais que dados apontem que houve redução do trabalho infantil nos últimos anos, sabemos que essa ainda é uma triste realidade em nosso país. Nossa ação vai ser a de mostrar que em muitos estados crianças trocam os bancos da escola por frentes de trabalho”, enfatiza Sandra Rosado.
 
Dados oficiais mostram que, em 2011, 3,7 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalharam no Brasil em atividades econômicas ilegais.

.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

EXTREMOZ PARTICIPA DA 4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

O município de Extremoz, por meio da Fundação de Cultural Aldeia de Guajirú, participa da 4ª Conferência Estadual de Cultura que está sendo realizada entres os dias 26 e 27, nos teatros Alberto Maranhão (TAM) e o de Cultura Popular (TCP). No dia 26, abertura do evento será no TAM, às 20h. No dia seguinte, das 08h às 12h e das 14h às 18h, no TCP.
 
O município, que realizou no dia 07 de agosto a 2ª Conferência Municipal de Cultura, com a participação de mais de 300 pessoas, entre populares, representantes civis, gestores públicos e artistas, promoveu o debate para a elaboração e implementação dos planos municipais de cultura, discussão sobre a cultura local nos seus aspectos de direitos e cidadania, identidade, memória, produção simbólica e diversidade cultural, gestão e participação social, irá agora, por intermédio dos seus delegados, promover o debate para a elaboração dos planos municipais de cultura, discussão sobre a cultura local nos seus aspectos de direitos e cidadania, identidade, memória, produção simbólica e diversidade cultural, gestão e participação social.

UM CONGRESSO SUBTERRANEO, QUASE DISPENSÁVEL

Alessandro Melchior
Por Alessandro Melchior



Realizar a discussão em torno da reforma política da forma rebaixada e tacanha como a maioria do Congresso brasileiro tem feito, é relegar o Poder Legislativo às profundezas da sua atual mediocridade por mais longos anos. E querer arrastar consigo essa demanda desesperada por cidadania que o nosso povo tem apresentado de formas tão variadas em tão diversas ocasiões.
 
As manifestações de junho e julho, extensamente analisadas por estudiosos, políticos e curiosos, sinalizaram, entre outros temas, a angústia da sociedade com a corrupção. Não com essa corrupção apontada e alimentada seletivamente pela grande mídia privada. Mas pela corrupção sistêmica do Estado brasileiro já assinalada por inúmeros estudos e pesquisas, aquela que liga umbilicalmente a política com os interesses privados, seja como meio ou como fim.
 
Uma coisa, todavia, é consensual. A angústia da cidadania brasileira com a estrutura política. E aqui o problema central. As pessoas, cotidianamente em pesquisas de opinião, segmentadas ou gerais, ou na expressão visual dos atos recentes, não fazem qualquer referência aos penduricalhos que o Congresso tem chamado de “minirreforma” ou “reforma possível” entre suas demandas.
 
Milhares de pessoas que vão às ruas sem saber o porquê. Milhões de pessoas que ocupam seu tempo com coisas diferentes, mais ou menos legítimas, não querem saber de suplência de senador, redução do tempo de propaganda eleitoral, prazo para troca de nomes nas chapas.
 
Todos esses temas são de interesse corporativo. Alguns, obviamente, precisam ser revistos e fazem parte de um arcabouço falido. Mas são os acessórios. É antidemocrática a forma de eleição dos suplentes de senador, assim como a própria existência de uma Câmara alta, pra sermos mais objetivos. Mas não se pode acreditar que esse seja o grande problema da vida política nacional. Nem se pode usar o argumento das possibilidades/correlação de forças para justificar essa agenda minimalista que o Congresso tenta passar.
 
As pessoas estão desacreditadas do nosso sistema político. Poderíamos alegar como tentativa de consolo que a cidadania “de urna” é a realidade de quase todo o mundo. Vamos nos ater a esse tipo de rebaixamento argumentativo? Devemos buscar uma cidadania diurna, cotidiana. Envolver as pessoas passa por criar instrumentos para arejar os espaços institucionais. Para transformar em realidade os desejos legítimos e justos por mais direitos sociais.
 
Milhões de brasileiros não veem na política um caminho para isso. Muito trabalho midiático para desvalorizar e desqualificar a política e qualquer solução coletiva para as angústias compartilhadas, isso é fato. Mas uma estrutura hierarquizada e profundamente excludente ainda se faz presente. Assegurar a participação de jovens, mulheres, negros, pobres nesses espaços não é só garantir a representação da diversidade demográfica, étnica, sexual e geracional brasileira. É também garantir a possibilidade de que as inquietudes do nosso povo possam ser vocalizadas. Não apenas as inquietudes dos bastidores do poder protagonizadas pelos senadores brancos de cabelos da mesma cor e deputados lobistas, de todos os lobbies possíveis e imaginários.
 
Acabar com o financiamento privado de campanhas eleitorais, criar instrumentos para permitir a renovação política e geracional, tanto nos espaços institucionais eletivos quanto nos partidos políticos, são algumas das necessidades prementes em torno dessa discussão.
 
O Congresso brasileiro, representação fidedigna, em sua composição majoritária, da defesa do status quo, pode, legalmente, fazer uma reforma política profunda. Agora ou depois. Como bem podia ter feito antes, é claro. Politicamente, no entanto, precisa ter a capacidade de entender que as instituições que se tornam defasadas são substituídas ou subjugadas. O Parlamento faz bem à democracia, mas não nesse papel quase cotidiano de rebaixar a níveis subterrâneos as poucas discussões importantes que, às vezes, tomam conta da sociedade.
 
Nesse papel anódino, ele é quase indispensável

VIVALDO COSTA FALA SOBRE DESFILIAÇÃO DO PR

O deputado Vivaldo Costa-PR explicou as razões que o levaram a querer a desfiliação do Partido Republicano e afirmou que irá conversar com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta para a escolha de uma nova legenda.

Vivaldo declarou que desde o início de sua carreira política sempre levantou a mesma bandeira partidária, mas informou que na última campanha eleitoral teve problemas com o atual presidente do PR, o deputado Federal João Maia. Segundo Vivaldo, a divergência de apoios para os candidatos ao Governo do Estado foi o que o levou a querer deixar o PR.

“É de conhecimento de todos no RN a minha convergência com o presidente Ricardo Motta e se a Justiça conceder que eu me desligue do PR, irei conversar com ele sobre as novas possibilidades”, declarou.

SOLIDARIEDADE É A SALVAÇÃO DE BETINHO ROSADO

O novo partido Solidariedade pode não ser o alvo de filiação partidária do deputado federal Betinho Rosado que recentemente deixou  o Democratas, mais pode ser a taboa de salvação, assinando a ficha de filiação na nova sigla, ele continua na câmara federal, caso contrário corre o risco de ficar sem mandato, o senador José Agripino já avisou que vai querer o mandato que pertence ao partido.

STF NEGA SEGUIMENTO A RECLAMAÇÃO DO SINPOL

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento a Reclamação interposta na corte mais elevada do país, pelo Sindicado dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol). A entidade ingressou com pedido para reformar decisões proferidas pelo relator da Ação Cível Originária, desembargador Claudio Santos, nos dias 29 de agosto e 3 de setembro.
 
Nelas, o magistrado de segunda instância determinou que o Sinpol garantisse percentual mínimo de 70% de agentes, escrivães e funcionários do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) trabalhando enquanto durasse a greve da categoria, iniciada em 6 de agosto.
 
Celso de Mello negou seguimento à reclamação, julgando prejudicada a liminar requerida.
 
Aguarda-se a publicação da decisão com o inteiro teor do posicionamento do relator. O STF ao apreciar outra Reclamação, de nº 6568, definiu que as Polícias Civil e Militar não têm direito à greve, conforme estabelece o art. 42, § 3º, IV da Constituição Federal.

AECIO NEVES DE OLHO NO SOLIDEARIEDADE

O pré candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves/MG participou de jantar para comemorar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral favorável à criação do partido Solidariedade. A nova sigla já tem confirmada a filiação de 30 deputados e do senador Vicentinho Alves/TO, e tenta atrair mais sete parlamentares.

HENRIQUE ANUNCIA BENEFICIOS PARA CAICÓ ASSÚ E MAIS 7 CIDADES DO ESTADO

O deputado Henrique Eduardo Alves informou, em seu programa de rádio desta quarta-feira 25, que foram empenhadas 9 de suas emendas individuais apresentadas em favor de municípios do Rio Grande do Norte, entre eles Caicó e Assu.
 
Uma das emendas, no valor de R$ 250 mil, destina-se à urbanização da entrada da cidade de Paraná, conforme pleito da comunidade, representada pela prefeita Oriana Rodrigues (PMDB).
 
As outras oito emendas destinam-se à pavimentação de ruas nos seguintes municípios, conforme pleitos dos seus respectivos prefeitos: Caicó (prefeito Roberto Germano, PMDB): R$ 600 mil; Assu (prefeito Ivan Júnior, PP): R$ 500 mil; Santana do Matos (Prefeita Ladjane Ciríaco, DEM): R$ 300 mil; Extremoz (prefeito Klaus Rego, PMDB): R$ 300 mil; Jardim do Seridó (prefeito Jocimar Dantas de Araújo, PMDB): R$ 300 mil; São José do Seridó (prefeito Jackson Dantas, PMDB): R$ 250 mil; Grossos (prefeito José Maurício Filho, PMDB): R$ 250 mil; e São João do Sabugi (prefeito Aníbal Pereira, do PMDB): R$ 250 mil.
 
De acordo com o deputado Henrique, agora é os prefeitos caírem em campo para providenciar toda a documentação necessária e apresentação dos respectivos projetos para que possa ser agilizada, também, no menor espaço de tempo possível, a liberação dos recursos.

FATIMA LUTA PELA APROVAÇÃO PELA REGULAMENTAÇÃO DO PISO DOS ACE E ACS

A deputada federal Fátima Bezerra-PT participou nesta quarta-feira 25, do II Fórum Nacional sobre o Piso Salarial e Plano de Carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Saúde e Endemias, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília.
 
No encontro, Fátima falou da importância da mobilização e da união da categoria pela aprovação do Projeto de Lei 7495 de 2006, que regulamenta o piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combates às Endemias (ACE). “O momento é de união, fé e esperança. Quero aqui, mais uma vez, manifestar meu apoio e esperança de que está chegando a hora de ver a aprovação desta importante matéria para iniciarmos uma política pública de valorização e respeito aos agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Saúde e Endemia”, disse.

GUSTAVO FERNANDES PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DO PARQUE EÓLICO ASA BRANCA


O deputado estadual Gustavo Fernandes participou na manhã desta quarta-feira, 25, da inauguração do Complexo Eólico Parque Asa Branca, localizado nos municípios de João Câmara, Parazinho e Jandaíra. A cerimônia, contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, dos secretários estaduais Renato Fernandes (Turismo) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Econômico), e do adjunto da pasta, Sílvio Torquato; de membros da ContourGlobal, empresa responsável pelo empreendimento, como a CEO para a América Latina, Alessandra Marinheiro, e o presidente e CEO mundial da empresa, Joseph Brandt.
 
Também acompanharam o evento, os deputados estaduais George Soares e José Adécio; e os prefeitos João Câmara, Ariosvaldo Targino (Vavá); de Jandaíra, Beto Roque; de Parazinho, Marcos Antônio e de Bento Fernandes, Ivanaldo Fernandes.
 
O Complexo Asa Branca recebeu investimentos de R$ 600 milhões e contou com um financiamento de R$ 450 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). Juntos, os seis parques que compõem o complexo gerarão 160 MW de energia, o suficiente para abastecer 300 mil residências, número proporcional ao de uma cidade como Natal.
 
O deputado Gustavo Fernandes que tem como uma de suas bandeiras a energia eólica, disse que esse é mais um importante passo do Estado junto ao desenvolvimento. “A energia eólica é o futuro econômico do RN, porque em breve seremos exportadores dessa energia no país. Uma energia limpa e renovável”, ressaltou.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO INICIA REFORMAS EM GINASIOS DE ESPORTES


A prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretária de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, iniciou os trabalhos de reforma geral no quatro ginásios de esportes do município. O primeiro espaço esportivo a passar pelos reparos é o Manoel Targino, localizado no bairro Jardim Lola que será finalizada no final dessa semana. Em seguida será a vez do Senador Luiz de Barros (Santo Antônio), Aildo Mendes (Centro) e o Lourival Florêncio (Amarante).
 
De acordo com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer serão recuperados o telhado, pintura geral, os alambrados, parte elétrica e hidráulica, piso e rede de proteção, de acordo com as necessidades de cada ginásio. O custo total da obra está avaliado em R$ 350 mil, sendo R$ 150 mil em coberturas (telhados) e R$ 200 mil para os ajustes nos ginásios. As reformas foram determinação do prefeito, Jaime Calado, e realizadas utilizando de recursos próprios.
 
Segundo o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Micael Moreira, já foi feito o diagnóstico das necessidades dos reparos para cada praça esportiva. “Nossa principal preocupação são as coberturas que estão desgastadas. Queremos proporcionar ao desportista são-gonçalense uma melhor estrutura” finalizou.

VIVALDO COSTA RENOVA PEDIDO DE RECUPERAÇÃO DE AÇUDES NO SERIDÓ

O deputado Vivaldo Costa-PR renovou pedido junto a Assembleia Legislativa para recuperação das estruturas dos açudes localizados no Seridó, nas comunidades Açudinho, Concórdia, Bujari, Barbosa e Retiro. Devido as fortes chuvas caídas em 2010, os açudes necessitam ser recuperados urgentemente.
 
O requerimento foi discutido e aprovado por todos os deputados, devido à importância e necessidade da matéria. O Papa Jerimum lembrou que a reforma destes reservatórios, localizados no Seridó, garantirá melhores condições de saúde para a população.
 
“A importância de um programa de represamento de água é inquestionável, uma vez que possibilita o abastecimento d’água em locais com quadro crônico de escassez de água potável, incompatível com o desenvolvimento humano; por outro lado, o nosso Estado apresentava um quadro bastante acentuado de concentração dos seus recursos hídricos”, destacou Vivaldo Costa.

MAL ESTAR

O deputado estadual Fábio Dantas-PCdoB, vem causando mal estar a seus pares na assembleia legislativa, o motivo são as investidas do " camarada " em correligionários e lideranças politicas ligadas a alguns parlamentares para assinarem a ficha de filiação no PCdoB e disputarem uma cadeira na assembleia legislativa.
 
Na manhã de hoje um parlamentar vitima do assédio  disse ao blog que o deputado de São José de Mipibu não respeita sequer o grupo dos onze que votaram nele para conselheiro do TCE.

TJ JULGA RECURSO SOBRE FALTA DE VAGA EM UTI NO ESTADO

A falta de vaga na UTI da rede pública manteve mais uma condenação para o Estado, após uma decisão do desembargador Cláudio Santos, ao julgar o recurso (n° 2013.013137-4), movido pelo Ente Público, contra a sentença 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal.
 
O recurso envolve o debate acerca da responsabilidade ou não do Estado em custear um procedimento cirúrgico, para um usuário do SUS, que não apresenta condição financeira para adquirir uma válvula para correção da hidrocefalia (consequência da Síndrome Prune-Belly), do qual necessita para tratamento, sob pena de se agravar e se colocar em risco de morte.
 
O desembargador destacou que não basta, portanto, que o ente estatal meramente faça o reconhecimento formal de um direito, mas se torna essencial que, para além da simples declaração constitucional desse direito, seja ele integralmente respeitado e plenamente garantido.
 
“Especialmente naqueles casos em que este - como o direito à saúde - se qualifica como prerrogativa jurídica de que decorre o poder do cidadão de exigir do Estado a implementação de prestações positivas impostas pelo próprio ordenamento constitucional”, define o desembargador Cláudio Santos

TRE LIBERA RICARDO MOTTA E RAIMUNDO FERNENDES PARA DEIXAREM O PMN

O TRE deferiu o pedido de desfiliação partidária dos deputados estaduais, Ricardo Motta e Raimundo Fernandes, ambos do PMN, os dois tem até o dia 5 de Outubro para assinarem a ficha de filiação no PP, a nova sigla escolhida pelos parlamentares.

PMDB VAI TROCAR O TURISMO PELA INTEGRAÇÃO

A presidenta Dilma prometeu ao vice Michel Temer de entregar o Ministério da Integração para o PMDB, tão logo Fernando Bezerra deixe o cargo, devolvido ao governo petista pelo presidente do PSB, Eduardo Campos. Em troca, a presidente deverá tirar do Turismo da cota do PMDB para entregar o cargo ao PT, que há tempos reivindica protagonizar as ações para Copa de 2014.
 
Durante conversa com Michel Temer, Dilma exigiu apenas que o nome indicado pelo PMDB seja de consenso, para evitar novas brigas, o nome forte é o do senador Vital do Rêgo (PB), que tem apoio do PMDB da Câmara e do Senado.

HENRIQUE RECEBE REPRESENTANTES DO SINPOL E ETEP


O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves-PMDB, recebeu representantes dos policiais civis e dos servidores do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) do Rio Grande do Norte. Eles estiveram em Brasília para pedir apoio de Alves a uma pauta de reivindicações que inclui o aumento do efetivo no quadro das entidades, valorização profissional e melhorias nas condições de trabalho.
 
Segundo a vice-presidente do Sinpol, Renata Pimenta, o índice de criminalidade aumentou muito neste ano, chegando a 1,1 mil homicídios, “sem contar com outras práticas criminosas como assaltos, tráfico de drogas, sequestros, furtos, violência contra mulheres e crianças”. Também participaram da audiência os deputados João Maia-PR e Fátima Bezerra-PT. Os deputados acertaram a elaboração de uma nota, que deverá ser assinada por toda a bancada estadual, propondo a retomada das negociações entre o governo e as entidades.

SÃO GONÇALO: CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE E COMDICA COMPLETAM 20 ANOS

O Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante recebeu na manhã desta terça-feira 24 a cerimônia de comemoração do 20º Aniversário do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS). A solenidade foi acompanhada pelo prefeito, Jaime Calado, secretários municipais representados por Jalmir Simões (Saúde), Mada Maia Calado (Extraordinária), Jane Oliveira (Assistência Social) e Micael Moreira, que além de secretário da Juventude, Esporte e Lazer é presidente da COMDICA, Dr. Francisco de Assis, presidente da CMS, o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Verissimo, além de conselheiros, gestores, convidados e a população.

EDUCAÇÃO BÁSICA NAS UNIVERSIDADES É DISCUTIDA NA CÂMARA

Em um plenário lotado de professores, instituições ligadas à educação e deputados, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira 24, uma audiência pública voltada para discutir “O papel das Instituições de Educação Básica nas Universidades Federais”. O pedido da audiência pública foi proposto pela deputada federal Fátima Bezerra-PT.
 
O principal foco do debate foi a regulamentação das escolas de aplicação, o banco de vaga dos professores e a institucionalização das unidades de educação básicas nas universidades.
 
Fátima Bezerra, autora do requerimento, defendeu que essas escolas de educação infantil desempenham um papel muito importante na formação continuada do magistério brasileiro. “Essas escolas são os melhores laboratórios de prática de gestão e de experiências no campo da educação. Essas instituições são as maiores e melhores parceiras do MEC, na formulação e na implementação de políticas públicas voltadas para formação e valorização dos professores e da educação básica”, salientou.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

EZEQUIEL DIZ QUE SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE PREJUDICA A FUNDAÇÃO PADRE JOÃO MARIA EM CURRAIS NOVOS

O deputado Ezequiel Ferreira-PTB disse esta tarde 24 que o governo do Estado tinha se comprometido em repassar, este ano, um milhão de reais para o hospital regional de Currais Novos, mas até agora o repasse foi de apenas R$ 250 mil prejudicando o funcionamento da saúde pública naquela cidade do Seridó.
 
O deputado lembrou que há 40 anos existe uma parceria entre o governo do Estado e o hospital Padre João Maria, que funciona na mesma estrutura física do regional. Ele reclamou de uma determinação do secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto, segundo a qual o hospital está proibido de receber pagamento das Autorizações de Internação Hospitalar – AIHs, dos planos de saúde e de atendimentos particulares.
 
“A pequenez dessa decisão política de poucos não vai atrapalhar a grandiosidade do hospital Padre João Maria. Sem essa receita ele não vai ter condições de funcionar, mas tenho certeza que 45 mil habitantes não deixarão que problemas políticos atrapalhem o hospital, que é um patrimônio do povo de Currais Novos. O Padre João Maria vai ser mantido pela força e a coragem do seridoense’, asseverou.
 
Segundo o deputado, o governo não chega com medicamentos, nem insumos para o funcionamento do hospital, que este ano já investiu R$ 600 mil. “Estive na governadoria, relatei que a parceria era muito importante e que os problemas políticos não podiam se sobrepor à importância do hospital, mas de nada adiantou”, afirmou.

DETRAN REALIZA PALESTRA EM SANTA CRUZ

A Coordenadoria de Trânsito do Detran/RN vai realizar nesta quarta-feira 25 na cidade de Santa Cruz uma palestra abordando o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. A exposição acontece às 9h no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e vai reunir professores, alunos, usuários e funcionários de centros de formação de condutores da região.
 
A iniciativa já foi levada na terça-feira 17 para a cidade de Parelhas e faz parte das atividades promovidas pela Direção Geral do Detran em alusão a Semana Nacional de Trânsito, que vem sendo comemorada desde o último dia 18 e tem seu término programado para acontecer amanhã 25.

ADENÚBIO MELO ASSUME COMANDO DO PSC NO ESTADO

Mudou o comando do PSC no estado, sai Betinho Segundo, filho do deputado federal Betinho Rosado, a partir de agora o comando da legenda pertence ao ex vereador de Natal, Adenúbio Melo.

POTIGÁS ATINGE A MARCA DE 6 MIL CONSUMIDORES RESIDENCIAIS

Segurança, comodidade e economia são alguns benefícios para quem opta pela utilização do gás natural canalizado, um combustível ambientalmente correto. Com a ascensão do segmento residencial, a Companhia Potiguar de Gás (Potigás) atingiu, neste mês de setembro, a marca de seis mil clientes deste segmento. A expectativa é de que este número seja ampliado para 10 mil famílias atendidas até o final de 2013.  
 
De acordo com Antônio Carrilho, Diretor Técnico e Comercial, a Companhia investiu neste ano cerca de R$ 6,5 milhões em modernização e ampliação nas suas redes de distribuição do gás natural. “Hoje a Potigás está presente em mais de 24 bairros da capital potiguar como: Morro Branco, Lagoa Nova, Petrópolis, Ribeira, Capim Macio, San Vale, Tirol, Ponta Negra, Areia Preta, Santa Catarina, dentre outros. Além de atender a Grande Natal e Mossoró”.
 
Nas residências, o gás natural pode ser usado em fogões, fornos, churrasqueiras, cooktop e ainda no aquecimento de água para chuveiros, piscinas, banheiras, torneiras e saunas. “A Potigás realiza todos os projetos e obras de infraestrutura de acordo com as normas técnicas vigentes no Brasil, bem como utiliza novas tecnologias em construção, montagem, operação, manutenção, medição e monitoramento de seus clientes e rede de distribuição do gás natural”, explica Carrilho.

SÃO GONÇALO: HOSPITAL BELARMINA MONTE INVESTE EM NOVOS EQUIPAMENTOS

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, foi recebido na tarde desta terça-feira 23 pelo diretor do Hospital Maternidade Belarmina Monte, Marcelino de Brito, instituição administrada pela Sociedade Beneficente São Camilo. Estiveram presentes no encontro o secretário e a secretária adjunta da Saúde, Jalmir Simões e Evaneide Nóbrega, e ainda os auxiliares Mada Maia Calado (Extraordinária), Abel Neto (Educação), Jane Oliveira (Assistência Social) e Saulo Carvalho (Planejamento). 

Na oportunidade foram apresentados os novos equipamentos adquiridos pela entidade em parceria com Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, foram investidos R$ 150 mil para aquisição de um desfibrilador, um monitor cardíaco, duas bombas de infusão, uma mesa cirúrgica, uma mesa para exame obstetra, poltrona para coleta e carro de urgência. Instrumentos essenciais para melhorar a qualidade do serviço, e ampliar o número de atendimentos.

VEREADORES CRIAM FÓRUM PERMANENTE DE DEFESA DO IDOSO

O Fórum Permanente de Defesa do Idoso das Câmaras Municipais foi criado nesta segunda-feira 23 durante reunião comemorativa dos 10 anos do Estatuto do Idoso, em Juiz de Fora (MG), com a participação das Comissões representativas do segmento em sete capitais. Presidente da Comissão de Direitos Humanos, o vereador Rafael Motta representou a Câmara Municipal de Natal. 

 De imediato, as autoridades decidiram pelo agendamento de audiência com a presidente Dilma Rousseff para apresentação das reivindicações e discussão da política nacional do idoso. O movimento tende a crescer de forma significativa em função da proposta de estendê-lo para todos os municípios com mais de 500 mil habitantes. 

A definição de uma política nacional para os idosos foi considerada urgente pelos vereadores presentes. A expectativa de vida vem aumentando e em 2060 haverá mais de 5 milhões de brasileiros com mais de 90 anos de idade.

FATIMA SE SOLIDARIZA COM TRABALHADORES QUE OCUPAM TERRAS NA CHAPADA DO APODI


Em solidariedade aos trabalhadores(as) familiares, mais de mil famílias, que ocupam uma área de 13.850 hectares do perímetro irrigado da chapada do Apodi, a deputada federal Fátima Bezerra-PT esteve na região neste final de semana, onde reafirmou apoio à luta deles pela desapropriação da terra.
 
“Não podia deixar de prestar minha solidariedade. Venho da luta social e quero reafirmar todo apoio e solidariedade do nosso mandato. Ontem, hoje e sempre", disse a deputada que se reuniu com os trabalhadores do acampamento Edivan Pinto.
 
O presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de (STTR) de Apodi, Edilson Neto destacou o apoio e empenho da deputada Fátima em buscar intermediar o diálogo entre o sindicato e o Governo Federal.
 
Na ocasião, Fátima se comprometeu em verificar junto ao INCRA-RN o andamento dos estudos sobre as desapropriações na chapada.

JUSTIÇA DETERMINA MEDIDAS RESTRITIVAS AO SINPOL

O desembargador Claudio Santos, do Tribunal de Justiça potiguar, acatou pedido formulado pelo Estado do Rio Grande do Norte e determinou nesta segunda feira 23 que diretores e sindicalizados do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado do RN (Sinpol-RN) deverão manter uma distância mínima de 200 metros do Centro Administrativo, delegacias de plantão, Degepol e Itep; além de não criarem qualquer obstáculo, dificuldades ou embaraços ao acesso de quaisquer pessoas, cidadãos ou mesmo servidores públicos a esses órgãos, sob pena de multa ao Sindicato, no valor de R$ 50 mil por cada obstáculo ou embaraço criado.
 
A medida é uma das várias determinadas pelo magistrado, após petição do procurador geral do Estado, que buscam coibir práticas daquele sindicato, durante movimento grevista que “tem perturbado ou obstado o normal funcionamento de algumas repartições públicas, bem como o funcionamento do serviço de remoção de cadáveres”, fazendo-se necessária “a adoção de medidas mais eficazes para compelir o Sindicato recalcitrante a obedecer a ordem jurídica posta”, conforme destaca o julgador.
 
Em sua decisão, o desembargador Claudio Santos observa que embora o processo esteja suspenso, uma vez que o Sinpol alegou que ele é suspeito para julgar o processo, o Código de Processo Civil, em seu artigo 266, prevê a adoção, pelo juiz, “de medidas urgentes, a fim de evitar dano irreparável, mesmo durante o prazo de suspensão do processo, e visando ao resguardo da ordem jurídica, e ante a essencialidade do serviço de segurança pública, que ora é flagrantemente desrespeitada”.
 

BETINHO ROSADO OFICIALIZA SAIDA DO DEM

Mesmo sem a "carta de alforria" da justiça eleitoral o deputado federal Betinho Rosado oficializou sua saída do Democratas, o diretório municipal do partido e a justiça eleitoral receberam a comunicação do parlamentar.
 
A nova opção partidária de Betinho deverá ser o PP presidido no estado pelo vereador de Natal Rafael Motta ou o PTB de Benito Gama.
 
O senador José Agripino avisou que vai pedir a justiça eleitoral o mandato do parlamentar, neste caso assume o suplente da coligação Rogério Marinho, uma vez que o DEM não possui suplente.

JOSÉ DIRCEU ATACA DILMA E ELOGIA EDUARDO CAMPOS

Deu na coluna de Claudio Humberto
 
 
Ex-ministro da Casa Civil do governo Lula e mais influente dirigente do PT depois do ex-presidente, José Dirceu já não esconde sua aversão à presidenta Dilma, a quem chamou de “incompetente” e “desastrada”, diante de uma dezena de convidados para um almoço que lhe foi oferecido na sexta 20, em Brasília. Curiosamente, na mesma ocasião, ele fez elogios rasgados ao presidenciável Eduardo Campos PSB.
 
Dirceu sobe nas tamancas quando lembra a declaração de Dilma pelo fim do julgamento do mensalão, para “não contaminar” sua campanha.

FAFÁ ROSADO FORMALIZA SEU RETORNO AO PMDB


Ao assinar, nesta segunda-feira, a sua ficha de filiação do PMDB, a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, afirmou que seguiu o “caminho do coração” voltando ao partido no qual começou sua militância política.
 
Durante o evento, ela homenageou o ex-presidente estadual do partido, Aluizio Alves, falecido em 2006, um dos maiores incentivadores de sua candidatura à Prefeitura de Mossoró. Fafá também agradeceu o apoio e o compromisso do deputado Henrique Eduardo Alves e do ministro Garibaldi Filho, que a ajudaram nos seus oito anos como prefeita (2004 a 2012), do mesmo modo que, agora, continuam ajudando a prefeita Cláudia Regina (DEM).
 
O ato de filiação de Fafá Rosado ao PMDB foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, em solenidade conduzida pelo presidente estadual do partido, Henrique Eduardo Alves. Também participaram do evento o ministro da Previdência, Garibaldi Filho; a presidente municipal do PMDB, Izabel Montenegro; o vice-prefeito de Mossoró, Wellington Filho; e um grande número de correligionários.

HENRIQUE REAFIRMA QUE COMPROMISSO DO PMDB É COM A REALIDADE POTIGUAR

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, afirmou que o PMDB está elaborando um projeto “realista e viável” visando a recuperação do Rio Grande do Norte e que vai apresentá-lo, com uma proposta de parceria aos demais partidos, no início de 2014.
 
Ao chegar a Mossoró, no final da tarde desta segunda-feira 23, para participar do ato de retorno aos quadros partidários da ex-prefeita Fafá Rosado, Henrique destacou que, somente no “momento oportuno”, o partido vai definir nomes.
 
“Primeiro, temos que pensar na recuperação do Rio Grande do Norte, que enfrenta uma situação de extrema dificuldade. Por isso, estamos elaborando uma proposta de governo, a ser discutida com os demais partidos, convictos que estamos de que ninguém ganhará uma eleição sozinho e muito menos conseguirá governar”. Questionado sobre a possibilidade de o PMDB apoiar integrantes de outros partidos para o governo do Estado  como o vice-governador Robinson Faria-PSD e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo-PDT , o presidente da Câmara disse que “o PMDB vai procurar construir uma candidatura dentro dos seus próprios quadros”.
 
Ele assinalou, porém, que o momento de definição ainda não chegou. Primeiro, alertou, é preciso formar uma aliança diante de um programa de governo e, em seguida, partir para a construção da chapa majoritária, que não se resume à indicação do nome do candidato a governador  tem também os nomes dos candidatos à vice-governador e ao Senado.

JAIME CALADO VAI APRESENTAR O PROJETO " FALA MAIS " NA CHINA


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, confirmou a viagem que vai fazer à China em aceitação ao convite da embaixada do país no Brasil. O convite que havia sido feito ainda em 2010, quando da visita do adido cultural da China a São Gonçalo do Amarante/RN, apenas foi aceito neste ano. O governo chinês já foi comunicado oficialmente e está programando uma agenda de compromissos administrativos de visitas.
 
O projeto “Fala Mais”, que oferece cursos gratuitos de mandarim (chinês), bem como de Inglês e Espanhol, para a população de São Gonçalo, foi um dos motivos do convite e reforça o estreitamento de relações entre o Município que vai receber o novo aeroporto do Rio Grande do Norte e o maior parceiro comercial do Brasil da atualidade.
 
Visando buscar novas oportunidades de investimento o prefeito Jaime Calado embarcará para a China no próximo dia 7 de outubro. Jaime, além de estreitar os laços governamentais em virtude do funcionamento do “Fala Mais”, vai mostrar as oportunidades de negócios e investimentos geradas pela futura inauguração do aeroporto de cargas e passageiros de São Gonçalo e ainda conhecer o método educacional empregado nas creches e escolas de ensino fundamental e o modelo de gestão chinês.
 
Mesmo sendo uma viagem de trabalho o prefeito Jaime Calado, como sempre fez, arcará, de forma particular, com todos os custos inerentes à viagem.
 
O projeto “Fala Mais” é uma ação da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social e Cidadania, custeada com recursos do orçamento municipal e criado em 2010 para oferecer de forma gratuita cursos de idiomas (inglês, espanhol e mandarim) com o objetivo de capacitar jovens e profissionais ligados ao turismo. Já são mais de 2 mil concluintes dos cursos nas duas unidades de aulas em funcionamento, instaladas no Centro e Jardim Lola. Além do conteúdo os alunos do Fala Mais também recebem apostilas e material didático.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

AL PRESTA HOMENAGEM PÓSTUMA A HERIBERTO FERREIRA BEZERRA


Médico, professor universitário, presidente do América Futebol Clube, entre outras tantas funções que desempenhou, o pediatra Heriberto Ferreira Bezerra, falecido em agosto passado, recebeu esta manhã 23 uma homenagem da Assembleia Legislativa do RN. A iniciativa foi do deputado Vivaldo Costa, colega de profissão, que afirmou ter optado pela pediatria devido à grande influência do ex-professor e amigo.
 
Com o plenário Clóvis Motta lotado pela presença de familiares, amigos, dirigentes do clube americano e de ex-deputados, a solenidade foi marcada pela emoção e alguns parlamentares quebraram o protocolo para declarar sua admiração e amizade por Heriberto, que também foi governador do Rotary Club e presidente do Conselho Regional de Medicina. A viúva, Maria Bezerra, recebeu a placa da homenagem e a neta Geórgia Bezerra fez os agradecimentos em nome dos familiares.
 
O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta, bastante emocionado, exaltou as virtudes do amigo: “Heriberto será sempre lembrado pela sua competência, sua amizade. Me sinto como se fosse um membro da família pelos laços que tínhamos e ele merece todo o respeito, o apreço e o reconhecimento da Assembleia Legislativa”, disse.
 
“Com a convivência passei a admirar o professor Heriberto, figura ímpar, homem diferenciado, dotado de muita simpatia, otimismo perante a vida, determinação, inteligência e cordialidade. Além de uma grande cultura e humanismo. Suas aulas eram verdadeiras conferências. Ele falava horas e conseguia prender a atenção de todas as pessoas ao redor”, disse Vivaldo, propositor da homenagem.
 
“Agradecemos esta bela e justa homenagem prestada ao meu avô, homem de bem e que viveu para o bem, com o brilho do caráter. Estamos bastante honrados por estar nesta casa legislativa. Com certeza estamos sendo aplaudidos lá de cima”, afirmou Geórgia.

DETRAN INICIA CAPACITAÇÃO PARA MOTOTAXISTAS EM MOSSORÓ

A equipe técnica da Controladoria Regional de Trânsito do Detran/RN vai iniciar nesta semana a formação da primeira turma de mototaxista da cidade de Mossoró. Inicialmente, serão capacitados gratuitamente 30 profissionais que utilizam a motocicleta como instrumento de trabalho e são responsáveis pelo transporte de uma parcela considerável da população residente na Capital do Oeste e adjacências.
 
A capacitação vai ser ministrada nas dependências da unidade sede do Detran de Mossoró. Para isso, foi organizada uma sala climatizada com estrutura composta de computador, projetor de vídeo, acesso a internet, material didático e cadeiras. Também foram treinados pelos técnicos do Detran 15 agentes multiplicadores pertencentes aos quadros funcionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Trânsito de Mossoró, que vão atuar como instrutores parceiros na capacitação.
 
As inscrições podem ainda ser efetivadas na Secretaria de Transporte de Mossoró, situada na rua Jerônimo Rosado, 86, Centro. Para se matricular nos cursos, os interessados devem ter idade mínima de 21 anos, habilitação na categoria “A” há pelo menos dois anos, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, não ter tido sua CNH cassada crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
 
As exigências para que os profissionais façam o curso estão delimitadas na Resolução 410/2012 do Contran e atendem ao que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício destas atividades.

PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA DE NATAL, RAFAEL MOTTA PARTICIPA DA SEMANA DO IDOSO EM JUIZ DE FORA-MG

O vereador Rafael Motta, presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Municipal de Natal, está em Juiz de Fora (MG) onde participa das ações em comemoração aos dez anos do Estatuto do Idoso.
 
Na tarde desta segunda-feira 23 ocorre reunião de trabalho no plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora com os presidentes de comissões dos idosos ou dos direitos humanos das Câmaras das capitais dos Estados brasileiros. Além de troca de experiência, o encontro servirá para definição de um plano de ação em defesa dos direitos dessa população, a ser apresentado posteriormente ao Governo Federal em Brasília.
 
Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no dia 29 de julho, apontam que a esperança de vida ao nascer passou de 62,5 anos, em 1980, para 73,8 anos em 2010 - acréscimo de 11 anos, dois meses e 27 dias no período. Quando 2050 chegar, a previsão é que a população de idosos no país será o triplo da atual. Com esta reunião de trabalho, a ideia é contribuir para preparar a sociedade para os efeitos desse envelhecimento.

CÂMARA DESENGAVETA PEC DA BENGALA

Com a pauta trancada por quatro projetos com urgência constitucional, os deputados devem votar nesta terça-feira 24 uma proposta que divide opiniões e está parada nas gavetas da Câmara há mais de sete anos. É a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 457/06, conhecida como a PEC da Bengala, que aumenta de 70 para 75 anos a idade da aposentadoria compulsória dos servidores públicos. O texto enfrenta resistência especialmente de entidades jurídicas, contrárias à possibilidade de os ministros das cortes superiores permanecerem nos cargos por mais cinco anos. Hoje os ministros são aposentados compulsoriamente aos 70 anos de idade.

LIMINAR DA CNJ SUSPENDE PROVA DO CONCURSO DE JUIZ

O conselheiro Flávio Portinho Sirangelo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acatou pedido de liminar impetrado por inscritos e determinou a suspensão da realização das provas para o concurso de juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), marcada para o dia 29 de setembro.
 
O magistrado determina que seja marcada nova data para a aplicação da prova, observando-se, desta vez, o intervalo mínimo de 15 dias para a convocação dos candidatos, prazo a ser computado a partir da publicação de novo edital. O TJRN ainda não definiu a nova data para o certame.
 
A decisão, tornada pública na noite da última sexta feira 20, visa, segundo Sirangelo, permitir “a participação ampla e em condições plenas de isonomia – o que decorre, ademais, da constatação de que os concursos para a magistratura se tornaram (...) concursos nacionais”. “A aplicação do prazo de quinze dias assegura um lapso de tempo mais elastecido para a organização pessoal dos candidatos”, ressalta.

VIVALDO PARTICIPA DA PROCISSÃO DE ENCERRAMENTO DE FESTA EM JARDIM DE PIRANHAS


O deputado estadual Vivaldo Costa esteve neste domingo 22 prestigiando o encerramento da Festa de Nossa Senhora dos Aflitos, em Jardim de Piranhas. Ao lado do prefeito Elídio Queiroz, do vereador Jarles Cavalcante, dos amigos Beto de Zé Henrique e Josidete Maia, além do ex-prefeito de Caicó Bibi Costa, o Papa Jerimum caminhou pelas principais ruas da cidade.
 
Após o cortejo Vivaldo participou da missa de encerramento no patamar da Igreja Matriz. Milhares de pessoas participaram do evento litúrgico. “Como faço todos os anos vim à festa da mãe da padroeira de Jardim de Piranhas, aqui tenho muitos amigos, gente que considero. Além do povo desta cidade que sempre reconhece meu trabalho. Foi um momento lindo ver um mar branco em devoção a Nossa Senhora dos Aflitos”, disse.

ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE BARAUNA VAI SER DEICIDIDA EM TERCEIRO TURNO

A eleição para prefeito no município de Baraúna vai ser decidida num terceiro turno, no primeiro Isoares Martins venceu, foi o mais votado, o segundo turno foi no TRE em Natal, o placar está 4 x 1 desfavorável para o prefeito, o terceiro deverá ser decidido em Brasília na sede do TSE.

RUMORES: CARLOS EDUARDO E ROBINSON FARIA NO PMDB

O destaque politico deste final de semana no estado foram os rumores que o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves e o vice governador Robinson Faria vão deixar o PDT e o PSD respectivamente para ingressarem no PMDB. Apenas rumores, os envolvidos nada comentaram, pelo menos por enquanto.

FATIMA PERCORRE MUNICIPIOS EM CAMPANHA PARA ELEIÇÕES DO PT

A deputada federal Fátima Bezerra-PT esteve nesta sexta e sábado em Mossoró, Pau dos Ferros, Apodi e Marcelino Vieira em campanha para os candidatos a presidente do PT no RN, Olavo Ataíde, e Rui Falcão (plano nacional). Petista também fez campanha para os companheiros(as) que apoia nos diretórios municipais desses municípios.
 
“O PED tem um caráter pedagógico, pois é um momento especial que reúne nossos filiados e militantes para discutir o PT nos seus 33 anos de existência, nas suas relações com os movimentos sociais e populares, nos 10 anos de governo popular e democrático, na perspectiva de crescimento e fortalecimento do nosso partido. Nenhum partido tem experiência tão rica como o PT, que através do debate, do voto dos seus filiados, escolhe seus dirigentes”, afirmou Fátima.
 
Em Apodi, Fátima participou do lançamento da candidatura de Olavo a presidente do PT-RN. “Estou aqui para reafirmar meu a apoio, meu engajamento nas candidaturas de Rui Falcão (nacional) e Olavo (estadual). Olavo é preparado, já foi presidente do PT, hoje é um dirigente muito respeitado não só no PT como também nos demais partidos do campo democrático popular e movimentos sociais. Tem uma vida de dedicação ao nosso partido, portanto considero como o melhor nome para dirigir o PT no próximo período”, defendeu Fátima.
 
Além das mobilizações em prol da candidatura de Olavo, Fátima participou também do ato de lançamento da chapa de Ady Canário a presidenta do PT de Mossoró. Evento foi realizado na Câmara local. “Quero ressaltar que fiquei muito feliz quando soube que Ady tinha disponibilizado seu nome para presidir o PT de Mossoró. Ady é uma militante das causas sociais, companheira de muito valor e professora extremamente respeitada. O PT de Mossoró será muito fortalecido com a vitória de Ady”, destacou a deputada.
 
Ady conta com apoio do presidente do PT-Mossoró, Valdomiro Morais; do vereador Luís Carlos; do reitor e do ex-reitor da UFERSA, José Arimatea e Josivan Barbosa (respectivamente); além de demais dirigentes e militância petista.

domingo, 22 de setembro de 2013

VIVALDO COSTA COMENTA CENÁRIO POLITICO DO ESTADO

No bate papo em que comentou o cenário político e o que os estudiosos da política analisam sobre o pleito de 2014, Vivaldo disse que existe uma conversa em que o PMDB poderá fazer uma grande chapa tendo Vilma como senadora.
 
“Garibaldi quer ver a eleição de Walter Alves para o governo do estado. Henrique já disse que a prioridade é continuar deputado federal, Garibaldi disse que a saúde não permite. Então o candidato do PMDB será Walter Alves, que é um candidato competitivo, ninguém se iluda! Walter é um jovem de valor, de talento, de garra, tem ambição, gosto pela política e ainda é filho de Garibaldi”.
 
Vivaldo continuou. “Se Vilma, que é do PSB, for candidata e disputar o governo contra Walter, ela tem todo para ganhar a eleição. Se alguém tiver dúvidas do que estou dizendo saia na rua e pergunte a qualquer pessoa para ouvir as respostas que Vilma tem tudo para vencer. Agora dizem que poderá haver um acordo onde Walter Alves será o candidato a governador e Vilma ao senado, com o apoio do governo federal. Se isso acontecer ninguém tenha dúvidas que é uma chapa forte, mas se Vilma for candidata ao governo contra um Alves, ela tem tudo para ganhar. Só tem um nome capaz de disputar contra Vilma, que é o Ministro Garibaldi, este é um candidato forte, mas mesmo assim será uma grande disputa, pois Vilma é uma guerreira”.
 
“O PMDB desde o começo nunca quis Rosalba para sucessão”
 
O deputado Papa Jerimum ainda comentou sobre o governo Rosalba e a intenção do PMDB em dificultar politicamente as possibilidades da governadora democrata no projeto de reeleição.
 
“O governo de Rosalba sofre o isolamento por falta de recurso. O PMDB desde o começo nunca quis Rosalba para sucessão. E não estão errados, pois na política é a regra do jogo, cada um procura seus espaços. Todos agem assim, evidentemente que tem que ter ética e decência, mas se o PMDB tem condição de fazer o governo, acredito que estão lutando para isso. Agora tem uma pedra no caminho que é Vilma, ou vão se aliar a ela ou estarão indo pra uma disputa com uma chance real de perder”, concluiu Vivaldo.

O RIO GRANDE DO NORTE AINDA ESPERA SEU SUPER HOMEM

Com o titulo " O Rio Grande do Norte ainda espera seu Super Homem " o jornalista César Santos escreveu em sua coluna diária no Jornal de Fato de Mossoró que o presidente da câmara dos deputados Henrique Alves ainda não correspondeu as expectativas do povo do Rio Grande do Norte.

Veja a matéria na integra:
 
Quando eleito presidente da Câmara dos Deputados, para ocupar o terceiro maior posto na escala do Poder do País, Henrique Eduardo Alves assumiu, sem cerimônia, a condição de “super-homem” para o Rio Grande do Norte. Os potiguares, cansados da fragilidade de nossos representantes em Brasília (DF), acreditaram que havia chegado o momento de o Elefante voar.
 
Em qualquer esquina, se ouvia: “Peça a Henrique que ele resolve; o homem tá poderoso.” Fosse qual fosse o problema. Faltou água? Chame Henrique. Está sem segurança? Chame Henrique. Obras de mobilidade? Chame Henrique. Faltou açúcar para o café? Chame Henrique. E se o galo não cantar às 4h da madrugada? Henrique canta.
 
Exagero à parte, era assim mesmo que a população via o herdeiro de Aluízio Alves.
 
Hoje, nove meses depois, o presidente da Câmara dos Deputados não conseguiu corresponder à expectativa. Ele não resolveu absolutamente nada. É fato. Agora, tire-se o chapéu para sua habilidade em se autopromover. Veja só: os projetos do Governo do Estado aprovados pelo Governo Federal (vários em execução) foram usados por Henrique como se fossem de sua autoria.
 
Enumere-se:
 
1 – aeroporto de São Gonçalo;
2 – barragem de Oiticica;
3 – duplicação da Reta Tabajara (BR-304);
4 – Arena das Dunas (estádio da Copa 2014);
5 – duplicação da BR-304 entre Natal e Mossoró (sequer existe o projeto licitado); entre outros.
 
Neste último item (pasme!), Henrique chegou a fazer publicidade na televisão, usando o horário gratuito eleitoral do PMDB, com imagens da rodovia como se estivesse duplicada.
 
Não vai daqui o interesse deliberado de diminuir a importância de Henrique na conquista de alguns desses benefícios para o RN. No entanto, é a mesma importância dos outros 10 membros da bancada federal potiguar, que lutaram juntos, tendo como condutor o Governo do Estado.
 
Pois bem...
 
Nem Henrique é o “super-homem” que se propôs a ser, nem pode ser visto como uma completa decepção, afinal ele é poderoso lá em Brasília (DF), principalmente em momento de o PMDB enquadrar a presidente Dilma.
 
Porém, a sua atuação em prol de seus conterrâneos está muito aquém da esperança depositada nele. No duro, Henrique Alves está devendo uma resposta ao Rio Grande do Norte.
 
Ainda é tempo. Quem sabe, num lampejo de poder, ele não consiga a construção do novo aeroporto de Mossoró. Estaria aí selada a sua passagem na presidência da Câmara dos Deputados e, quem sabe, apagado de vez o rótulo de "deputado Copa do Mundo", conferido pelo PT potiguar.

FAFÁ ROSADO DE VOLTA AO PMDB

A ex prefeita de Mossoró Fafá Rosado, assina nesta segunda feira às 17:00 a ficha de filiação ao PMDB, na verdade Fafá está voltando, foi através do PMDB que  ela ingressou na vida pública, o ato acontece na câmara municipal, a prefeita Claudia Regina-DEM confirmou presença.

MACEIÓ RECEBEU CARAVANA TUCANA

O presidenciável Aécio Neves-PSDB, disse neste sábado durante encontro regional do PSDB em Maceió, que foi dada a largada de uma linda aventura a favor do Brasil.
 
Aécio lembrou ainda que, com o Encontro Regional do Nordeste, o PSDB inicia uma “caminhada longa e cheia de obstáculos” para melhorar a situação do Nordeste, um “cemitério de obras inacabadas”,

FATIMA BEZERRA VISITA UMARIZAL

A deputada federal Fátima Bezerra-PT esteve em Umarizal, neste final de semana, onde fez visita ao prédio, em obras, que vai abrigar as instalações do BNB. A comitiva também participou da programação da tradicional Festa do Sagrado Coração de Jesus.
 
Na ocasião, Fátima ressaltou que vai continuar na luta para que Umarizal também possa, o quanto antes, ser beneficiada com um IFRN. Deputada lembrou ainda que o município foi contemplado, recentemente, com um veículo e kit para o conselho tutelar, resultado de emenda parlamentar de sua autoria.
 
Deputada estava acompanhada do prefeito Mano Onofre, do vice-prefeito Marcos; do presidente do PT municipal, Ivanildo; além de vereadores e lideranças do PT local.

sábado, 21 de setembro de 2013

SEMSUR DE SÃO GONÇALO REALIZA MANUTENÇÃO NO MONUMENTO DOS MÁRTIRES DE URUAÇÚ


Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de São Gonçalo do Amarante estão trabalhando para garantir a manutenção do Monumento dos Mártires, localizado na comunidade de Uruaçu. A ação visa cuidar da limpeza e instalar iluminação adequada para receber os romeiros que vão visitar o espaço durante as festividades dos Mártires de Uruaçu que acontece de 22 de setembro a 03 de outubro.
 
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Magnus Kebyo, esse ano os trabalhos foram antecipados para garantir um resultado melhor. Duas frentes de trabalho estão atuando, sendo uma na reposição de lâmpadas, troca de fiação e reparos na iluminação permanente do monumento, e outra na varrição, capinação, limpeza de meio fio e pintura.
 
Magnus informou ainda que a manutenção da área externa foi concluída nesta sexta-feira 20 e na próxima semana ficará faltando apenas no roço na parte interna. As comunidades próximas ao Monumento dos Mártires como Coqueiros, Uruaçu e Pajuçara também estão sendo contempladas com o trabalho de limpeza e melhoria da iluminação pública.

PASSE LIVRE

Cerca de 300 pessoa tomaram as ruas de Natal no final da tarde desta sexta feira 20, eles realizaram mais um protesto pelo passe livre. Os incidentes voltaram a acontecer uma minoria que usava máscaras quebrou vidraças de prédios públicos e privados.

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO VAI PARA O PMDB

O PMDB vai abocanhar mais uma fatia no governo Dilma, o partido herdou o ministério da integração, ainda ocupado por Fernando Bezerra do PSB.

MOTOROMARIA ABRE AS FESTIVIDADES DOS MÁRTIRES DE URUAÇÚ

Neste domingo 22 acontece mais uma edição da Motoromaria. O evento reúne motociclistas do Rio Grande do Norte e abre as festividades dos Mártires de Uruaçu. A Motoromaria é organizada pela loja Peninha Motos e Arquidiocese de Natal com o apoio das Prefeituras de São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Macaíba e Governo do Estado.

O percurso sairá do Santuário de Nazaré (Av. Miguel Castro), às 9h, e percorrerá a BR101 com destino a Parnamirim, passando pela RN160 - Macaíba e encerrando em São Gonçalo do Amarante no Monumento dos Mártires em Uruaçu.

O evento já entrou para o calendário festivo dos Mártires e tem por objetivo divulgar o templo e o turismo religioso do município. Na edição anterior participaram mais de dois mil motociclistas. São disponibilizadas as inscrições, mas durante o percurso, vários outros proprietários de motos se juntam a romaria motorizada.

PROGRAMAÇÃO
 
Dia 22.09 - Motoromaria Saída: Santuário de Nazaré Horário: 9h
 
De 22.09 a 02.10
(Horário para todos os dias no monumento em Uruaçu)
19h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30min: Missa
Dia 28.09
 
17h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
18h: Caminhada do Terço Luminoso da Comunidade de Uruaçu para o Monumento dos Mártires
Dia 03.10 – Feriado Estadual dos Mártires
 
07h: Missa no Monumento
09h: Missa Vale de Uruaçu
10h: Missa no Monumento
12h: Missa no Monumento 13h: Peregrinação da Pastoral da Sobriedade da Vila de Uruaçu
Das 10h às 14h: Confissões, Terços e Adoração ao Santíssimo Sacramento
16h: Show com o Padre Reginaldo Manzotti
18h: Concelebração Presidida por Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo de Natal .

COMBATE AO ROUBO DE CARGAS

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Le da deputada federal Sandra Rosado-PSB, que prevê mecanismos para reforçar o combate ao roubo de cargas. A proposta acrescenta dispositivos à Lei  que trata das organizações criminosas, para dar mais poderes à autoridade policial na atividade de revista e inspeção de cargas.
 
O projeto permite o rompimento de lacre aduaneiro e a abertura de veículo ou de contêiner de transporte de carga. A ação deverá ocorrer na presença do motorista ou responsável. O agente policial ficará obrigado, após a inspeção, a aplicar um novo lacre e a entregar ao motorista ou responsável declaração circunstanciada da inspeção, com indicação dos motivos da sua realização.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

EXTREMOZ: AUTO DA ALDEIA DE GUAJIRÚ SERÁ DIA 29

Com texto e direção de Ricardo Veriano, o espetáculo Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel, será no dia 29, nas ruínas da antiga Igreja Católica, no Centro antigo de Extremoz, às 20h30. O evento, que já faz parte do calendário cultural do estado vem ao longo tempo se consolidando e nesta 5ª edição está sendo especialmente preparado pela Prefeitura de Extremoz, por meio da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru.
 
“A peça conta com cerca de 150 atores e será encenada ao ar livre, em palco armado entre as ruínas da primeira Igreja Jesuíta do estado”, informou a presidente da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, Leda Medeiros. “O ambiente traz uma dosagem de realidade à cena da chegada dos jesuítas à Vila de Extremoz, assim como configura um cenário grandioso para as outras cenas, que contam o convívio entre índios, europeus e negros naqueles tempos coloniais”, completou a presidente.
 
A batalha de São Miguel Arcanjo contra o mal é narrada por personagens da cidade, termina com a vitória do santo lutador e com uma grande festa no Céu, que reúne santos padroeiros de todos os distritos de Extremoz.

SAÚDE DE SÃO GONÇALO REÚNE NUTRICIONISTAS E FARMACEUTICOS


A Secretaria de Saúde São Gonçalo do Amarante realizou nesta quinta-feira 19, no auditório da Secretaria de Educação, o Encontro Integrativo de Nutrição e Farmácia do município com o tema: “Novos Olhares, Nova Conduta”.
 
O evento foi alusivo ao dia do Nutricionista e Farmacêutico, comemorado no mês passado, e contou com a palestra da nutricionista, Michelli Kytchia, para resgatar o verdadeiro sentimento da profissão. O objetivo era discutir o uso dos fitoterápicos, ou seja, medicamentos a base de plantas medicinais. Tema novo, importante e não comum entre a sociedade, que pode contribuir bastante para uma melhor qualidade de vida.
 
Jalmir Simões, secretário municipal de Saúde, prestigiou o encontro e deu inicio ao dia de comemoração. “Esse assunto é um pouco complexo. Sabemos que o conhecimento popular está sendo discutido no nível de Brasil e acredito que o que venha para melhorar a saúde é válido. Muitos ainda não percebem, mas o município vem passando por um processo de melhoria e a cidade está a todo vapor”, declarou.

PMDB E DEM CONTINUAM JUNTOS EM MOSSORÓ

O PMDB perdeu os cargos no governo Rosalba, em Mossoró o partido continua apoiando o governo da Democrata Claudia Regina, como gratificação, vai aumentar os cargos na administração municipal. O advogado Paulo Linhares que já esteve no PT e PSB, vai acompanhar a ex prefeita Fafá Rosado e filiar-se ao PMDB na próxima segunda feira. Assim ele não será demitido e continuará dirigindo a Previ-Mossoró.

JUSTIÇA E ÉTICA EM DEBATE

Deu no jornal Defato
 
 
A chance que o Supremo Tribunal Federal (STF) ofereceu aos mensaleiros de escapar da prisão em regime fechado se transformou em debate político no Congresso Nacional. Para a oposição, foi aberto o caminho para que poderoso no País não vá para a cadeia. Já os governistas aplaudiram o “ato de coragem” do ministro Celso de Mello, ao aceitar os embargos infringentes dos condenados pelo próprio Supremo. E o que pensa o cidadão brasileiro? Na opinião do senador José Agripino, líder do DEM, a esperança de justiça foi reduzida. Realmente, difícil o simples cidadão entender a Justiça.

PR MARCA NOVA DATA PARA DECIDIR FUTURO NO GOVERNO ROSALBA

Dividido entre ficar ou deixar o governo, o PR marcou nova reunião para decidir se fica ou sai da base do governo Rosalba, a nova data é 17 de Outubro

CARLOS EDUARDO ARTICULA CANDIDATURA AO GOVERNO

Embora negue, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves-PDT, trabalha silenciosamente sua candidatura ao governo do estado, pessoas ligadas ao prefeito dizem que a ideia de Garibaldi despertou em Carlos Eduardo o desejo de governar o estado.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EZEQUIEL COBRA PAGAMENTOS ATRASADOS DO PROGRAMA DO LEITE

Na sessão desta quinta-feira 19, o deputado Ezequiel Ferreira cobrou na Assembleia Legislativa, que o Governo do Estado quite os pagamentos atrasados do Programa do Leite. “Existe reclamações dos produtores e usinas beneficiadoras que os meses de julho e agosto ainda não foram pagos”, frisou Ezequiel. O deputado também mencionou que o atraso no pagamento do Programa do Leite prejudicou produtores do Seridó.
 
“A Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Seridó, a Cersel de Currais Novos suspendeu o fornecimento do leite. Não há como honrar com os compromissos da empresa, devido ao atraso por parte do Governo do Estado”, disse Ezequiel afirmou que não são poucos os proprietários de vacarias que, trabalhando e sem receber em dia pelo produto que vendem, estão descapitalizados e não conseguem adquirir ração para manter as suas matrizes leiteiras.

QUE PAÍS É ESTE?

A votação do processo dos envolvidos no mensalão em que eles vão ter direito a um novo julgamento, mostra a fragilidade, e a urgência de uma profunda reforma no código penal, não podemos admitir ou sequer pensar que no Brasil um pobre que as vezes rouba para comer e alimentar sua família, vai preso, e depois condenado a anos de prisão.

Enquanto isso corruptos formam quadrilhas especializadas em desvio de dinheiro público,  mensalão para compra de parlamentares e outras mazelas, são julgados e condenados, mais sempre encontram uma "brecha" na lei para os intermináveis recursos, e assim escaparem da prisão.

Vamos lembrar Cazuza, quando pergunta. Que País é este?

JUIZES DO ESTADO RECEBEM AMEAÇAS DE MORTE

Deu no Jornal Defato
 
 
O Rio Grande do Norte tem três juízes ameaçados de morte, sendo que a situação mais grave é do juiz Rivaldo Pereira, de Pau dos Ferros. Neste caso, o magistrado está se deslocando com escolta armada e solicitou o aluguel de um carro blindado ao Tribunal de Justiça do Estado.
 
O juiz Rivaldo Pereira, não precisou exatamente como são as ameaças que está recebendo. Adiantou apenas que tudo começou depois que ele decretou prisões dos responsáveis pelo tráfico de drogas no Ceará e RN a partir dos presídios.

PREFEITO DE SÃO GONÇALO TEM APOIO DE HENRIQUE PARA OBRAS DE SANEAMENTO BÁSICO


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado e o vice-prefeito do município, Poti Neto, apresentaram ao deputado Henrique Eduardo Alves um projeto para sanear 95% da área urbana do município, sede do novo aeroporto internacional do Rio Grande do Norte. O projeto está orçado em R$ 117 milhões e será executado com recursos federais. Atualmente apenas 26% da cidade de São Gonçalo conta com coleta e tratamento de esgotamento sanitário.
 
O deputado João Maia também participou da audiência reforçando o pleito apresentado por Jaime Calado e o vice-prefeito. Um dos argumentos do prefeito para ampliar a coleta e tratamento de esgoto no município é a obra do novo aeroporto. O projeto se encontra no Ministério das Cidades. Jaime Calado e Poti Neto pediram o apoio de Henrique Alves para acelerar a tramitação da proposta junto ao ministro Aguinaldo Ribeiro.