Minha lista de blogs

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

EXTREMOZ: PREFEITURA ENCERRA MÊS DA CRIANÇA COM FESTA EM VILA DE FÁTIMA

A Prefeitura de Extremoz encerrou o mês das crianças na última quinta-feira, 27, no distrito de Vila de Fátima. A prefeitura promoveu durante o mês de outubro a festa das crianças em três localidades, Centro, Pitangui e Vila de Fátima, além de ter apoiado as diversas festividades em alusão às crianças no município.
O evento contou com brinquedos infláveis, pula-pula, palhaços, distribuição de brinquedos, pipoca, lancheiras, algodão-doce, lanches, música, apresentações culturais, serviços do SAAE, orientações sobre saúde e gincana esportiva coordenada pela Secretaria de Esporte e Lazer.
O prefeito Klauss Rêgo esteve presente - acompanhado da presidente da Câmara, Lúcia Ramalho e dos vereadores Joaz Oliveira, Valdemir Cordeiro e Bruno Diniz e acompanhou todo o evento. "Queremos levar ações como esta para todos os distritos, objetivando levar um dia de alegria e lazer para as crianças do município", disse o prefeito.


SÃO GONÇALO: POTI JÚNIOR COBRA MAIS SEGURANÇA PARA O MUNICIPIO

Preocupado com a insegurança no município de São Gonçalo, o deputado estadual Poti Júnior-PMDB, está agendando uma audiência com o comandante geral da Policia Militar Cel. Araújo e com o Secretario de Defesa Social Dr. Aldair Rocha, o parlamentar quer que o governo do estado implante um batalhão de policia e mais uma delegacia no município.

SÃO GONÇALO: PREFEITRURA RECEBE QUASE 7 MILHÕES DE REPASSES EM OUTUBRO

A arrecadação da prefeitura de São Gonçalo, continua aumentando, neste mês de Outubro foram repassados R$- 6.596.741,33, somente dos governos federal e estadual, somando-se com a arrecadação própria que ninguém tem conhecimento esse valor pode chegar a casa dos 9 milhões.

É muito dinheiro, resta saber onde está sendo investido?

domingo, 30 de outubro de 2011

MANDRAKE

Por João Paulo da Silva





A gente sempre acha que já viu de tudo nessa vida. E é aí que mora o perigo. Na maioria das vezes, subestimamos a cota de bizarrices que cada um de nós possui. Certo professor de Língua Portuguesa, na tentativa de ganhar a simpatia de seus alunos, resolveu entrar numa popular brincadeira proposta pela turma da 6ª série. Se você foi uma criança normal, com certeza já brincou de “Mandrake”. Não lembra? É simples. Quem estiver brincando, precisa ficar o tempo todo com os dedos de uma das mãos cruzados. Do contrário, se alguém disser “Mandrake”, o participante que foi pego com os dedos descruzados não poderá se mexer até receber permissão.
Na ânsia de conseguir a confiança dos alunos, o professor entrou na brincadeira. Só teve um problema: ele levou tudo a sério demais. Dava aula com os dedos cruzados, escrevia no quadro com os dedos cruzados, corrigia as atividades da turma com os dedos cruzados. Tudo isso para não ser pego no “Mandrake”. Passou uma semana, e a brincadeira persistia. Nem ele nem os alunos se descuidavam.
Um dia, enquanto o professor escrevia no quadro, um menino chegou perto e disse:
- Professor, posso ir ao banheiro?
- Claro. Pode ir.
Mal o garoto cruzou a porta e desceu as escadas, o professor se virou para a turma.
- Agora eu pego ele.
E saiu na ponta dos pés atrás do aluno. Esperou um pouco na porta do banheiro, depois entrou. O menino estava lavando as mãos quando foi surpreendido.
- MANDRAKE! – gritou o professor.
Como num passe de mágica, o pobre do moleque ficou paralisado.
- Agora te peguei, malandro.
- Pô, professor. Assim não vale, não.
- Que não vale o quê, mané?! Você vai ficar aí paradinho.
- Mas assim eu vou perder aula.
- E o que é que eu tenho a ver com isso?
- Ué, você é o professor.
- Isso não quer dizer nada. Você deveria ter pensando nisso antes. Agora aguente.
E lá se foi o professor de volta para a sala, deixando o aluno paralisado dentro do banheiro. Só depois do fim da aula foi que ele recebeu permissão para se mexer. O moleque já estava aos prantos quando o professor entrou.
- Mas o que isso?! Chorando?! Você é um homem ou um pacote de amendoim?!
- Sou um pacote de amendoim.
- Frouxo! Sabe nem brincar. – sentenciou o professor.
“Mandrake” não era pra qualquer um.

PSB QUER AS PREFEITURAS DE NATAL E MOSSORÓ

Durante o congresso estadual do PSB, realizado neste sábado 29, ficou clara as intenções da legenda, eleger os prefeitos das duas maiores cidades do estado, Natal com a candidatura da ex governadora Wilma de Faria e Mossoró com a deputada estadual Larissa Rosado.

Não vai ser fácil.

HENRIQUE CONQUISTA O PSDB

Deu na coluna de Claudio Humberto


O deputado Eduardo Azeredo-PSDB-MG diz que tucanos aecistas e serristas fecharam com a candidatura de Henrique Eduardo Alves-PMDB, à presidência da Câmara. Aécio e Alves jantaram na terça feira 25.

PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS SERÁ DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLIVA NA AL

A Assembleia Legislativa realizará quinta-feira 3, às 14h30, audiência pública para discutir a implantação do Plano de Cargos e Carreiras de várias categorias do serviço público estadual, que, embora previsto em lei, não vem sendo cumprido pelo Governo do Estado, que alega limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A audiência é proposta pela deputada estadual Larissa Rosado-PSB.

MUNICIPIOS RECEBEM RECEITA EXTRA

A terceira parcela do FPM de outubro foi depositada nas contas das prefeituras com repasse extra de classificação por estimativa de receita. Oxigenou os cofres com aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2010. Um alento aos gestores públicos municipais que se preparam para pagar três folhas em apenas dois meses: novembro, dezembro e o décimo-terceiro salário.

VISITA DE DILMA DEPENDE DA AGENDA

A vinda da presidente Dilma ao estado, anunciada para o dia 28 de novembro, é apenas uma previsão. Dilma deseja fazer a sua primeira visita ao Estado como presidente, mas depende de acomodação na agenda. O compromisso em solo potiguar é a assinatura da concessão para a construção e gestão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante com o Consórcio Inframerica.

ESTADO É DESTAQUE NA VEJA

O Rio Grande do Norte aparece em destaque na edição da semana da revista Veja. As páginas amarelas são com o senador ministro Garibaldi Filho-PMDB. Já no especial Cidades, com as melhores e as piores em renda, o destaque é para a cidade de Mossoró.

sábado, 29 de outubro de 2011

WILMA DE FARIA: " EU NÃO ESTOU MORTA "

Num discurso que provocou aplausos da platéia, a ex-govenadora Wilma de Faria, reconduzida hoje à presidência do PSB-RN, criticou a gestão atual do Governo do RN e disse que continua firme e forte na oposição para lutar por melhor qualidade de vida para os potiguares. A fala ocorreu durante o Congresso do PSB-RN, realizado hoje no Auditório Álvaro Dias, da Assembleia Legislativa. O evento reuniu prefeitos do PSB e de partidos aliados, vereadores, dirigentes partidários e lideranças de todas as regiões do Rio Grande do Norte.
Wilma criticou a interrupção de programas sociais que atendiam plenamente a população mais carente, como o Desenvolvimento Solidário, as Centrais do Trabalhador e o Programa do Leite. “Muitas pessoas me perguntam porque no meu governo recebiam sete litros de leite por semana e agora só recebem dois litros. Quem sofre é a população mais necessitada”, disse a ex-governadora. Ela também ressaltou que foi preciso uma crise no Governo para ser retomadas obras iniciadas na gestão anterior, como o prolongamento da Avenida Prudente de Morais.
“Vou estar sempre lutando porque essa é a minha missão. Pensaram que eu estava morta. Mas eu estou viva, firme e forte. Continuarei lutando, como sempre lutei, plantando o bem comum. Por isso quero o partido forte, quero o nosso pessoal capacitado e informado para defender o socialismo e defender o nosso Estado”,
discursou a presidente do PSB-RN.
Segundo Wilma, o partido está se preparando para as eleições do próximo ano, quando o partido terá candidatos à prefeito em mais 60 municípios e candidatos a vice-prefeito em outras cidades. A intenção dos dirigentes socialistas é formar também fortes chapas para vereador.
O Congresso do PSB, que reconduziu Wilma de Faria à presidência e o ex-governador Iberê Ferreira de Souza à vice-presidência do partido, foi prestigiado por presidente de diversos partidos: Antenor Roberto (PC do B), vereador Sérgio Andrade (PP), deputado Fábio Dantas (PHS), pastor Valdir Trindade (PRB), vereador Eraldo Paiva (PT), além do pré-candidato a vereador, Sávio Hackradt, representando o PDT.



Assim ficou a comissão da executiva regional:

Presidente: Wilma Maria de Faria
1º Vice-presidente: Iberê Ferreira de Souza
2º Vice-presidente: Larissa Rosado
3º Vice-presidente: Tomba Farias
Secretário-geral: Sandra Rosado
1º Secretário: Genildo Pereira
2º Secretário: Luiz Cláudio (Chopp)
1º Secretário de Finanças: Leonardo Arruda
2º Secretário de Finanças: Delevam Gutemberg

SÃO GONÇALO: PREFEITO QUER DEMITIR IRMÃO DO VICE PREFEITO

Depois da enfermeira Simone Dutra, surge mais uma vitima de perseguição politica em São Gonçalo, a bola da vez é Ivan Targino, irmão do vice prefeito Sergianao Targino-PHS, que rompeu politicamente com o grupo do prefeito Jaime Calado-PR.

Dizem que os processos para demissão de servidores efetivos não vai ficar por ai, ou reza na cartilha do prefeito ou vai pra rua.

Isso pode ser feito?

E o estatuto do servidor?

E a constituição?Verificar ortografia

Eita povo feliz!

PSB REALIZA CONGRESSO ESTADUAL

O Partido Socialista Brasileiro-PSB do Rio Grande do Norte está realizando neste momento seu Congresso Estadual. O evento ocorre na Assembleia Legislativa e tem como objetivo eleger os membros do diretório estadual do partido e delegados socialistas, que irão representar o Estado no Congresso Nacional do PSB nos dias 2 e 3 de dezembro, no Senado Federal. A presidência e vice-presidência do diretório estadual continuam com os ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira de Souza, respectivamente.
“Este encontro, que reunirá dirigentes e filiados de todo o estado, visa fortalecer as bases do partido. Nós vamos criar a diretoria e a Comissão Executiva num novo momento, pois estamos na oposição”, disse a presidente do PSB-RN, Wilma de Faria.
No Congresso também serão eleitos os representantes dos segmentos organizados do PSB como Juventude e Mulheres. A expectativa é de ter a participação de representantes e dirigentes socialistas de municípios de todo o RN, além de representantes de outros partidos como PT, PP, PC do B e PSD.

LARISSA ROSADO QUER CAUTELA

A deputada estadual Larissa Rosado-PSB, enviou nota à imprensa informando que o endereço no facebook, Larissa Prefeita , não foi criado por ela nem por sua assessoria. A deputada, que é pré-candidata à prefeita de Mossoró, quer acabar com o estigma que vinha sendo propagado, como sendo “prefeita de férias”, e acabar com o clima de “já ganhou”.

DILMA EM SÃO GONÇALO

A presidente Dilma Rousseff, foi convidada pelo Governo do Estado para visitar o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Tudo depende da data, mas a assessoria de imprensa do Governo informou que a visita poderá ocorrer no mês de Novembro.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SÃO GONÇALO: VEREADOR DEFENDE TRABALHO INFANTIL

Deu no blog de Marcos Oliveira



Na sessão desta quinta feira 27, em aparte ao pronunciamento do vereador Joselito Dantas-PP, o vereador Edson Arcanjo ( Nino ) também do PP, foi infeliz nas suas colocações, Nino deixou bem claro que as crianças de São Gonçalo do Amarante no lugar de estarem brincando deveriam estar trabalhando para não ficarem nas ruas. Ele ainda deu o exemplo da Cerâmica do secretário de agricultura Newton Albuquerque que sempre utilizou as crianças de São Gonçalo em sua Cerâmica na localidade de Uruaçu.
O vereador Nino não respeitou o estatuto da criança e do adolescente que diz que a criança e adolescentes tem direito a lazer.
Veja o que diz o artigo 5º e 60º do estatuto das crianças e do adolescente
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

ROSALBA VENCE MAIS UMA

O Tribunal Superior Eleitoral-TSE manteve o mandato da governadora Rosalba Ciarlini, ao negar o pedido de cassação feita pela coligação Vitória do Povo, do ex-governadora Iberê Ferreira. O placar de 6 a 1 desmontou o argumento de uso abusivo dos meios de comunicação. O julgamento foi realizado nesta quinta feira 27.

EXPOBONÉ

Na noite desta quarta-feira 26, foi aberta oficialmente no Complexo turístico Ilha de Santana, em Caicó, a 5ª Feira Nacional dos Fornecedores de Matérias Primas para a Indústria de Bonés, Camisetas, Brindes e similares (Expoboné 2011), considerada a maior feira de expositores e empresas do ramo boneleiro do Brasil.
Na noite de abertura, diversas autoridades, entre elas o Diretor técnico do Sebrae/RN, João Hélio Costa, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, o presidente da Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Brindes e Similares, Vado Domingos da Costa, o presidente da Associação Seridoense de Fabricantes de Bonés, Jaedson Dantas, o bispo diocesano de Caicó, Dom Manoel Delson, os prefeitos Bibi Costa (Caicó), Jackson Dantas (São José do Seridó) e Rogério Mariz (Serra Negra do Norte), e o gerente do escritório do Sebrae em Caicó, Pedro Alexandro de Medeiros, falaram da importância da feira para a economia potiguar.

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA E FEMURN DEBATEM REGIME PRÓPRIO DA PREVIDÊNCIA

Em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e com o apoio da UFRN, o Ministério da Previdência Social promoverá no próximo dia 4 de novembro, em Natal, o evento “Previdência Social em Debate”. Na programação, uma palestra de sensibilização sobre a implantação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e um painel sobre Saúde do Trabalhador, destinados a prefeitos, secretários e assessores.
O evento será realizado no auditório Otto de Brito Guerra, na reitoria da UFRN, das 8h30 às 13h30 da sexta-feira, 4 de novembro. Da mesa principal participarão o ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Filho, o presidente da FEMURN, prefeito Benes Leocádio, e outras autoridades convidadas.
Após o credenciamento de prefeitos e demais gestores públicos, será ministrada a palestra de sensibilização para a criação do RPPS nos municípios, a cargo do Secretário de Previdência Social Própria, Leonardo José Rolim Guimarães.
Na segunda parte do evento, será realizado um painel sobre a saúde do trabalhador, que terá como palestrantes Gustavo Almeida de Souza, médico geriatra do Distrito Federal, Elyane Vieira de Castro, da OAB-RN e Rubens Cenci Motta, médico e coordenador do Programa de Reabilitação Profissional de Piracicaba-SP.
O evento foi solicitado pela FEMURN como forma de orientar os prefeitos do Rio Grande do Norte sobre as vantagens da implantação do Regime Próprio de Previdência Social. A realização do evento ficou acertada em reunião, em setembro passado, com o ministro Garibaldi Filho que contou com a presença de diversos prefeitos do Rio Grande do Norte.

CONGRESSO DO PSB

A ex-governadora Wilma de Faria será reconduzida à presidência do Diretório do PSB-RN neste sábado, durante o Congresso Estadual do partido.
O evento será realizado na Assembléia Legislativa, a partir da 9h, e também será eleita a nova Comissão Executiva. Na ocasião, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza também será reeleito vice-presidente estadual.
O Congresso terá a participação de dirigentes e filiados de todo o estado, mas é aberto a todos que queiram participar.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ALEXANDRE CAVALCANTI: A POSSIBILIDADE DE APOIARMOS A REELEIÇÃO DE JAIME CALADO É ZERO

Deu no blog de Heitor Gregório


Uma conversa que tivemos com o ex-deputado Alexandre Cavalcanti-PMDB, questionamos sobre a possibilidade tão comentada nos bastidores da política do Estado. Um possível acordo entre os deputados federais João Maia-PR e Henrique Alves-PMDB, em São Gonçalo do Amarante, onde Henrique levaria o grupo de Poti para apoiar a reeleição do prefeito Jaime Calado-PR.
“Henrique não fará nenhum acordo em São Gonçalo, sem antes consultar o deputado Poti Júnior, líder do nosso grupo. Mas diante mão já posso lhe adiantar que a possibilidade de apoiarmos a reeleição do prefeito Jaime Calado é zero”, disse Alexandre.
Portanto…
Henrique não pense em fazer acordo com João Maia, passando por São Gonçalo do Amarante.

LAGOA DE VELHOS: ENQUETE APONTA FAVORITISMO DO VEREADOR CIDOCA

O vereador Alcides Bezerra ( Cidoca )-PSDB, venceu a enquete realizada pelo blog giro/rn.com do município de Lagoa de Velhos, 45% dos internautas preferem votar em Cidoca para prefeito nas eleições de 2012, além de vereador ele já exerceu a função de secretário administrativo do município.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA AL APROVA PROJETOS QUE SERÃO VOTADOS EM UMARIZAL

Na reunião desta quarta feira 26 a Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Hermano Morais-PMDB aprovou três projetos de lei e um de utilidade pública, que serão encaminhados para votação dos deputados na sessão plenária de amanhã, durante a Assembleia Itinerante que será realizada no município de Umarizal. O município também está sediando, por dois dias, o projeto Assembleia Cidadã, instalado hoje.
O projeto de lei do deputado José Dias-PSD, denomina o teleférico da cidade de Martins, de Padre Antônio de Sousa Martins, que exercia grande liderança na região e também a atividade política. “É uma justa homenagem e atende ao desejo dos que residem em Martins e na região”, disse José Dias.
O projeto de autoria do deputado George Soares-PR, cria o Dia do Vaqueiro, que será comemorado em 18 de junho numa homenagem a Hélio Santiago Lopes Júnior, famoso vaqueiro da região, natural de Itajá, que faleceu num acidente de carro nesse mesmo dia, este ano. Ele era conhecido nacionalmente como Hélio Júnior e membro da equipe de vaquejada do Manoel Argemiro Park Center, de sua cidade natal.
Os outros projetos apreciados pela comissão, composta ainda pelos deputados Poti Júnior e Walter Alves ambos do PMDB são de autoria do deputado Gustavo Carvalho-PSB: um reconhecendo como de Utilidade Pública a Associação Beneficente Francisco de Paiva Cavalcanti, em Alexandria, e outro projeto denominando o Hospital de São Paulo do Potengi como Hospital Regional Monsenhor Expedito.

ELEIÇÕES NO CREA: WILSON CARDOSO RECEBE APOIO DO CONSELHO DE CORRETORES DE IMÓVEIS

O engenheiro Wilson Cardoso, candidato de oposição ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) do Rio Grande do Norte, esteve na noite desta quarta-feira, 26, na reunião plenária do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Norte (Creci/RN) para expor suas propostas e falar sobre a sua experiência como gestor de instituições públicas e privadas. Na ocasião recebeu dos presentes e do presidente da entidade, Waldemir Bezerra, intenso apoio ao seu desejo de presidir o CREA a partir de 2012.
O candidato que é o atual presidente do Clube de Engenharia do RN - falou sobre a sua vida acadêmica e sobre os diversos cursos de pós-graduação que realizou. Falou também sobre sua experiência profissional em várias empresas e como secretário da antiga STTU, hoje Semob. Além disso, explanou sua atuação como vice-presidente do Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Natal (Complan), lembrando que defendeu a entrada de um representante do Creci RN no conselho.
“Fui relator de muitos projetos importantes para o desenvolvimento de Natal, entre eles do da Arena das Dunas, complexo esportivo que será de importância vital para o desenvolvimento da cidade porque abrigará os jogos da Copa do Mundo de 2014”, revelou Wilson Cardoso. “Sou desenvolvimentista, respeitando todos os parâmetros que regulam o meio ambiente. Quero o melhor para nossa cidade e para o estado”, enfatizou.


FÁTIMA BEZERRA VAI DISCUTIR OGU COM MUNICIPIOS

A deputada federal Fátima Bezerra-PT, reunirá vereadores do partido, gestores municipais das administrações onde o PT é parceiro e militantes dos movimentos sociais do Rio Grande do Norte para fazer uma discussão e dar orientações quanto à Emenda de iniciativa popular ao Orçamento Geral da União para municípios com até 50 mil habitantes.
O relatório da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2012 determina que a emenda deve ser definida em audiência pública promovida conjuntamente pela Prefeitura Municipal e Câmara Municipal, com ampla divulgação e participação social.
A reunião será realizada no auditório da Câmara de Diretores Lojista de Natal, localizada na Rua Ceará Mirim 322, Tirol, a partir de 09h30 da próxima quinta-feira, dia 03 de novembro.
Para os 159 municípios do Rio Grande do Norte com menos de 50 mil habitantes, essa inovação ao UGU significará aporte de R$ 66,1 milhões em investimentos em obras preventivas de desastres, estruturação da rede básica de saúde, ações de infraestrutura urbana, construção de escolas de educação infantil e recuperação de escolas públicas.



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

" SEGUNDO TEMPO " DERRUBA MINISTRO E SÃO GONÇALO PODERÁ ENTRAR NA ROTA DAS INVESTIGAÇÕES

A presidente Dilma, não teve como segurar no cargo o ministro dos esportes Orlando Silva, ele foi exonerado do cargo na tarde desta quarta feira 26.


O principal alvo das investigações contra o ex ministro é o programa " segundo tempo ", onde de acordo com as denúncias houve desvio de verbas.


E por falar em segundo tempo até hoje a prefeitura de São Gonçalo, não retirou do papel a execução do programa no município, apesar de ter recebido 179 mil reais para o feito.


De Brasília uma fonte garante que São Gonçalo poderá entrar rota das investigações da policia federal.


Vai ser um Deus nos acuda.

ASSÚ RECEBE FESTIVAL DA CANÇÃO

Será realizada em Assú, na próxima sexta-feira, dia 28, a terceira etapa do 3° Festival da Canção e da Cultura potiguar. O evento, realizado pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, será realizado na Praça de Eventos Jota Quelly, no bairro Vertentes, às 20h.

SÃO GONÇALO: EX PREFEITO JARBAS CAVALCANTI ASSUMI A CARGO NA SECRETARIA DE AGRICULTURA

Saiu a nomeação do ex prefeito de São Gonçalo, Jarbas Cavalcanti, para ocupar um cargo no governo estado, ele assumi a chefia de gabinete da secretaria de Agricultura.

OUTUBRO ROSA: LIGA REALIZA CAMINHADA NESTE SÁBADO

A Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer realiza neste sábado, 29, a partir das 8h da manhã, dentro de sua programação do Outubro Rosa, caminhada na Avenida Roberto Freire, partindo do Shopping Cidade Jardim. A mobilização é o ponto alto da campanha, que visa conscientizar mais pessoas acerca dos alarmantes números do câncer de mama.
Grande parte da população feminina ainda não atentou para a importância da detecção precoce do Câncer de mama. Por esse motivo, mais de 14 mil brasileiras morreram em 2010 em decorrência da doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é responsável por mais de 15% das mortes por câncer no Brasil. Por ano, cerca de 50 mil novos casos desse tipo de câncer são diagnosticados no País. No Rio Grande do Norte, 610 casos foram detectados apenas de janeiro a agosto deste ano, uma média de quase 80 novos casos por mês. Desses, 60% já em estágio avançado, sendo mais de 200 apenas na capital. O índice coloca o RN no quinto lugar entre os estados do Nordeste e 15º em todo o Brasil com maior índice de novos casos.
Atualmente na Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer existem 1.200 pacientes se tratando do câncer do mama.
Mais informações sobre o Outubro Rosa, no site: www.ligacontraocancer.com.br

AUDIÊNCIA DEBATE EXAME DA ORDEM

A polêmica em torno do fim da obrigatoriedade do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi o tema da audiência pública proposta pelo deputado Poti Junior, na tarde hoje (25). Com posicionamentos devidos em torno do assunto, os participantes do debate levantaram seus argumentos contra e a favor da obrigatoriedade do exame, abordando particularidades do universo do Direito. No entanto, todos concordaram com um ponto: a melhoria da educação no país, desde o ensino básico às Universidades. O deputado Poti Junior disse que levará os encaminhamentos da audiência para a bancada dos deputados federais do RN para que procurem tomar providências junto ao Ministério da Educação e à Ordem dos Advogados do Brasil.
A necessidade do Exame de Ordem, realizado pela OAB, vem sendo discutida em todo o país e é motivo de preocupação para os concluintes do curso de Direito. Após a dedicação de cinco anos na Universidade e já em posse do diploma de conclusão do curso, os novos bacharéis só podem exercer a profissão de advogado de modo legal se forem aprovados no Exame de Ordem. Exigindo nível alto de conhecimento, o exame tem baixo índice de aprovação em todo o Brasil. Segundo o deputado Poti Júnior, a prova está sendo questionada na Justiça porque a Constituição Brasileira - em seu art. 5º. XII - assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais.
A audiência contou com a presença da Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Rio Grande do Norte (OAB/RN), Elke Mendes Cunha, que na ocasião representou o presidente da OAB/RN, Paulo Eduardo Teixeira; da coordenadora do curso de Direito da Universidade Estadual do RN (UERN), Patrícia Moreira, do ex-presidente da OAB/RN, Joanilson de Paulo Rego; do advogado Revil Alves, além de outros profissionais da área e de estudantes do curso de Direito de algumas instituições de ensino do estado.
A primeira a se pronunciar sobre o tema foi a Conselheira da OAB/RN, Elke Mendes Cunha que declarou ser a favor da obrigatoriedade do exame. Para ela, a rápida proliferação dos cursos de Direito pelo país e no RN é uma preocupação, pois, para ela, reflete na qualidade do profissional que vai para o mercado de trabalho. “O número de vagas dos cursos de Direito chega a ser uma palhaçada. Para se ter uma idéia, as vagas para esse curso no Brasil, somadas, são superiores às disponíveis no mundo inteiro”, afirmou.
Para a professora da UERN, patrícia Moreira também é favorável ao exame e diz que os bacharéis em Direito não devem se assustar com o número de reprovações. “Os números podem ser assustadores, mas não tiram a legitimidade do exame. A exigência é das matérias que o aluno aprendeu nos cinco anos de curso. O Direito não deve ser aprendido depois da formação. Todos devem sair preparados da Universidade”, declarou.
Do outro lado do debate, o ex-presidente da OAB, Joanilson de Paulo Rego diz que o exame não deveria ser obrigatório. Ele defende que o advogado deve aprender na prática a defender os interesses de deus clientes e não numa prova de múltipla escolha. “É no contato com o caso que surge o advogado. Esses exames medem mais a memória do que o saber jurídico. Essa profissão é um sacerdócio e tem que ser exercida no contato com as pessoas. Acho que a prática jurídica deveria ser reforçada e a OAB deveria fiscalizar os cursos de Direito com mais atenção. O mercado e a sociedade vão se encarregar de escolher os melhores profissionais”, declarou.

DEBATE

Após os pronunciamentos da mesa, o debate foi iniciado com participantes da plateia. A bacharel em Direito Francisca Leonete falou sobre a mudança da avaliação da OAB, sem precisar acabar com o exame. “Terminei o curso em 2006 e desde então venho nessa luta pela minha carteira de advogada. Nunca fui aluna faltosa, sempre estudei muito e sei que tenho condições de defender casos. É complicado dizer o que você aprendeu em cinco anos, durante cinco horas de avaliação. Não acho que o exame tenha que acabar, mas acho que deve ser revisto, pois hoje ele é feito para reprovar”, disse.
Já o advogado Barto José Câmara se posicionou a favor do exame. “Reconheço que há 15 anos, quando comecei a advogar, o exame era menos puxado que hoje em dia. Mas sou a favor. Aliás, não só para o curso de Direito, mas para todas as profissões. O que deve ser melhorado é a Educação do Brasil, como um todo. Hoje os estudantes chegam sem base à Universidade”, declarou. O aluno de Direito da Faculdade Estácio de Sá, Joab Silva levantou pontos como o valor cobrado para um estudante ao fazer a prova, uma quantia de R$ 200,00 e da alta arrecadação da OAB, durante o ano, com a aplicação de dois exames. Para ele, a avaliação não deve ser obrigatória.

PREFEITURAS RECEBEM FPM COM AUMENTO DE 22%

O Fundo de Participação dos Municípios registrou neste mês de outubro aumento de 22% em relação ao mês de setembro e crescimento de 17% na comparação com outubro de 2010, sem descontar a inflação do período.
Também neste mês de outubro, o ICMS repassado pelo Governo Estadual aos municípios do Rio Grande do Norte registrou aumento de 4% em relação a setembro e 14% na comparação com outubro de 2010, também sem levar em conta a inflação do período.
Os dados são da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) com base em levantamento dos valores nominais dos recursos repassados pelo Governo Federal (FPM) e Governo Estadual (ICMS).

FPM

Neste mês de outubro, o conjunto das prefeituras do Rio Grande do Norte recebeu, a título de FPM, o total de R$ 76.232.082,63. Em setembro passado, o repasse total foi de R$ 62.359.472,48 e em outubro de 2010, o repasse total para os municípios potiguares chegou a R$ 65.432.956,76.
Para os meses de novembro e dezembro, as previsões iniciais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), sujeitas a alterações, são de crescimento de 30% e 17%, respectivamente. A STN fará ajustes nas previsões até o dia 10 de novembro.

ICMS

Neste mês de outubro, o ICMS repassado pelo Governo do Estado e repassado ao conjunto das prefeituras do RN somou R$ 59.247.553,60. No mês anterior, o repasse total foi de R$ 57.041.424,69. Em outubro de 2010, o repasse para as 167 prefeituras do RN totalizou R$ 52.136.353,35.

VOTAÇÃO DO DRU E ROUALTIES SÃO PRIORIDADES PARA O GOVERONO

A nova líder do PSB na Câmara, deputada Sandra Rosado (RN), afirma que o partido deverá se manter aliado ao projeto político do governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo ela, o PSB vai trabalhar para que propostas consideradas importantes pelo Executivo, como a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e a redistribuição dos royalties do petróleo, sejam aprovadas.
A nova líder, no entanto, reconhece que a pauta prevista para esse fim de ano contém itens polêmicos que devem gerar embate com partidos de oposição. “Com relação à DRU, eu entendo que é uma PEC com muitos questionamentos, tendo em vista que pretendemos ampliar o prazo de vigência até 2015 e já sabemos que parte da oposição quer reduzir esse prazo para dois anos e outra parte quer votar contra para acabar com a DRU”, disse Sandra Rosado.
A prorrogação da DRU até 31 de dezembro de 2015 tramita na forma da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 61/11. O mecanismo permite que o governo use como quiser 20% da arrecadação de todos os tributos existentes ou que vierem a ser instituídos durante o prazo de vigência, mesmo os que tiverem vinculação constitucional. A proposta já foi aprovada em comissão especial na semana passada, mas ainda precisa ser votada em dois turnos no Plenário da Câmara antes de seguir para o Senado.

Royalties

Em relação à redistribuição dos royalties do petróleo, a líder do PSB afirmou que a proposta do Senado, que altera as regras para a divisão e a participação especial pela exploração de petróleo e gás natural (PLS 448/11), agrada a maioria dos parlamentares do partido. Entretanto, ela ponderou que mesmo assim é necessário considerar os aspectos regionais de cada parlamentar.
“Nós defendemos a redistribuição porque entendemos que esse modelo melhora a vida de todas as pessoas que vivem nos estados e municípios brasileiros, mas compreendemos que aqueles parlamentares que representam a população de estados como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo devem ter a liberdade de ter uma posição diferente dos demais”, salientou.
A nova líder do PSB citou ainda como prioridades do partido a aprovação das medidas provisórias 540/11, 542/11 e 543/11 além da PEC da Música (98/07). “A MP 540/11 eu acredito que possa ser votada na sessão desta quarta-feira, 26, à noite”, afirmou.
Essa MP faz parte do plano do governo de incentivo à indústria (Brasil Maior) e concede vários benefícios fiscais a indústria exportadora, permissão para aproveitamento de créditos conseguidos com a compra de bens de capital e desoneração da folha de pagamentos para alguns setores.

Denúncias

A líder comentou ainda a posição do partido sobre as recentes denúncias de desvio de recursos no Ministério do Esporte. Segundo ela, a presidente Dilma tem sido eficiente e tomado posições firmes. “Eu não acredito que o ministro Orlando Silva esteja envolvido, mas queremos que os fatos sejam apurados para que todos, tanto denunciados quanto denunciantes, sejam julgados dentro de um princípio fundamental do direito que é o da comprovação das acusações”, defendeu.



HENRIQUE ALVES RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DO GRUPO J. MALUCELLI

Os representantes do grupo empresarial paranaense J. Malucelli, durante audiência com o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Alves, explicaram ao parlamentar que vão dobrar os investimentos em energia eólica no Rio Grande do Norte. Segundo o empresário João Francisco Bitencourt, além dos três parques em instalação no estado, a empresa “estuda os ventos da região” para definir a capacidade de geração de três novas usinas de energia eólica no litoral norte potiguar.
Atualmente a empresa J. Malucelli está investindo R$ 750 milhões na construção de dois parques eólicos em Galinhos e um em Guamaré. “O grupo pretende dobrar a geração de energia com os novos investimentos, ainda em análise”, admitiu o diretor da empresa João Francisco Bitencourt. A capacidade das novas usinas, segundo o empresário, poderá chegar a 400 megawatts.
Ao agradecer a visita dos investidores, o deputado Henrique Alves ressaltou o potencial do Rio Grande do Norte em geração de energia limpa como alternativa de investimento. “É mais uma oportunidade de geração de riqueza para quem vive na região e para quem investe numa atividade limpa e segura do ponto de vista econômico e ambiental”, disse o líder.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

BRIGA POTIGUAR

Rompimento politico entre a governadora Rosalba Ciarlini-DEM e o vice governador Robinson Faria-PSD, foi destaque na coluna do jornalista Cláudio Humberto:


" Após retornar de viagem aos EUA, a governadora potiguar Rosalba Ciarlini preferiu não renomear o vice Robinson Faria secretário de Recursos Hídricos sem consultar o marido Carlos Augusto Rosado – que não tem cargo, mas tem o poder de fato. Magoado, o vice rompeu ".

CONSTEL ABRIRÁ VENDAS PARA EMPREENDIMENTO NO ALTO DA CANDELÁRIA

A Construtora Constel deve abrir nas próximas semanas as vendas para o Residencial Manoel Varela, empreendimento localizado no alto da Candelária com apartamentos de 136m2, com três suítes, dependência e três vagas de garagem.
Com fila de espera para compra, onde possui mais de 100% de suas unidades reservadas, o empreendimento possui desde o primeiro semestre do ano alvará de construção e já está com as obras iniciadas, tendo entrega prevista para setembro de 2013.
Localizado na rua Deputado Clovis mota, ao lado da academia Flex e próximo ao Ginásio Humerto Nesi, o empreendimento possui uma torre com 51 apartamentos, sendo dois por andar, com três suítes, dependência e três vagas de garagem. Os diferenciais são os elevadores privativos com sensor digital, instalações para split, três vagas de garagem, revestimento interno do apartamento de porcelanato e cerâmica, dois elevadores sociais e um de serviço, área de serviço, dependência completa e sacada. O Residencial conta ainda com uma central de aquecimento movida a energia solar, piscina com raia, quadra poliesportiva, sala de fitness, brinquedoteca, salão de festas, salão de jogos e atividades entregues decorados e equipados, entre outros. Mais informações pelo (84) 3087 0101.

RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

Durante o mês de outubro, o Brasil deixou de ser “canarinho” para se vestir de rosa. A cor, comumente associada à feminilidade, ao carinho e à proteção, tem sido utilizada para alertar a sociedade para um problema que vem afetando cada vez mais mulheres no país: o câncer de mama. A ação é o “Outubro Rosa”, que desde o dia cinco deste mês tomou fachadas de prédios, sites e lojas por toda a cidade como apoio e divulgação de ações para prevenção e tratamento da doença.
Em apoio às ações desenvolvidas neste mês, a LIGA Norteriograndense Contra o Câncer realizará, em 05 de novembro, mutirão de reconstrução mamária. O evento reunirá uma equipe com mastologistas e cirurgiões plásticos do hospital.
De acordo Leonardo Spencer, cirurgião plástico da LIGA, o mutirão pretende atender cerca de 20 pacientes que já estavam na lista de espera do hospital. A equipe realizará mastectomias e reconstruções durante todo o sábado, utilizando a prótese de mentor – tecnologia de última geração utilizada nas cirurgias mamárias. “A prótese de mentor é utilizada para expandir a mama, já possuindo uma camada de silicone que a torna permanente dentro do corpo”, explicou o cirurgião. Para mais informações: 4009 5500.

FILHA DE JAIME CALADO É EXONERADA DAS FUNÇÕES NO GOVERNO DO ESTADO

A subsecretária da Juventude Mada Calado, filha do prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, que ocupava a função na secretaria de Interior e Justiça, foi exonerada do cargo, Mada é sobrinha do deputado federal João Maia, presidente da executiva estadual do Partido da República.


Fonte: Blog do Robson Pires

CONCURSO PARA PROFESSORES: INSCRIÇÕES ACABAM HOJE

Os interessados no concurso público que o Governo do Estado realizará para preenchimento de vagas de professores em diversas áreas devem ficar atentos: hoje é o último dia para inscrição, que pode ser feita pela Internet, no endereço eletrônico da Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA AL VAI DISCUTIR EXAME DA ORDEM

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte irá debater a obrigatoriedade do Exame de Ordem na advocacia brasileira. O evento está programado para a próxima terça-feira 25, às 14h30. A proposição é do deputado estadual Poti Júnior (PMDB) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Rio Grande do Norte (OAB-RN), Paulo Eduardo Teixeira, já confirmou participação, assim como representantes das faculdades de Direito de Natal.
A necessidade do Exame de Ordem, realizado pela OAB, vem sendo discutida em todo o país e é motivo de preocupação para os concluintes do curso de Direito. Após a dedicação de cinco anos universidade e já em posse do diploma de conclusão do curso, os novos bacharéis só podem exercer a profissão de advogado de modo legal se forem aprovados no Exame de Ordem.
Exigindo nível alto de conhecimento, o exame tem baixo índice de aprovação em todo o Brasil. Segundo o deputado Poti Júnior, a prova está sendo questionada na Justiça porque a Constituição Brasileira - em seu art. 5º., XII - assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais.

PROGRAMA MINHA CIDADE DA INTER TV CABUGI CHEGA A EXTREMOZ

A InterTV Cabugi, afiliada da Rede Globo em Natal, já produziu edição do programa “Minha Cidade”, enfocando Extremoz, na Grande Natal, que irá ao ar no dia 31. O roteiro foi pautado na História e na cultura da cidade, além da exploração das belezas naturais da região litorânea.
A cidade recebeu o programa com festa e apresentações culturais realizadas por um grupo de capoeira e pela Banda Municipal de Música, ambos da Fundação de Cultura aldeia do Guajiru.
A História foi contada pela historiadora Maria Auxiliadora Diniz, professora de história e coordenado da Universidade Aberta do Brasil (UAB), pólo de Extremoz. A culinária não ficou de fora e foi apresentada pela “grudeira” Gracinha, que adquiriu a cultura de sua mãe. A região litorânea mostrada pelo secretario de Turismo do município, Fernando Bezerril.

ANSELMO CARVALHO É O NOVO CEHFE DA CASA CIVIL DO ESTADO

A Governadora Rosalba Ciarlini assinou na manhã desta segunda-feira 24, o ato de posse do novo secretário chefe da Casa Civil, Anselmo Carvalho. O novo secretário chefe da Casa Civil entra no lugar de Paulo de Tarso Fernandes, que entregou o cargo após o rompimento entre o vice-governador Robinson Faria-PSD.


MIDWAY MALL INAUGURA DECORAÇÃO NATALINA

Na tardinha da próxima quarta-feira, dia 26, o público do Midway Mall poderá sentir a primeira experiência natalina deste ano: às 18h, o Shopping inaugura sua decoração de natal, com toda sua estrutura de bolas, arvores, guirlandas e luzes. Com o tema “Fábrica de Instrumentos Musicais do Papai Noel”, a abertura será acompanhada de musicas natalinas. Uma orquestra de cordas e metal, composta por 15 jovens músicos, terá o privilégio de encantar os clientes presentes ao mesmo tempo em que as luzes serão acesas. A festa, que acontecerá na praça central no shopping, contará com a presença especial de Papai Noel que participa da inauguração e retorna ao shopping no dia 24 de novembro.

SOBRE CHEIROS, MÚSICAS E OUTRAS COISAS

Por João Paulo da Silva



É engraçado como um sentimento nostálgico vai tomando conta da gente com o passar do tempo. À medida que nos afastamos do passado, começamos a sentir saudades de uma porção de coisas. Os amigos, o primeiro carrinho, a primeira namorada, os pais que se foram... Tudo. Tudo um dia faz falta.
As melhores definições sempre foram dadas pelos poetas. Mario Quintana definiu bem aquele aperto no peito que sentimos diante do passado: “A recordação é uma cadeira de balanço embalando sozinha”. A tecnologia nos permitiu registrar o tempo em pixels, mas não conseguiu evitar que ele nos escapasse por entre os dedos. Afinal, não podemos voltar.
Nossas lembranças seguem nos acompanhando até o fim da vida. Como um mau hábito, uma cicatriz no peito, um cisco no entendimento. Vez ou outra o mundo nos permite o retorno a um passado longínquo. Uma fisgada no membro que já perdemos, como diria Chico Buarque. Mesmo que seja só por um breve momento.
Os cheiros. Você naturalmente já deve ter tido a experiência. Um cheiro que te consentiu uma pausa na loucura do dia-a-dia, um intervalo na esquizofrenia da vida. Cheiro de recreio de escola. O azulejo do pátio limpo e frio. Biscoitos, refrigerantes, doces e salgados. Gritaria. Corre-corre. É cheiro de recreio de escola!
Eu fazia 4ª série num colégio de freiras. Minha mãe preparava a lancheira cuidadosamente, sempre tendo como referência a situação econômica do país. Em tempos de vacas gordas, bolo, biscoito recheado e refrigerante. Às vezes um danoninho. Em tempos de recessão, bolacha de água e sal e suco de acerola. No chão limpinho do pátio, eu forrava minha toalhinha, abria a garrafinha térmica e o depósito com biscoitos. Comia educadamente ao som de “meu lanchinho, meu lanchinho! Vou comer, vou comer! Pra ficar fortinho e crescer!” Eu gostava. Mas não há apenas boas lembranças dessa época. Havia também três garotos mais velhos da 8ª série. Eles eram maiores, usavam calças compridas, já tinham bigode e costumavam roubar o lanche dos menores. Fui muitas vezes vítima desses saqueadores.
- Aê, pivete! Passa pra cá esses biscoitos! Rápido! – dizia o Robertinho, líder da gangue.
- Não. Eles são meus. – respondia eu, timidamente.
- Dá logo, moleque! E engole o choro! Se contar pra professora, a gente te bate.
Roubavam meus biscoitos e saíam correndo. Nunca pude fazer nada. Hoje, doze anos depois, eu ainda encontro o Robertinho na rua. Ele não me reconhece, mas eu jamais o esqueci. O fato é que estou pelo menos dez centímetros mais alto que ele, tenho barba e bigode vastos e ando com uma vontade imensa dizer “E aí, Robertinho? Lembra quando você roubava meu lanche?!” Acho que ele me reconhece sim, só não quer admitir.
Eu não sei vocês. Mas eu adoro cheiro de caderno novo. Me lembra a época, pouco antes do fim das férias, em que saíamos para comprar material escolar. Era tudo novo. Ano novo, roupa nova, vida nova... Ah! Caderno novo! Era um ritual. Eu ficava cheirando as folhas do caderno, sentindo o frescor do papel novo.
- Para de cheirar isso, menino! – gritava minha mãe. – Vai acabar doente!
Coitada dela. Só os que conhecem o cheiro sabem o que isso significa. Tem toda uma simbologia. Geralmente comprávamos o caderno novo no começo do ano, antes do início das aulas. As eufóricas esperanças no ano novo continuavam presentes, e as promessas ainda não haviam sido quebradas. “Esse ano prometo que largo a bebida”. “Vou fazer um regime!”. “Dessa vez é sério. Vou deixar de fumar”. As promessas de princípio de ano duram só alguns meses. Basta apenas as atribulações cotidianas ocuparem novamente nossos dias para as promessas desaparecerem. O caderno novo é uma representação, uma alegoria sobre a vida. O cuidado excessivo com as coisas dura enquanto durar o cheiro de novo. Ou enquanto durarem as euforias.
Bom, é claro que existem cheiros que me trazem angustiantes reminiscências. Álcool, por exemplo. O cheiro forte de álcool me lembra prova mimeografada. Se você tem menos de quinze anos, provavelmente não conheceu um mimeógrafo. Era uma rústica máquina à base de álcool e papel carbono. Na minha época de escola, praticamente todas as provas eram mimeografadas. A tensão e a ansiedade que eu sentia na hora de fazer as provas ficaram na minha cabeça associadas ao cheiro do álcool. Hoje, basta sentir o cheiro que me vem logo um friozinho na barriga.
Assim como os cheiros, as músicas também exercem certos efeitos sobre nós. Existem pessoas que são capazes de relatar etapas da própria vida usando apenas músicas.
- Tá ouvindo, Juvenal?
- O quê?
- A nossa música. Tá tocando.
- E daí?
- Como assim “E daí?”, Juvenal?! É a nossa música! Tava tocando quando a gente se conheceu naquele baile. Você lembra? Noite mais linda. Besame, besame mucho. Como si fuera esta noche la ultima vez...
- Para com essa zoada, Maria! Música mais horrorosa! Tá. Tá bom. Desculpa, vai. Não precisa chorar. Olha, não fica zangada. Ei, aonde você vai?! Maria, larga já essa faca! Calma aí, amorzinho. Socorro!
Carinhoso, do Pixinguinha, me faz lembrar de uma garota por quem fui apaixonado durante alguns anos na escola. Me lembro do ano, do dia e da hora em que a vi pela primeira vez. Era 1996, segunda-feira, 07h15min da manhã. Por alguma razão maluca que desconheço, a música acabou marcando essa época. Sempre que ouço, lembro dela. Qual era o nome da garota? Isso eu não lembro. Perdemos completamente o contato, o que por um lado foi positivo. Evitou o vexame.
- Oi! Quanto tempo! Tá lembrado de mim? – ela perguntaria.
- Claro! Como poderia esquecer?!
- Então qual é o meu nome?
Para que eu esquecesse, devia ser um nome muito feio. Desses de dar cãibra na língua. Agora, cá entre nós, efeito devastador mesmo quem me causa é o francês. Não consigo ouvir nada em francês sem pensar em safadeza. Tenho certeza de que não terei problemas com impotência sexual. Ao menor sinal de falha no sistema, bastará ouvir francês. Ne me quitte pas, por exemplo. Funciona melhor que viagra. Eu mesmo não posso escutá-la em público. Por motivos óbvios, claro. Na minha idade, certos comportamentos são reprováveis. E certas lembranças, impublicáveis.

domingo, 23 de outubro de 2011

OUTUBRO ROSA CHEGA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa irá realizar reunião para discutir o tratamento e a prevenção do câncer de mama no RN. O encontro será realizado nesta segunda feira, 24, e contará com a presença do titular da Sesap, Domício Arruda. A reunião da Comissão de Saúde é em alusão ao Outubro Rosa.

GESANE DE VOLTA AO PMN

Caso venha a seguir o conselho do pai, o ex prefeito de Canguaretama, Jurandir Marinho, a deputada estadual Gesane Marinho, deverá deixar o PSD e voltar para o PMN.

Isto acontecendo a bancada do vice governador Robison Faria na assembleia legislativa fica reduzida a apenas um deputado, José Dias ex PMDB.Justificar

E AGORA ROBINSON?

O vice-governador Robinson Faria-PSD não pode alegar que não teve espaço no governo. Ele foi prestigiado desde o primeiro momento, comandando três grandes estruturas: Recursos Hídricos, Caern e Idema. O seu problema foi querer ser maior do que a própria governadora Rosalba Ciarlini-DEM, numa inversão de valor hierárquico.
E agora para onde vai Robinson? Voltar para a liderança da ex-governadora Wilma de Faria-PSB ou firmar parceria com a ala da família Alves, do deputado Agnelo e do prefeitável natalense Carlos Eduardo-PDT.

sábado, 22 de outubro de 2011

ATRAVÉS DE NOTA FÁTIMA BEZERRA DEFENDE ROBINSON FARIA

NOTA:



Lugar de Robinson é na oposição: que o PSD se junte ao PT, PSB, PCdoB, PDT e outros partidos na oposição firme ao Governo do DEM

Nem eu nem qualquer pessoa que acompanha a política do Rio Grande do Norte pode se dizer surpreso com o rompimento anunciado entre o vice-governador Robinson Faria e a governadora Rosalba Ciarlini.
Um líder político aliado não pode ser tratado da forma como Robinson Faria foi pelo Governo do DEM. Houve um verdadeiro processo de perseguição. Trataram de maneira deselegante, humilhante, truculenta um aliado político que ontem teve um papel decisivo para a eleição de Rosalba Ciralini como a do próprio senador José Agripino.
Eu estava em Londres em missão oficial quando, acompanhando os acontecimentos políticos do Rio Grande do Norte, li estarrecida a entrevista do senador José Agripino publicada dia 9 na Tribuna do Norte. A entrevista ensaiva um verdadeiro convite ao rompimento. Ali, o senador assumia que todo o combate ao vice-governador era uma política combinada com o governo e não apenas do presidente nacional do DEM. Mais ainda, proibia a aliança do DEM com o PSD de Robinson Faria - uma ruptura, ainda que unilateral.
José Agripino e Rosalba Ciarlini descontaram no vice-governador o constrangimento que o DEM passa a nível nacional. Com a construção do PSD, o DEM sofreu um esvaziamento ainda maior que o que já vinha experimentando a cada eleição desde a derrota do consórcio demo-tucano em 2002. Hoje é um partido em franca decadência e para o qual o governo do estado do Rio Grande do Norte significa a última fonte de alimentação.
A nível federal, já expressei essa posição ao deputado federal Fábio Faria: esperamos que o PSD passe a integrar a base que da sustentação ao nosso governo e se incorpore ao grande projeto que está transformando o Brasil. É essa a expectativa do PT nacional e da presidenta Dilma Rousseff.
Já no plano regional, o lugar de Robinson Faria e de seu grupo deve ser na oposição. Torço para que o PSD se junte ao incansável deputado estadual petista Fernando Mineiro e aos demais parlamentares que formam a bancada oposicionista na Assembleia Legislativa na tarefa de fiscalizar o Governo DEM. Um governo ruim, autoritário, centralizador, conservador e que não cumpre os acordos celebrados com os servidores e assinados pela própria governadora. Um governo que chega ao primeiro ano de forma frustrante. Que sobrevive à base de chavões. Que não tem uma ideia nova. Que não apresenta um projeto novo.
Enfim, novos desafios, novas lutas estão postos. O tempo é de fortalecer a oposição firme ao Governo do atraso.

Fátima Bezerra
Deputada Federal pelo PT do Rio Grande do Norte

SANDRA ROSADO DEFENDE MAIS RECURSOS PARA SANTAS CASAS

Durante encontro da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Câmara dos Deputados, a deputada federal Sandra Rosado-PSB, defendeu maior investimento para as Santas Casas e ressaltou a importância dessas instituições no atendimento à população.
Para a Sandra Rosado, as entidades filantrópicas representam relevante extensão do trabalho que o Governo executa por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Em muitos municípios, se elas não existissem, não teríamos o atendimento mínimo de saúde necessário”, defendeu.
Em todo o Brasil são mais de duas mil Santas Casas, que são responsáveis por cerca de 50% dos leitos hospitalares disponíveis. Já os Hospitais Filantrópicos dão conta de quase 40% das internações realizadas pelo SUS. São mais de 10 milhões de atendimentos ambulatoriais por mês, além de consultas e exames complementares. Juntas, todas essas unidades acumulam atualmente uma dívida de quase R$ 2 bilhões. O que, segundo especialistas, compromete a prestação de todos esses serviços.
Como exemplo, a parlamentar citou a situação da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APAMI) de Mossoró. Segundo ela, a demora na disponibilização de recursos por parte da prefeitura da cidade tem causado transtornos no atendimento. “Lá funciona a única maternidade de Mossoró, cidade com cerca de 300 mil habitantes, mas que também é responsável pelo atendimento da população do entorno, de aproximadamente um milhão de habitantes. São essas pessoas que sofrem as consequencias do atraso. E esse é o retrato das dificuldades que atravessam essas unidades, não somente com a disparidade do que se investe no atendimento à população, mas também com problemas dessa natureza”, alertou.

.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

EXAME DA ORDEM VAI SER DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte irá debater a obrigatoriedade do Exame de Ordem na advocacia brasileira. O evento está programado para a próxima terça-feira 25, com início às 14h30. A proposição é do deputado estadual Poti Júnior-PMDB e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Rio Grande do Norte-OAB-RN, Paulo Eduardo Teixeira, já confirmou participação, assim como representantes das faculdades de Direito de Natal.
A necessidade do Exame de Ordem, realizado pela OAB, vem sendo discutida em todo o país e é motivo de preocupação para os concluintes do curso de Direito. Após a dedicação de cinco anos universidade e já em posse do diploma de conclusão do curso, os novos bacharéis só podem exercer a profissão de advogado de modo legal se forem aprovados no Exame de Ordem.
Exigindo nível alto de conhecimento, o exame tem baixo índice de aprovação em todo o Brasil. Segundo o deputado Poti Júnior, a prova está sendo questionada na Justiça porque a Constituição Brasileira - em seu art. 5º., XII - assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais.


SÃO GONÇALO: EDSON VALBAN CONCEDE ENTREVISTA AO JORNAL VOZ COMUNITÁRIA E AO BLOG DE IDELFONSO

O vereador Edson Valban, que preside o PMDB em São Gonçalo, concedeu entrevista na manhã desta quinta feira ao jornal Voz Comunitária e ao blog do Idelfonso Farias, o assunto, as eleições municipais de 2012, transcrevemos na integra a entrevista, confira:


Blog e Jornal
: Vereador o senhor afirma que o nome do deputado está fora da disputa?

Valban. Não, o nome de Poti ainda é o nome de nosso sistema político, e não deve ser descartado, mesmo o nosso nome tendo sido citado, não temos vaidade, para descartar qualquer possibilidade, ou qualquer nome, vamos lutar para Poti ser o candidato mais se ele entender que não devemos perder o espaço na Assembléia tem grandes nomes, como Ex Prefeito José Targino, Alexandre Cavalcanti, Gadelha, Jessé, Silvério e tantos outros.

Blog e Jornal: Com esta declaração o senhor está tirando seu nome da disputa, ou tem disposição para concorrer?

Valban. Não, estou à disposição, apenas sou moderado e ainda serei candidato a vereador, ate porque não conversei com o deputado sobre o assunto, tomei conhecimento pela imprensa, vamos conversar e então tomaremos uma posição.

Blog e Jornal: O senhor se acha preparado para ser prefeito de sua terra?

Valban. Sim estou, minha história mostra isso, tenho pautado minha vida publica dentro de um padrão de ética, e me preparei para servir ao meu município seja no legislativo seja no executivo.

Blog e Jornal: O senhor goza de um relacionamento com o presidente do PMDB deputado Henrique Alves, que faria com que ele indicasse seu nome?

Valban. Sim, acredito que prova disto é ser o presidente municipal da legenda, não tenho problema que inviabilize minha candidatura, mais volto a dizer, isso não se trata de assumir uma candidatura de maneira precoce, temos o nome de Poti Júnior e de vários outros companheiros de grupo como já falei.

Blog e Jornal: O senhor acredita que seu nome será capaz de unir a oposição?

Valban. Qualquer destes nomes que citei, reúne estas condições, vejo isso com naturalidade, ate porque este é um sentimento popular, isso é o que o povo mostra por onde andamos, o povo precisa ter a prefeitura de volta, e vamos devolver com Poti, Alexandre, Valban ou qualquer nome destes que falei.

Blog e Jornal: O senhor ver a possibilidade de acordo entre seu partido e o partido do prefeito Jaime Calado?

Valban. Não, veja estamos na oposição há quase três anos, e temos comportamento de oposição com responsabilidade, mais não concordamos com a maneira que administra o atual prefeito, porque agora passaríamos a concordar? Temos mostrado o que tem de errado, foi assim no caso de corte de terra, na implantação do Iprev, e outros assuntos, como é que chegaríamos à casa do povo, falando que tudo mudou? Claro que não, temos responsabilidade.

Blog e Jornal: O senhor já tem alguma conversa marcada com o seu líder o deputado Poti Júnior?

Valban. Não, mais vou conversar com ele a próxima semana, e vamos ver com calma o que é melhor e mais sensato, com certeza não é acordo sou totalmente contra, minha posição é a mesma do povo de São Gonçalo, meu discurso é um só, não posso mudar de maneira repentina.

Blog e Jornal: O que o senhor tem em mente em relação a este povo que o senhor se refere?

Valban. Quando falo do povo, estou me reportando à auto-estima de nossa população, que antes resolvia qualquer problema, com pessoas que conhecia, veja hoje mesmo fui abordado e me perguntaram quem eu era, isso aconteceu comigo que sou vereador, imaginem vocês o que não acontece com um cidadão comum.

Blog e Jornal: O senhor tem alguma coisa contra o prefeito Jaime Calado?

Valban. Não, respeito, enquanto político e ser humano, apenas não concordo com sua forma de conduzir o nosso município, e por esta razão estou ate hoje fazendo oposição não a pessoa dele mais a sua administração.

Blog e Jornal: Queremos agradecer a sua atenção e reafirmar que estamos à disposição de seu mandato, fique a vontade para fazer suas considerações finais.

Valban. Eu é que agradeço, e gostaria de pedir ao povo que está sofrendo com esta administração que tenha paciência, vamos resistir, e conseguiremos uma grande vitória seja com Poti, Valban, Alexandre ou qualquer nome de nosso grupo, vamos fazer política com responsabilidade e coerência. Muito obrigado pela atenção.


SÃO GONÇALO: SERVIDORES DA SAÚDE E MST REALIZAM PROTESTO EM FRENTE A PREFEITURA







A chapa esquentou no final da manhã desta quinta feira 20, na prefeitura de São Gonçalo, não bastasse o protesto por parte dos servidores da saúde, contra a demissão da sindicalista Simone Dutra, que o atual prefeito está tentando demitir e, mais que ela devolva os salários que recebeu durante os 16 como servidora pública municipal. Os integrantes do MST, também realizaram seu protesto, só que as reivindicações dos mesmos é pela falta de segurança e infra estrutura no acampamento.

Temendo uma invasão ao prédio da prefeitura as policias militar e civil foram chamadas para garantir a integridade física dos servidores que ali estavam, fato que causou revolta entre os manifestantes.

"Aqui não tem bandido, tem cidadãos que reivindicam segurança e melhorias no acampamento ". Disse um dos líderes do movimento.

SÃO GONÇALO; POTI JÚNIOR NÃO DESCARTA PRÉ CANDIDATURA A PREFEITO

Na noite desta quinta feira 20, o deputado estadual Poti Júnior-PMDB, confirmou a este blog que não descartou sua pré candidatura a prefeitura de São Gonçalo, nas eleições de 2012.

Poti afirmou que sua decisão sairá em Maio de 2012, até lá vai ouvir o povo, as lideranças politicas e os partidos que hoje fazem oposição ao atual prefeito.

" Se esse for o entendimento do nosso sistema politico, não vejo dificuldades em disputar a eleição e mais uma governar nossa terra ". Destacou o parlamentar

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ASSÚ: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZARÁ JORNADA PEDAGÓGICA

A Prefeitura do Assú, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), realizará a 2ª Jornada Pedagógica de Assú na próxima quita-feira, 27, no São João Park Clube.
Tendo com eixo principal o homem como ser que necessita estar em constantes mudanças, para uma melhor convivência consigo e com o próximo, a jornada trabalhará o tema “Ética – Desafios do Ensinar e do Aprender na Diversidade”.

SÃO GONÇALO: OPOSIÇÃO ESTÁ UNIFICADA

Foi usando um bordão do comediante Chaves, " foi sem querer querendo " , que a jornalista Thaiza Galvão apimentou a sucessão municipal em São Gonçalo, na sua página ela disse que o deputado estadual Poti Júnior-PMDB não está disposto em trocar a assembleia pela prefeitura e vai testar seu poder de transferência de votos, que deverá apoiar a candidatura do ex deputado estadual Alexandre Cavalcanti ou do vereador e presidente municipal do PMDB Edson Valban.

O parlamentar já demonstrou em três eleições que transfere votos, visto que em duas eleições fez do irmão Alexandre Cavalcanti o deputado mais votado no município e em 2004 elegeu o sobrinho Jarbas Cavalcanti para o cargo de prefeito.

Quanto a uma possível desistência de sua pré candidatura a prefeito nas eleições de 2012, não traria nenhum desmérito nem para ele e nem para aquele que possa receber seu apoio, no caso o ex deputado Alexandre Cavalcanti, vereador Edson Valban ou qualquer outro nome ligado a oposição.

O que vale nisso tudo é que a oposição está unificada em torno de um nome para disputar o pleito com o atual prefeito Jaime Calado-PR, que vem enfrentando um alto índice de rejeição.

SÃO GONÇALO: QUAL A CARGA HORÁRIA DAS LIDERANÇAS POLITICAS?

A prefeitura de São Gonçalo, quer a todo custo demitir a enfermeira e sindicalista Simone Dutra, a alegação é que ela tem acumulo de carga horária, esse assunto ainda vai render muito bico e babado, sem contar um desgaste politico para o prefeito Jaime Calado-PR.

Dai fazemos algumas indagações: E o festival de portarias distribuídas nos últimos dias a lideranças politicas do município por parte da prefeitura?

Onde essas lideranças politicas estão dando expediente?

Quanto ganha cada uma delas?

E a carga horária que eles devem cumprir?

O blog está aberto para divulgar as respostas da administração municipal, se é que tem alguma.

PSD QUER O MINISTÉRIO DOS ESPORTES

O PSD está se preparando para debutar no ministério da presidente Dilma. Henrique Meirelles é o nome do parido para substituir o quase ex ministro dos Esportes, Orlando Silva. Caso isso venha acontecer o comando da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, ficará no comando de Kassab.

HENRIQUE ALVES BUSCA RECURSOS DA FUNASA PARA O RN

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Alves, esteve com o presidente da Fundação Nacional de Saúde, nesta quarta-feira 19, para acompanhar o andamento dos processos do PAC II da FUNASA destinados aos municípios do Rio Grande do Norte.
O deputado discutiu com Gilson Carvalho os 183 projetos inscritos nas áreas de abastecimento e saneamento básico para o estado, totalizando R$ 305 milhões. Quarenta municípios, em todas as regiões do Rio grande do Norte, apresentaram projetos de esgotamento sanitário. Outros 15 solicitaram recursos para abastecimento de água.
Os projetos pré-selecionados ainda dependem de uma análise final para aprovação, já que os recursos são inferiores a demanda apresentada pelos estados. A prioridade, segundo informou o presidente da FUNASA, será para os municípios que apresentaram os projetos sem falhas técnicas na documentação e impedimentos junto ao governo federal.

PLENÁRIO - Durante a sessão da tarde desta quarta-feira, o deputado Henrique Alves, voltou a saudar a deputada Sandra Rosado, a nova líder do PSB na Casa. O líder do PMDB aproveitou a despedida da deputada Ana Araes (PE), eleita ministra do TCU, para repetir, em plenário, a homenagem que fez ontem, em casa, durante almoço oferecido aos líderes da base aliada ao governo. “É o nosso Rio Grande do Norte mais forte. Somos duas lideranças comandando bancadas importantes. Representamos 115 parlamentares na Câmara Federal”.



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SÃO GONÇALO: TRABALHADORES VÃO PROTESTAR CONTRA DEMISSÃO DE SINDICALISTA SIMONE DUTRA NESTA QUINTA

Nesta quinta-feira 20, às 10h30, os servidores da saúde de São Gonçalo do Amarante, junto com sindicatos e centrais sindicais, vão protestar em frente à Prefeitura do município contra a ameaça de demissão da enfermeira e sindicalista Simone Dutra. O prefeito Jaime Calado (PR) abriu um processo administrativo por acumulação de cargos contra a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde), e vem usando argumentos forjados com a intenção de perseguir quem organiza a luta dos trabalhadores. “Não há razões que justifiquem a demissão, a não ser o desejo de ver o sindicato enfraquecido e os servidores mais amedrontados.”, afirma Simone Dutra, que também é dirigente do PSTU no Rio Grande do Norte e presidente do diretório de Natal.
A Comissão de Acumulação de Cargos, cujo presidente é filiado ao PCdoB (partido que integra a gestão do prefeito) e possui três vínculos de trabalho, acusa a enfermeira Simone Dutra de possuir dois vínculos de empregos públicos, somando 70 horas semanais, o que, segundo a Prefeitura, representa acúmulo ilegal de cargos. “O argumento é mentiroso. A carga horária efetivamente trabalhada em São Gonçalo, desde que existem servidores, sempre foi de apenas um expediente. Com exceção dos profissionais do PSF (Programa Saúde da Família), nunca nenhum servidor efetivo trabalhou mais do que um expediente, somando entre 4 e 5 horas diárias, o que por semana soma entre 20 e 25 horas. Apesar disso, a Prefeitura afirma que os servidores possuem 40 horas e que, por isso, estaria justificada a instauração dos processos de acumulação de cargo irregular.”, explica a sindicalista.
Há 21 anos, a enfermeira Simone Dutra possui um vínculo de trabalho pela Secretaria Estadual de Saúde e outro em São Gonçalo do Amarante há 15 anos. “As duas cargas horárias são divididas de forma igual entre os dois vínculos, de modo que não há problemas para a realização de meu trabalho, sendo 30 horas no Estado e 20 no município.”, argumenta Simone.

Prefeitura negou redução de carga horária


Em 2009, a enfermeira solicitou formalmente a redução de carga horária legal para 20 horas, mesmo esta já sendo de fato a sua jornada no município. Entretanto, o pedido foi negado pela Prefeitura com o argumento de que “o profissional enfermeiro é importante para o desenvolvimento das atividades no Município, e não poderia abrir mão desta carga horária”. Seis meses após o pedido, em janeiro de 2010, o prefeito Jaime Calado publicou em Diário Oficial a abertura de processo administrativo contra a sindicalista. “Ou seja, a Prefeitura negou a redução oficial de carga horária por um único motivo. Queria me demitir para enfraquecer o sindicato e amedrontar a categoria, já que o Sindsaúde é um sindicato independente e que não dá tréguas à Prefeitura quando o assunto é o descaso com a saúde pública.”, denuncia a dirigente sindical.
Aproximadamente 80% servidores da saúde de São Gonçalo possuem dois vínculos de trabalho, já que os salários pagos pelo município são baixíssimos. Dessa forma, todos os trabalhadores estariam na mesma condição da sindicalista. Até o momento, dois processos administrativos foram abertos. O primeiro foi contra uma assistente social, que se encontrava na mesma situação de Simone Dutra, e teve seus argumentos aceitos pela comissão de acúmulo de cargos. A diretora do Sindsaúde apresentou justificativas e documentos, provando que não há irregularidade em suas duas cargas horárias, mas a comissão recusou os argumentos e deu um prazo de um mês para que Simone faça a escolha por um dos empregos. O prazo expira no dia 22 de outubro. A sindicalista vai entrar com uma ação na justiça a fim de garantir o emprego.
A direção do sindicato, junto com outras entidades sindicais, já começou uma campanha política contra a demissão da sindicalista. Será exigido o arquivamento do processo administrativo contra a enfermeira Simone Dutra, o respeito ao direito do servidor de acumular dois vínculos e o reconhecimento das 30 horas como a jornada de trabalho legal dos servidores.

JOÃO MAIA É O CAMPEÃO EM GASTOS COM TELEFONE CELULAR

Deu no blog de Robson Pires


A Revista Época fez um levantamento dos gastos com telefones celulars de 513 deputados federais titulares e os 68 suplentes convocados gastaram R$ 13.902.425,16 com ligações telefônicas.
Na bancada do Rio Grande do Norte o gasto mensal de oito deputados federais chega a quase R$ 40 mil. De janeiro a agosto de 2011 a média da conta mensal dos parlamentares federais potiguares foi de R$ 35.363.

Confira o ranking dos gastos:

1.João Maia (PR) R$ 7.469
2.Fátima Bezerra (PT) R$ 6.180
3.Fábio Faria (PSB) R$ 5.310
4.Henrique Eduardo Alves (PMDB) R$ 5.168
5.Felipe Maia (DEM) R$ 4.136
6.Sandra Rosado (PSB) R$ 4.060
7.Rogério Marinho (PSDB) R$ 2.141
8.Paulo Wagner (PV) R$ 899


TRIP DEVERÁ OCUPAR O ESPAÇO DA NO AR

O Governo do Estado deve avançar as negociações com a Trip Linhas Aéreas, para implantar voo comercial a partir do aeroporto Dix-sept Rosado. Representantes do Governo e da companhia se encontram hoje no Rio de Janeiro (RJ), onde acontece o Congresso Brasileiro de Agências de Viagens. O projeto de uma nova linha comercial ganhou força com a saída da Noar, mas enfrenta algumas dificuldades, que o Governo e a Trip admitem e querem superar.

MOSSORÓ: PT QUER LARISSA DE VICE

A sucessão da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado-DEM, está esquentado o núcleo radical do PT que só aceita composição com o PSB se o rosadismo abrir mão da cabeça de chapa. Ou seja, a deputada Larissa Rosado sairia da condição de prefeitável para a vaga de vice do reitor Josivan Barbosa. O projeto de candidatura própria é irreversível, entende o PT, mesmo consciente de que a divisão da oposição beneficiará a chapa da situação.
A deputada Sandra Rosado não se sente desestimulada pela posição radical do PT. A líder do rosadismo vai buscar o apoio da companheirada até esgotar todos os argumentos. Se não vingar, o endereço seguinte será o do deputado João Maia, para atrair o PR; ou do vice-governador Robinson Faria, do PSD.

COMITÊ DA CAMPANHA PELOS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO PREPARA PROTESTO NA CIENTEC

Nesta quarta-feira 19, às 15 horas, o Comitê da Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública em Natal fará um protesto durante as atividades da Cientec da UFRN. A manifestação do comitê, que é formado por entidades sindicais e estudantis, como a CSP-Conlutas e a ANEL, ocorrerá próximo ao espaço destinado ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte/RN).
Mais tarde, às 18 horas, haverá uma reunião aberta ao público sobre a campanha nacional que exige da presidente Dilma o investimento imediato de 10% do PIB em educação pública. A programação do comitê tem como objetivo chamar a atenção para os problemas enfrentados por professores, funcionários e alunos que fazem parte da educação do país.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

HENRIQUE ALVES ALMOÇA COM LÍDERES DE PARTIDOS ALIADOS

Os líderes da base aliada ao governo, reunidos na casa do líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, durante o almoço desta terça-feira 18, discutiram as próximas votações da Casa. Entre os temas mais polêmicos está da Desvinculação de Receitas da União (DRU). O projeto, em tramitação na casa, está para ser votado na Comissão Especial e, posteriormente, em dois turnos no plenário, antes de ser encaminhado ao Senado.
A lei da DUR é um mecanismo fiscal que permite ao governo usar como quiser 20% da arrecadação de todos os tributos federais, inclusive os que tiverem vinculação constitucional. A exceção é para verbas da educação e destinadas aos estados, municípios e Distrito Federal. A proposta do governo prorroga a desvinculação de receitas da União até dezembro de 2015. O governo argumenta que precisa dos recursos para as obras do PAC, Copa do Mundo e Olimpíadas, além de fazer ajustes para conter a crise internacional.


SANDRA ROSADO – Durante a reunião de líderes, o deputado Henrique Alves pediu um minuto para registrar a presença da nova líder do PSB, Sandra Rosado (RN), que substituiu Ana Arraes (PE), eleita ministra do TCU. “Prestei uma justa e merecida homenagem a ela e a sua história e valorizei nosso RN! São dois líderes partidários: o do PMDB com uma bancada de 80 parlamentares e, agora, a do PSB com 35 deputados”, destacou.
Emocionada, a deputada do PSB agradeceu o gesto do colega do PMDB e da bancada potiguar. “É a força do Rio Grande do Norte na Câmara”, ressaltou o deputado Henrique Alves, destacando a presença de uma líder. Sandra foi aplaudida pelos demais.


FNE DESTINA 300 MILHÕES PARA O AGRONEGÓCIO NO ESTADO EM 2012

Foi promovida nesta segunda-feira 17, na Superintendência do Banco do Nordeste (BNB), em Natal, reunião de trabalho que definiu os números e as estratégias de aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para o exercício de 2012.
Na oportunidade, o superintendente do BNB, José Maria Vilar, acompanhado de representantes do setor produtivo potiguar, entre eles o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, debateram sobre os valores a serem empregados no Estado. “Foi uma reunião proveitosa que deixou o setor rural muito otimista. Acredito que os números apresentados para o nosso setor nunca foram tão bons”, ressaltou Vieira.
De acordo com o presidente da Faern, no exercício de 2012, a área rural receberá uma grande soma de investimentos, que totalizados, atingem a marca de 300 milhões de reais. “Ficou acertado que a agricultura receberá 100 milhões, a agroindústria 60 milhões e a pecuária 140 milhões. Números generosos que poderão alavancar a atividade rural do Rio Grande do Norte”, explicou José Vieira.


SÃO GONÇALO: SINDICALISTA DIZ QUE PREFEITO É DITADOR

A sindicalista Simone Dutra disse na manhã desta terça feira 28, no programa Alexandre Cavalcanti na 102.1 FM união de São Gonçalo, que a administração do município de São Gonçalo se espelha nos regimes ditatoriais espalhados pelo mundo a fora.


O prefeito Jaime Calado-PR, impetrou ação no judiciário para demitir a sindicalista, e ainda devolva os salários que recebeu durante os 16 anos como servidora pública.


Ai sim é abuso do poder.


Oh! Deus rogai por São Gonçalo.

REFORMA POLITICA VEM ATRAVÉS DE PLEBISCITO

Apesar de ser defendida pelos parlamentares, a reforma política não deverá ser implantada nem mesmo no pleito de 2014. De acordo com o deputado federal Henrique Eduardo Alves, a proposta do vice-presidente Michel Temer, que está sendo analisada, é fazer um plebiscito no pleito de 2014. Desse modo, apenas em 2018 as mudanças propostas pela reforma política seriam feitas.

O RETORNO DA ROSA

Depois de dez dias de viagem administrativa aos Estados Unidos, a governadora Rosalba Ciarlini retornou ontem a Natal. A chefe do Executivo estadual avaliou como positiva a sua a primeira viagem ao exterior como governadora do RN e declarou que pretende fazer outras viagens para mostrar a potencialidade do Estado e atrair novos investidores para a região.

CONCURSO PARA PROFESSORES

As inscrições para o concurso de professor e especialista em educação no RN já estão abertas. Os interessados podem efetuar suas inscrições até o dia 25 deste mês no site:www.cesgranrio.org.br. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

GELADEIRAS NOVAS

A Cosern vai distribuir três mil geladeiras em Caicó e na região metropolitana de Natal. Beneficiará famílias carentes, priorizando as listas no “Minha Casa, Minha Vida”.

NADA DE SAUDADE

A prefeita Micarla de Sousa entra a segunda semana longe de Natal. Depois de viagem ao exterior sem maiores explicações, seguiu para participar do encontro da Frente Nacional dos Prefeitos em Foz do Iguaçu-PR. O curioso da história é que o natalense não está sentindo um pingo de saudade da prefeita verde.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

HENRIQUE PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE OS ROYALTIES

O relator da proposta de divisão dos royalties do petróleo (PLS 448/11), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse há pouco que convidou os líderes do PT e do PMDB na Câmara, respectivamente, deputados Paulo Teixeira (SP) e Henrique Eduardo Alves (RN), o líder do PMDB no Senado, senador Renan Calheiros (AL), e o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), para se reunirem ainda hoje com a equipe econômica do Executivo, a fim de vencer algumas resistências em relação aos royalties.
Um desses entraves apontados pelo relator é a proposta de redução de 46% para 40% da parcela da União na participação especial paga pelas petroleiras. Segundo Vital, ele e os líderes ficarão em vigília em busca de negociação. A expectativa é entregar a versão final do relatório nesta terça-feira (18) e votar o texto no Plenário do Senado no dia seguinte.
Neste momento, Vital do Rêgo está reunido com parlamentares do Rio de Janeiro, discutindo as reivindicações dos estados produtores de petróleo. O encontro acontece, a portas fechadas, na sala da Comissão Mista de Orçamento, no anexo 2 da Câmara dos Deputados.


INVENÇÕES

Por João Paulo da Silva



Fico intrigado com a engenhosidade humana quando observo tudo o que inventamos até hoje, seja para satisfazer as necessidades mais básicas ou mesmo as mais estapafúrdias. Incrível essa capacidade do homem de modificar o ambiente em benefício próprio, criando objetos que não existiam antes de precisarmos deles. E o mais curioso: depois dos muitos inventos e melhoramentos que fizemos em nosso planeta, a vida tornou-se praticamente impensável sem eles. Nos primórdios da humanidade, por exemplo, quando mal tínhamos descido das árvores e a sobrevivência era ainda mais difícil do que é hoje (mas pelo menos não havia imposto de renda), o homem das cavernas enfrentou sérias dificuldades para poder abrir um simples coco. Batia numa pedra ali, batia em outra acolá. E nada. Até que resolveu colocar seu cérebro primitivo para funcionar. Uniu um toco de madeira a um pedaço de pedra lascada, amarrou os dois com cipó e... “Voilà!”. Surgia o primeiro machado da História, e nunca mais tomar água de coco foi um martírio. Melhor do que o machado para abrir coco só mesmo o vendedor de água de coco. Facilitou ainda mais a vida. Mas o importante é que, depois de nossa primeira invenção, não paramos mais. A cada nova necessidade, uma nova criação. E estamos assim até hoje.
Descobri que sou um entusiasta de tudo aquilo que a humanidade criou para melhorar a própria vida. Mas só me dei conta disso quando passei a ficar mais atento ao que faço no dia a dia, tanto no lazer quanto no trabalho. A roda, por exemplo. Já parou para pensar que quase tudo ao seu redor tem a ver com a roda ou pelo menos com o princípio básico do movimento circular? Engrenagens, polias, parafusos, portões automáticos, ventiladores, relógios, bicicletas, trens, carros e por aí vai. A roda está presente em praticamente todos os dispositivos mecânicos que se tem conhecimento. Há quem diga que é a maior invenção humana de todos os tempos.
E com certa razão. Sem ela, os egípcios não teriam erguido as pirâmides, os romanos não teriam feito as melhores estradas e nós não teríamos levantado casas e edifícios. Além disso, se não tivéssemos inventado a roda, ainda estaríamos levando uma eternidade para percorrermos grandes distâncias. Bom, é verdade que por causa da roda nós também criamos os engarrafamentos e o carro com 351 cavalos, sendo 350 no motor e um ao volante. Mas imagine o mundo sem a roda. Imaginou? Pois é. Não sairíamos do lugar. Muito embora, quando estamos num congestionamento, a sensação é uma só: quanto mais rodas existem, menos nós andamos.
Diante de uma infinidade de invenções, você deve ter as suas preferências. Eu tenho as minhas e não consigo me imaginar nesse mundo triste e hostil sem elas. Depois da roda, sou um fã disparado da escada rolante e do controle remoto. Não tenho dúvidas de que as melhores ideias são as que utilizam conceitos simples para resolver problemas complexos. Imagine o transtorno que seria a vida hoje sem a escada rolante (o mesmo vale para o elevador). Convenhamos: ter de subir lances e mais lances de escadas até chegar ao local desejado é estafante. Veja que ideia visionária foi esta de criar uma escada inclinada que rola para cima ou para baixo, mantendo sempre os degraus na horizontal. Você sobe num degrau e este te leva, sem esforço algum, ao topo da escada. Conforto, rapidez e simplicidade. É por isso que desconfio que a preguiça seja o motor de muitas de nossas invenções.
O controle remoto é um exemplo clássico. Com tanta porcaria na TV, ninguém aguentaria levantar e sentar diversas vezes, nos breves momentos de descanso, só para mudar de canal. O controle remoto é a extensão do dedo humano, é a continuidade dos desejos televisivos, é a representação de nossa busca incansável pela preguiça absoluta. O mesmo acontece com a geladeira e o macarrão instantâneo. Pensem no tempo economizado e nas vidas preservadas se o homem das cavernas já tivesse inventado a geladeira e o miojo. Não teria sido necessário caçar mamutes todos os dias, arriscando-se para ter o que comer e muitas vezes tendo de voltar para casa com as mãos abanando. Hoje, apenas a comida congelada e o macarrão de três minutos nos separam do Paleolítico, já que a barbárie da época é quase a mesma.
Entretanto, guardo um carinho especial pelo controle remoto. Preciso admitir. Não imagino a vida sem ele. Esta fabulosa invenção, aliada a outros inventos imprescindíveis, como a cerveja em lata, o amendoim japonês, o futebol no domingo e a TV por assinatura, dá ao homem moderno a sensação de poder na palma da mão. Preguiça e ilusão a um clique. Bem ali, sem sair do sofá. Tenho ainda grande simpatia por muitas outras criações, mas me deixem citar só mais algumas que considero verdadeiras obras-primas. Particularmente, gosto bastante da funcionalidade do cotonete. Além de ser útil para limpar os ouvidos (em seguida vem a tampa da caneta bic), o cotonete é também o terceiro maior prazer individual do homem. Ou vai dizer que você não gosta daquela coceirinha boa, hein?!
O chuveiro elétrico, por sua vez, veio para salvar os povos da imundice no inverno ou pelo menos para rebater os argumentos daqueles que não gostam muito de tomar banho, a exemplo dos franceses, que agora não tem mais desculpas. Já a internet, o pen drive e o celular são capítulos à parte. Os dois primeiros nos colocaram no mundo digital e nos livram todos os dias das montanhas infindáveis de papel. Isso até sofrerem uma pane ou pegarem um vírus, fazendo você perder o trabalho de uma vida inteira. Por essa razão, ainda considero o livro indispensável.
E o celular? Fruto de uma ideia genial, o telefone surgiu para permitir a comunicação entre duas ou mais pessoas separadas por longas distâncias. Seria um invento dos deuses, não fosse pelas empresas privadas de telefonia e seus péssimos e caros serviços. Hoje o celular envia e-mail, toca música, exibe vídeos, fala quando você está deprimido e praticamente todas as pessoas possuem pelo menos um aparelho. Entretanto, quase ninguém tem créditos para fazer ligações, o que é bastante paradoxal.
Eu até poderia ficar aqui enumerando uma porção de invenções que comprovam todo o engenho do homem. Mas não poderia terminar a lista sem citar a maior de todas as criações humanas, inclusive maior do que a roda e o controle remoto. O amor. Acho que o amor foi o que de melhor nós inventamos nesse mundo. É ele que nos deixa mais humanos e cheios de esperança todos os dias. É o amor pela humanidade que nos permite continuar caminhando para que, tão logo, a gente supere o Paleolítico.
Ah, já ia esquecendo. Junto com o amor, os homens também inventaram a pieguice, uma especialidade deste humilde cronista.