Minha lista de blogs

quarta-feira, 31 de julho de 2013

AULA INAUGURAL MARCA O INICIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SÃO GONÇALO


Aconteceu na manhã desta terça-feira 30 a aula inaugural dos cursos de graduação em Gestão Ambiental e Letras Espanhol do Polo Universitário Dr. Ruy Pereira, ligado a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A solenidade contou com a presença do prefeito Jaime Calado, os secretários municipais Abel Neto e adjunta Marluce de Paula (Educação), Mada Maia Calado (Extraordinária), Ledson França (Comunicação e Eventos), além do vereador Erado Paiva e as coordenadoras Maria do Socorro, Carla Falcão e Rosana Vieira.
 
Acompanharam também a cerimônia os 100 alunos que vão integrar as duas turmas iniciais dos cursos de graduação ofertados pelo Instituto Federal (IFRN). Os cursos são ministrados de forma à distância, onde os alunos apenas se dirigem ao polo para realização das provas. A oferta do ensino superior em São Gonçalo conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Universidade Estadual do RN (UERN), Universidade Federal do RN (UFRN) e Instituto Federal de Ensino do RN (IFRN).
 
No discurso, Jaime Calado, falou da valorização do ensino em São Gonçalo “São Gonçalo tem hoje o maior investimento que já foi feito na educação do município. Agora o nosso povo conta com ensino em todos os níveis, do infantil à pós-graduação. Esse é um pilar importantíssimo para o desenvolvimento”, enfatizou.
 
O Polo Universitário Dr. Ruy Pereira já está oferecendo cursos de pós-graduação em Literatura e Ensino, Língua Portuguesa e Matemática e Educação Ambiental e Geografia do Semiárido. Ainda estão abertas as inscrições para a graduação em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em História, Matemática e Pedagogia. O edital está disponível no site www.comperve.ufrn.br, no item Educação Superior a Distância. Mais informações pelo telefone (84) 3664-7190 .

FUSÃO DE PPS E PMN DEU PARA TRÁS

A fusão do PPS e PMN deu para trás, assim sendo, fechou a ultima janela para alguns parlamentares mudarem de legenda, uma vez que o prazo acaba em 5 de Outubro, e  não se ouve falar em fusão ou criação de novos partidos.

FATIMA DEFENDE MAIS RECURSOS PARA AVANÇO NA EDUCAÇÃO NO IDHM

A deputada federal Fátima Bezerra-PT ressaltou nesta terça-feira 30, que os indicadores educacionais entre 1991 e 2010 divulgado na segunda-feira, 29, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), melhoraram no país, mas é preciso ampliar os recursos destinados a Educação.
 
De acordo com o relatório, em 1991, o Brasil possuía um IDHM em Educação de 0,279 e, ao longo de duas décadas, o país avançou 0,358 pontos, chegando a um índice de 0,637 em 2010, obtendo um crescimento de 128% no período.
 
Segundo a deputada, é inegável os avanços da educação na última década do governo do Partido dos Trabalhadores. “Estamos certos que precisamos investir cada vez mais na educação. Daí a necessidade de aprovar o Plano Nacional de Educação com um financiamento robusto, ou seja, 10% do PIB e os royalties para o setor, para que nos próximos 10 anos, avancemos cada vez mais no que diz respeito a universalização e ampliação do acesso a educação, com um ensino de qualidade e valorização do professor brasileiro”, disse.

terça-feira, 30 de julho de 2013

" O ROSTO REAL NUNCA É SUAVE "

Carla Belke, Rhovani Bezerra, Simone Sodré, Silvia Batistuzzo e Hugo Macedo, com a curadoria de Numo Rama, do Grupo Fotográfico 50 milímetros, do Movimento Alumiar expõem fotos que buscam sair do plano tradicional.

A exposição “O rosto real nunca é suave” começa nesta quinta-feira, 1º de agosto, na Fundação Capitania das Artes (Funcarte), em Natal, às 19h, e vai até o dia 23. Os expositores Carla Belke, Rhovani Bezerra, Simone Sodré, Silvia Batistuzzo e Hugo Macedo, com a curadoria do consagrado fotógrafo Numo Rama, do Grupo Fotográfico 50 milímetros e do Movimento Alumiar expõem fotos que fogem do tradicional.
 
 
" O Grupo de Estudos Fotográficos 50 milímetros ousa, perante imposições do meio, distorcer o olhar contemplativo e confortável do contemporâneo sem negar sua influência”, completou o curador. “Faço uso da linguagem fotográfica como forma de expressão dos trabalhos que realiza com a causa animal”, acrescentou a carioca Carla Belke, radicada em Natal, que é médica veterinária e fotógrafa. A cirurgiã-dentista Rhovani Bezerra disse que a fotografia entrou na sua vida desde adolescência em viagens e eventos familiares. “Sempre tive fascínio pela arte de fotografar e por isso nesses últimos três anos fiz cursos com fotógrafos profissionais e participei de exposições e eventos relacionados à fotografia nacional.

EXTREMOZ: PREFEITO KLAUSS REGO PARTICIPA DE FESTIVIDADES

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, prestigiou nesta sexta-feira, 26, as festividades que ocorreram nas localidades de Santa Maria, Simão e Santa Rita. Ela estava acompanhado do secretário de Infraestrutura Paulo de Souza e da secretária adjunta de Articulação Política, Michelly Nóbrega. Estiveram também presentes nas comunidades de Santa Maria e Santa Rita, os vereadores Leila Cristina e Demonteur Rocha.
 
Na comunidade de Santa Maria, a população celebrava a sua padroeira Santana que neste dia também participou da procissão em homenagem a santa. Na localidade de Simão, o prefeito participou da tradicional festa do 'Arraiá do Simão" cujo ápice da festa foi o arraiá das "kengas" de Simão. Na praia de Santa Rita, os moradores participavam de um festival de quadrilhas juninas.

CANDIDATURA DE FATIMA AO SENADO ENTUSIASMA O PT

Em audiência com a deputada federal Fátima Bezerra-PT, após a reunião extraordinária do Diretório do PT Nacional, em São Paulo, o presidente Nacional da sigla, Rui Falcão demonstrou, mais uma vez, entusiasmo com a pré-candidatura de Fátima para disputar o Senado na eleição em 2014.
 
Rui Falcão ressaltou que a possibilidade da deputada Fátima compor a chapa majoritária em 2014, na disputa pelo Senado, está “entre as prioridades do PT Nacional”.

VIVALDO COSTA SOLICITA AÇÕES DA AL ITINERANTE EM CAICÓ

O deputado Vivaldo Costa-PR em conversa com o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta-PMN, pediu para que aconteça em Caicó o Projeto Assembleia Itinerante. A iniciativa tem com o objetivo levar os trabalhos parlamentares aos municípios polo do Rio Grande do Norte, com a realização de sessões plenárias e audiências públicas, aproximando o Legislativo ainda mais da população. O pleito será atendido e foi marcado para os dias 11 e 12 de setembro.
 
Vivaldo disse que será uma oportunidade do povo caicoense conhecer de perto o legislativo estadual. “A finalidade desta visita é para debater os problemas da região. Além da Assembleia Cultural que os artistas irão apresentar seus valores, a assembleia cidadã também virá para prestar seus serviços sociais a todos. Será um acontecimento importante para nossa região”.
 
Outro apelo feito pelo Papa Jerimum foi que durante a os shows que são realizados na Assembleia Cultural, artistas, não só de Caicó, mas de todas as cidades do Seridó possam mostrar seus talentos.

MESMO SEM APOIO KARTISTA POTIGUAR BRILHA EM COMPETIÇÃO NACIONAL


Apesar de enfrentar todas as dificuldades possíveis, o kartista Johilton Pavlak conseguiu realizar um excelente Campeonato Brasileiro de Kart. O piloto foi o melhor representante do estado na competição, que aconteceu no começo desse mês, no Kartódromo Internacional de Serra, região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo.

Mesmo sendo o único bicampeão brasileiro de kart do Rio Grande do Norte, Johilton não recebeu apoio suficiente para realizar uma preparação ideal. “Estava há oito meses parado, sem treino e sem competições. Esses problemas todos acontecem em função da falta de apoio ao esporte no nosso estado”, apontou Johilton. Recentemente o kartódromo de Lagoa Nova foi demolido para a construção do estacionamento da Arena das Dunas. Sem pista para treinar, os pilotos do estado ficam sem opção em Natal para treinamentos.
 
Com todas essas situações, o atleta não deixou se abalar pelas dificuldades. Depois de quebrar o motor, Johilton largou na 24ª colocação e fez uma corrida espetacular de recuperação. “Após a quebra de motor, tendo que largar na 24° posição, fiz uma largada nunca vista antes: de 24° para o 5° lugar. Ao longo da prova, enfrentando a desidratação desde os treinos, o 6° lugar foi muito positivo pelas circunstancias”, analisa o piloto.
 
Para Johilton, o mais importante foi representar bem o Rio Grande do Norte. “Quando estou nas competições eu levo o nome do nosso estado. Então, ser o melhor representante do estado, mais uma vez, no Campeonato Brasileiro foi uma grande felicidade. Estou muito realizado! Fico feliz por mais uma vez ter a oportunidade de fazer o que mais sei e o que mais amo, que é correr. Segundo, pelo desempenho que tive devido minhas situações: oito meses parado, enfrentando dificuldades por falta de um preparo físico perfeito e ter feito uma corrida com uma largada admirada por todos que viram e o resultado que tive”, aponta Pavlak.
 
Animado com seu retorno às pistas, Johilton quer voltar aos treinamentos e aos títulos. “Agora vou me preparar fisicamente. Quero buscar uma nova oportunidade nas pistas e vou lutar pelo meu terceiro título nacional”, garante Johilton.

MACAU VIVE EXPECTATIVA DA 15ª DO MEGA BREGA

Macau entra na contagem regressiva para o seu tradicional Mega Brega. A festa tradicional na região Salineira chega este ano a 15ª edição e acontece neste sábado, 03 de agosto. No Clube da Praia de Camapum se apresentam nomes da música romântica como: Fernando Mendes, Adilson Ramos, Roberto Muller, Cláudio Galeno e o vereador e seresteiro Luiz Almir. Serginho Vale e Joãozinho do Forró são as pratas da casa que forma o time de estrelas.
 
Segundo o empresário Anchieta Jácome, organizador do evento, mais de 6 mil pessoas são esperadas na festa que começa as 21 horas e segue até o amanhecer do domingo (04). “Será mais um verdadeiro festival de música romântica e brega”, avisa.
 
Em 14 edições, já passaram pelo evento, nomes artistas a exemplo de Núbia Lafayette, Cláudia Barroso, Ângela Maria, Reginaldo Rossi, Roberto Muller, Gilliard, Márcio Greyck, Bartô Galeno, Valdick Soriano e José Ribeiro e Adilson Ramos.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO REALIZA AULA INAUGURAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UAB

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante iniciou neste mês de julho as atividades do Pólo Universitário Dr. Ruy Pereira dos Santos, ligado a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A unidade de ensino superior já está funcionando com cursos de especialização. Na manhã desta terça-feira 30 ocorrerá mais uma aula inaugural. Desta vez, cerca de 100 alunos terão sua primeira aula de graduação nos cursos de Gestão Ambiental e Letras Espanhol.
 
Os cursos acontecem através da plataforma Moodle, à distância, onde os alunos apenas se dirigem ao Pólo para realização das provas. A solenidade está marcada para às 8h, no Pólo Dr. Ruy Pereira dos Santos, que fica localizado no Conjunto Amarante. A oferta do ensino superior em São Gonçalo conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Universidade Estadual do RN (UERN), Universidade Federal do RN (UFRN) e Instituto Federal de Ensino do RN (IFRN).
 
Para os interessados e portadores de certificados de conclusão, a parceria com a UFRN oferta os cursos de História, Matemática e Padagogia. O edital encontra-se no site www.comperve.ufrn, no item Educação Superior a Distância. Mais informações pelo telefone (84) 3664-7190 .

WILMA: O POVO QUER QUE EU VOLTE


A vice prefeita de Natal, Wilma de Faria-PSB, tem visitado todas as regiões do estado e afirmando que é candidata a deputada federal, mais admite que o povo está comparando seu governo com o de Rosalba e esta pedindo que ela volte.

CRISTOVAM VICE

Caso o PDT resolva indicar o vice na chapa de Eduardo Campos-PSB, a presidência, o escolhido deverá ser o senador por Brasília Cristovam Buarque.

O PDT avalia que o senador é conhecido em todo Brasil, além de ter mandato até 2018, tudo que Wilma e Carlos Eduardo desejam.

VIVALDO PRESTIGIA PROCISSÃO DE SANT'ANA EM CAICÓ

Um mar branco tomou conta das ruas de Caicó na tarde deste domingo 28 em honra a padroeira do Seridó. O deputado Vivaldo Costa, ao lado dos vereadores Ivanildo do Hospital e Alisson do Carro Social, além de amigos e correligionários, acompanharam de perto a grande procissão de encerramento da Festa de Santana.
 
Como faz tradicionalmente, Vivaldo fez questão de percorrer parte do cortejo perto do andor que levava a imagem de Santana. “É uma demonstração de fé ver milhares de devotos expressando sua devoção a Santana, a nossa avó, que é mãe duas vezes. É com este amor de mãe que Santana abençoa o povo de Caicó e do Seridó. É sempre uma emoção chegar perto dela, contemplar sua beleza. Isso nos enche de alegria”, contou.
 
O administrador diocesano Padre Ivanoff e todo clero, além da governadora Rosalba Ciarlini, e outras autoridades acompanharam a procissão. Segundo a polícia a estimativa de público foi de 65 mil fiéis nas ruas de Caicó.

EZEQUIEL PARTICIPA DA FESTA DO SABUGO

Neste final de semana o deputado estadual Ezequiel Ferreira-PTB, visitou o município de Nova Cruz, na companhia do ex prefeito Flavio Azevedo, vereadores e aliados políticos prestigiou a festa do sabugo na comunidade de Primeira Lagoa.

RAFAEL MOTTA REPRESENTOU JOVENS PARLAMENTARES NA JMJ

Vereador Rafael Motta, que representou os jovens parlamentares na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, participou da Vigília na noite deste sábado e na manhã deste domingo assistiu à celebração da Missa de Envio, na Praia de Copacabana.
 
Ex-subsecretário de Juventude do Rio Grande do Norte, Rafael Motta foi convidado a participar da Jornada pelo padre Sávio da Costa Ribeiro, coordenador Nacional da Semana Missionária da JMJ 2013 e pelo pároco de Candelária, padre Júlio.

KELPS QUER SECRETARIOS EXPLICANDO A REAL SITUAÇÃO DO ESTADO NA AL

O deputado estadual Kelps Lima-PR, vai propor a  assembleia legislativa que os secretários de estado de Administração e  Planejamento compareçam a sede do legislativo, para explicar a real situação financeira do estado.
 
Segundo o parlamentar o povo tem sido vitima de um bombardeio de informações a respeito de dados negativos que preocupam a economia e a perspectiva de crescimento do estado.

sábado, 27 de julho de 2013

NÃO SOU CANDIDATO A NADA, DIZ GARIBALDI

De Caicó onde participa dos festejos de Sant'ana, o ministro Garibaldi Filho avisou, não sou candidato ao governo nas eleições de 2014, aliás não sou candidato a nada. Tudo que o primo Henrique Alves queria ouvir, caso Henrique pense em disputar o governo, ainda tem um desafio pela frente, convencer a governadora Rosalba em não disputar a reeleição, ou então o PMDB romper com o DEM de Rosalba.

JOSÉ AGRIPINO COMENTA QUEDA DA POPULARIDADE DO GOVERNO DILMA


O presidente nacional do Democratas, José Agripino, atribuiu à queda de 24 pontos percentuais na aprovação do governo Dilma Rousseff, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira 25 pela CNI/Ibope, à percepção, por parte da população, de que a presidente da República tem se preocupado mais com a reeleição do que em governar. “A presidente Dilma se comporta claramente como pré-candidata e não como uma estadista, preocupada com o peso da máquina pública. Por que ela não diminuiu, por exemplo, o número de ministérios? Porque conta com o apoio dos aliados políticos e prefere manter o Estado inchado com 39 pastas, mantidas pelo contribuinte”, disse.
 
De acordo com a pesquisa CNI/Ibope, a aprovação da gestão Dilma Rousseff caiu de 55% para 31%. Em pesquisa anterior feita pelo mesmo instituto, a avaliação do governo Dilma já mostrava sinais claros de desgaste: caiu de 63% para 55%. “Por que isso está acontecendo? Em função daquilo que a presidente da República insiste em manter: gastos públicos exagerados. É hora de tornar o Brasil uma economia competitiva, de baixar os índices de inflação, de estancar os gastos públicos de má qualidade. O governo Dilma é um governo emparedado”, criticou Agripino.
 
Em relação à reforma política, o líder do Democratas disse que não entende por que o governo petista só agora defende o assunto já que há quatro anos o Congresso tentou aprovar alguns pontos da reforma, mas a própria base do PT sempre impediu a tramitação da matéria. “A reforma política não tinha acontecido antes por inação, por falta de vontade política do governo do PT. Há quatro anos votamos uma reforma, que está parada na Câmara porque a base governista não vota. Agora ela terá obrigação moral de votar”, afirmou o senador.
 
Agripino acredita ainda que as manifestações nas ruas deixaram claro que a população exigirá o cumprimento de suas reivindicações e que os três Poderes precisam trabalhar para restabelecer a confiança do povo brasileiro. “É preciso votar os reclames da sociedade, como o aumento de verba para a saúde, fim do voto secreto, eleição do presidente do Senado pelo voto aberto. Tudo isso precisa ser entendido como o imperativo da sociedade e Executivo, Legislativo e Judiciário têm que se adequar a isso, começando pelos casos de corrupção que precisam ser exemplarmente resolvidos e punidos”.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

RN 160 PRECISA DE REPAROS

O trecho da RN 160 que liga Jenipabu a BR101, município de Extremoz, encontra-se em péssimas condições, com inúmeros buracos em toda a sua extensão. Trata-se de um importante via de ligação turística, que dá acesso as praias de Pitangui, Graçandu e Barra do Rio, em Extremoz, além de outras praias de outros municípios, como Muriú, em Ceará - Mirim.
 
A estrada também é importante para o escoamento da produção agrícola da região e por quase toda sua extensão também é densamente povoada. “Já solicitei diversas vezes ao diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Demetrio Torres, para que fossem feitos reparos naquela importante via, roteiro turístico do Estado, fora quase uma dezena de ofícios nesse sentido, mas até o momento não fomos atendidos”, revelou o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo.
 
O estado lastimável da estrada chama a atenção, principalmente dos operadores do turismo, que não conseguem entender o descaso do poder público estadual com relação a esse importante setor da economia, que gera milhares de empregos no RN.

GOVERNO CANCELA EXPOXIÇÃO AGROPECUARIA DE LAJES

Em reunião realizada na Secretaria da Agricultura, com as presenças dos organizadores da EXPOLAJES - César Militão e Idalécio Pinheiro (representantes da Acosc e Sindicato dos Produtores de Lajes), do presidente da Emater, Henderson Magalhães, do presidente da Ancoc, Alexandre Confessor, do Diretor técnico da Emparn, Alexandre Wanderley, e do presidente da Federação da Agricultura, José Álvares Vieira, o Secretário da Agricultura, Junior Teixeira, informou aos presentes que o Estado não teria disponibilidade de recursos para promover a realização da XX EXPOLAJES, que estava prevista para o último final de semana de agosto.
 
“Uma triste notícia para a nossa cidade, a para a caprinovinocultura da Região Central e um fim melancólico para uma exposição constante do Rank nacional, no ano em que completaria vinte anos sem interrupção, ressaltou o presidente do Sindicato dos Produtores de Lajes, César Militão.
 
De acordo com o presidente da Faern, José Vieira, quem perderá com o cancelamento da ExpoLajes serão os produtores rurais. “Fiquei muito triste com essa informação. A Federação da Agricultura, entidade que sempre ajudou na feira, sabe da importância da exposição para a economia local e para os negócios de nossos produtores. O Governo deve uma resposta aos produtores. Deve uma resposta concreta a cidade de Lajes”, finalizou Vieira.

EZEQUIEL FERREIRA PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DA FESTA DE SANT'ANA EM CURRAIS NOVOS

A devoção a Sant’Ana foi trazida ao Brasil, ainda pelos colonizadores portugueses. Em Currais Novos, a Festa da Padroeira completou 205 anos e chega ao fim nesta sexta-feira 26, com a procissão pelas ruas do Centro da cidade. Nesta quinta-feira 25, aconteceu a última novena de Sant’Ana na Matriz. O Administrador Diocesano, Padre Ivanoff e o Pároco, Welson Rodrigues conduziram a celebração. Em seguida, aconteceu o 20º Jantar de Sant’Ana, com animação de Luís Cláudio e Agnelo Júnior.
 
O deputado Ezequiel Ferreira prestigiou a novena e o jantar. O prefeito Vilton Cunha, o ex-prefeito Zé Lins e o vice-prefeito João Gustavo acompanharam Ezequiel. “Durante todos esses dias o povo cristão de Currais Novos esteve nas novenas, missas e celebrações da Festa de Sant’Ana. Nossa fé aumenta em cada ano, pois é o momento das nossas famílias agradecer. Quero aqui parabenizar o Pároco Welson Rodrigues e todos que fizeram parte da comissão organizadora da Festa de Sant’Ana”, comentou o deputado Ezequiel.

AEROPORTO ILHA

Por Daniel Rittner  do jornal Valor Econômico



O jornal Valor Econômico traz matéria sobre o aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, segundo o jornal o novo aeroporto tem data de inauguração agendada para Abril de 2014, mais a preocupação do consórcio Inframérica, que está construindo a obra e que vai administrar o novo aeroporto, as obras de acesso que é de responsabilidade do governo do estado ainda não teve inicio, e isto poderá colocar em risco o inicio das atividades.

"A situação é surreal", diz o presidente do conselho de administração da Inframérica, José Antunes Sobrinho. "Fizemos um esforço hercúleo para antecipar as obras. Se os prazos do acesso viário não forem cumpridos, será uma das maiores irresponsabilidades que eu já vi em toda a minha vida".
 
A Queiroz Galvão, contratada pelo governo estadual para construir os acessos ao novo aeroporto, desistiu. Ficou com o Rio Grande do Norte a responsabilidade de pavimentar dois acessos, num total de 37 quilômetros. A concorrência ocorreu em 2009, mas o governo potiguar argumenta que os serviços nunca foram iniciados por causa das dificuldades na obtenção do financiamento.

VIVALDO COSTA E RICARDO MOTTA PRESTIGIAM FEIRINHA DE SANT'ANA EM CAICO


Famílias, políticos, devotos e visitantes lotaram as ruas próximas a Catedral de Santana para mais uma Feirinha da Padroeira do Seridó. Vivaldo Costa-PR, como faz todos os anos, prestigiou o tradicional evento acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta-PMN.
 
Ricardo Motta disse que não poderia chegar a Caicó se não fosse acompanhado do amigo e conselheiro Vivaldo Costa. “É um momento de reflexão para que dias melhores possam vir. Sabemos das dificuldades que atravessamos, mas temos confiança e estamos bastante otimistas através dos recursos aprovados pelo poder legislativo liberado pelo banco mundial. Aproveito para mandar meu abraço ao povo do Seridó, aqui estou com o deputado Papa Jerimum, um grande amigo conselheiro”.
 
O Papa Jerimum reencontrou com aliados e adversários políticos e lembrou que durante a festa de Santana só existe um partido que é o da fé na avó de Jesus. Vivaldo saudou a todos os devotos e visitantes que chegam a Caicó. “A Festa de Santana é a logomarca principal da cidade de Caicó. Alegria é nosso carnaval, fé é a festa de Santana, uma das maiores do Brasil. É marca registrada de solidariedade, reencontro das famílias. Os caicoenses ausentes se encontram, as famílias se reúnem aos pés de Santana. Registro a presença do Presidente da Assembleia Ricardo Motta, um homem que quer bem ao povo do Rio Grande do Norte. Aqui pude rever diversos companheiros de luta, bem como amigos que hoje caminhamos em barcos contrários, mas pude perceber que o pensamento é único, que a união em prol de Santana é o que prevalece”.

EXTREMOZ DISCUTE " CAR DAS AMERICAS "

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou na tarde desta quarta-feira, 24, no auditório do Centro de Eventos Marista, audiência pública para discutir a implantação do “Centro de Alto Rendimento – Car das Américas”, presidida pelo secretário da pasta, Fábio Góis. A audiência pública faz parte do processo das concessões necessárias para autorização de construção do complexo esportivo.
 
O evento contou com a presença do prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, secretário de Agricultura, Adriano Veras, Isa Lúcia, secretária adjunta de Meio Ambiente e Urbanismo, secretário adjunto de Transporte, Newton Pereira Filho, presidente do Car das Américas, Mateus Moreira, diretor da Ambiance Consultoria Ambiental, Kleper Brito, representantes comunitários e o povo em geral.

FATIMA BEZERRA VISITOU FEIRINHA DE SANT'ANA

A deputada federal Fátima Bezerra-PT esteve ontem e hoje em Caicó, onde participou da abertura da FAMUSE, visitou o Coreto Musical e, como faz todos os anos, prestigiou a tradicional Feirinha de Sant’Ana.
 
A deputada esteve acompanhada dos membros do PT de Caicó, dos prefeitos do PT, Francisco  Parelhas, Drª Fátima  Ouro Branco e Urbano  Serra Negra, além dos vereadores do PT da região do Seridó, demais petistas e apoiadores.

DEFINIDAS AS APRESENTAÇÕES CULTURAIS DA FEIRA DE ARTES DE PETROPOLIS

De acordo com informações da diretora da Organização Potiguar para o Desenvolvimento Sustentável (OPDS), professora Graça Queiroga, coordenadora do 5ª Feira de Artes de Petrópolis, as apresentações culturais desta edição, que se apresentarão no sábado 27, já estão definidas. “Começa com o Grupo do Xaxado, da Fundação Parnamirim de Cultura, a partir das 17h. A seguir, às 18h, vem o Grupo ‘4Cantos’, com desempenho de MPB, e que tem um repertório de grande aceitação por parte do público. E, no final da noite, das 20h às 22h, o show fica por conta do Grupo Raízes do Samba, onde seus componentes comandam o chamado ‘samba de raiz’, e tudo sem isso sem nenhum custo para os visitantes da feira”, informou Graça Queiroga.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

CORTE DE GASTOS

A governadora Rosalba Ciarlini determinou que todos os órgãos da administração direta e indireta realizem, em até 20%, corte nas despesas com o custeio, a governadora esteve reunida com todos os Secretários de Estado ouvindo de cada um deles relato sobre a estrutura de suas pastas.

A exemplo de outros Estados, o Rio Grande do Norte vem sofrendo desde o ano passado com a constante queda em sua receita. “Este ano”, disse Rosalba, “a frustração de receita já passa dos R$ 300 milhões.” Já a folha de pessoal experimentou um crescimento de 19%. Mesmo em dificuldade, a governadora garantiu o pagamento do funcionalismo, tanto assim, que os servidores da região Seridó recebem já no dia 24, quarta-feira.
 
A Chefe do Executivo examina com as áreas econômica e jurídica a necessidade de editar decreto regulamentando os gastos com a máquina da administração direta e indireta.

CASA DE APOIO IRMÃ GABRIELA COMPLETA 8 ANOS

Em funcionamento desde 2005, e disponibilizando 40 leitos de forma gratuita para pacientes carentes do interior do Estado que vem se submeter aos tratamentos na Liga Contra o Câncer, a Casa de Apoio Irmã Gabriela completa oito anos nesta quinta feira 25, e comemora com um almoço para todos os seus voluntários, pacientes e parceiros da Liga.
 
Instituição sem fins lucrativos, a Casa de Apoio é administrada pela Rede Feminina Contra o Câncer, e tem como missão oferecer uma estada confortável, disponibilizando alimentação, transporte e o suporte de toda a equipe multidisciplinar da instituição aos pacientes em tratamento.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

VIVALDO COSTA E AMIGOS PARTICIPAM DA FEIRINHA DE SANT'ANA EM CAICÓ

O deputado Vivaldo Costa esta participando dos últimos dias da festa de Santana em Caicó. O Papa Jerimum chegou logo cedo a Caicó e ao lado de amigos circulou na tradicional feirinha da padroeira do Seridó.
 
A Feirinha de Santana reúne centenas de famílias no largo da Praça Monsenhor Walfredo Gurgel. O deputado continuará na cidade e prestigiará outros eventos alusivos a festa.

PREFEITURA DE EXTREMOZ CAPACITA MERENDEIRAS

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, através do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar, realizou nesta terça-feira, 23, a terceira capacitação de merendeiras da alimentação pertencentes à rede de ensino do município, no auditório da Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú.
 
Cerca de 80 profissionais do ramo, entre merendeiras e auxiliares de serviços gerais, receberam o treinamento oferecido pelas nutricionistas do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar. O evento contou com a participação do prefeito Klauss Rêgo e da secretária da pasta, Rosileide Brito.

FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA APRESENTA CARTÃO DO PRODUTOR AO GOVERNO DO ESTADO

Nesta quarta-feira 24, na sede da Emater, no Centro Administrativo, a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), apresentou para o Governo estadual o Cartão do Produtor, ferramenta que, implantado no RN, irá desburocratizar diversos trabalhos das secretárias de Agricultura e da Tributação, como é o caso da emissão das Guias de Trânsito de Animal (GTA) e vacinação contra a febre aftosa no rebanho potiguar. Além disso, irá fornecer descontos em estabelecimentos comerciais.
 
A apresentação foi feita pelo presidente da Faern, José Álvares Vieira, acompanhado pelo consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Décio Coutinho, ao presidente da Emater, Henderson Magalhães e aos técnicos da instituição, da Secretaria da Agricultura e Sebrae.

RELAÇÃO ENTRE WILMA E ROBINSON ESTA ESTREMECIDA

O pleito do prefeito de Natal, Carlos Eduardo-PDT, para que a oposição caminhe unida rumo as eleições de 2014, não esta surgindo o efeito desejado, a relação entre a vice prefeita de Natal Wilma de Faria-PSB e o vice governador Robinson Faria-PSD esta estremecida. A arenga e grande.

MORREM DOMINGUINHOS E DJALMA SANTOS


Morreu nesta terça-feira 23,  no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo o cantor, músico e compositor Dominguinhos. Há 6 anos ele lutava  contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Segundo amigos da família, o velório teve início na manhã desta quarta feira 24 na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Já em Uberaba-MG, faleceu ao 84 anos o ex lateral direito da seleção Brasileira Djalma Santos, ele conquistou duas copas do mundo 58 e 62 pela seleção Brasileira.

PREFEITURA DE PEDRA PRETA FIRMA CONVÊNIO COM SENAR

Nesta terça-feira 23, o vice-prefeito da cidade de Pedra Preta, Guilherme Teixeira, firmou com o Senar/RN convênios para cursos profissionalizantes no município localizado na região Central do estado.
 
Na oportunidade, o vice-prefeito se reuniu com o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, e com o gerente de cursos do Senar, Hélio Pignataro, para formalizar os contatos e confirmar a promoção de cursos da instituição na cidade. “Iremos pactuar cursos como o de Apicultura, Pedreiro rural, Corte e Costura e muitos outros”, afirmou Guilherme Teixeira.
 
De acordo com o presidente da Faern/Senar, os cursos serão voltados para o aprimoramento dos produtores da cidade e da região. “Será com total certeza mais uma etapa de lutas e vitórias para a nossa equipe de profissionais e para os futuros alunos. Tenho certeza que os nossos produtores de Pedra Preta aproveitarão as aulas e irão absorver esse conhecimento para o seu futuro e para a economia da cidade”, ressaltou José Vieira.
 
O vice-prefeito Guilherme Teixeira informou que a cidade de Pedra Preta possui uma população de duas mil e seiscentas pessoas e que os cursos do Senar irão mostrar para toda a população a importância dos estudos e da formação profissional. “Sem isso, sem essas boas parcerias, não conseguiremos avançar como sociedade e como indivíduos. Acredito que os cursos do Senar serão fundamentais para o engrandecimento dos alunos participantes e de toda cidade”, finalizou Teixeira.

RAFAEL MOTTA REPRESENTARÁ JOVENS PARLAMENTARES NA JMJ


O vereador de Natal, Rafael Motta, viaja ao Rio de Janeiro na próxima sexta-feira 26 para participar da Jornada Mundial da Juventude. Ele representará os jovens parlamentares na Vigília e na Missa de Envio que será celebrada pelo Papa Francisco, no Campus Fidei (Campo da Fé), em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Rafael é uma das 750 pessoas que assistirá às celebrações de cima do palco onde ficará o Papa.
 
Rafael Motta vai participar da programação da JMJ a convite do padre Sávio da Costa Ribeiro, coordenador Nacional da Semana Missionária – JMJ – Rio – 2013 e do pároco de Candelária, padre Júlio.
 
A JMJ marca a primeira visita do papa Francisco ao Brasil desde que assumiu o pontificado, em março deste ano. Durante o evento, que ocorre desta terça-feira até o próximo dia 28, são esperados mais de 2,5 milhões de jovens católicos no Rio de Janeiro.
 
No sábado 27, o vereador vai participar da Vígília e no dia seguinte, às 10h, ele estará também na Missa de Envio. Será nesta missa que o Santo Padre anunciará onde acontecerá a próxima Jornada Mundial da Juventude e deixará sua mensagem final aos jovens que participam da jornada.

terça-feira, 23 de julho de 2013

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO CONTINUA MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante vai realizar nesta quarta-feira 24, as 8h, mais uma edição do mutirão de limpeza pública e combate à dengue. O evento vai acontecer nos bairros de Cidade das Flores e Cidade das Rosas. A ação conta com a participação de outros órgãos da gestão municipal como as secretarias de Serviços Urbanos, Comunicação e Eventos, Departamento Municipal de Transportes, Fundação Cultural Dona Militana e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
 
Além do trabalho educativo, feito com alunos da rede pública de ensino pelo setor de Vigilância e Saúde da SMS, o mutirão leva o trabalho intensificado dos agentes de endemias, a atuação das equipes de limpeza e iluminação pública e a mobilização da população com orientações em carro de som e panfletos sobre como evitar os focos do mosquito Aedes Aegypti e os riscos da dengue.

PRESIDENTE DA FORÇA SINDICAL DIZ QUE ESPORTE PREDILETO É BATER EM DILMA

O governador de Pernambuco e pré candidato a presidente da republica Eduardo Campos-PSB confirmou participação na abertura do 7º Congresso Nacional da Força Sindical, nesta quarta feira 24, em Praia Grande, São Paulo. O encontro conta com 4 mil dirigentes inscritos, de 2,3 mil sindicatos, além de delegações estrangeiras de cem países. A presidente Dilma, até agora, não confirmou presença.

Presidente da Força, o deputado Paulo da Força-PDT/SP duvida que Dilma participe do evento: “Nosso esporte predileto hoje é bater nela”.

FUTEBOL: PROTESTO DO BARAÚNAS VAI SER A NIVEL NACIONAL

Deu no blog do Marcos Lopes

Samuel Cândido está mantido no comando técnico do Baraúnas, que matematicamente tem chances sim de evitar o rebaixamento.
 
Tem que começar reagir em campo, e o próximo adversário é o Santa Cruz em Recife, com transmissão de televisão e segundo vi no blog O Racional, o Baraúnas pode entrar em campo com uma tarja preta na camisa, como forma de protesto pela falta de apoio do Poder Público ao tricolor, no que eu concordo. Tem mesmo que mostrar em nível nacional que o RN é um dos poucos estados onde os governos municipal e estadual, viram as costas para o futebol.
 
Do blog:
 
Pelo visto os clubes de futebol do estado também aderiram a onda de protestos que estão sendo realizados Brasil a fora.

DILMA TURRONA

A presidente Dilma é turrona mesmo, ontem durante os cumprimentos ao papa Francisco no palácio Guanabara, ela quase não estirou a mão para duas autoridades, o presidente do Supremo ministro Joaquim Barbosa e para o presidente da câmara federal, Henrique Alves. O motivo só Deus sabe.

FÁTIMA PARTICIPA DE ENCONTRO NA ZONA NORTE

A Deputada federal Fatima Bezerra-PR, participou na noite desta segunda feira 22, de encontro com moradores da Zona Note de Natal, ela foi discutir os detalhamentos do projeto de saneamento integrado do a Zona Norte.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

FRANCISCO CHEGOU


O papa Francisco já está no Rio de Janeiro, ele foi recebido na base aérea do galeão pela presidente Dilma, vice presidente Michel Temer, governador Sérgio Cabral, prefeito Eduardo Paes, presidente do senado Renan Calheiros, da câmara Henrique Alves, ministros de estado, e autoridades da Igreja, em seguida em carro aberto ele vai até a catedral no centro e em seguida se dirige ao palácio Guanabara sede do governo do Rio de janeiro.

O APELO DE ROBINSON

O vice governador Robinson Faria-PSD, fez um apelo ao vice prefeita do Natal, Wilma de Faria-PSB, para que ela anunciasse que não vai disputar o governo do estado, Wilma manteve-se em silencio.

PAPA FRANCISCO CHEGA HOJE

O papa Francisco desembarca as 16h desta segunda feira 22, no Rio de Janeiro, em seguida fará uma viagem pelo centro do Rio, as 19h será recebido no palácio Guanabara pela presidente Dilma, governador Sergio Cabral e mais uma enxurrada de políticos. O papa vem ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude.

NATAL IRÁ SEDIAR SEMINÁRIO SOBRE PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA FORENSE

Natal irá sediar, entre os dias 13 e 14 de setembro, Seminário de Psicologia e Psiquiatria Forense voltado para o debate entre as decisões judiciais e a saúde mental. O evento será promovido no Hotel Parque da Costeira, e está direcionado a psiquiatras, psicólogos e profissionais da área jurídica.
 
Nos debates, será abordada a análise mental do réu durante as fases processuais, fazendo uma imersão nos princípios da Psicologia Jurídica e Psiquiatria Forense.
 
Durante os dois dias de evento, diversos profissionais da área ministrarão palestras sobre o tema e os seus desdobramentos. Os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) Antonio de Pádua Serafim, Daniel Martins de Barros e Fabiana Saffi, que coordenam o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (Nufor) estão entre os convidados.
 
Criado há mais de dez anos, o Núcleo especializado da USP concentra os estudos na área de perícia psiquiátrica e psicológica, presta assistência as vítimas e familiares de violência, realiza perícias nos vários âmbitos do sistema judiciário e colabora para a otimização das políticas públicas das Instituições, órgãos federais e estaduais relacionados à questão da saúde mental e justiça.

AGRIPINO DIZ QUE DILMA PRECISA DESPIR-SE DA POSTURA DE CANDIDATA A REELEIÇÃO

O senador José Agripino-DEM. não tem poupado criticas ao governo da presidente Dilma, da tribuna do senado o senador disse que a presidente tem que despir-se da candidatura a reeleição e ouvir as reclamações que vem das ruas.
 
José Agripino disse ainda que a população brasileira está exigindo respostas rápidas e práticas por uma educação, saúde e segurança pública de qualidade. “A presidente está vivendo uma crise monumental, a economia não vem dando certo. A chefe do Executivo tem que dar uma guinada para valer, não com coisas superficiais. Deve adotar medidas práticas, efetivas, como melhorar o gasto público, ter planejamento e combater com veemência a corrupção”, ressaltou Agripino. “O governo precisa acordar. Temo que o país esteja desanimado e os remédios para reanimar a economia vão de mal a pior”.

DINHEIRO VEM, DINHEIRO VAI

O povo pode ir as ruas reclamar por falta de segurança, mais o governo do estado não tem do que reclamar do governo federal, por falta de investimentos em segurança pública, o governo do estado vai devolver mais de 2 milhões de reais ao tesouro nacional, motivo: recebeu os recursos e não aplicou, como o prazo expirou a grana tem que ser devolvida, os recursos estão ai desde os governo Wilma e Iberê.

PASTORIL DONA JOAQUINA DE SÃO GONÇALO REPRESENTA O ESTADO EM FESTIVAL DE FOLCLORE

O Pastoril Dona Joaquina, grupo folclórico de São Gonçalo do Amarante, já está na cidade de Olímpia/SP, onde acontece o 49° Festival Nacional do Folclore (Fefol). Essa é mais uma participação do pastoril no festival graças ao apoio da Prefeitura Municipal.
 
A 49ª edição do Fefol está reunindo cerca de 72 grupos culturais de todo o país e o pastoril Dona Joaquina é um dos destaques, tendo sido homenageado como tema do evento no ano passado. Na abertura, os músicos sãogonçalenses fizeram uma participação especial junto ao grupo homenageado desse ano que é do Mato Grosso.
 
O Pastoril Dona Joaquina é o único representante do Rio Grande do Norte no festival. “O prefeito Jaime Calado nos apoia sempre, por meio da Fundação Cultural Dona Militana. Aqui o pastoril representa a riqueza do nosso folclore. Essa participação é importante por que levamos a bandeira de São Gonçalo”, disse a diretora Séphora Bezerra.

sábado, 20 de julho de 2013

VIVALDO COSTA ACOMPANHA ABERTURA DA FESTA DE SANT'ANA EM CAICÓ


Como faz todos os anos, o deputado estadual Vivaldo Costa-PR participou, nesta sexta feira 19, da abertura da festa de Santana em Caicó. Ao lado dos vereadores Ivanildo do Hospital e Alisson do Carro Social o Papa Jerimum cumprimentou vários amigos que aguardavam no largo da catedral a saída da procissão. Após o cortejo, que percorreu as principais ruas da cidade, foi erguido o estandarte da festa.
 
Padre Edson, pároco da catedral, saudou a todos os devotos e declarou aberta a Festa de Santana, edição 2013. Vários padres, autoridades, a ex-governadora Vilma de Faria e o prefeito municipal também estiveram presentes.

SÃO GONÇALO JÁ CONTA COM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E GRADUAÇÃO


O Polo Universitário Dr. Ruy Pereira, em São Gonçalo do Amarante, abriu as portas na manhã dessa sexta-feira 19 para receber cerca de 150 alunos na aula inaugural dos cursos de especialização. O prefeito, Jaime Calado, esteve presente ao lado dos secretários Abel Neto (Educação), Mada Maia Calado (Extraordinária), Magnus Kébyo (Serviços Urbanos), Maria Marluce (Adj. Educação) e os vereadores Raimundo Mendes, Eraldo Paiva e Edimilson Gomes, Além da coordenadora do polo municipal, Rosana Vieira.
 
A unidade está inserida no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada na Rua Cajupiranga, 55, Conjunto Amarante, através de uma parceria do Governo Federal, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Os cursos universitários são a distância, mas os alunos frequentam o polo para participarem de atividades avaliativas.
 
Em parceria com o IFRN foram oferecidos 150 cursos de especialização e 200 vagas em graduação. Atualmente, estão abertas vagas em parceria com a UFRN, sendo 50 vagas para Pedagogia, 50 para História e 50 para Matemática. As vagas são preenchidas através de edital, por isso, é interessante que as pessoas que pretendem ingressar na universidade fiquem atentas ao endereço eletrônico: www.google.com/educacaouab. Outras informações podem ser adquiridas pelos telefones (84) 3278-2427 ou 2378-3366.
 
Os alunos que participaram dessa aula inaugural vão cursar especialização nas seguintes áreas: Literatura e ensino, Língua Portuguesa e Matemática e Educação Ambiental e Geografia do Semiárido. O prefeito, Jaime Calado falou da importância da educação e se emocionou ao falar do irmão Ruy Pereira, o qual leva o nome do polo universitário. “Hoje é um dia especial. A educação é a saída digna para que as pessoas possam crescer na vida. Inspiro-me muito e tenho o maior orgulho do meu irmão Ruy. Aqui se tem um novo endereço para crescerem na vida, vocês vão aprender a viver”, finalizou.

EZEQUIEL, WILMA E MARCIA VISITAM O SERIDÓ


Neste fim de semana, o deputado Ezequiel Ferreira cumpre agenda no Seridó. Nesta sexta-feira 19, c almoçou em Cruzeta, onde a turma de vermelho, comandada pelo ex-prefeito José Sally, se reuniram na Fazenda do ex-prefeito Medeirinhos. A ex-governadora Wilma de Faria e a deputada Márcia Maia também participaram.
 
“Venho novamente a Cruzeta, a convite do nosso amigo Sally, abraçar o povo e os nossos correligionários. Na Assembleia Legislativa, nosso mandato tem feito cobranças de melhorias na segurança pública e também em obras para beneficiar os agricultores, que enfrentam a maior seca já vista na história do Rio Grande do Norte”, disse Ezequiel, que participou  dos festejos de Sant’Ana em Currais Novos. Neste sábado 20, Ezequiel vai a Carnaúba dos Dantas e no domingo 21 estará em Santana do Matos, também na festa da padroeira.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

HENRIQUE DEFENDE REFORMAS

O presidente da câmara dos deputados, Henrique Alves-PMDB, propôs  que o governo faça um enxugamento na máquina administrativa, começando pela redução do número de ministérios, na proposta de Henrique a redução seria de 39 para 25.
 
A proposta desagradou o planalto.

PROTESTOS CONTINUAM

Estudantes invadiram na manhã desta quinta feira 18, a sede da câmara municipal do Natal, eles querem que os vereadores revejam o projeto de lei que trata da licitação para o transporte público da capital.
 
Os protestos continuam nesta sexta feira a partir das 16h, a concentração vai ser na BR 101 em frente ao shopping Via Direta.

FICHA LIMPA


Por mais esforço que o cidadão Brasileiro faça, não tem como acreditar nas leis deste País, estamos a pouco mais de um ano das eleições, e a verdade é que os partidos políticos estão lotados de artistas com a ficha mais suja que pau de galinheiro gastando dinheiro para viabilizar uma candidatura seja a que cargo for, isso não tem a menor importância para eles, o que vale esta na dança.
 
E alei da ficha limpa?

WILMA PRESSIONADA

A vice prefeita do Natal, Wilma de Faria disse que está sendo pressionada pela executiva nacional do PSB e lideranças politicas para disputar o governo do estado nas eleições de 2014.

A posição de Wilma contraria os planos do vice-governador Robinson Faria-PSD, que deseja disputar o Governo do Estado com apoio da pessebista e dos demais partidos de oposição.

LIDERANÇAS POLITICAS RECEBEM VIVALDO COSTA E RAFAEL MOTTA EM CURRAIS NOVOS E CAICÓ


O deputado Vivaldo Costa-PR e o vereador natalense presidente do PP, Rafael Motta, continuaram a sequencia de visitas pelas cidades do Seridó nesta quinta-feira 18. Logo cedo eles foram recebidos na cidade de Currais Novos para um café da manhã. Participaram do encontro o vereador currais-novense Adailson Gomes; presidente da Câmara de São Vicente Neguinho Gabriel; além dos vereadores Jonas da Padaria de Florânia e Joilma de Bodó. Amigos como Cláudio, Vilânio, Aécio, Pascoal Nobre, Valdir de Severino do Copo, Canindé prestigiaram o bate papo. O ex-vereador Moreira, atual presidente do PP na cidade, também estava.
 
“Encontrar o povo do Seridó é sempre uma alegria, chegar a Currais Novos, cidade importante por todo seu histórico econômico e peculiaridades, acompanhado do Papa Jerimum, deputado Vivaldo Costa, é legítimo. Temos conhecido pessoas importantes na região. Nossa visita ao Seridó tem sido muito produtiva. Além disso, temos a missão de ampliar e reencontrar membros do nosso partido”, contou Rafael Motta.
 
CAICÓ
 
Durante dois dias o deputado Vivaldo Costa (PR) ao lado do vereador natalense Rafael Motta-PP visitaram várias cidades no Seridó. Para encerrar a extensa agenda, o Papa Jerimum levou Rafael para um almoço na cidade de Caicó, principal reduto eleitoral do deputado. Rafael, que também preside o PP, aproveitou e vinda a capital do Seridó para conversar com alguns membros do partido.
 
 
Participaram do encontro o presidente municipal do PP, Hugo Marinho, que nas últimas eleições disputou a prefeitura; vereadores Nildson Dantas, Alisson Jackson, Ivanildo do Hospital, Mara Costa, Alex Dantas; além dos suplentes Sandoval da Silva e James, amigos e outras lideranças.

SÃO GONÇALO SAI NA FRENTE NO ENSINO DA EDUCAÇÃO CIDADÃ


A O prefeito Jaime Calado recebeu na tarde desta terça-feira 17, no Gabinete Civil, o juiz Jarbas Bezerra. Na ocasião o magistrado apresentou informações sobre o Programa Brasileiro de Educação Cidadã – PROBEC, projeto de sua autoria, que visa trabalhar junto a crianças e adolescentes valores de cidadania e de uma cultura de paz.
 
Jarbas avalia que a atual conjuntura social exige constantes mudanças de valores e o projeto em fase embrionária nasce com o objetivo de trabalhar à relação família-escola com ênfase na pratica da cidadania e da inclusão. “Esse é um grande passo para a cidadania, tema que todo mundo fala, mas não bota em prática. São Gonçalo é a primeira cidade que acredita no programa e se propõe a efetivar a parceria”, ressaltou o juiz.
 
Para o prefeito Jaime Calado esse programa vem complementar projetos já desenvolvidos em sua gestão, que educam politicamente, enaltecendo aspectos históricos e explorando questões de cidadania. “O programa vem reforçar a importância da educação cidadã e valores de uma cultura de paz na educação da população. Estou feliz que a Justiça, através do Dr. Jarbas, tenha esse pensamento e essa preocupação”, disse.
 
Estiveram presentes no encontro os secretários Mada Calado (Extraodinária), Abel Neto e Marluce de Paula (Educação), João Eider (Defesa Social) e Heráclito Noé, (Gabinete Civil), que formarão o grupo de trabalho que irá efetivar o programa.

ROSTO REAL

Com a curadoria do consagrado fotógrafo Numo Rama e acessível a deficientes visuais, várias fotógrafas, entre elas Carla Belke, Rhovani Bezerra, Silvia Batistuzzo, Simone Sodré e o fotógrafo profissional Hugo Macedo, todos participantes do Grupo de Estudos Fotográficos 50 milímetros e do Movimento Alumiar, lançam no dia 1º de agosto, às 19h, na Fundação Capitania das Artes, a exposição “O rosto real nunca é suave”.
 
Serão expostas 25 fotos em tamanhos variados, que vão de 40x60 até a 100x140, em impressão de alta qualidade e no coquetel de abertura um trio de músicos consagrados, composto por Paulo Sarkis (baixo), Neemias Lopes (saxofone) e Sílvio Franco (guitarra), darão o tom da exposição tocando bossa nova, jazz e blues.
 
Serviço
 
Exposição fotográfica “O rosto real nunca é suave”
Dia 1º de agosto de 2013
Fundação Capitania das Artes / Natal Às 19h
Mais informações e entrevistas: Carla Belke: 8866 - 8088

quarta-feira, 17 de julho de 2013

FÁTIMA REBATE CRITICAS DE AGRIPINO CONTRA DILMA

A deputada federal Fátima Bezerra-PT rebateu, agora a pouco, em discurso na tribuna da Câmara, as críticas do senador José Agripino-DEM, feitas ontem contra a presidenta Dilma Rousseff.

“Quando o senador propõe que a presidenta Dilma desista da reeleição, além de revelar o seu lado autoritário e imperial da Casa Grande, mostra que ele não conhece a fibra da nossa presidenta. Quem não fugiu à luta e enfrentou a força de uma ditadura, ao contrário do senador originário da ARENA, agremiação que apoiou o golpe militar, não vai se abater e deixar de encarar os desafios, por mais complexos que sejam”, disse Fátima na Câmara.
 
A deputada ressaltou também que a fala do senador Agripino é uma “clara demonstração de que a oposição não tem rumo. A proposta levantada por ele é descabida e significa uma tentativa de intervir na vida interna do PT. Quem decide a vida do PT é o PT e nós já definimos nosso rumo em 2014. Na verdade, Agripino expõe um desejo de ver Dilma fora da disputa de 2014. Ele sabe que ela, pela sua história e pelo muito que o PT fez nos últimos anos tem plenas condições de recuperar seu capital político e será a mais forte candidata a dirigir os destinos do país no próximo período”.
 
Por fim, declarou: a presidenta Dilma está sabendo combinar sua competência e firmeza de gestora e sua capacidade de dialogar com as reivindicações vindas das ruas, tanto que ao longo desse período dialogou com os mais diversos movimentos da sociedade e tomou um conjunto de medidas como respostas aos anseios da população. A presidenta será reeleita pelo povo brasileiro, que quer mais avanços sim, mas não aceita retrocesso.

SÃO GONÇALO: PREFEITO JAIME CALADO RECEPCIONA ESTUDANTES DE MEDICINA DA UFRN


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Saúde, e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, consolidaram nesta terça-feira (16), no Teatro Municipal, o convênio de Internato de Saúde Coletiva no município. O acolhimento dos doutorandos em medicina contou com as presenças do prefeito Jaime Calado, o vice-prefeito Poti Neto, Dr. Ênio Ferreira  diretor do Centro de Ciência em Saúde, que representou a reitora da UFRN, Ângela Paiva, a Dra. coordenadora do Saúde Coletiva da UFRN, Ana Tânia Sampaio, o coordenador municipal do Internato, Dr. Assis de Castro, médicos, agentes e servidores da saúde.
 
O secretário de Saúde, Jalmir Simões, iniciou a apresentação mostrando aspectos culturais, econômicos e dados sobre a saúde do município para que os doutorandos possam conhecer e se adaptarem com a nova rotina. Serão sete semanas, inicialmente, em três unidades de saúde; Golandim I, Cidade das Rosas e Uruaçu. “Acredito que São Gonçalo contribuirá muito para que vocês sejam grandes profissionais no futuro e ao mesmo tempo, vocês irão nos auxiliar na avaliação e melhoria dos serviços de saúde oferecidos a população”, declarou Jalmir Simões.
 
Ênio Ferreira, acredita que o convênio é importante para parte acadêmica e social, além de achar que futuramente o município pode ser um pólo estendido da UFRN. “O projeto estreita o laço e aproxima os estudantes da área da saúde e das pessoas. A parceria com São Gonçalo é estratégica, para que se possa ampliar a área de atuação dos profissionais, e no futuro, bem próximo, aqui possa ser um pólo da UFRN” finalizou.
 
O acolhimento dos estudantes aconteceu de forma bem calorosa e receptiva. O gestor, Jaime Calado, desejou as boas vindas e falou da importância do projeto. “Onde a universidade está tem inovação. Fico feliz e muito agradecido por esse projeto chegar aqui na nossa cidade. Será muito importante para os estudantes e para avaliação da saúde municipal. Estamos em pleno desenvolvimento e temos que estar preparados, o povo paga os impostos para terem respostas, é nosso dever fazer a nossa parte. Sejam bem vindos! São Gonçalo é uma terra maravilhosa e tenho certeza que vocês vão gostar” afirmou.
 
  Estiveram presentes ainda os vereadores Geraldo Veríssimo, Alexandre Cavalcanti, Valda Siqueira, Arlete Paiva, Eudócio Mota, Chanxe Dantas e Raimundo Mendes, além de secretários municipais.

PREFEITURA DE EXTREMOZ ENCERRA SEMESTRE DOS PROFESSORES COM ENCONTRO MOTIVACIONAL

A Secretaria de Educação e Cultura de Extremoz encerrou o primeiro semestre do ano letivo com encontro de socialização para os educadores da rede municipal de ensino, na manhã desta terça-feira, no Centro de Eventos Marista. Cerca de 300 profissionais participaram do encontro, que ocorrerá semestralmente.
 
Os educadores assistiram palestra motivacional proferida pelo professor Cláudio Oliveira, sobre autoestima. O evento também promoveu o acolhimento dos recém-nomeados professores aprovados em concurso público promovido pelo município.
 
De acordo com a secretária de Educação do Município, Rosileide Brito, o encontro ocorre pela primeira vez na História da educação de Extremoz. "É essencial primarmos pela satisfação do educador para que possamos cumprir o cronograma das atividades anual da secretaria", disse. Rosileide lembrou dois novos eventos da Secretaria de Educação e Cultura que ocorrerão nos segundo semestre: os Jogos estudantis e o desfile cívico.

SANDRA ROSADO SOLICITA AMPLIAÇÃO DOS CURSOS NO IFRN DE APODI

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN campus de Apodi pode contar com nove novos cursos de graduação. A solicitação foi feita pela deputada federal Sandra Rosado-PSB  ao ministro da Educação Aloísio Mercadante.
 
A proposta da parlamentar é que o IFRN-Apodi passe a oferecer cursos de graduação em Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Gestão Ambiental, Turismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Ciências Contábeis e Engenharia de Petróleo e Gás. Atualmente o IFRN-Apodi oferece cursos técnicos de Zootecnia, Informática, Agricultura e Biocombustíveis; e como graduação, licenciatura em química.
 
Sandra Rosado diz que para se ter melhor qualificação profissional os estudantes da região do Apodi são obrigados a se deslocar a outras cidades; e que os novos cursos atenderiam principalmente o desenvolvimento econômico a partir da atual demanda regional. "Precisamos evitar grandes deslocamentos e assim qualificar os futuros profissionais para atuarem em sua própria região, justifica.

PESQUISA MOSTRA QUEDA DE DILMA

Pesquisa realizada pela CNT mostra que a confiança dos Brasileiros no governo Dilma despencou de 54.2% para 31.3%, os analistas políticos acreditam que o numero de protestos realizados em todo País foi o principal fator para a queda da popularidade e confiança em Dilma.

LIGA CONTRA O CÂNCER COMPLETA 64 ANOS

Formada por cinco unidades (Centro Avançado de Oncologia – CECAN, Hospital Dr. Luiz Antônio, Policlínica, Casa de Apoio Irmã Gabriela e Hospital de Oncologia do Seridó), a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer, instituição referência em tratamento do Câncer no Rio Grande do Norte e no Nordeste, completa 64 anos nesta quarta-feira, 17.
 
Aproveitando ocasião especial, acontecerá no Cecan, unidade II da Liga, a partir das 10h, a inauguração do novo acelerador linear da instituição, equipamento base de radioterapia.
 
O acelerador linear modelo Varian Clinac I-X permitirá a utilização de modernas técnicas de radioterapia, como radioterapia de intensidade modulada e radioterapia guiada por imagem, com possibilidades maiores de controle da doença com a menor toxidade possível, o que equipara a Liga aos melhores centros do país. A estimativa é aumentar a capacidade de atendimento da instituição em mais 5.000 aplicações por mês, cerca de 28% acima do volume realizado hoje. Agora a Liga passa a contar com quatro aceleradores em funcionamento.
 
Entre aquisição do equipamento e construção da sala especial para sua instalação foram investidos cerca de R$ 4 milhões, sendo R$ 2,7 milhões com recursos do Governo do Estado e R$ 1,3 milhão da própria instituição.
 
Realizando em torno de 62 mil procedimentos por mês, com maior parte de sua clientela pertencente ao Sistema Único de Saúde  que em 2012 representou 70% dos atendimentos, e com mais de 95% de sua arrecadação oriunda do trabalho que ela produz, a Liga tem, atualmente, metade dos atendimentos destinados a pacientes da capital e a outra parte a pacientes dos outros municípios do Estado.
 
Referência também na democratização do atendimento e ao fácil acesso à medicina especializada, o compromisso social é o emblema que a instituição carrega desde 17 de julho de 1949, quando foi fundada.

terça-feira, 16 de julho de 2013

POPULAÇÃO DE SÃO GONÇALO ACOMPANHA CHEGADA DOS TUBOS DA ADUTORA


A passagem de dezenas de caminhões transportando tubos tem quebrado a rotina e chamado a atenção dos moradores de São Gonçalo do Amarante. As tubulações estão sendo levadas para o canteiro das obras de implantação do Sistema Adutor e da Rede de Distribuição de Água de São Gonçalo do Amarante.
 
A adutora de 40 km é fruto de um projeto da Prefeitura Municipal para garantir o abastecimento de água para os próximos 30 anos em São Gonçalo, incluindo a demanda do novo aeroporto. Os recursos da ordem de R$ 80 milhões estão garantidos pelo governo federal, através do PAC-2, com liberação pela Caixa Econômica Federal.
 
Pelo projeto o sistema adutor vai levar água do Rio Maxaranguape até São Gonçalo. De acordo com Afonso Cordeiro, diretor do SAAE, órgão que vai gerenciar o sistema de distribuição de água no futuro, a previsão é que a obra seja iniciada em trinta dias, se não houver atrasados na liberação dos recursos.

VIVALDO COSTA E RAFAEL MOTTA DEFINEM AGENDA DE VISITAS NO SERIDÓ

Nesta quarta 17 e quinta 18 o deputado Vivaldo Costa-PR estará percorrendo algumas cidades do Seridó acompanhado do vereador natalense Rafael Motta-PP, que é filho do presidente da Assembleia Ricardo Motta-PMN. Na pauta das visitas além de contato com diversas lideranças políticas ligadas ao Papa Jerimum, terão alguns encontros com membros do Partido Progressista, que no RN é presidido por Rafael, e ainda entrevistas em diversas rádios da região.
 
A agenda começa por São José do Seridó numa conversa com Boró, Vanildo, Vinícius e outros amigos. Em seguida a caravana segue para Cruzeta, onde visitam a Associação Josefa de Medeiros Lira. Depois o caminho é a terra do Monte do Galo, Carnaúba dos Dantas, na casa do ex-prefeito Valdenor Euclides (DEM). A tarde a caravana pega estrada rumo Parelhas e na casa da vereadora Romisélia de Formiga (DEM), junto com a vereadora Galega de Ulissinho (DEM), acontece um encontro com membros do PP, amigos e lideranças.
 
A noite eles participam do aniversário do vereador Iron Júnior (PSD), de Jardim do Seridó, com Dr. Edimar e Amazan, vereadores e várias lideranças.

EMENDA DE AGRIPINO IMPEDE QUE PROJETO DE INICIATIVA POPULAR INTERROMPIDO

Com a aprovação, por unanimidade, de sua emenda à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre projetos de iniciativa popular, o líder do Democratas José Agripino acredita que a tramitação desse tipo de matéria no Congresso Nacional será mais ágil e, com isso, a população será incentivada a apresentar suas aspirações ao Legislativo. Isso porque, segundo o texto apresentado pelo senador potiguar, projetos de iniciativa popular ficam proibidos de terem seu andamento interrompido. Ou seja, mesmo com a pauta de votações trancada por uma medida provisória, por exemplo, o projeto continuaria tramitando na Casa.
 
“Minha emenda não permite o sobrestamento da matéria, ou seja, se estiver na pauta do Congresso, terá o mesmo tratamento das PECs, mensagens de empréstimos e autoridades, e projetos de resolução”, explicou o senador potiguar. As principais alterações promovidas pela PEC aprovada pelo plenário do Senado, por 55 votos a favor e nenhum contra  são a diminuição, pela metade, do número de assinaturas necessárias para apresentação de um projeto de iniciativa popular e a possibilidade de coleta de assinaturas pela internet. A PEC segue para a Câmara dos Deputados.

SEEL HOMENAGEIA PREFEITO JAIME CALADO


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, recebeu na tarde desta segunda feira 15 uma homenagem da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL), através do secretário da pasta Joacir Bastos. O encontro foi acompanhado pelo secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Micael Moreira, a secretária de Assuntos Extraordinários, Mada Calado e demais secretários municipais.

Joacir entregou a Jaime uma placa de homenagem como forma de agradecimento pelo apoio oferecido ao "Garoto Bom de Bola", uma competição de futebol de campo que reuniu 90 municípios e crianças de 12 a 14 anos, onde o time de São Gonçalo do Amarante garantiu o 4º lugar no campeonato. Além de incentivar as crianças a gostarem do esporte, o programa faz com que elas consigam trabalhar em equipe e adquiram a disciplina para a vida.

  "Queremos agradecer, em nome do Governo do Estado, a interferência, apoio e a forma como São Gonçalo recebeu o projeto e apoiou. Essa placa é apenas uma maneira de concretizar todo esse incentivo que a prefeitura tem dado ao esporte, e principalmente às crianças" finalizou o secretário de Esporte e Lazer do Estado, Joacir Bastos.

O gestor municipal agradeceu a homenagem. "Esse programa é uma iniciativa muito boa e com certeza vai progredir muito aqui. O mérito não é meu, é da nossa secretaria de esportes e de toda a sua equipe que se esforçam para que tudo corresse bem e estão fazendo um ótimo trabalho. O município está se tornando ainda mais o celeiro do esporte. Fico muito feliz em receber essa homenagem" declarou Jaime Calado.

POLICIA CIVIL EM GREVE

Agentes e escrivães da policia civil decidiram em reunião que iniciam a greve a partir desta quinta feira 18. A categoria exige do governo do estado melhores condições de trabalho.
 
Já os delegados também realizam nesta quinta feira uma parada de advertência,
 
É a policia civil de braços cruzados.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

DEPUTADO EZEQUIEL FERREIRA PARTICIPA DA FEIRINHA DE SANT'ANA EM CURRAIS NOVOS

O deputado Ezequiel Ferreira, como faz todos os anos, prestigiou mais uma edição da Feirinha de Sant’Ana de Currais Novos, evento promovido pela Paróquia de Sant’Ana, Prefeitura Municipal e CDL. Antes de chegar as Praças Cristo Rei e Desembargador Thomaz Salustino, Ezequiel prestigiou o almoço na residência do ex-prefeito Zé Lins. Na Feirinha, Ezequiel se encontrou com o ministro Garibaldi Filho, que à noite esteve na residência de Zé Lins.
 
A ex-governadora Wilma de Faria, o vice-governador Robinson Faria e o deputado federal João Maia também percorreram os estandes, barracas e o percurso da Feirinha. À noite, o deputado Ezequiel também esteve no Parque Sílvio Bezerra de Melo, prestigiando a tradicional Vaquejada de Currais Novos.

SÃO GONÇALO DE LUTO: MORREU MESTRE SEVULO

A cultura de São Gonçalo do Amarante perdeu mais um de seus valores. Na manhã deste domingo 14, faleceu o mestre do folclore Sévulo Teixeira de Moura, filho da comunidade de Santo Antônio do Potengi. Seu Sévulo, como era conhecido, fica na estória por ser um dos grandes representantes das tradições culturais locais por desempenhar o papel de mestre do Bambelô da Alegria, mestre dos Congos de Calçola e brincante do Pastoril Estrela do Norte.
 
A morte do mestre Sévulo, de 86 anos de idade, pegou todos de surpresa. Segundo relatos de familiares ele estava bem de saúde, foi ao forró dos idosos normalmente ontem, e hoje pela manhã, quando se preparava para ir a um piquenique se sentiu mal, chegando a ser socorrido ao hospital, mas não resistiu aos problemas respiratórios.
 
“O Berço da Cultura Popular perdeu mais um de seus valorosos filhos. A morte de seu Sévulo é mais uma perda irreparável para o folclore e as tradições sãogonçalenses. Quero nesse momento, render minhas homenagens a este homem simples que deixou uma linda trajetória cultural e me solidarizar com os familiares, amigos e admiradores desse mestre da nossa cultura popular”, disse Jaime Calado, prefeito de São Gonçalo.

sábado, 13 de julho de 2013

LULA FORTE

O PT comemora o resultado de uma pesquisa realizada pelo planalto, a queda da popularidade da presidente Dilma não afeta o ex presidente Lula, segundo a pesquisa Lula seria eleito presidente logo no primeiro turno.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

SÃO GONÇALO: NOVOS ABRIGOS DE PASSAGEIROS TERÃO ACESSIBILIDADE


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou a construção de abrigos de passageiros em algumas comunidades do município. Na etapa de obras desse lote serão beneficiadas as localidades do Guajirú, Conjunto Jomar Alecrim, Nova Zelândia, Jardim Lola, Novo Horizonte, Passagem da Vila, Mar Bela e Olho D’água do Carrilho.
 
  Os novos abrigos seguem o padrão adotado pela atual gestão, que permite maior conforto para os usuários do transporte coletivo e opcional, ficando mais protegidos, independente das condições climáticas de sol ou chuva, inclusive terão o piso rebaixado para permitir acessibilidade dos portadores de deficiência física. O lote de construção conta com 10 pontos, num investimento de R$111 mil.
 
O secretário de Infraestrutura, Alessandro Gaspar, informou que a obra está sendo executada por etapas, mas alegou que as chuvas que estão caindo no município dificultam os trabalhos. “Estamos aproveitando os dias de sol para adiantar os serviços para que não haja atrasos. Temos pressa de entregar logo os pontos de ônibus para a população das comunidades atendidas”, enfatizou.

PROTESTOS SEM VANDALISMO

Os idealizadores do Dia Nacional de Luta que aconteceu nesta quinta feira, em todo Brasil consideraram o movimento proveitoso, o bom, não houve maiores no tumultos.
 
Em Natal e Mossoró não foram registrados casos de vandalismo.

POLICIA CIVIL EM GREVE TEMPORÁRIA

Ontem foi o segundo dia de greve temporária em todo o Estado dos policiais civis, os agentes e escrivães cruzaram os braços por 48 horas, como forma de pressionar o Governo a receber a categoria em audiência que já foi marcada e remarcada diversas vezes. Para solidificar ainda mais as reivindicações, caso não seja recebida pelo Governo, a categoria promete entrar em greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 18.

MPF VAI INVESTIGAR VOOS EM AVIÕES DA FAB

O Ministério Público Federal, decidiu investigar os voos irregulares em aviões da FAB, realizados por: Renan Calheiros presidente do Senado, Garibaldi Filho ministro da previdência e Henrique Alves  presidente da câmara dos deputados.
 
Renan usou um jatinho da FAB para ir a um casamento na Bahia, enquanto Garibaldi e Henrique para se deslocarem ao Rio de Janeiro para assistirem a final da copa das confederações.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

JOSÉ AGRIPINO: EMPRESTIMO DE 540 MILHÕES DE DÓLARES MUDARÁ A REALIDADE DO ESTADO

Durante a aprovação nessa quarta-feira 10, pelo Senado, do empréstimo de US$ 360 milhões do Banco Mundial para o Projeto RN Sustentável, o líder do Democratas José Agripino disse que os recursos mudarão a realidade da saúde, educação e segurança pública do Estado. “Esse empréstimo vai financiar um crescimento sustentável, na provisão da infraestrutura, saúde, educação, na preparação do ambiente físico, pessoal e humano para que as vocações do meu Estado se viabilizem em matéria de emprego e renda para as pessoas”, disse Agripino.
 
Outros US$ 180 milhões já foram aprovados pelo Banco Mundial, totalizando US$ 540 milhões a serem aplicados no RN Sustentável. Ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini que acompanhou a votação da matéria, Agripino disse que esse empréstimo terá um significado diferente para o Estado.
 
“Foi produto de tratativas que demoraram mais de dois anos. Cumprimento a governadora pela luta dentro do Banco Mundial e pelo esforço prioritário de colocar a matéria em pauta. Eu, como potiguar, estou muito feliz pelo fato de ter se estabelecido um marco para o crescimento do meu Rio Grande do Norte”, ressaltou o líder democrata.
 
RN SUSTENTÁVEL
 
O RN Sustentável tem como meta mudar, em cinco anos, o cenário socioeconômico do Rio Grande do Norte, com projetos sustentáveis de inclusão produtiva, em sintonia com o programa do governo federal de erradicar a miséria absoluta; de melhoria dos serviços de educação, saúde e segurança; e de modernização do processo de gestão pública. O Projeto RN Sustentável será coordenado pela Secretaria de Planejamento e das Finanças (SEPLAN).

MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA RECURSOS PARA MATERNIDADE JANUÁRIO CICCO

Portaria do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destina mais R$ 1 milhão e 500 mil para a Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal. A portaria está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 11. Cópia do documento foi encaminhada ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.   

SENADO APROVA PEC DOS SUPLENTES

Enquanto o povo sai as ruas protestando por melhorias na educação, saúde, segurança, transporte público e mais uma dezena de reivindicações  o senado aprova uma importante PEC para melhorar a vida dos brasileiros, a que diminui o número de suplementes de senador, antes eram dois agora cada senador só terá um suplente. O que isso interfere na vida dos cidadãos? Os suplentes sequer são votados, na maioria das vezes os eleitores nem sabe quem são e mais, não são remunerados.
 
Sinceramente, porque o senado não aprova a redução da jornada de trabalho? o fim da fator previdenciário? Estes assuntos estão arquivados no senado, porque fere interesses do governo.
 
A PEC dos suplentes é uma piada e daquelas que até seu Lunga vai rir, enquanto isso os protestos continuam, o poder politico não acena com uma resposta imediata a sociedade.
 
Até quando o povo vai suportar tudo isso?



DIA NACIONAL DE LUTA

Esta quarta feira 11, será marcado por protestos em todo o país e fica  marcado como  Dia Nacional de Luta, o evento contará com a participação de estudantes e representantes das Centrais Sindicais de todo o Brasil e tem como principal objetivo pressionar o poder público e o empresariado a aprovar a pauta de reivindicações da classe trabalhadora.
 
Em Natal o protesto terá inicio às 9h, no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, dali os manifestantes vão percorrer cerca de 7 km até a estrada de Ponta negra, com paradas no " Arena das Dunas " e na governadoria.
 
Os organizadores estimam que cerca de 20 mil pessoas vão participar do evento.

DILMA VAIADA

Quando a coisa não vai bem não tem jeito, é o caso da presidente Dilma, foi a marcha dos prefeitos, anunciou um pacote de medidas beneficiando os municípios, mais mesmo assim a maioria dos gestores municipais lhe aplicaram uma sonora vaia.

HENRIQUE RECEBE PREFEITOS

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu na tarde desta quarta-feira 10, em seu gabinete, 20 prefeitos potiguares que se encontram em Brasília participando da 16ª edição da Marcha dos Prefeitos.
 
Durante o encontro eles discutiram vários assuntos de interesse dos municípios. O deputado estadual Hermano Morais (PMDB), também participou da reunião.
 
Um dos assuntos do encontro foi a proposta do presidente Henrique Alves de tornar as emendas individuais dos parlamentares com o orçamento impositivo. “São R$ 12 milhões destinados aos municípios. Um dinheiro certo que vai ajudar na administração das cidades”, ressaltou o deputado.
 
Henrique Alves disse aos prefeitos que está negociando com o governo para que parte das emendas, um percentual que poderá chegar a até 50% do valor das emendas, seja destinado para a saúde. “Será a nossa contribuição, do parlamento brasileiro, para enviarmos ainda mais recursos para o SUS, um grave problema que precisamos enfrentar e não dispomos de recursos suficientes”, disse o deputado.

FATIMA SE REÚNE COM REITOR DA UERN E FABIO FARIA


A deputada federal Fátima Bezerra-PT articulou nesta quarta-feira 10, uma reunião do reitor eleito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, com o deputado Fábio Faria-PSD, para esclarecer a construção do campus da universidade em Apodi.
 
Na reunião, o deputado Fábio Faria, autor da emenda de bancada, que visa construir o campo da universidade em Apodi, ressaltou a importância deste pleito para o município e para a região.
 
A deputada Fátima que, desde o inicio, tem participado desta luta, sugeriu a realização de uma audiência pública no município, envolvendo todos os segmentos representativos da cidade e da região, com a finalidade do reitor e sua equipe explicarem o projeto da construção do campus da universidade em Apodi.
 
Segundo o reitor eleito, um futuro gestor da educação tem o dever de ampliar a universidade para os municípios, em especial as regiões mais carentes do ensino superior. “Precisamos discutir intensamente e de forma transparente, sobretudo dentro da comunidade acadêmica, a politica de expansão da UERN. Sabemos da importância da construção do campus de Apodi, até mesmo por ser a única universidade do Estado a oferecer o ensino presencial no município”.
 
A deputada Fátima também acompanhou o reitor eleito em uma audiência no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na qual foi solicitada a liberação de recursos para a universidade.