Minha lista de blogs

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

2012: A CORRIDA JÁ COMEÇOU

Imprimir folhetos, distribuir santinhos e pichar o número dos candidatos nos muros da cidade, são ações que ficaram ultrapassadas, embora ainda funcionem. Com a profissionalização das campanhas eleitorais o marketing se tornou uma ferramenta indispensável para o planejamento e execução de uma empreitada política de sucesso. Seja para ressaltar o trabalho que está sendo feito com relação a administração de quem já foi eleito, seja nas propostas visando o período eleitoral, para quem augura um mandato no executivo ou no legislativo.
Política moderna se faz com planejamento e marketing na busca por explorar todas as potencialidades de um candidato. Diferentemente do que se fazia até os anos 1960, quando as campanhas eram tratadas de forma empírica, explorando apenas o carisma do candidato. Naquele tempo as campanhas políticas eram baseadas na massificação das informações, fixação de marcas, músicas e imagens. Hoje, com pesquisas quantitativas e qualitativas, são feitas várias reuniões para a criação de núcleos de comunicação e planejamento. Construção de imagem, divulgação midiática, é um trabalho multisetorial que engloba várias frentes com o mesmo objetivo.
Uma das maiores campanhas feitas pela agencia Ecoar foi a do produtor rural Blairo Maggi, em Mato Grosso, que conseguiu derrotar Dante de Oliveira, uma grande potência política daquele estado, já no primeiro turno. “Mesmo sendo o principal produtor de soja do país, Blairo era conhecido apenas por 6% da população do estado no início da campanha. Mas, com um bom trabalho de marketing conseguiu obter a vitória em 2002 e ainda ser reeleito como governador em 2006, com a terceira maior votação do país” informou Dácio Azevedo, publicitário.

Antecedência

Diante dessa realidade os políticos procuram os marqueteiros e as agências de propaganda assim que cogitam sua candidatura. Partem com antecedência para um trabalho de preparação e de encontros com lideranças, enquanto os profissionais que cuidam de sua imagem preparam o sonho, as fotos e os planos que ele tentará transformar em verdade durante o processo eleitoral.
Nas ultimas eleições, a campanha do senador Garibaldi Alves Filho conseguiu derrubar fortes adversários e ainda bater um recorde de votos no RN. “A campanha de Garibaldi era muito frágil devido a disputa com duas grandes potencias da política do estado - senador José Agripino e a ex-governadora Vilma de Faria. Ganhou repercussão e culminou numa campanha histórica, fazendo do senador o primeiro candidato do estado a ser eleito com mais de 1 milhão de votos.” Disse João Maria Medeiros, publicitário especialista em marketing político.
As redes sociais tem grande peso no desenvolvimento dessas campanhas. O chamado marketing viral proporciona uma divulgação rápida para um grande número de pessoas, algo essencial numa campanha eleitoreira. “Um candidato que não considera o marketing político possui uma campanha mais cara e com mais problemas. Hoje, nenhum candidato pode desconsiderar o uso de meios como a televisão o rádio e internet”, concluiu João Maria Medeiros.



SÃO GONÇALO: PREFETURA RECEBE MAIS DE 5 MILHÕES E MEIO EM SETEMBRO

A prefeitura de São Gonçalo, recebeu neste mês de Setembro R$ 5.513.026,37 de repasses dos governos federal e estadual, neste valor não está incluso os valores referentes a arrecadação própria do município.
Que pelo sabemos cresce a cada mês.
Com essa ruma de dinheiro não tem como entender a falta de soro caseiro nas unidade de saúde.
E ai diz que São São Gonçalo está melhor.

VEREADORES DE CAICÓ SE FILIAM AO PSB

Os vereadores de Caicó, Leleu Fontes (presidente da Câmara Municipal), deixou o PDT e filiou-se na manhã desta sexta-feira ao PSB. A presidente estadual do partido, Wilma de Faria, também abonou as fichas dos vereadores Miltão e doutor Valdemar, que deixaram o PR, do ex-vereador Teixeira, egresso do PDT, e do suplente, Sargento James, que deixou o PHS.
O prefeito de Caicó, Bibi Costa, deverá assinar ficha de filiação dentro dos próximos dois meses, pois ainda está em processo de desligamento do PR.


PSD CONSEGUE REFORÇOS EM MOSSORÓ

O vice governador Robinson Faria-PSD, aproveitou a estadia do governo do estado em Mossoró, para fazer politica, instalou-se no gabinete do presidente da câmara municipal, Francisco José Júnior, para receber lideranças politicas da região para fortalecer seu novo partido o PSD, e de cara conseguiu o reforço de dois vereadores da terra de Santa Luzia, Ricardo de Dodoca e Jório Nogueira.

KELPS LIMA PODERÁ TROCAR O PR PELO PMDB

A informação vem de Apodi, dizem por lá que o suplente de deputado estadual kelps Lima-PR, está a um passo do PMDB, o motivo da troca de legenda é um acordo entre o ex prefeito Pinheiro e a atual prefeita Goreth Pinto.

E em São Gonçalo, Kelps vai estar no palanque de Jaime Calado-PR ou de Poti Júnior-PMDB?

FESTIVAL DA CANÇÃO

Tem inicio nesta sexta feia 30, o festival da canção promovido pela assembleia legislativa, a primeira etapa do festival acontece às 20:00h, na cidade de João Câmara.

Mais duas cidades sediaram o evento Macaiba dia 21 e Assú dia 28.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OUTUBRO ROSA: O RN CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Essa é a proposta do Outubro Rosa, um projeto que surgiu há mais de dez anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial. Pelo terceiro ano, o Rio Grande do Norte entra nessa luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. As ações serão realizadas pela Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer em parceria com a Rede Feminina Contra o Câncer e o Grupo Despertar.
Dentro do cronograma serão realizadas palestras e panfletagens durante todo o mês em shoppings, escolas, livrarias e diversas comunidades da capital e cidades vizinhas, como também várias outras mobilizações na intenção de alertar sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce. O exame da mama é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos.
A campanha começa oficialmente na terça-feira, 4, a partir das 9h, com a solenidade de abertura no Centro Avançado de Oncologia (Cecan), que contará com a presença de toda a diretoria da Liga, funcionários e os grupos voluntários. O ápice da campanha ocorre no sábado, 29/10, com uma Caminhada no Parque das Dunas. A intenção é conscientizar mais pessoas acerca dos alarmantes números da doença.
Grande parte da população feminina ainda não se conscientizou da importância da detecção precoce do Câncer de mama. Por esse motivo, mais de 14 mil brasileiras morreram em 2010 em decorrência da doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é responsável por mais de 15% das mortes por câncer no Brasil. Por ano, cerca de 50 mil novos casos desse tipo de câncer são diagnosticados no País. No Rio Grande do Norte, 610 casos foram detectados apenas de janeiro a agosto deste ano, uma média de quase 80 novos casos por mês. Desses, 60% já em estágio avançado, sendo mais de 200 apenas na capital. O índice coloca o RN no quinto lugar entre os estados do Nordeste e 15º em todo o Brasil com maior índice de novos casos.
Atualmente na Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer existem 1.200 pacientes se tratando do câncer do mama. A mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estádio inicial, e indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem anormalidades na estrutura mamária. Ainda de acordo com o INCA, a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos.





ASSÚ: PROJETO CRAS NOS BAIRROS FAZ MAIS DE 1200 ATENDIMENTOS

A 9ª edição do Projeto CRAS nos Bairros, executado pela Prefeitura do Assú, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e em parceria com outras secretarias e órgãos estadual e federal, nesta quarta-feira (28), nas comunidades de Morada Nova e São Jacinto, realizou 1.214 ações de cunho social.
Foram disponibilizados serviços nas áreas de saúde como vacinação, procedimentos odontológicos, verificação de pressão arterial, teste de glicose, corte de cabelo, depilação, limpeza de pele, massagem, manicure, fornecimento de carteira profissional, CPF e fotos para documentos, informações sobre outros programas sociais, parque infantil e distribuição de algodão doce, picolé e pipoca.
O prefeito Ivan Júnior, acompanhado de auxiliares, cumpriu expediente no local, despachou com os secretários e atendeu pessoas das comunidades.

Participação

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Máira Leiliane, essa edição do CRAS nos Bairros, ficará marcada pelo incremento da participação efetiva da Secretaria de Governo. “É um ganho importantíssimo para o projeto e para nós que o fazemos, o ingresso por inteiro da Secretaria de Governo, com a presença do prefeito e ações especificas e características da pasta sendo decididas no local. Esse momento se constitui num marco fundamental para o projeto CRAS nos Bairros, agregando esforços e somando ações para cada vez mais fortalecer o projeto que nasceu com o ambicioso objetivo de recuperar e melhorar vidas humanas” enfatizou a secretária.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA É INSTALADA OFICIALMENTE EM MOSSORÓ

Está começando nesse instante a sessão ordinária da assembleia legislativa, na cidade de Mossoró, a sessão está sendo presidida pelo presidente Ricardo Motta-PSD, tendo como secretário os deputados Poti Júnior-PMDB e Raimundo Fernandes-PSD, 1° e 2° secretários respectivamente.


Compõem a mesa dos trabalhos, a governadora Rosalba Cirlini-DEM, deputada federal Sandra Rosado-PSB, prefeita do município Fafà Rosado-DEM, vice presidente do Tribunal de Justiça desembargador Expedito Ferreira e o presidente da câmara municipal de Mossoró, vereador Francisco José Júnior.


Os deputados Mossoroenses Leonardo nogueira-DEM e Larissa Rosado-PSB, estão inscritos para fazerem uso da palavra.

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO VAI LIBERAR R$ 5,5 MILHÕES PARA O RN

O deputado Henrique Eduardo Alves conseguiu do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o compromisso de que os restos a pagar de emendas do parlamentar, ainda do Orçamento Geral da União de 2009, no valor de R$ 5,5 milhões, serão liquidados nos próximos meses.
O ministro lembrou ao líder do PMDB que os prefeitos dos municípios com emendas parlamentares, assinadas pelo deputado, precisam cumprir os prazos e apresentar a documentação legal para que os restos a pagar sejam liquidados e as obras executadas.
“São obras de recursos hídricos em várias regiões do Rio Grande do Norte importantes para os municípios”, disse o líder do PMDB. Entre os projetos que aguardam a liberação de recursos estão duas pontes para São José de Campestre e Ruy Barbosa.
O líder do PMDB na Câmara dos deputados também esteve reunido com o ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União, para discutir pendências sobre a obra da barragem de Oiticica, no Seridó.
Segundo o deputado, o TCU exige detalhes e explicações técnicas da construtora que venceu a licitação, do Estado e do DNOCS para que a obra seja transferida e, definitivamente, assumida pelo Estado. “É uma questão de tempo. Precisamos resolver essas questões e executarmos a obra tão importante para a economia e o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, declarou Henrique.
GARIBALDI - Henrique Alves também esteve reunido com o ministro Garibaldi Filho da Previdência Social. O encontro, nesta quarta-feira (28), em Brasília, segundo o líder, foi para analisar as novas filiações ao PMDB-RN e definir providências em relação aos últimos dias de adesão ao partido para quem desejar disputar as eleições municipais de 2012.



INVESTIMENTOS EM AEROPORTOS

Além da conclusão do aeroporto de São Gonçalo, até o final de 2013, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, prometeu à governadora Rosalba Ciarlini a liberação de R$ 10 milhões para obras nos aeroportos de Mossoró, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Assú.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

EXTREMOZ: AUTO DE SÃO MIGUEL ENCERRA FESTA DO PADROEIRO

Com o tema “São Miguel, fazei de nossas famílias Santuário da Vida e Berço das Missões”, a Prefeitura de Extremoz e a Paróquia do município comemoram o seu padroeiro. A tradicional festa começou no sábado, 17, e se encerra nesta quinta-feira, 29, data do padroeiro, o Arcanjo Miguel, cujo nome significa "O que é um com Deus". Miguel é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça.
Pelo terceiro ano o encerramento da festa do padroeiro contará com o espetáculo teatral Auto de São Miguel, com a participação de 120 atores, a maioria do próprio município. O espetáculo, que será realizado nas ruínas da antiga igreja católica de Extremoz, será promovido por meio da Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú. O evento será iniciado às 20h30.
O espetáculo retrata as lendas de Extremoz contadas de geração em geração pela população, apresenta os padroeiros de todos os distritos do município e o ponto alvo é a batalha de São Miguel Arcanjo.
O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, disse que a realização deste evento em comemoração ao padroeiro da cidade tem objetivo de oferecer a população um resgate da cultura local. “Essa data deve ser comemorada com festa e alegria, pois representa a História do nosso município”, ressaltou.
As ruínas da antiga Vila, Capela de São Miguel e Convento de Extremoz foram tombadas em 18 de Dezembro de 1990 pela Fundação José Augusto. A Matriz de São Miguel foi considerada pelo escritor Câmara Cascudo como a mais bela igreja colonial do estado. Erguida no estilo barroco, tem 16 metros de altura, 13,5 metros de largura, 30 metros de comprimento e paredes com 80 centímetros de largura. Servia de igreja e residência dos jesuítas.
Foi nessa igreja que o índio Poti, Antônio Felipe Camarão, foi batizado na manhã de 13 de Junho de 1612. Aos 30 anos recebeu os nomes de Antônio em homenagem ao santo do dia, Felipe em homenagem ao rei Felipe da Espanha e "Camarão" a tradução de seu nome (Poti). Mais tarde casou-se, na mesma igreja, com Clara, índia de nação potiguar.

Programação

29/09 (quinta-feira)

05h: Alvorada – café comunitário
12h: Louvação das famílias São Miguel e Missa;
16h: Pipocaço e procissão
19h: Missa de encerramento;
20h30: Espetáculo teatral Auto de São Miguel




SÃO GONÇALO: CÂMARA MUNICIPAL REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A HOMOFOBIA

Nesta quinta feira 29, a câmara municipal de São Gonçalo, atendendo proposição do vereador Eraldo Paiva-PT, realizará audiência pública para discutir um assunto que esta em voga, a homofobia, a audiência acontece no plenário da casa à partir das 09:00h.




SÃO GONÇALO: EX PREFEITO JARBAS CAVALCANTI VAI PARA O PSC

O ex prefeito de São Gonçalo, Jarbas Cavalcanti, confirmou agora a pouco a este blog que vai assinar ficha de filiação partidária ao PSC, o ato acontece nesta terça feira 4, em São Gonçalo.

CAIÇARA DO RIO DO VENTO: PRESIDENTE ELEITO DO PMDB É O MESMO DOS CHEQUE SEM FUNDOS

Parece que a punição por fazer algo errado no Município de Caiçara do Rio do Vento, vem como premiações para alguns membros da Sociedade Caiçarense.
É o que aconteceu neste Domingo durante a convenção do PMDB no Município.
Apesar de muitos Caiçarenses de boa fé participarem do evento, a Presidência do PMDB no Município ficou para o Vereador Marcos Bezerra Valentim , que mesmo quando era Presidente da Câmara Municipal , prejudicou o próprio colega de Partido Vereador Francisco Fernandes, também do PMDB com um cheque sem fundo que até hoje ainda não foi pago ao mesmo.
Parece que para a Máfia , manter um homem como este presidindo o partido faz sentido.
Afinal, o que são alguns cheques sem fundo a mais ou a menos.
Com a palavra o Ministério Publico.

Fonte: Diário Caiçarense

SÃO GONÇALO: JOSÉ TARGINO NEGA CONVERSA COM JAIME CALADO E CONFIRMA PRÉ CANDIDATURA A PREFEITO

O ex prefeito de São Gonçalo, José Targino-PHS, fez contato com o blog e confirmou que continua na oposição, a declaração de Targino acontece depois da onda de boataria de que ele se seu grupo politico estaria de volta ao governo.
" De lá eu sai, vou continuar na oposição e manter nossa pré candidatura a prefeito nas eleições de 2012 ". Disse Targino, adiantando ainda que poderá fazer uma composição com o deputado estadual Poti Júnior-PMDB que também é pré candidato a prefeito do município.

LÍDER DO PMDB BUSCA ACORDO PARA OS ROYALTIES

O deputado Henrique Alves, em nome da liderança do PMDB na Câmara dos deputados, participou nesta terça-feira 27 de mais uma rodada de negociações entre o governo e aliados no Congresso Nacional em busca de um acordo para a nova partilha dos royalties do petróleo e participação especial nas grandes áreas de produção.
A reunião, no Ministério da Fazenda, contou com a presença, além dos líderes aliados na Câmara e no Senado, do ministro Guido Mantega. A União aceitou ceder mais R$ 450 milhões da receita de tributos do petróleo e decidiu que cabe aos estados produtores e não produtores a negociação final da partilha.
De acordo com o ministro da fazenda, o governo cedeu no que era possível, não cabendo à União dizer quanto os estados produtores devem perder no debate sobre royalties com os estados e municípios que não produzem e que passam a ganhar participação, conforme a emenda Íbsen Pinhero, vetada pelo ex-presidente Lula no ano passado. O veto será apreciado no dia cinco de outubro pelo Congresso Nacional.
Diante do risco de uma derrota do governo, o deputado Henrique Alves insiste no acordo. A União abriria mão de parte das receitas, até mais do que está propondo, bem como os estados produtores, para que os não produtores possam se beneficiar da partilha dos royalties e, futuramente, do pré-sal. “Precisamos construir uma alternativa para evitar a derrota do veto”, alertou o líder do PMDB, implicando em conseqüências negativas para a economia.
Os estados produtores reduziriam a participação nos royalties de 26,25% para 25%. Já os não produtores querem baixar essa parcela ainda mais, para 20%, e cortar a fatia dos produtores na participação especial, de 40% para 36%. A maior resistência é dos grandes produtores: Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
Henrique Alves acredita que a nova proposta para ser votada no lugar do veto será aprovada, ainda em construção, mesmo não havendo consenso nos percentuais é a mais viável. “Todos perdem um pouco, para evitar que somente alguns saiam ganhando”, disse o líder.


POSSE ADIADA

O blog tomou conhecimento que a posse do suplente de vereador de São Gonçalo, Joselito Dantas-PP, o mais novo " contratado " pelo prefeito Jaime Calado-PR, como vereador, foi adiada para próxima semana, dizem que o motivo é burocrático.

Eu duvido disso.

Falta de aviso não foi.

SEM PALAVRA

A folha de Setembro do funcionalismo público estadual de quase R$ 240 milhões foi fechada sem contemplar os Planos de Cargos e Salários, aprovados pela gestão passada. O secretário de Administração, Anselmo Carvalho, observa que o acordo com as categorias condiciona a implantação dos planos à saída do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os sindicatos afirmam que não foi esse o acordo e se preparam para nova temporada de greve.

O documento assinado pelo secretario chefe da casa civil Paulo de Tarso, em nada serviu.

ROSALBA VISITA OBRAS DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO

A governadora Rosalba Ciarlini-DEM e o presidente da INFRAERO Gustavo do Vale, estão neste momento visitando o canteiro de obras do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante.

Em seguida a governadora viaja para Mossoró onde vai instalar o governo do estado, pelo período de três dias, numa forma de homenagear a primeira cidade brasileira a libertar os escravos.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

MINISTRA ANA DE HOLANDA PARTICIPARÁ DO RELANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DO LIVRO E DA LEITURA

A ministra da Cultura Ana de Hollanda participará na manhã desta quarta-feira (29/9), às 8h30, no Plenário 10 da Câmara dos Deputados, da reinstalação da Frente Parlamentar Mista do Livro e Leitura. Mais de 200 parlamentares assinaram a adesão à Frente, que terá o objetivo de fomentar a produção literária e estimular a leitura no Brasil.
Durante o relançamento da Frente, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, prestará contas de emenda apresentada ano passado pela Comissão de Educação e Cultura em prol da Fundação. Os recursos, no valor de R$ 40,2 milhões, foram destinados à instalação de bibliotecas públicas.
Para a presidenta da CEC (Comissão de Educação e Cultura), deputada Fátima Bezerra-PT, que foi uma das articuladoras do relançamento da Frente, ela será um instrumento importante para a democratização do acesso ao livro, a formação de novos leitores, a valorização da leitura e o fomento à economia do livro no Brasil.

HENRIQUE ALVES DESTINA EMENDA PARA CARTÓRIO ELEITORAL DE AREIA BRANCA

O Fórum Eleitoral de Areia Branca, na zona salineira, será construído com recursos destinados pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves. A emenda individual, no valor de R$ 330 mil, será incluída no Orçamento Geral da União de 2012 atendendo solicitação do TRE.
O acerto foi feito entre o líder do PMDB na Câmara dos deputados, Henrique Alves e o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargador Saraiva Sobrinho. O presidente do TRE-RN estava acompanhado da diretora geral do tribunal, Lígia Meira que apresentou a planilha e formalizou o projeto para a emenda do Cartório Eleitoral de Areia Branca.
O TRE, segundo o desembargador Saraiva Sobrinho, teve o orçamento cortado em 50%. Como não dispõe de recursos para obras, o pleito aos parlamentares faz parte da estratégia do TER-RN de construir sedes próprias nos municípios onde a justiça eleitoral ainda funciona em prédios emprestados pelas prefeituras e órgãos do governo do estado.
Cada parlamentar, deputado ou senador, escolhe o município para onde deseja destinar a emenda individual dentro das prioridades do TRE para novos cartórios eleitorais. “Escolhi Areia Branca pela minha afinidade com a região e em respeito aos eleitores e servidores da justiça eleitoral que necessitam de um local digno para trabalhar e atender bem a população”, justificou Henrique Alves.



ELEIÇÕES NO CREA: WILSON CASDOSO É 20

Finalmente foram distribuídos os números oficiais de campanha para os candidatos às eleições do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Norte. O sorteio que estava marcado para o dia 04 de outubro foi antecipado para a tarde desta segunda, 26, por determinação do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea). O principal candidato da oposição, Wilson Cardoso, recebeu o número de abertura da cédula de votação, o 20.

GERALDO MELO E EDNÓLIA DE VOLTA AO PMDB

O ex-senador Geraldo Melo e a ex-prefeita Edinólia Melo já têm data para assinar a ficha de filiação ao PMDB.
Será na próxima quinta-feira 29, às 17 horas, na sede do PMDB, em Natal.
O anúncio da data da filiação de Geraldo e Edinólia ao PMDB foi feito ontem pelo deputado federal Henrique Alves durante o ato de filiação ao partido do ex-prefeito de São José de Mipibú, Arlindo Dantas.
Geraldo e Edinólia retornam ao PMDB depois de um período longo no PSDB e outro mais curto no PPS.
Edinólia ingressa no PMDB para disputar novamente a Prefeitura de Ceará-Mirim no pleito de 2012.

SÃO GONÇALO: AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DISCUTIR O SISTEMA DE TRANSPORTES COLETIVOS

Acontece nesta quarta dia 28, a II Audiência Pública em prol de melhorias que beneficiarão os usuários do sistema de transporte regular por ónibus no município de São Gonçalo. O debate acontecerá a partir das 9hs no Plenário da Câmara Municipal.
Três problemas ligados ao transporte de massa vem chamando a atenção da opinião pública. O primeiro diz respeito a necessidade de IMPLANTAÇÃO DO PASSE LIVRE nas linhas que atende as comunidades do município. O segundo é o GARGALO OCASIONADO PELO SEMÁFORO no "gancho de Igapó". O terceiro problema que está trazendo transtornos aos usuários do transporte está relacionado a PROIBIÇÃO DOS ÓNIBUS INTERMUNICIPAIS circularem pelo corredor exclusivo de ónibus na Avenida Bernardo Vieira.
Para colaborar nas discussões foram convidados líderes comunitários de São Gonçalo, órgãos gestores do transporte como o der, a semob e o demutran, o setrans, as empresas riograndense, oceano/guanabara e trampolim, a polícia rodoviária federal, o denit, o detran, parlamento comum da região metropolitan de natal, o sintro entre outros.
Membros do conselho de CFR estarão presente na audiência, mas toda população da comunidade também deverá comparecer; Nos próximos dias uma circular será afixada nos ónibus.
A audiência Pública foi requerida pelo Vereador Edson Valban, após o mesmo ter participado de reunião ordinária do conselho comunitário de Cidade das Flores/Cidade das Rosas ocorrida em 02/08/2011, na qual foi abordado algumas deficiências relacionadas ao transporte semiurbano.

ASSÚ: IVAN JÚNIOR FALA DE AÇÕES PARA MELHORAR A VIDA DO TRABALHADOR RURAL

O prefeito Ivan Júnior fez um relato sobre ações da gestão voltadas para o fortalecimento do homem do campo, especialmente para a Agricultura Familiar. Ele falou sobre abastecimento de água - com construção de adutoras e perfuração e manutenção de poços -, programa Terra Pronta construção e manutenção de estradas vicinais, cursos de capacitação em fruticultura e Programa Balde Cheio.
Ivan Júnior destacou os projetos Umbus do Trapiá e Revitalização da Cultura do Algodão, que tem forte impacto social. “São projetos que chegam trazendo esperanças e a certeza de dias melhores os que moram e vivem do Campo”, destacou o prefeito.

“Fazendo agora”

“Valorizar o sertanejo, homens e mulheres, é um dever de todos que administram recursos públicos, em todas as esferas, federal, estadual e municipal”, enfatizou Ivan Júnior. “Nossa administração tem compromisso com o desenvolvimento municipal, tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural”, completou.
“O fato é que estamos deslocando constantemente as ações das secretarias de Saúde, com Saúde nas Comunidades, Educação, com o projeto Educação Itinerante, Desenvolvimento Social, com o CRAS nas Comunidades e por último - com já fizemos no Simão, Carne Gorda, Cangalha e no Talhado, estamos levando o secretariado para discutir nas comunidades, ‘in loco’, as prioridades de seus moradores”, relatou. “Queremos que todos tenham acesso aos benefícios do poder publico municipal e é isso que estamos fazendo. Não estamos apenas prometendo, estamos fazendo! E fazendo agora”, concluiu o prefeito Ivan Júnior.


SÃO GONÇALO: VEM AI MAS UMA EFEITO BOOMERANG

Os blogs oficiais da prefeitura de São Gonçalo, noticiaram a adesão do 4° suplente de vereador Joselito Dantas-PP, ao governo de Jaime Calado-PR.

Até ai tudo normal, em politica acontece dessas coisas, o problema é com foi citado o caso, quando dizem que foi uma grande articulação politica, não deixa de ser, mas quem não quer que uma cadeira de vereador caia no seu colo sem ter que fazer o menor esforço, foi isso que aconteceu.

Resta saber qual dos dois vereadores da legenda, Ivanildo Fernandes ou Edson Arcanjo, será convocado para assumir uma secretaria no município, para que o suplente assuma, e se essa " licença " vai ter corpo ou vai durar apenas até o dia 7 de Outubro, último dia para mudança de partido, para aqueles que desejam disputar o pleito de 2012?

Porque faço esse questionamento? Ora amigos todos sabem quem conduziu essa negociação.

Pode acontecer ai mas um efeito boomerang.

PMDB MOSTRA FORÇA COM FILIAÇÕES DE PREFEITOS

No final de semana, o PMDB filiou os prefeitos Benes Leocádio (Lajes), Pepeu Lisboa (Passa e Fica) e Lawrence Amorim (Almino Afonso). Eles juntam aos recém-convertidos ao peemedebismo Edmilson Inácio (Tibau do Sul), Bernadete Queiroz (Rodolfo Fernandes), Júlio Rocha (Goianinha), Auricélio Teixeira (Guamaré) e Ademar Ferreira (Caraúbas).

EXAME DA ORDEM

Apenas 18 mil dos 121 mil candidatos inscritos passaram no Exame de Ordem, aplicado entre julho e agosto. Percentual de aprovação de 14,18%. É muito baixo. Porém, houve uma melhora acentuada em relação à edição de 2010, que aprovou apenas 9,74% dos candidatos.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EMPRESA PROMOVE TREINAMENTO VOLTADO PARA NOVAS TECNICAS EM COLHEDORAS DE CANA

Capacitar e aprimorar os conhecimentos de profissionais que trabalham com colhetadoras e colhedoras de cana é o objetivo do treinamento oferecido pela empresa John Deere durante o período de segunda a quinta-feira (26 a 29), na sede do Sistema Faern/Senar em Natal e na empresa agrícola Vale Verde, em Baia Formosa.
O técnico Leovigildo Mendonça irá administrar uma turma com 12 alunos, divididos em quatro funcionários da Vale Verde, sete educadores do Senar e o engenheiro agrônomo Gil Dutra Furtado, representante do Sistema Faern/Senar. Durante o período de treinamento, a carga horária ficou estabelecida em dois dias na sede da Faern/Senar e dois dias de aulas na Vale Verde.
De acordo com o gerente de aprendizagem rural do Senar, Hélio Pignataro, as aulas estão divididas em partes teóricas e práticas. “Serão um total de 32 horas de treinamentos para os profissionais que trabalham com colhedoras e com os nossos educadores. Dois dias de treinamento teórico, administrado nas dependências do Senar, e dois dias de aulas práticas na empresa Vale Verde. Com isso, estaremos ampliando o leque de conhecimentos desses homens e os capacitando para trabalhar com novas máquinas agrícolas que estão despontando no mercado”, ressaltou Pignataro.

Capacitação e Parceria

Na abertura do treinamento, promovido na manhã desta segunda-feira (26), na sede do Sistema Faern/Senar, em Natal, o superintendente da instituição, Otávio Tavares, explicou que essa parceria com as empresas Vale Verde e John Deere é de fundamental importância para os técnicos do Senar e para os seus futuros alunos. “Esse treinamento capacitará os nossos educadores e os deixarão aptos para aplicar essas novas técnicas de manejo com colhedores de cana. Com isso, eles poderão, já no próximo ano, ministrar as suas aulas com essas novas técnicas”, explicou Tavares.
“Acredito que essa parceria com as empresas mostrará para todos que a colhedora é uma indústria móvel. E para tanto, merece uma atenção muito maior por parte dos seus operadores”, finalizou Otávio Tavares.


FAERN DISPONIBILIZARÁ CONSULTORIA SOBRE ENDIVIDAMENTO RURAL DURANTE A FESTA DO BOI

Nos preparativos para a Festa do Boi 2011, que ocorrerá no período de 08 a 16 de outubro, o Sistema Faern/Senar, uma das instituições parceiras do maior evento agropecuário do Rio Grande do Norte, anuncia que irá disponibilizar entre os dias 10 a 14, no Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu (Localizado dentro do Parque Aristófanes Fernandes), uma consultoria para todos os produtores rurais que desejam saber um pouco mais sobre endividamento rural.
Durante esses dias, o especialista Edvaldo Brito, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), estará no local para tirar dúvidas e analisar casos específicos sobre endividamento rural. “Será uma oportunidade para todos os produtores que desejarem tirar algumas dúvidas sobre o tema. Com essa consultoria, o Sistema Faern/Senar faz a sua parte esclarecendo nossos produtores com relação a questões jurídicas. E, não existe ocasião mais interessante que no período da Festa do Boi”, resumiu o presidente da instituição, José Álvares Vieira.
Os produtores que tiverem interesse em recalcular as suas dívidas rurais deverão comparecer ao Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu munidos com os seguintes documentos: (os que estiverem sendo executados na Justiça)
Cópia integral (de capa a capa) do processo de execução que tramita na Justiça e (os que não estiverem sendo executados na Justiça) Contrato original, aditivos e boletos bancários.


" SOMOS NÓS DUAS PERDIDAS NO MEIO DO NADA "




Por Nadjara Martins



Passa despercebida no meio das crianças que brincam de biloca no meio da rua, pois os títulos não lhe pesam no sorriso despretensioso. Gilvanilta Ferreira, 22, cearense de nascença e potiguar por um capricho do destino, é uma das grandes promessas do surf brasileiro. Ainda na categoria amador, já carrega os títulos de tri-campeã estadual, campeã por antecipação na categoria Open Feminino do Circuito Billabong Brasileiro, vice-campeã por equipe no campeonato mundial ISA Games, no Panamá – todos conquistados em 2011-, o que lhe rendeu a posição de 12º melhor surfista no cenário mundial.
Gilvanilta – ou Jú, como é conhecida-, é mais um dos talentos nascidos na Vila de Ponta Negra. Depois de nomes como Danilo Costa, Jadson André e Joca Júnior, Jú também é fruto de alguns projetos sociais que trazem para os jovens da Vila a alternativa do esporte, num terreno que é fértil para a proliferação de oportunidades de ganho imediato, como as drogas e a prostituição.
Um desses projetos é a Associação Mutirão, organização que nasceu oficialmente em maio deste ano, voltada para a promoção dos direitos humanos entre os grupos sociais vulneráveis. Seu idealizador e organizador, advogado Luciano Falcão, 32, militante da causa indígena e quilombola, está também à frente da Falcão Assessoria Jurídica – ambas as organizações voltadas para o auxílio às comunidades carentes no Rio Grande do Norte. Embora mantenha sede na Vila, a Mutirão só começou a atuar no bairro recentemente, e um de seus expoentes é a luta de Jú.

“Quebrava as ondas”




“Um belo dia, conversando com Washington Luiz (diretor técnico da Federação de Surf do RN), eu vi essa figura e a trajetória dela. Ela era dura: quebrava as ondas surfando em prancha de isopor”, conta Luciano. Não que a situação esteja tão melhor do que nos tempos de surf de isopor: apesar das grandes competições, do destaque internacional que vem conquistando, ela ainda enfrenta uma dificuldade comum à maioria dos atletas potiguares que é a falta de incentivo.
Para a disputa do ISA Games, Jú precisava de ajuda para a passagem, inscrição e alimentação, o que contabilizava mais de mil reais. Com alguma dificuldade, conseguiu apoio das empresas Eco Propaganda e Vilac Alimentos. Porém, com o título ganho e a recente exposição na mídia, alguns se aproveitam do bom momento de Jú. Em entrevista a um jornal da capital, em agosto, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL) disse garantir a passagem da atleta. Isso nunca aconteceu. Segundo Luciano, as passagens foram utilizadas pelo diretor técnico da Federação de Surf no RN, Washington Luís, para bancar a participação do filho na competição.
Além da falta de apoio, o governo é ainda responsável pela falta de pagamento de prêmios em alguns torneios no RN. Em abril de 2010, a prefeitura realizou o campeonato “Surf Cidade da Gente”, do qual Jú saiu vencedora. Um vale prancha e um vale passagem seriam os prêmios, mas nenhum foi entregue. Apesar das idas e vindas a SEEL, ninguém deu resposta. Jú enviou um requerimento e espera ansiosamente uma decisão – quem sabe, se eles responderem, ainda dê tempo de vender os prêmios e bancar a próxima etapa do Circuito Nordestino Amador, no dia 14.

Outra realidade

“Deixa de sonho, Jú”, diz dona Neide. Ela não é uma mãe desnaturada, pelo contrário, sempre incentivou o sonho dos filhos. Mas a realidade não é fácil – só quem já lutou bastante na vida é que sabe. E é por isso que dona Neide sustenta sua tese: sem patrocínio, Jú não vai a lugar nenhum. “Eu vejo sair na mídia, ganhar tanto campeonato, mas não tem reconhecimento. Não tem patrocínio para garantir. Por que todo mundo vê que ela é a melhor do Brasil, mas é um esforço grande. Não é a realidade dela”, explica.
A realidade da qual fala Maria Rosa da Conceição – conhecida com dona Neide, nem ela sabe o porquê-, é a de quem mora no final da Rua da Floresta, há quase 30 anos, na Vila de Ponta Negra. De quem vendeu coco na praia por 15 anos, e com essa renda criou sozinha três filhos. É a realidade de uma casa que já foi de palha, depois de barro, e agora de um concreto meio desconjuntado e com falta de remendos. A casa simples, sem energia há dois meses por causa de uma acusação de gato que foi motivo suficiente para o corte.
Segundo Luciano Falcão, a suspeita da companhia veio do acordo entre dona Neide e os construtores de uma obra na Barreira do Inferno: ela concederia uma ligação de energia em troca do pagamento total das faturas. Quando a obra acabou e o consumo despencou, a Cosern foi investigar. Encontrou uma ligação e culpou sem nenhum esclarecimento.
Dona Neide se revolta: não bastassem as dificuldades para manter a casa – agora adoentada, depende somente dos prêmios de Jú-, teve que acostumar-se a viver em um local perigoso, sem luz. “Parece que nós não somos humanas. Nós não somos cidadãs. Somos nós duas, perdidas no meio do nada”, confessa.

Construir sonhos

Quando os outros dois filhos foram embora – construir seus sonhos fora do país-, a única que lhe restou foi Jú, e para ela todo o amor. Para passar o tempo no escuro, brincam do que poderão ter um dia. “Quando acordo e só tem café – café preto mesmo-, eu pergunto à mãe: ‘a senhora quer Coca-Cola? Ela diz que sim, com muito gelo. Então eu dou um copo de água quente e a gente toma como se estivesse bem geladinha”, comenta Jú.
A cada dificuldade elas vão passando, vão sobrevivendo. Às vezes se revoltam contra Deus, contra o mundo, mas é da dor que dá e passa. O olhar de ambas não nega: não são de guardar rancor, nem mesmo contra Deus. Mesmo quando a inevitável pergunta é feita: “Por que todo mundo consegue e a gente não?”.
Ainda assim, Jú sabe que não vai desistir. “A cada dificuldade você se torna mais forte... de vez em quando você pensa em largar tudo, mas sabe que não vai conseguir. Vida de surfista é muito complicada, o que a gente faz tem que amar muito”. E a gente sabe que ela é apaixonada.



SÃO GONÇALO: PROJETO DE LEI ENCAMINHADO PELA PREFEITURA À CÂMARA MUNICIPAL FERE A LEI ORGÂNICA

A prefeitura de São Gonçalo encaminhou à câmara municipal um projeto de lei que faz a contra mão da lei orgânica do município, de acordo com alei aprovada no plano diretor os loteamentos do município tem por obrigação terem ruas de no mínimo 10 metros de largura e as dimensões dos lotes nunca inferior a 200m2.


Só que na mensagem o executivo solicita que o projeto seja votado em regime de urgência, talvez para embutir o erro do mesmo, que apresenta ruas com 5.5 metros de largura e os lotes com 130m2.


O projeto em questão é para acomodar as famílias do loteamento Padre João Maria, que terão que ser removidas em virtude das obras do aeroporto internacional de São Gonçalo.


O vereador Nonato Queiros-PDT, solicitou que o projeto fosse retirado das discussões, até que a prefeitura encaminhe um outro que atenda as recomendações da lei orgânica do município.

SÃO GONÇALO: COMEÇAM AS FESTIVIDADES EM HOMENAGEM AOS MÁRTIRES

Teve inicio no último sábado 24, a programação religiosa em comemoração ao dia dos mártires que acontece no próximo dia 3 de Outubro, na programação desta segunda feira 26 consta: às 19:00h adoração ao santissímo, 19:30h, novena e às 20:30h show cultural, a comunidade homenageada de hoje é a sede do municipio e o celebrante é o padre Mauricio.

WILMA PARTICIPA DE CONGRESSO DO PSB EM NATAL E NO AGRESTE

A presidente do PSB, ex-governadora Wilma de Faria, participou neste sábado das convenções municipais do PSB em Natal e em três cidades do Agreste: Nova Cruz, Lagoa D´anta e Santo Antônio.
Em Nova Cruz, o ex-prefeito Cid Arruda será o candidato do partido nas próximas eleições. Em Lagoa D´anta, o atual prefeito Tito concorrerá à reeleição e o empresário Jânio Bezerra disputará em Santo Antônio.
Participaram também dos congressos os deputados Tomba e Márcia Maia, vereadores e lideranças municipais.

domingo, 25 de setembro de 2011

FABRICA DE MULTAS

Alguém pode explicar o porque do DNIT colocar lombadas eletronicas na BR 101 ( Av. Tomás Landim )?

Ali o tráfego não flui os engarrafamentos são uma constante, a qualquer hora do dia.

Será que transformaram o trecho em uma fábrica de multas? Se foi isso ela vai fechar porque vai trabalhar no vermelho do PR, que comanda o DNIT.

AMERICA JOGA EM BELÉM

O America joga neste domingo 25, contra o Paissandú no estádio Curuzu, em Belém-PA, o jogo tem inicio às 16:00h, o America está a 4 pontos da serie B do campeonato brasileiro.

ROMARIO E POPÓ EM NATAL

Duas estrelas do esporte que agora detém mandatos a Câmara dos Deputados, Romário e Popó, estarão amanhã em Natal, na comissão do Fórum Legislativo da Copa 2014. Os parlamentares vêm acompanhar as obras da Copa, com visitas ao Arena Dunas, Aeroporto de São Gonçalo e projetos da mobilidade urbana. Na programação, tem um almoço com a governadora Rosalba Ciarlini-DEM.

SÃO GONÇALO: AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DISCUTIR O SISTEMA DE TRANSPORTES COLETIVOS

Na próxima quarta dia 28 de Setembro, acontecerá a II Audiência Pública em prol de melhorias que beneficiarão os usuários do sistema de transporte regular por ónibus no município de São Gonçalo. O debate acontecerá a partir das 9hs no Plenário da Câmara Municipal.
Três problemas ligados ao transporte de massa vem chamando a atenção da opinião pública. O primeiro diz respeito a necessidade de IMPLANTAÇÃO DO PASSE LIVRE nas linhas que atende as comunidades do município. O segundo é o GARGALO OCASIONADO PELO SEMÁFORO no "gancho de Igapó". O terceiro problema que está trazendo transtornos aos usuários do transporte está relacionado a PROIBIÇÃO DOS ÓNIBUS INTERMUNICIPAIS circularem pelo corredor exclusivo de ónibus na Avenida Bernardo Vieira.
Para colaborar nas discussões foram convidados líderes comunitários de São Gonçalo, órgãos gestores do transporte como o der, a semob e o demutran, o setrans, as empresas riograndense, oceano/guanabara e trampolim, a polícia rodoviária federal, o denit, o detran, parlamento comum da região metropolitan de natal, o sintro entre outros.
Membros do conselho de CFR estarão presente na audiência, mas toda população da comunidade também deverá comparecer; Nos próximos dias uma circular será afixada nos ónibus.
A audiência Pública foi requerida pelo Vereador Edson Valban, após o mesmo ter participado de reunião ordinária do conselho comunitário de Cidade das Flores/Cidade das Rosas ocorrida em 02/08/2011, na qual foi abordado algumas deficiências relacionadas ao transporte semiurbano.


sábado, 24 de setembro de 2011



WILMA PARTICIPA DE CONGRESSO DO PSB EM NATAL E NO AGESTE

Congresso do Diretório Municipal do PSB-Natal será realizado neste sábado das 9h às 13h, na sede do partido, no 1º andar do Edifício Djalma Marinho, com a participação da presidente estadual, Wilma de Faria.
Na ocasião, a deputada estadual Márcia Maia e o vereador Júlio Protásio deverão ser reeleitos presidente e 1º vice-presidente do Diretório Municipal, respectivamente.
À tarde, a presidente estadual do PSB segue para o Agreste, a fim de participar dos congressos municipais em Nova Cruz, onde o partido tem o ex-prefeito Cid Arruda como pré-candidato nas eleições de 2012, depois segue para Lagoa D’anta e Santo Antônio.

TRABALHADOR PODE CONTAR COM ATÉ 90 DIAS DE AVISO PRÉVIO

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3941/89, do Senado Federal, que aumenta dos atuais 30 dias para até 90 dias o aviso prévio que o empregador deve conceder ao trabalhador no caso de demissão.
A deputada federal Sandra Rosado que também defendeu a proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, disse ser uma conquista justa para a classe trabalhadora. “Na prática quanto maior o período trabalhado maior é o tempo de aviso prévio”, explica Sandra Rosado.

De acordo com o texto, para os trabalhadores que tiverem até um ano de trabalho na mesma empresa, o aviso prévio será de 30 dias, garantido pela Constituição. A esse período, deverão ser acrescentados três dias para cada ano de serviço prestado na mesma empresa, limitados a 60 (equivalente a 20 anos de trabalho). Assim, a soma desses períodos perfaz um total de 90 dias de aviso prévio.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Blog do Sindsaúde e do Sinte de São Gonçalo do Amarante publicou no dia 19 de setembro a matéria "SERVIDORES DA SAÚDE DE SÃO GONÇALO PROTESTAM POR AUDIÊNCIA COM A PREFEITURA". No texto há uma informação errada onde diz que o policial civil João Costa ameaçou confiscar um carro de som do sindicato. Houve um engano na apuração. O referido policial não esteve envolvido no episódio citado. Pedimos desculpas pelo engano.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MOSSORÓ: WILMA DIZ QUE ATUAL GOVERNO DIVULGA OBRAS DE SUA GESTÃO

A ex-governadora Wilma de Faria participou na tarde desta sexta-feira do Congresso Municipal do PSB-Mossoró, onde foram feitas mais de 300 filiações ao partido. Ao discursar, Wilma disse que o atual governo do estado está fazendo propaganda de obras realizadas ou iniciadas na sua gestão. “Tudo que estão divulgando bastante, são obras do governo Wilma de Faria ou obra de dois presidentes que mudaram a história do País, que são Lula e Dilma”, disse a ex-governadora. Wilma de Faria disse também que sente muito orgulho pelo trabalho que realizou em todas as regiões do Rio Grande do Norte, sem discriminar nenhum município. “Agora Deus me deu esse tempo para refletir e também para o povo comparar. Espero que as pessoas comparem”, disse. “Não sou mulher de negar a luta. Sempre fui guerreira e serei sempre guerreira”.
O Congresso do PSB-Mossoró teve a presença do presidente do Diretório Municipal do partido, Lairinho Rosado, da deputada federal Sandra Rosado, da deputada estadual e pré-candidata a Prefeitura de Mossoró, Larissa Rosado, do presidente da Câmara, vereador Francisco José Júnior, e presidentes e representantes de partidos aliados como PT, PDT, PC do B, PRB, PTB, PT do B, PTN e PT do B.
Sobre a pré-candidatura de Larissa à Prefeitura de Mossoró, Wilma de Faria exaltou a trajetória política da deputada e disse apoiar seu projeto político. “Estaremos sempre juntas para somarmos cada vez mais em favor de Mossoró”, afirmou a ex-governadora.


HENRIQUE ALVES SE RECUPERA DE UM ROTAVÍRUS

Exames complementares, realizados na manhã desta sexta-feira (23), na Casa de Saúde São Lucas, em Natal, constataram que o deputado federal Henrique Eduardo Alves foi infectado por um rotavírus. Além da medicação prescrita, os médicos que acompanham o deputado recomendaram repouso domiciliar.
Inicialmente, a equipe médica que atendeu o deputado, ontem à noite, suspeitava de uma crise de gastrite por causa das dores estomacais, náuseas e ânsia de vômito. O líder do PMDB sentiu-se mal ainda no avião entre Brasília e Natal. A situação se agravou durante um evento de novas filiações ao PMDB na Assembléia Legislativa. Depois medicado o deputado foi liberado.
Por causa do repouso recomendado pelos médicos, a intensa agenda política que o deputado cumpriria neste fim de semana como presidente do PMDB-RN, em várias regiões do estado, foi parcialmente cancelada. Cinco visitas seriam feitas hoje na região do Seridó. Os eventos desta sexta-feira foram mantidos, mas sem a presença do líder do PMDB.





CREA CONFIRMA CANDIDATURA DE WUILSON CARDOSO

O Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura confirmou na tarde desta quinta-feira, 22, a legitimidade da candidatura do engenheiro elétrico Wilson Cardoso à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Norte, em pleito que será realizado em 08 de novembro.
A comissão Eleitoral do CREA havia indeferido a candidatura de Wilson Cardoso no início de setembro alegando que ele não poderia ser candidato por acumular a função de presidente do Clube de Engenharia, situação plenamente definida pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), de que não era necessária a desincompatibilização do cargo.
Wilson, então, entrou com recurso e às 17h30 do dia 08, na sede do CREA/RN, o candidato, por meio do seu advogado fez sua defesa, incluindo o recurso oral, sendo decidido, minutos depois, pela Comissão Eleitoral, que ele estava apto a concorrer a presidência do conselho.



OUTUBRO ROSA: O RN NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Essa é a proposta do Outubro Rosa, um projeto que surgiu há mais de dez anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial. Pelo terceiro ano, o Rio Grande do Norte entra nessa luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. A campanha começa oficialmente na terça-feira, 4/10, a partir das 9h, com a solenidade de abertura no Centro Avançado de Oncologia (Cecan), que contará com a presença de toda a diretoria da Liga, funcionários e os grupos voluntários. O ápice da campanha ocorre no sábado, 29/10, com uma caminhada no Parque das Dunas. A intenção é conscientizar mais pessoas acerca dos alarmantes números da doença.
Dentro do cronograma, serão realizadas palestras e panfletagens durante todo o mês em shoppings, escolas, livrarias e diversas comunidades da capital e cidades vizinhas, como também várias outras mobilizações na intenção de alertar sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce. As ações serão realizadas pela Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer em parceria com a Rede Feminina Contra o Câncer e o Grupo Despertar.
Grande parte da população feminina ainda não se conscientizou da importância da detecção precoce do Câncer de mama. Por esse motivo, mais de 14 mil brasileiras morreram em 2010 em decorrência da doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é responsável por mais de 15% das mortes por câncer no Brasil. Por ano, cerca de 50 mil novos casos desse tipo de câncer são diagnosticados no País. No Rio Grande do Norte, mais de 540 novos casos foram detectados em 2010, desses, 60% já em estágio avançado, sendo mais de 200 apenas na capital. O índice coloca o RN no quinto lugar entre os estados do Nordeste e 15º em todo o Brasil com maior índice de novos casos.




SÃO GONÇALO: DIÁRIO DE NATAL DENUNCIA FOCO DE DENGUE NO MUNICIPIO

Veja matéria publicada pelo jornal Diário de Natal



O terreno de uma Unidade Simplificada de Zoonoses, instalada no loteamento Canaã, em São Gonçalo do Amarante, está sendo usado pela administração local como depósito de pneus usados pelos veículos da prefeitura. A situação persiste há mais de um ano e, apenas agora, tem a perspectiva de mudança. Segundo informações da própria prefeitura, dentro dos próximos 30 dias as centenas de pneus acumulados à céu aberto no terreno serão levadas para um galpão.
De acordo com Vivaldo Dantas, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (Sindsaude-RN), o acúmulo dos pneus no terreno vem causando enormes transtornos à população, que apesar de pequena tem sofrido bastante. "Há mais de um ano e meio que o povo daquela área sofre. Os pneus só estão servindo para criadouro de mosquito", afirma ele. Várias pessoas da região já teriam contraído dengue, devido os mosquitos vindos do "criadouro"no terreno da prefeitura, que usa como "cobertura" para os pneus apenas coqueiros, mangueiras e cajueiros. No mês de julho deste ano, o Sindsaude-RN denunciou a situação irregular ao Ministério Público (MP), por meio da Promotoria de São Gonçalo do Amarante.
O MP recebeu a denúncia e já instaurou um procedimento para a investigação da situação, que será feita pela 3ª Promotoria de São Gonçalo, sob a responsabilidade da promotora Rosane Cristina Moreno. A secretaria de saúde do município foi questionada sobre o acúmulo dos pneus e, por meio de resposta encaminhada à promotoria, no dia 16 deste mês afirmou que a situação no loteamento Canaã é controlada por agentes de saúde da própria secretaria, com revisões semanais e bimestrais. De acordo com a promotoria, a resposta ainda será apreciada pela promotora Rosane Cristina.
A expectativa da prefeitura é de que até, no máximo, o próximo mês os pneus sejam removidos do terreno para um galpão, para serem acondicionados corretamente. "O que realmente houve foi um mal entendido, pois o controle epidemiológico está sendo feito na área. E dentro de pouco tempo iremos retirar todos aqueles pneus e levá-los para um prédio adequado", explicou Flávio Tinôco, coordenador de vigilância das endemias da secretaria municipal de saúde. Segundo Flávio, rotineiramente os pneus são borrifados com produtos para impedir a criação de mosquitos. "A demanda de material é muito grande, por isso fazemos um sistema rotativo. Nunca se acumulam muitos pneus por muito tempo", explica ele. De acordo com o coordenador, nenhum caso de dengue foi registrado na área.

LÍDER DO PMDB DISCUTE EMENDA DO SUS EM ALMOÇO COM GOVERNADORES

O deputado federal Henrique Alves, almoçou nesta quarta-feira 21 com os governadores e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia-PT/RS. O encontro foi na residência oficial da Câmara. Eles discutiram a votação, em plenário, do dispositivo que regulamenta a Emenda Nº 29 à constituição. O projeto redistribui os recursos destinados ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O líder do PMDB descartou o apoio da bancada do partido para criação de um novo imposto para substituir à antiga CPMF.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EXAME DA ORDEM SERÁ DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA AL

O deputado estadual Poti Júnior-PMDB, confirmou para o dia 25 Outubro, às 14:30h, no plenarinho da assembleia legislativa, a realização da audiência pública para discutir a legalidade do exame da OAB, que hoje é obrigatório para que os concluintes do curso de direito possam exercer a profissão, representantes da OAB, Ministério Público e universidades vão discutir o assunto que vem aterrorizando os novos advogados.

EXTREMOZ: FIÉIS RECLAMAM DOS SERMÕES DOM TEOR POLITICO PARTIDÁRIOS EM MISSA

Fiéis da Igreja Católica de Extremoz estão reclamando dos sermões do padre João Pedro Sobrinho Filho, que está usando os sermões durante as missas para fazer proselitismo político.
A atitude do religioso está sendo considerada como contrária aos preceitos da Igreja Católica e as ordens do Papa Bento XVI, além de ferir a Lei Eleitoral, que prevê períodos para manifestações políticas em anos de eleições.
Ele confunde a todos nós porque ao invés de pregar a palavra de Deus, fica somente falando de política de forma claramente partidária”, disse um freqüentador de suas missas, que não quis se identificar.

HENRIQUE ALVES LIDERA ENCONTROS REGIONAIS DO PMDB

O deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente do PMDB-RN, participa de vários encontros do partido, realizados pelos diretórios municipais do PMDB, em diferentes regiões do Estado. A maratona política do fim de semana começa pela região do Seridó, na sexta-feira (23) e só termina, no domingo (25), no Sertão do Cabugi.
Nesta quinta-feira 22, o líder da bancada do PMDB na Câmara dos deputados, Henrique Alves, prestigia o encontro do partido, em Natal, na Assembléia Legislativa, a partir das 17:00, com a adesão de novos filiados ao PMDB, em Natal.
Na sexta-feira 23, a partir das 10h00, o presidente do diretório Regional do PMDB-RN percorre cinco cidades do Seridó, começando por Jardim de Piranhas com visita aos correligionários no Sindicato dos Trabalhadores do município
Ao meio-dia, em Caicó, Henrique Alves abonará diversas fichas de filiação ao PMDB durante encontro do partido, seguido de almoço. O encontro será coordenado pelo pré-candidato do PMDB à prefeitura de Caicó, Roberto Germano.
À tarde, o líder do PMDB vai aos municípios de São João do Sabugi, Ipueira e Jucurutu onde encerra o dia com uma audiência pública, às 17:00, na Câmara Municipal. O deputado Nélter Queiroz também participa do evento sobre obras do governo federal no município e região Seridó.
No sábado 24, pela manhã, o presidente do PMDB-RN participa de encontros do partido em Tibau do Sul, às 10:00, no Ginásio Poliesportivo da Comunidade de Bela Vista e às 11:30, em Goianinha, no Balneário Joca de Mem. Na parte da Tarde o deputado Henrique Alves vai à Guamaré , às 14:00, para abonar fichas de novas filiações ao partido. Ele encerra o dia em Pau dos Ferros, no Alto Oeste, com o Encontro Regional do PMDB, no Clube do BNB, às 17:00, coordenado pelo deputado Gustavo Fernandes.
Domingo, dia 25, Henrique Alves tem compromissos agendados com as lideranças do PMDB de Apodi onde o diretório municipal realiza convenção local. O presidente do PMDB encerra o dia em Lajes e Caiçara do Rio dos Ventos que também realizam convenções municipais do PMDB com a presença do líder do partido Henrique Alves.

PMDB ESTÁ DESFALCANDO O PP

O PP do estado vai perder duas importantes lideranças . O prefeito de Lajes, Benes Leocádio, seu ex-presidente, iniciou a travessia de volta ao PMDB. A ficha de filiação será abonada pelo deputado Henrique Alves no próximo final de semana. O PMDB também afundará o PP de Pau dos Ferros, com a “contratação” do ex-prefeito Nilton Figueiredo para disputar as eleições de 2012.

ASSÚ: PREFEITO INAUGURA ILUMINAÇÃO DE ASSENTAMENTO

O prefeito do Assú, Ivan Júnior, inaugurou na tarde desta terça-feira, 20, a iluminação pública e reformas de estradas do Projeto de Assentamento Professor Mauricio de Oliveira, localizado a 12 quilômetros da sede do município. O evento foi prestigiado por secretários, vereadores, lideranças políticas e comunitárias e moradores da comunidade.
A iniciativa atendeu reivindicações feitas pela comunidade durante reunião realizada em 04 de agosto, quando os moradores revelaram ao prefeito as principais prioridades do assentamento.
A solenidade de inauguração foi aberta pelo assentado Francisco de Assis da Silva, presidente do Fundo Municipal de Apoio as Associações Comunitárias (Fumac) e vice-presidente do Sindicato da Lavoura de Assú, além de primeiro presidente da associação do assentamento, que agradeceu pelas ações, reconhecendo a importância daquele momento para a comunidade.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SANDRA ROSADO DIZ QUE ELEIÇÃO DE ANA ARRAES PARA O TCU É UMA VITÓRIA DAS MULHERES

A Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira, com 222 votos, a deputada Ana Arraes-PSB/PE para ministra do Tribunal de Contas da União-TCU. A deputada será a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra do tribunal na vaga da Câmara. Ela assume vaga resultante da aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar.
Para a deputada federal Sandra Rosado-PSB, vice-líder do PSB na Câmara, a eleição de Ana Arraes é uma vitória das mulheres. Para a deputada, o Brasil já pode se orgulhar em dizer que a ocupação dos espaços de poder segue o caminho certo para atingir a igualdade plena entre homens e mulheres. “Elegemos a primeira presidente do Brasil e agora teremos a primeira ministra no TCU. É orgulho saber que nós mulheres estamos indo em busca dos nossos espaços e a cada dia conquistamos dentro de uma igualdade plena. É muito gratificante poder fazer parte dessa história”, ressalta Sandra Rosado.
Em seu discurso, ainda como candidata, Ana Arraes ressaltou que tem crescido muito a participação das mulheres nos espaços de poder no Brasil, sobretudo com o governo da presidente Dilma Rousseff. "Entretanto, ainda temos um longo caminho a percorrer, pois a participação igualitária das mulheres no processo de tomadas de decisões é fundamental para o fortalecimento da democracia e para que a composição da sociedade esteja realmente refletida na função pública, nas políticas públicas e na legislação do País", afirmou.
A deputada Ana Arraes tem 64 anos e é filha de Miguel Arraes, morto em 2005, que foi governador de Pernambuco por três vezes. Atualmente, ela exerce seu segundo mandato como deputada federal e é titular da Comissão de Defesa do Consumidor e vice-líder do bloco PSB-PTB-PCdoB. Ela é mãe do atual governador, Eduardo Campos-PSB.


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Como perguntar não ofende, então vamos a pergunta, qual o importante município do estado que está a 14 meses sem pagar os alugueis de alguns imóveis alugados?
Alguém sabe?

HENRIQUE ALVES CONVIDA LULA PARA VOLTAR AO RN

O líder do PMDB na Câmara dos deputados, Henrique Eduardo Alves, convidou o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, para visitar o Rio Grande do Norte. O retorno de Lula ao estado, em novembro próximo, será durante a retomada das obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, agora pela iniciativa privada.
O encontro dos líderes do PMDB e do PT foi no palácio do Jaburú, residência oficial do vice-presidente, Michel Temer, que recebeu o ex-presidente da república para discutir a reforma política, em tramitação no Congresso Nacional, com as demais lideranças que apóiam o governo na Câmara e no Senado. “Aproveitei a ocasião para convidar Lula a estar presente na solenidade de início das obras do aeroporto de São Gonçalo, em novembro”, declarou o líder.
Henrique Alves agradeceu, pessoalmente, o empenho do então presidente Lula para que a concessão da obra à iniciativa privada fosse realizada e, finalmente, o aeroporto fosse concluído. “O ex-presidente e a presidente Dilma tiveram ação decisiva na concretização deste sonho fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, continuou Henrique Alves.
O líder presenteou o ex-presidente com uma charge do cartunista Henfil. “Henfil morou um tempo em Natal e produziu muitos quadros no período. No ano passado adquiri um de seus desenhos para presentear Lula. Escolhi uma charge com a temática do movimento dos trabalhadores”. Lula, segundo o líder, gostou muito e agradeceu a lembrança. “Lula agradeceu e disse que estará na solenidade de retomada das obras do aeroporto”, confirmou o deputado.




AL INSTALA FRENTE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Nesta quarta-feira, 21, quando se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a Assembleia Legislativa do RN realiza uma audiência pública às 14h30 para instalar a Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A iniciativa é do deputado estadual Hermano Morais (PMDB).
A audiência discutirá o tema “A necessidade de investimentos em acessibilidade nas obras previstas para a Copa de 2014” e também marcará o ato de assinatura do Termo de Adesão à Campanha da Acessibilidade do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE. Tal documento já foi assinado pela Prefeitura de Natal e receberá a adesão do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do RN e da Câmara Municipal do Natal.
Participarão do evento representantes de instituições como o Ministério Público, o CONADE e o Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, além de organizações governamentais e não governamentais que trabalham com o segmento das pessoas com deficiência.

VEREADOR PRESIDENTE DO PP FOI CONDENADO A PRISÃO

A onda de azar vem infernizando o PP do estado, primeiro nenhum dos convidados para assumirem a legenda no estado aceitou o convite, sobrou para o vereador Sérgio Andrade de Parnamirim, assumiu e agora saiu um mandato de prisão para o vereador, que é acusado juntamente com mais cinco pessoas de envolvimento num esquema de corrupção no DETRAN, no periodo que o estado foi governado por Fernando Freire.

Sérgio foi condenado a 9 anos e 6 meses de reclusão e a 4 anos e 10 meses de detenção.

E o PP como vai ficar?

GOVERNISTAS TRAMAM AUMENTAR IMPOSTOS

Líderes governistas no Senado articulam em segredo um pacotaço de medidas tributárias a pretexto de “assegurar o financiamento da saúde pública” no Brasil, a partir da regulamentação da Emenda 29. Trata-se de uma espécie de um “projeto Frankenstein” para a criação de um fundo, que inclui o aumento de impostos sobre cigarros e bebidas, receita de multas de trânsito e até prêmios das loterias não resgatados.





PMDB UNIDO AO MINISTRO DO TURISMO E ÁTILA LINS PARA O TCU

A bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, reunida na noite da terça-feira (20) sob a liderança do deputado Henrique Eduardo Alves, reafirmou apoio irrestrito ao novo ministro do Turismo, Gatão Vieira (MA) e à candidatura do deputado Átila Lins (AM) para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), cuja eleição será na manhã desta quarta-feira (21).
Diante do ministro Gastão Vieira, que fez uma visita aos ex-colegas de bancada, o líder do PMDB ressaltou o apoio do partido à indicação dele. “A bancada foi responsável pela indicação e vai apoiar o ministro em todo o período à frente do ministério”, declarou. “Vossa excelência se agiganta na condução da bancada”, disse o deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), reconhecendo a liderança do deputado Henrique Alves ao defender os interesses do PMDB na Câmara dos Deputados.
Na mesma reunião de bancada os deputados do PMDB, atendendo apelo da liderança do partido, reforçaram o apoio ao candidato à ministro do TCU, Átila Lins (AM). “Além do apoio político da bancada, Átila é o mais preparado, tecnicamente, para àquela função”, disse o líder. O deputado amazonense é contador e funcionário de carreira, concursado, pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas onde atuou como auditor e conselheiro.



terça-feira, 20 de setembro de 2011

SÃO GONÇALO: SERVIDORES DA SAÚDE PROTESTAM POR AUDIÊNCIA COM A PREFEITURA

No último dia 15, quinta-feira, servidores da saúde pública de São Gonçalo do Amarante foram até a Prefeitura Municipal protestar por uma audiência com a secretária de saúde, Clotilde Macedo. A manifestação ocorreu dentro da PrefEm seguida, as polícias militar e civil foram chamadas. O investigador da polícia Após a confusão, os servidores foram recebidos pelo Procurador Leonardo Braz e uma audiência foi marcada para o dia 27 de setembro, às 11 horas, na Prefeitura. Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão a inclusão dos agentes de saúde no Plano de Cargos, o pagamento do salário base de R$ 714 aos agentes e o reajuste salarial de 30,43% para os níveis médio e superior, além de 43,42% para o nível elementar. "Protestamos para conseguir uma audiência e isso mostra que se quisermos conquistar nossos direitos e melhorias salariais teremos que sair às ruas para lutar. Essa é a linguagem que a Prefeitura entende. Por isso, todos os servidores da saúde devem comparecer em peso no dia 27 para garantirmos a realização da audiência.", destacou Vivaldo Dantas, diretor do Sindsaúde.


Em seguida, as polícias militar e civil foram chamadas. O investigador da polícia civil João Costa tentou questionar a participação do sindicato da educação no protesto. "Em primeiro lugar, a polícia civil nem deveria estar ali, já que não havia nada para ser investigado. Em segundo lugar, a polícia não tem nada a ver com o apoio de outros sindicatos ao Sindsaúde. O fato do policial João Costa questionar a participação do sindicato da educação no ato soou de forma autoritária e intimidatória, até um abuso de poder mesmo. Inclusive, em outra ocasião, ele ameaçou confiscar um carro de som do sindicato que fazia críticas à Prefeitura. Essas atitudes mostram a relação política do investigador, que é filiado ao PT, com o prefeito Jaime Calado.", disse a diretora do Sindsaúde, Simone Dutra.

Após a confusão, os servidores foram recebidos pelo Procurador Leonardo Braz e uma audiência foi marcada para o dia 27 de setembro, às 11 horas, na Prefeitura. Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão a inclusão dos agentes de saúde no Plano de Cargos, o pagamento do salário base de R$ 714 aos agentes e o reajuste salarial de 30,43% para os níveis médio e superior, além de 43,42% para o nível elementar. "Protestamos para conseguir uma audiência e isso mostra que se quisermos conquistar nossos direitos e melhorias salariais teremos que sair às ruas para lutar. Essa é a linguagem que a Prefeitura entende. Por isso, todos os servidores da saúde devem comparecer em peso no dia 27 para garantirmos a realização da audiência.", destacou Vivaldo Dantas, diretor do Sindsaúde.

Fonte: Sindsaúde








CNA/SENAR ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE FOTOGRAFIAS

Estão abertas até o dia 23 de outubro, no site http://www.canaldoprodutor.com.br/ inscrições para o 3º Concurso de Fotografias do Sistema CNA/Senar. Em 2011 será trabalhado o tema: “No Brasil, a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente”. No total, serão escolhidas 24 fotos, divididas em dois tipos de premiações.
As 12 melhores fotos ilustrarão o Calendário 2012 do Sistema CNA /Senar e receberão a premiação em dinheiro, no valor de 2 mil reais. As outras 12 fotos escolhidas serão incluídas no Banco de Imagens do Sistema CNA / SENAR e seus autores receberão Menção Honrosa pela participação.
De acordo com o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, o concurso já entrou definitivamente no calendário da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e também na agenda de muitos fotógrafos. “Acredito que o resultado obtido nos dois primeiros concursos é uma prova do compromisso da CNA com os profissionais da fotografia. Profissionais de todo o Brasil que participaram dessas etapas e que mostraram para o resto do País a beleza e a importância do nosso campo e dos que fazem dele o seu dia a dia. Espero que em 2011 os bons fotógrafos do Rio Grande do Norte também participem do concurso”, desejou Vieira.

Participação e maiores informações

O presidente do Sistema Faern/Senar ainda complementa: “Não é preciso ser fotógrafo profissional para participar. Com isso, esperamos um número de inscritos bem maior”, ressaltou Vieira.
As fotos serão exibidas no site http://www.canaldoprodutor.com.br/ com todos os direitos de uso para o Sistema CNA/Senar. Mais informações, no link abaixo:
http://www.canaldoprodutor.com.br/concurso-fotografico-2011-cadastro-formulario

LÍDER DO PMDB DISCUTE PARTILHA DO PRÉ-SAL COM O GOVERNO

O deputado Henrique Eduardo Alves participou nesta terça-feira 20, de mais uma rodada de negociações com o governo em busca de um entendimento para estados e municípios, produtores e não-produtores de petróleo, sobre a nova divisão dos royalties e a partilha do pré-sal.
A reunião com os ministros Edson Lobão, de Minas e Energia e Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, também contou com a presença dos demais líderes da base aliada ao governo no Congresso Nacional e do secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.
O governo e líderes esperam tirar uma proposta final para discussão com os 27 governadores e levar ao Congresso Nacional como substitutivo ao veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à emenda que previa a distribuição entre todos os Estados. O congresso vai apreciar o veto no dia 5 de outubro.
A matéria sobre a nova partilha dos royalties do petróleo e participação especial de estados e municípios nos lucros do pré-sal foi relatada pelo deputado Henrique Alves, mas uma emenda do ex-deputado Ibsen Pinheiro (RS), aprovada em plenário, alterou e ampliou a divisão dos royalties para todos os Estados. A emenda foi vetada. A derrubada do veto é tida como certa caso o governo não amplie a divisão dos royalties.
O líder Henrique Eduardo Alves afirmou que o governo federal sinalizou que poderá ceder uma fatia de 4% a 5% de sua participação especial, dinheiro pago por algumas petroleiras à União, Estados e municípios produtores de petróleo, pela exploração de poços muito lucrativos.

SÃO GONÇALO: GRUPO DE JAIME CALADO TEME ENFRENTAR POTI NAS ELEIÇÕES DE 2012

Foi equivocado o comentário do presidente da câmara municipal de São Gonçalo, vereador Geraldo Veríssimo-PR, sobre a ausência do deputado federal Henrique Alves ao ato de filiação do PMDB realizado na noite desta segunda feira 19, na câmara municipal.

A ausência do líder maior do PMDB no estado não sinaliza para nenhum acordo com o deputado federal João Maia-PR, em relação a campanha municipal de 2012.

Henrique viajou à Brasília onde às 17:00h participou de uma reunião com a equipe da presidente Dilma, mas antes no encontro onde o PMDB oficializou o apoio ao governo Rosalba Ciarlini, Henrique foi curto e grosso, em São Gonçalo o partido terá candidato a prefeito e o nome é do deputado estadual Poti Júnior.

Porque será essa insistência do governo de São Gonçalo em propagar esse acordo inexistente se eles divulgaram uma pesquisa onde aponta uma vitoria do atual prefeito Jaime Calado-PR?

Isso prova mais uma vez que a pesquisa divulgada foi forjada e o medo de enfrentar Poti nas eleições de 2012 fica cada vez mais evidente.

NELTER ANUNCIA APOIO AO GOVERNO ROSALBA

Em pronunciamento neste momento no plenário da assembleia legislativa, o deputado estadual Nélter Queiroz-PMDB, comunicou a seus pares que atendendo um pedido do deputado federal Henrique Alves e do ministro Garibaldi Alves Filho, que à partir de agora vai integrar a base governista na casa.

" Tomei essa decisão em nome da unidade do partido ", disse Nelter.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Como perguntar não ofende a ninguém, então qual foi o prefeito de um importante município do estado que logo após visitar a Grécia, o pais está indo a falência?

CEARÁ MIRIM: SERVIDORES DA EDUCAÇÃO REALIZAM MANISFESTAÇÃO NAS RUA DO MUNICIPIO

Os servidores da educação de Ceará-Mirim estão em pé de guerra com o prefeito Antônio Peixoto-PR. Na opinião dos educadores, a Prefeitura continua sem dar resposta aos problemas da rede municipal de ensino e ignorando as necessidades dos trabalhadores e das escolas. Depois de terem sua audiência com o prefeito adiada por várias vezes, os trabalhadores decidiram sair às ruas e exigir que o chefe do executivo municipal receba o sindicato da categoria (Sinte) para negociar a Campanha Salarial 2011. Por isso, está marcado para esta terça-feira, dia 20, às 8 horas, um protesto com panfletagem em frente à Prefeitura de Ceará-Mirim. O objetivo é forçar uma audiência. Os educadores reivindicam reposição salarial de 79,68% linear para todos os trabalhadores, pagamento do Piso Nacional, retorno dos 50% da Regência de Classe, concurso público para todas as áreas da educação, reforma imediata das unidades de ensino e compra da merenda pelas próprias escolas com o controle da comunidade.
“Enquanto demora a receber o sindicato e a categoria, o prefeito Peixoto ganha tempo e deixa de discutir pontos importantes da nossa pauta, a exemplo da reposição salarial, implantação do piso nacional, promoções, entre outros. Todos nós sabemos que a posição dos governos federal, estadual e municipais é não conceder nada que signifique aumento de salários, sempre alegando falta de recursos. A situação é tão dramática que existem reivindicações nossas que tentamos discutir desde 2009.”, argumenta José Roberto, diretor do Sinte/RN de Ceará-Mirim.

HENRIQUE ALVES DIZ QUE PMDB NÃO ABRE MÃO DA CANDIDATURA DE POTI JÚNIOR EM SÃO GONÇALO

O presidente estadual do PMDB deputado federal Henrique Alves, garantiu na manhã desta segunda feira 19, durante a solenidade que oficializou o apoio do partido ao governo de Rosalba Ciarlini-DEM, que o objetivo da legenda é eleger pelos menos 70 prefeitos no estado.

Perguntado sobre um possível acordo em São Gonçalo, Henrique foi direto, " em São Gonçalo o PMDB tem candidato é o deputado estadual Poti Júnior, que vem liderando todas as pesquisas realizadas no município ". Disse Henrique.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SÃO GONÇALO: PMDB REALIZA ATO DE FILIAÇÕES



Terminou agora a pouco a solenidade que o PMDB realizou na câmara municipal de São Gonçalo, para receber novos filiados, varias lideranças politicas do município assinaram a ficha de filiação, com destaque para o pastor Edmilson Gomes e o empresário Filipe Soares.

Na oportunidade fizeram uso da palavra os presidentes do PDT Silverio Araújo, PCB Ana Dilma, PEN Chreosil Protásio e do presidente do PMDB local Vereador Edson Valban, todos eles lançaram a pré candidatura do deputado estadual Poti Júnior-PMDB a prefeitura nas eleições de 2012.

Sensato em suas palavras o parlamentar encerrou a solenidade afirmando, que as pesquisas realizadas apontam um favoritismo a seu favor, porém não é o momento de se falar em candidaturas, até porque a legislação eleitoral não permite isso, mas se essa for a vontade do PMDB e do povo de São Gonçalo, está pronto para disputa.

Compareceram ao evento os vereadores Nonato Queiróz-PDT e Milton Siqueira do PMDB, além do ex deputado Alexandre Cavalcanti, ex prefeito Jarbas Cavalcanti o presidente da Fercomercio Marcelo Queiroz e várias lideranças politicas do município e de cidades vizinhas.


SÃO GONÇALO: PMDB REALIZA ATO DE FILIAÇÃO NESTA SEGUNDA FEIRA

Deputado estadual Poti Júnior

Vereador Edson Valban

O PMDB de São Gonçalo, prepara realiza nesta segunda feira 19, à partir das 19:00h, na sede da câmara municipal, ato solene para receber novos filiados, segundo o presidente da legenda no município, vereador Edson Valban, pelo menos 10 lideranças politicas vão assinar ficha de filiação.

A grande expectativa da noite é pelo pronunciamento do deputado estadual Poti Júnior, que é pré candidato a prefeito pelo partido nas eleições de 2012.

RELAÇÃO DO DIAP

O senador José Agripino-DEM e o deputado federal Henrique Alves-PMDB, estão na lista do DIAP, como sendo uma das cabeças da politica brasileira, a relação foi divulgada semana passada.

CANIBAL

Por João paulo da Silva



Você não sabe o que é voltar para casa todos os dias com uma dúvida lhe devorando o juízo.
Ele sobe as escadas sentindo o cheiro forte do alho que vem da cozinha. Da cozinha do seu apartamento. Para diante da porta, gira a chave, torce a maçaneta e, antes de abrir, pensa meio perturbado:
- É hoje. Só pode ser hoje.
Entra em casa. A mesa está posta. Pratos, taças, velas e um recipiente fumegante ao centro. Sua esposa sai do quarto com um sorriso de orelha a orelha.
- Você vai adorar o jantar, amor. Fiz estrogonofe.
Ele solta um suspiro e conclui interiormente.
- Não. Não é hoje.
Faz três anos que ele está nessa situação. Esperando “aquele estranho dia que nunca chega”, como diria Luis Fernando Veríssimo. Vive no pequeno espaço entre a boca e a taça de cicuta. Chegou a um ponto da trilha que não lhe permite mais o retorno. Já não há caminho para voltar. Se se arrepende? Não! Nem poderia. O poetinha disse certa vez que “a vida é a arte dos encontros, embora haja tantos desencontros nessa vida”. Ele teve o seu encontro. Seu encontro com o amor. E vice-versa. Encontrá-la foi como achar o palitinho premiado que dá direito a outro picolé. Uma felicidade só. Mas, junto com ela, a vida também lhe trouxe uma mudança no destino. Ou será que eram a mesma coisa? Não sabe dizer.
Nos últimos tempos, ele engordou cerca de vinte quilos. Com as adiposidades, vieram ainda grandes revelações. A pior e mais importante delas é ao mesmo tempo cruel e perigosa. Descobriu (tarde demais!) que havia se casado com uma canibal. Desde o começo do namoro, os bolos, as lasanhas, os pudins, os cremes de galinha, tudo era parte de um grande e maquiavélico plano. Na verdade, durante todo o tempo, ele foi criado em regime de engorda. Pode afirmar, com sinceridade e certa resignação, que dormiu homem e acordou leitão. Hoje, olhando-se no espelho, vê que nasceu homem por uma incongruência da natureza. Era para ter nascido leitão mesmo.
Até agora, ela não sabe que ele sabe de tudo. A descoberta foi uma casualidade. Ele estava arrumando o guarda-roupa quando encontrou embaixo de algumas roupas dela um livro sobre práticas de canibalismo. Foi tomado, de imediato, pela terrível sensação do fim ao perceber a macabra conexão dos fatos. Mas não havia mais saída. Ele já estava adaptado à vida de glutão. Uma reviravolta seria impossível. Concluiu que deveria enfrentar seu trágico e irremediável destino com estoicismo. “Um homem deve seguir seu caminho.”, pensou. Mesmo que seja na boca de outro. No caso, de outra.
Desde o dia da descoberta, vem tentando encarar as coisas com naturalidade. Continua comendo feito um porco e se esforçando para não deixar transparecer sua angústia. Mas é difícil. Não consegue olhá-la sorrir e não se imaginar entre seus dentes afiados. Quando ela o abraça e o aperta na cama, ele logo pensa que a mulher está verificando a maciez da carne, com certeza buscando as melhores partes. Ele até já cultiva grandes olheiras. Nem dorme mais direito.
Todos os dias, ao voltar para casa, ele pensa que talvez tenha chegado o momento. Quando, ainda nas escadas, sente o cheiro do alho, imagina imediatamente sobre a mesa de jantar uma enorme bandeja toda enfeitada. A bandeja estará vazia, aguardando o prato principal ser servido. Ele entrará em casa e a encontrará salivando sobre uma toalha nova. Ela colocará uma maçã em sua boca, desejará “bon appetit” a si mesma e o devorará. Será inevitável.

sábado, 17 de setembro de 2011

SANDRA PROPÕE CASSAÇÃO PARA PREFEITO QUE NÃO PROVER CONSELHOS TUTELARES

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1821/11 de autoria da deputada federal Sandra Rosado-PSB, que prevê cassação de prefeitos que não incluírem na lei orçamentária ou não empregarem os recursos necessários ao funcionamento do conselho tutelar do município.
A proposta torna a falta de recursos para os conselhos infração político-administrativa, sujeita à perda do mandato do prefeito após julgamento da Câmara de Vereadores. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) obriga que cada cidade brasileira tenha, no mínimo, um conselho tutelar, a ser criado por lei municipal e mantido pelo orçamento municipal, mas não prevê sanção caso ele não funcione.
“É imperioso que o prefeito seja diligente na implementação e adequado funcionamento do conselho tutelar, órgão fundamental para a proteção integral de nossas crianças e adolescentes. Por isso, a lei deve prever, expressamente, sua punição, caso isso não ocorra a contento”, argumenta Sandra Rosado.
A norma altera a legislação que define as responsabilidades dos prefeitos e dos vereadores (Decreto-Lei 201/67). A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, depois, votada no Plenário.